Jump to content
Sign in to follow this  
cRaZyzMaN

Arredamento, compra e alojamento local - crescimento, problemas, mudanças

Recommended Posts

 

Quote

 

Alojamento local só durante 90 dias por ano

O Bloco de Esquerda (BE) quer alterar o conceito de alojamento local e limitar a sua prática a apenas 90 dias por ano. A proposta conta com a oposição da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) que alerta para os efeitos negativos que a medida teria para os pequenos proprietários.

De acordo com o projeto de lei entregue na última semana na Assembleia da República, os deputados bloquistas querem “delimitar o conceito de alojamento local, considerando-o uma partilha temporária de habitação, parcial ou na totalidade, mas que é ocupada como tal apenas numa parte do ano, até 90 dias, quando se trata de apartamentos ou moradias por inteiro”.

Deste modo, o Bloco considera que fica clarificada a diferença entre o alojamento local e “outras modalidades de turismo habitacional que constituem investimentos direcionados para uma exploração turística intensiva que devem ser abrangidas pelas respectivas regras dos empreendimentos turísticos”.

A proposta prevê também que os municípios possam fixar “quotas por freguesia” em função dos imóveis disponíveis para habitação, ficando com o poder de reter as autorizações de abertura de estabelecimentos de alojamento local sempre que a densidade deste atinja limites considerados desadequados.

Os bloquistas consideram que estas medidas salvaguardam os aspetos positivos do turismo, sem ter de recorrer a outras mais drásticas, como já acontece noutras cidades europeias com elevada procura turística, como Amesterdão ou Barcelona.

ALEP discorda

A proposta do Bloco de Esquerda conta, para já, com a oposição da ALEP. A Associação do Alojamento Local em Portugal alerta que, caso venha a ser aprovado, este projeto de lei provocará “o encerramento de 95% dos estabelecimentos de alojamento local e a extinção de cerca de sete mil postos de trabalho diretos só na região de Lisboa e Porto”.

Citada pelo Diário de Notícias, a ALEP defende que “a limitação do alojamento local a 90 dias é irrealista e não contribui positivamente nem para a habitação, nem para os operadores de alojamento local que, nesta situação, teriam emprego ou rendimento apenas durante 90 dias”.

A associação considera o projeto de lei do BE “incompreensível”, por proibir a atividade, “essencialmente, a quem mais precisa: milhares de famílias da classe média dos centros urbanos”, que têm no alojamento local um autoemprego e que perderiam o seu rendimento.

Outras propostas

Além do projeto de lei do BE, foram apresentadas propostas legislativas do PS, do CDS-PP e do PCP sobre a atividade do alojamento local, que aguardam discussão na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

A mais polémica das propostas, até à data, recorde-se foi a de dois deputados socialistas que propuseram a obrigatoriedade de a assembleia de condóminos autorizar o senhorio a exercer a atividade de arrendamento de curta duração numa fração do prédio.

O PCP, por seu lado, apresentou um projeto de lei no mesmo sentido, ou seja para que o alojamento local seja autorizado pelos restantes condóminos. Os comunistas propõem, ainda, que as câmaras possam limitar até 30 a ocupação deste tipo de atividade.

O CDS-PP deu entrada com duas iniciativas sobre o alojamento local, uma recomendação para distinguir o alojamento ocasional e o profissional e um projeto de lei para clarificar que os condóminos não proibiram anteriormente essa utilização.

 


Pegando na temática, que se falou na thread das Q&A, o arredamento, compra e alojamento local, vai ter mudanças

O BE começa com uma proposta, que vai de encontro ao já feito em outros países.
Chega tarde, vamos ver se fazem algo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.