Jump to content
  • 0
Kinas_

Upgrade PC

Question

Boas malta,

está na hora de fazer um upgrade quase total ao PC. Quero a vossa ajuda pois tenho andado algo ausente das novidades e preços. @curcundil @Revenge e mais pessoal.

Tenho gráfica, som , monitor e fonte de alimentação de 620W (creio) para continuar a utilizar.

Preciso de:

Motherboard

Processador (mínimo i5, mais é melhor)

Memórias (8 GB mínimo razoáveis, mais é melhor)

Disco SSD (para SO e pouco mais. 120GB julgo que chega mas gostava de ver as vossas opiniões e se vale a pena 240GB para futuro. Tenho dois HDD espaçosos para armazenamento mas já com algum tempo e de média velocidade de leitura/escrita) 

E basicamente é isto. Não precisa de ser low-cost mas melhor qualidade/preço agradece-se. Quero fazer a festa por <600€ e julgo que isto já dá uma margem grande de manobra. Mas posso estar errado.

Obrigado a todos. :y: 

Edited by Kinas_

Recommended Posts

• 1

Neste momento não recomendo I7, vale mais comprar Amd Ryzen pelo mesmo preço com mais cores.

Alias estou a tratar de um para o meu cunhado, e esta grande maquina.

Motherboard Asus Prime B350-PLUS

96,90 €

Processador AMD Ryzen 5 1600 Hexa-Core 3.2GHz c/ Turbo 3.6GHz 16MB SktAM4

209,90 €

Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta

159,90 €

SSD M.2 2280 Western Digital Blue 250GB 3D NAND SATA

99,90 €

Total 566,60 €

Mas se puderes esperar um pouco, espera que vão sair os novos processadores da Intel logo os preços vão mexer.

Assim por alto será +/- isto.

E com sorte compras um processador de 6 cores mas recebes um de 8 :)

• 1
23 hours ago, curcundil said:

@Baron Soontir Fel Está ali uma máquina feita com tudo e nem aos 600€ chega.

nem tinha reparado não é má build mas depois de ver as reviews dos novos intel esquece principalmente pra gaming.

o que tu queres é o i5 8600K(260$) ou o 8600 se não queres fazer overclock mas hje é dia é tao facil que acho que o 8600 k vale a pena

board algo com o chipset Z370 para o 8600k ou H370 para o 8600, no newegg tao já a  vender uns combos cpu+board como já fazem shipping para cá vê se vale a pena

Qto à ram e ssd a sugestão da outra build não é má

ram qq coisa que seja crucial corsair ou gskill com minimo de 2400mhz e latency cl15 ou menos serve é uma questão de escolher a mais barata eu actualmente recomendo 16gb

mas se queres poupar €€€ compra só um dimm de 8gb e depois compras o outro dimm mais tarde(não compres 2x4gb)

ssd se fores para sata eu ia para o crucial mx300 de 500gb, pois pessoalmente acho 250gb já é pouco se queres o mehor então vai para os samsung evos

eu não ya para m2 a não ser que queiras um NVMe pois em velocidades não ganhas nada, a não ser que queiras poupar espaço

Consegues fazer esta build pelos 600€ agora é uma questão de comparar preços nos vários sites e encomendar

Uma nota as boards da asrock normalmente são muito boas e são mais baratas que as asus, evga, msi e gigabyte tenta ir para uma delas

• Like 1

• 1

primeiro o ipc dos intel (performance por core) é superior entre 15 a 20% portanto estar a comparar nº de cores entre amd e intel está como é obvio errado.

A comparação que interessa é avaliar a performance em aplicações single threaded e multi threaded na primeira todos os processadores intel desde a série 4 levam vantagem sobre os ryzen ou mesmo os threadpipper, onde se notou um aumento incrivel de performance nos amd foi nas aplicações multi

Ora pelo uso que o kinas disse que ia fazer do Pc a performance em multi é irrelevante pois ele não vai encoding de videos ou mesmo streaming de gameplay enq joga vai jogar e tirando isso fazer um uso basico do pc

Ora sendo o 7700k o melhor cpu para jogos neste momento e o 8600k têm uma performance igual  e custa 260$ penso que a escolha é obvia

para alem disso para se tirar o maximo de partido dos ryzen precisas de memorias mais rápidas 3000mhz+ logo custo adicional

Segundo o 8700k neste momento bate o 1800x em single e iguala em multi sendo mais barato e tendo menos 2 cores. Sendo que ambos sao overkill para o uso do kinas

Por ultimo e como não sou vendedor da intel  sugiro uma visita a todos a este site https://www.techpowerup.com/

O wizard que é o gajo que faz as reviews das gráficas e dos CPUs é provavelmento o melhor reviewer que por aí anda tem as reviews ao 8700k ao 8600k e ao 8400 comparando directamente estes cpus com os amd.

e como por muito bom que se seja é sempre melhor ouvir uma 2ªopinião passem o este site http://www.guru3d.com/

O hilbert faz reviews aos cpus da mesma qualidade que o wizard mas ainda mais detalhadas, neste momento ainda só tem a do 8700k mas as restantes não devem tardar

Se com tudo isto o Kinas ainda achar que deve ir para amd então a escolha só pode ser entre 1700 e 1700X e uma board b350 para poupar uns trocos pois as x--- são overpriced

Eu infelizmente vou-me manter como estou pois quero passar para 4k e Volta só sai para o ano, e se sair, pois já li rumores que a nvidia vai fazer um refresh de Pascal

• Like 3

• 1
11 minutes ago, Kinas_ said:

Perguntas:

- para confirmar, esses Intel 8600 e 8600k são os que estão a sair agora, certo? É que apenas encontro em pré-reserva. Qual foi a geração anterior que agora irá baixar de preço? Corrijam-me se estiver a dizer asneira.

- sobre AMD leio coisas boas mas leio tb algumas questões relacionadas com compatibilidades limitadas, vários firmware updates às motherboards, a questão das memórions que o @Baron Soontir Fel tb aqui mencionou para se tirar máximo partido têm de ser >2900 etc por serem ainda algo em evolução hoje em dia. Que têm a dizer sobre isto? É que li no guro3d uma review ao ryzen 5 1600 e dizem maravilhas daquilo a nível de performance. No entanto, apontam precisamente isto tudo que mencionei. E sou sincero, tive apenas uma gráfica AMD e jurei para nunca mais. 

Os 8600 e afins são os novos processadores mas isto foi um paper launch, foi mais para inglês ver do que a sério. Os processadores só estaram disponíveis a partir de Dezembro/Janeiro. 

Em relação aos AMD isso foi quando saiu esta nova geração, agora não há esses problemas. 

Já agora as memórias que meti na build lá em cima já são 3200 ☺️

Vê o que consegues fazer com o orçamento que tens e siga é assim funciona. Ficas bem servido com qq um deles. 

• Like 1

• 1
2 minutes ago, Kinas_ said:

Só saem lá para Dezembro? Então se houver diminuição de preços só lá para essa altura, certo? É  que eu não tenho pressa e posso esperar.

Mas há alguma componente das restantes que deva comprar agora com previsão que suba de preço mais tarde ou não deve haver grandes oscilações em memórias e ssds? 

- Por exemplo, entre os novos 8400 e o 7600k. O que seria melhor para a minha realidade e relação preço/qualidade?

As memorias estão a subir de preço e esta previsto subir ainda mais, a produção das mesmas estas complicada devido a imensa procura das mesmas para tudo e mais alguma coisa.

Vou escrever o que meti a pouco para o Kopian, se fosse eu e a pensar em longo prazo e em preço/qualidade eu ia para Ryzen.

Na informática esta sempre algo novo a sair logo adiar por adiar vais estar sempre a adiar.

• Like 1

• 1
41 minutes ago, Kinas_ said:

Perguntas:

- para confirmar, esses Intel 8600 e 8600k sĂ£o os que estĂ£o a sair agora, certo? É que apenas encontro em prĂ©-reserva. Qual foi a geraĂ§Ă£o anterior e o melhor que agora irĂ¡ baixar certamente de preço? Corrijam-me se estiver a dizer asneira. Compensa ir para gerações anteriores, 7600k por exemplo? Para a minha situaĂ§Ă£o em que nĂ£o faço um upgrade hĂ¡ vĂ¡rios anos e para o uso que irei dar ao PC?

- Por exemplo, entre 8400 e 7600k. O que seria melhor para a minha realidade e relaĂ§Ă£o preo/qualidade?

- sobre AMD leio coisas boas mas leio tb algumas questões relacionadas com compatibilidades limitadas, vĂ¡rios firmware updates Ă s motherboards, a questĂ£o das memĂ³rions que o @Baron Soontir Fel tb aqui mencionou para se tirar mĂ¡ximo partido tĂªm de ser >2900 etc por serem ainda algo em evoluĂ§Ă£o hoje em dia. Que tĂªm a dizer sobre isto? É que li no guro3d uma review ao ryzen 5 1600 e dizem maravilhas daquilo a nĂ­vel de performance. No entanto, apontam precisamente isto tudo que mencionei. E sou sincero, tive apenas uma grĂ¡fica AMD e jurei para nunca mais. 

Eu pessoalmente tenho uma regra ir sempre para o mais recente especialmente com a intel pois normalmente as boards só suportam duas gerações, se suportarem, por exemplo os novos cpu já nao são suportados nas boards 270, nisto a amd é muito mais consumer friendly

Em relação ao 8400 pois tens um problema o chip é bom mas ainda só há boards z370 que são para overclok o que é um desperdicio de €€€ para este chip

Se não queres mesmo ir para o 8600k aconselho esperares ou então ires mesmo para o 1700 ou 1700x

29 minutes ago, curcundil said:

Os 8600 e afins sĂ£o os novos processadores mas isto foi um paper launch, foi mais para inglĂªs ver do que a sĂ©rio. Os processadores sĂ³ estaram disponĂ­veis a partir de Dezembro/Janeiro. 

Não é bem um paper launch mas ya por enquanto existe stock limitado, a própria intel o disse, mas estamos a falr a intel eles são os unicos que fabricam os próprios chips em breve terás stock para todos

• Like 1

• 0

Asus GeForce Strix GTX 960 DirectCU II OC 4GB GDDR5

A utilização será moderada em jogos mas geralmente os jogos que gosto são mais exigentes em termos de Processador do que gráficos. Se é que me faço entender. Daí ter falado no I7 que acho que chega e sobra. Não sei é se será demasiado.

Utilização casual em termos de software, nada muito intensivo. Aliás, o mais intensivo para o CPU devem ser os jogos e a descompactação de filmes a 1080p. 

Edited by Kinas_

• 0

Amanhã saem as reviews dos novos coffee lake da intel mas pelos leaks que têm saido o 8700k(topo de gama) bate o o ryzen 7 1800x(tb topo de gama) e vai ser mais barato portanto lê as reviews e toma a decisão. Sugiro o guru3d.com pois para cpus faz, na minha opinião, as melhores.

Atenção que a Intel para os modelos de overclock (os que acabam em k) deixou de fornecer os coolers pelo que tens de comnprar um

Dito isto tenho enormes duvidas que para o uso que fazes do pc precises de novo CPU diz la que CPU  tens e qual a maravilha de jogo que achas precisar de um melhor.(já um update à gráfica beneficiaria praticamente tudo)

• 0

A máquina ainda tem um quadcore q8200 creio eu. Se me dizes que não é preciso um processor novo, vou ali e já venho. :-.. 

Edited by Kinas_

• 0
9 minutes ago, Kinas_ said:

Ovrigados pelas dicas. :y: 

Há previsão de quando vão sair os novos?

Este mês, á estão a sair testes que não abonam muito a favor em especial pelo preço.

Pelo preço de um processador compras praticamente board e processador AMD.

• 0
2 hours ago, curcundil said:

Este mês, á estão a sair testes que não abonam muito a favor em especial pelo preço.

Pelo preço de um processador compras praticamente board e processador AMD.

tal como disse antes em testes bate os equivalentes amd, mas amanha já se terá certezas,  qto ao preço tenho precisamente a info oposta

Uma coisa sei qdo sairam os ryzen as boards tinham um preço ridiculo

2 hours ago, Kinas_ said:

A máquina ainda tem um quadcore q8200 creio eu. Se me dizes que não é preciso um processor novo, vou ali e já venho. :-.. 

Pela gráfica pensei que tinhas um CPU melhor sendo assim e para trocar

Tas é com azar relativamente aos ssd e sobretudo ram pois os preços neste momento estão muito inflacionados mas como se preve que as coisas cont assim não vale a pena esperar

600€ não deve chegar para um ssd tb e olha que neste momento um ssd sata já é essencial

• 0

Estou mais à nora nos ssd, pois nunca pesquisei sobre nem tive nenhum. Podes apenas colocar aqui o link de alguns desses exatos modelos que falaste? 

Mil obrigados. 

Quanto às asrock nunca tive nenhuma. São mais baratas pela mesma qualidade? 

Edited by Kinas_

• 0
2 hours ago, Baron Soontir Fel said:

Para mim ia na mesma para a AMD, esta socket que eles estão a usar agora vai ate 2020, logo vai ter longevidade, logo dentro de 2/3 anos pode trocar de processador se valer a pena e siga, já não se pode dizer o mesmo pela Intel, mudam tudo quando querem e lhes apetece.

E agora com a saída do da Intel ainda vai baixar o preço, ir buscar um 1700 e não precisas de mudar durante muitos anos :)

• Like 1

• 0

Outra coisa é saber o que queres gastar, se conseguires ir buscar o novo e tudo o resto pelo mesmo preço ficas bem servido sem duvida. Eu gosto de AMD pelo Preço/Performance.

O 1700 é o R7 8 cores.

R5 1600 +/- 200€

R7 1700 arranjas a 300€ mas já há informação que vai haver cortes nos preços :)

Tens o R7 1700 por 290 da amazon.es.

Tens aqui uma review para teres uma ideia.

• Like 1

• 0

Outra coisa que nem tinha visto na altura, o I5 8600K que o @Baron Soontir Fel se esta a referir é 6 cores 6 threads enquanto o R5 1600 é 6 cores 12 threads, isso já é uma grande diferença.

O dá Intel com 6/12 é o 8700 normal que custa pelos 300, logo com 300 compras o R7 1700 que tem 8/16 :)

• 0

@Kinas_ Já levaste com "n" argumentos e agora é só escolher o que te enche mais as medidas.

Não vai haver muitos Intel agora a venda, já que isto é um teórico papel launch para parar um pouco as vendas da AMD, por isso se for Intel o escolhido reserva o mais rápido possível para teres maquina ainda este ano.

Edited by curcundil

• 0

Novo i5 8400 195€ Vs Rizen 1600 205€ 

Qual é o melhor?

E uma motherboard comparável à Asus Prime B250-PRO para Intel? Alguém dá uma dica.

Como ando a ver soluções parecidas pergunto aqui também.

• 0

Perguntas:

- para confirmar, esses Intel 8600 e 8600k são os que estão a sair agora, certo? É que apenas encontro em pré-reserva. Qual foi a geração anterior e o melhor que agora irá baixar certamente de preço? Corrijam-me se estiver a dizer asneira. Compensa ir para gerações anteriores, 7600k por exemplo? Para a minha situação em que não faço um upgrade há vários anos e para o uso que irei dar ao PC?

- sobre AMD leio coisas boas mas leio tb algumas questões relacionadas com compatibilidades limitadas, vários firmware updates às motherboards, a questão das memórions que o @Baron Soontir Fel tb aqui mencionou para se tirar máximo partido têm de ser >2900 etc por serem ainda algo em evolução hoje em dia. Que têm a dizer sobre isto? É que li no guro3d uma review ao ryzen 5 1600 e dizem maravilhas daquilo a nível de performance. No entanto, apontam precisamente isto tudo que mencionei. E sou sincero, tive apenas uma gráfica AMD e jurei para nunca mais. 

Edited by Kinas_

• 0

Só saem lá para Dezembro? Então se houver diminuição de preços só lá para essa altura, certo? É  que eu não tenho pressa e posso esperar.

Mas há alguma componente das restantes que deva comprar agora com previsão que suba de preço mais tarde ou não deve haver grandes oscilações em memórias e ssds? 

- Por exemplo, entre os novos 8400 e o 7600k. O que seria melhor para a minha realidade e relação preço/qualidade?

• 0

Agradecido a ambos. Tenho aprendido e sinto que me atualizei mais sobre este assunto em dois dias. 

Pergunta: para fazer OC a um 1600, 1700 ou a um 8600k é recomendado/necessario cooler extra ou liquid cooling ou um bom dissipador/cooler chega? 

Edited by Kinas_

• 0
1 minute ago, Kinas_ said:

Agradecido a ambos. Tenho aprendido e sinto que me atualizei mais sobre este assunto em dois dias. 

Pergunta: para fazer OC a um 1600, 1700 ou a um 8600k é recomendado/necessario liquid cooling ou uma boa ventoinha chega? 

Com os AMD metes a trabalhar todos os cores a 3.8/3.9 com o cooler que vem nas calmas, com os modelos K da Intel precisas de comprar cooler a parte.

• Like 1