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Poluição do Planeta, Aquecimento Global, Alterações Climáticas e Fenómenos Climáticos


cyberurbis
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Outra coisa que anda a mexer e muito nos mercados (apesar de não se ouvir nas noticias) é isto:

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WWW.TRANSPORTESENEGOCIOS.PT

Caso o limite máximo de 0,5% de teor de enxofre no combustível dos navios avance em 2020, como a IMO pretende, os custos anuais dos transportadores com combustível poderão quadruplicar face a 2016 e ascender a 60 mil milhões de dólares (56,63 milhões de euros), prevê a Wood Mackenzie.

A nova regulação obrigará os transportadores a utilizar combustíveis alternativos como gasóleo o naval (MGO) ou a instalar filtros nos navios.

Não deixando de ser uma boa noticia, alem de necessário, foi tudo ficando para as ultimas...nem companhia petrolíferas estavam/estão preparadas, nem os armadores dos navios sabiam exatamente o que fazer.

Resultado: faltando dois meses para ser implementado muitos navios não estão preparados e as companhias petrolíferas estão a subir o preço.

Como é lógico os armadores estão a pedir mais frete para o transporte das mercadorias...no fim já sabemos quem vai pagar estas alterações. <_<

Para perceberem melhor: três meses atrás um frete de um navio (+/- 4000 mtons) para carregar cereal em França para Portugal custava 14€/ton. Hoje estão a pedir 17€/ton...e ainda nem chegamos ao inverno <_<

 

Edited by Prince
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Os 15 barcos mais poluentes poluem tanto quanto todos os carros no mundo.
Há algum debate acerca desta comparação, mas no essencial, esses 15 barcos têm emissões de óxido de enxofre equivalentes à frota automóvel de quase todos os países no mundo... Só 15.

Este é um daqueles números que a malta dos EVs e dos anti-diesel precisa ter noção quando têm pretensões de "mudar o mundo". Não se trata de não querer mudar nada, mas sim de pôr a nú o que é argumentação coerente e realmente preocupada pela situação do planeta por parte de quem manda, ou o que é puro aproveitamento político e económico à base de uma campanha de medo e desinformação, que é basicamente o que existe atualmente.

 

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42 minutes ago, HERiTAGE said:

Os 15 barcos mais poluentes poluem tanto quanto todos os carros no mundo.
Há algum debate acerca desta comparação, mas no essencial, esses 15 barcos têm emissões de óxido de enxofre equivalentes à frota automóvel de quase todos os países no mundo... Só 15.

Este é um daqueles números que a malta dos EVs e dos anti-diesel precisa ter noção quando têm pretensões de "mudar o mundo". Não se trata de não querer mudar nada, mas sim de pôr a nú o que é argumentação coerente e realmente preocupada pela situação do planeta por parte de quem manda, ou o que é puro aproveitamento político e económico à base de uma campanha de medo e desinformação, que é basicamente o que existe atualmente.

 

Isso é mesmo verdade, se for assim é alto abuso mas não faço ideia o que é o óxido de enxofre, nem o seu impacto no ambiente, mas possivelmente os carros libertam muito pouco óxido de enxofre e muito mais dióxido de carbono. 
Mas se de facto o óxido de enxofre for  um grande problema parece-me que é um problema muito mais fácil de resolver do que os carros, pois existem muito menos barcos do que carros para se poder intervir. 

 

Edited by invaderhd
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Isso é tudo verdade mas ja se sabia a muitos anos. A questão é o que não se fez durante anos, e agora quase de um momento para o outro, ha que mudar os motores dos navios, combustíveis etc. Se fosse pensado e feito ao longo dos últimos anos o impacto na economia seria diluída ao longo desses anos.

Feito assim quase "do pé para a mão" os custos serão de imediato afetados ao consumidores finais. Onde, logicamente muita gente vai se aproveitar...e alguém ha-de pagar.

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47 minutes ago, invaderhd said:

Isso é mesmo verdade, se for assim é alto abuso mas não faço ideia o que é o óxido de enxofre, nem o seu impacto no ambiente, mas possivelmente os carros libertam muito pouco óxido de enxofre e muito mais dióxido de carbono. 
Mas se de facto o óxido de enxofre for  um grande problema parece-me que é um problema muito mais fácil de resolver do que os carros, pois existem muito menos barcos do que carros para se poder intervir. 

 

É o problema q é usado para acabar c o diesel, por exemplo. Se é grande ou pequeno, depende da perspectiva. Para mim é um problema necessário e q pode e deve ser mitigado. Agora o meu ponto é q para umas coisas parece ser um problema para resolver e revolucionar para ontem e neste parece q é uma coisa desconhecida de grande parte dos "preocupados" com a situação. A pergunta q eu faço sempre nestas situações e q eu acho que todos deveriam fazer é, porque será? 

Sabes o q vai acontecer a isto e ao diesel e ao problema das emissões? Nada... E o facto de haver este tipo de situações desconhecidas das pessoas é mostra disso, imo. Só estando a par de toda a informação é q uma pessoa pode estabelecer q não está a ser levada ou aproveitada para fins de agenda política e económica. E isto é um caso flagrante disso. É possível as pessoas terem muito mais conhecimento do q p q têm agora e q usam para falar nesta questão do ambiente, mas infelizmente essa não é a tendência q as pessoas adoptam. É infinitamente mais fácil ir na onda e andar à procura do q se quer ouvir, ao passo q outros aproveitam para cavalgar e potenciar essa onda para seu próprio proveito, com 0 resultados... Não duvides disso. 

A questão passa muito pelo q o @Prince diz.

O propósito não é outro q n gerar custos, meter dinheiro e muito a circular, mudar mercadis, virar a balança do poder para outros lados, auto-promoção de figuras, avançar com agendas politicamente alinhadas c um dos lados do espectro político, formatar a cabeça das pessoas com medo, auto-reprovação, vergonha (q melhor maneira existe de as controlar?), ao passo q surgem reacções de personalidade no meio dessa população de puritanismo, sentimentos de superiodade (eu sou melhor q tu e tu fazes parte do problema), de auto-policiamento, de propalação da doutrina, etc por aí fora. Estou farto de dizer q esta questão do ambiente toma contornos cada vez mais visíveis de religião. É perfeitamente aparente e evidente, basta sair da bolha e observar. 

Edited by HERiTAGE
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  • 4 weeks later...
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24.SAPO.PT

As autoridades indianas restringiram hoje a circulação de veículos particulares nas ruas da capital da Índia, perante níveis recorde de poluição que provocaram uma crise de saúde pública e provocaram problemas respiratórios aos moradores de Nova Deli.

 

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Here we go again...

 

 

 

 

Oh, wait... já andamos nisto desde há uns anos para cá.

Pior mesmo, só saber que o Ministro do Ambiente, primeiro veio dizer que o Tejo não tinha falta de água e depois ter vindo dar o dito por não dito.

Só temos aquilo que merecemos.

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  • 2 weeks later...

Cortumes, têxteis, cimento e produtos químicos. Entre outras pérolas.

Esperavas o quê num país daqueles?

E nem sei ao certo para onde vai a grande maioria das exportações mas imagino. E imagino que não seja para a Oceania, Sudeste da Ásia, África ou América do Sul.

Edited by Kinas_
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Agora imaginem um cenário daqueles a passar imediatamente da queima de carvão (visível em muitas das imagens) diretamente para solar e peidinhos de hamster sem antes passar pela queima de gás, por exemplo.

Isto é o mundo.

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2 hours ago, HERiTAGE said:

Agora imaginem um cenário daqueles a passar imediatamente da queima de carvão (visível em muitas das imagens) diretamente para solar e peidinhos de hamster sem antes passar pela queima de gás, por exemplo.

Isto é o mundo.

Na Índia, esse salto está a acontecer. Do carvão para a energia solar. ;)

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2 minutes ago, cyberurbis said:

Na Índia, esse salto está a acontecer. Do carvão para a energia solar. ;)

Eu sei que está a acontecer, mas isso é diferente de dizer que vai ser um salto direto e muito menos que vai ser só isso que vai resolver. Se acham que o mundo vai resolver o problema das emissões só com isso, então muita sortinha!

Edited by HERiTAGE
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  • 2 weeks later...
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JORNALECONOMICO.SAPO.PT

Resolução do Parlamento Europeu foi aprovada com 429 votos a favor, 225 contra e 19 abstenções. Instituição europeia espera comprometimento com a redução de emissões em 55% até 2030 para atingir neutralidade climática até 2050.

 

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On 10/11/2019 at 11:49 AM, HERiTAGE said:

Os 15 barcos mais poluentes poluem tanto quanto todos os carros no mundo.
Há algum debate acerca desta comparação, mas no essencial, esses 15 barcos têm emissões de óxido de enxofre equivalentes à frota automóvel de quase todos os países no mundo... Só 15.

Este é um daqueles números que a malta dos EVs e dos anti-diesel precisa ter noção quando têm pretensões de "mudar o mundo". Não se trata de não querer mudar nada, mas sim de pôr a nú o que é argumentação coerente e realmente preocupada pela situação do planeta por parte de quem manda, ou o que é puro aproveitamento político e económico à base de uma campanha de medo e desinformação, que é basicamente o que existe atualmente.

 

Passei há pouco por esta noticia, em que os 47 Cruzeiros da frota da Carnival, poluem 10 vezes mais que todos os automóveis em circulação na Europa.

 

1366_521.jpg
WWW.MOTORPASION.COM

El transporte marítimo y especialmente los cruceros están siendo señalados en Europa por la contaminación, sobre todo en SOx (óxidos de azufre), que emiten....

 

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Cheira-me a mito urbano...pra já é dioxido de enxofre, depois é uma das causas das chuvas ácidas e não do aquecimento global. Além disso é de efeito quase imediato na atmosfera (não é como o CO2) combinando-se com a água. Se assim fosse esses 15 barcos provocariam chuvas ácidas em Portugal... 

Noticia bem importante foi o lançamento há uns meses de um livro sobre os incêndios nos EUA e que transportado para Portugal dá que pensar. Um único grande incêndio anula por completo todas as medidas de baixar o nível de carbono na atmosfera... isto sim parece-me lógico e para isto não são tomadas medidas de fundo. Na minha opinião devia haver um serviço de combate a incêndios europeu com grande capacidade que atuaria em toda a europa com forças centralizadas em 3 ou 4  países mais sujeitos a fogos. Tipo Nato (já que a nato para pouco serve... Aqui sim um incêndio no norte de espanha tem para nós o mesmo efeito de carbonização que aqui em Portugal.

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N é mito urbano, é real, mas cm dizes e bem n tem nada q ver com as alterações climáticas. Tem a ver com poluição. O problema é q mistura-se tudo e fala-se muito sem perceber. 

Mitos há e muitos relativamente às emissões. Hoje em dia, por exemplo, o diesel é tido como o demónio mas há uns anos era a solução para o combate às emissões precisamente pq é mais eficiente q um motor a gasolina. Quantas vezes já se ouviu falar no diesel misturado com as alterações climáticas? Para isto contribuiu e mto o dieselgate... Aproveitou-se para se misturar td pq para as pessoas co2 e sox é chinês e bora lá meter os ev como a cura milagrosa p tudo pq é preciso meter o guito a circular. Emissões, poluição, ciática, mau olhado, etc. É tudo resolvido se comprarmos um carro a pilhas e ligarmos à tomada de noite... Seems like a great plan! 

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Atenção que em relação à poluição dos navios isso vai mudar. A partir de 1 Janeiro os navios vão deixar de usar combustíveis ricos em enxofre. Essas situação vai mudar. 

Edited by riks
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6 minutes ago, riks said:

Atenção que em relação à poluição dos navios isso vai mudar. A partir de 1 Janeiro os navios vão deixar de usar combostiveis ricos em enxofre. Essas situação vai mudar. 

O problema é que não vai haver combustível low sulfur para todos.

Separar o enxofre do petróleo é caríssimo...
O que vai acontecer é que a produção de petróleo vai ter que aumentar para cobrir as necessidades de maior stock de sweet oil (petróleo com baixo teor em enxofre) e não vai ter que subir pouco... O que equivale a dizer que não vai acontecer pq simplesmente não vai ser possível.

Vai ser bonito!
Nem metade das refinarias em todo o mundo conseguem produzir combustível com essas especificações hoje em dia. Construir/alterar uma refinaria não é propriamente o mesmo que fazer mudanças na loja do senhor Alfredo. Custa muitos, muitos, muitos milhões...

Alterar frotas inteiras de barcos para LPG ou Diesel, por exemplo, tb é um mundo de dinheiro absolutamente impossível de obter para as empresas donas das frotas.

No final sabem o que vai acontecer? O petróleo com alto conteúdo em enxofre vai crashar em força e a industria em terra (centrais elétricas por exemplo) que hoje em dia queimam combustível proveniente de petróleos com baixo teor em enxofre, vão ponderar se não deverão optar pelas versões dos combustíveis que queimam com alto teor de enxofre pq fica muitíssimo mais barato. Passa-se assim a poluição do mar para a terra.

Isto enquanto toda a cadeia de transporte é afetada e encarecida, quando o preço do petróleo "bom" para a gasolina/diesel, lpg, jet, etc, ficar ao preço do ouro pq toda a gente precisa de usar destilados dessa origem.

Enfim. Bolha do imobiliário a crescer, crise económica a anunciar-se, os alterados do clima e as suas "estratégias" geniais para o futuro.
Preparem-se bem para os próximos 10/15 aninhos... É só o que vos digo.

 

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