Jump to content

Duvidas e sugestões - Home automation


Perks
 Share

Recommended Posts

  • Perks pinned this topic
  • 3 weeks later...

Estou a remodelar a cave e já que, apesar de manter grande parte dos sistemas antigos, estou a mudar o layout daquilo, gostava de saber se alguém tem ideias para o que podia implementar a nível de automação. 

O problema é que não faço a mais pequena ideia do que podia fazer. A sala é bastante grande. A contar com o WC, deve ter uns 70m2. É essencialmente para entretenimento. Vou colocar uma TV na parede, tenho um sistema surround, PS4, Chromecast Audio etc. 

Neste tipo de ambiente, têm ideias sobre o que fazer? Eu sei que pode ser uma pergunta bastante estúpida já que a automação é para resolver problemas existentes mas fica o "desafio" :-..

Link to comment
Share on other sites

Se tens janelas na cave, estores para comandar. Arranjar maneira de ligar os aparelhos facilmente só com um botão ou então combinação de vários só com um botão. Tipo, quero ver um filme, clico neste botão e liga a TV, o sistema de som, o aparelho onde estiver o filme, etc.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Inicialmente luzes, talvez umas hue por causa das cores e depois com tempo fazer algo deste género :-..

 

Sensores de presença, intrusão junto com umas tomadas inteligentes para controlar standby e caso exista acesso exterior persianas

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Os estores que terei são do mais simples possível. Tipo escritório. As luzes que lá tenho são de diferentes tipos. Posso adaptar esse género de coisa "normal" a home automation? 

Link to comment
Share on other sites

Sem mexeres nas lâmpadas podes olhar para os sonoff touch, cada interruptor deve custar à volta de 10/15EUR no Aliexpress

http://sonoff.itead.cc/en/products/residential/sonoff-touch

É uma solução barata e que podes integrar em alguns dos hubs no futuro, mas é apenas on/off não tem dim

 

se qusieres RGB com dim podes olhar as yeelight da xiaomi interagem com IFTTT mas são mais limitativas imo, mas por 15EUR por lâmpada fazes isso, poderás é no futuro se quiseres expandir estar mais limitado em integrar isso

 

uma solução mais elaborada (que era o que eu faria numa sala de jogos) era olhar para lâmpadas mais hub. Do estilo Phillips HUE (mais cara mas tens a vantagem de ter RGB) ou IKEA (tem warm e cold color apenas, mas paraece que vão lançar mais coisas durante este ano) mas ambas permitem on/off e dim, integram perfeitamente com o google assistant ou HomeKit (o que na minha opinião as tornam mais future proof)

Tanto da HUE como do IKEA tens um starter kit, ainda ontem vi que havia as HUE no Leroy

 

Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, dastinger said:

E o que é que seria necessário? Epá, desculpa lá as perguntas todas mas é a primeira vez que estou a olhar para isto :-..

Compras bolos e chamas-me e ao o @Perks para irmos a tua casa fazer um orçamento. Eu vou pelos bolos, ele vai pelo resto.

  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Ando aqui a magicar na possibilidade de meter uma webcam que filme a entrada de casa, cada vez que se abra a porta e o sistema esteja activado (a ideia seria activar apenas quando ninguém está em casa), e que enviasse uma notificação para o telemóvel.

Alguma ideia do material necessário de maneira a ter a coisa o mais low cost possível?

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma destas, podes configurar as credenciais smtp e a Câmara envia um mail com um still frame do momento em que detecta movimento, basta marcar o mail como prioritário no gmail, e tens um sistema de notificações

A Câmara grava no cartão de memória quando detecta movimento, também tem um motor que podes direcionar e mover remotamente e visão noturna

http://s.aliexpress.com/J7ziAvE3

Está em promoção neste momento, 17€ (can't go wrong with that ;) ) e a entrega pela minha experiência é boa nestes gajos

Imagem real

 
97zBvmK.png

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O meu sistema é dependente do hub

Mas dependendo do número de zonas que queres e se já tiveres válvulas por 3 ou 4€ montas um sistema que podes controlar através duma página na tua rede interna

Mais promoção que isso é complicado lol

Link to comment
Share on other sites

Quero duas zonas:

Árvores e horta. 

As válvulas vou ter que comprar porque agora estou a usar daqueles a pilhas que se ligam directamente à torneira. 

O que preciso para além das válvulas então? A ver se encomendo mas só para Setembro é que vou a PT. 

Link to comment
Share on other sites

Um esp8266 tipo um nodemcu  <3€

um relay 2 canais <1€

As 2 válvulas e transformador é que vai ser o investimento maior e é o que não faz parte da automação lol, não sei o preço mas deve rondar os 10 a 15€ cada e precisas dum transformador que seja compatível com as válvulas

Isto deve ser o suficiente para ligar e desligar remotamente

 

Se depois quiseres programação de horários ou rega automática consoante o tempo ou humidade, precisas de algo que funcione como um hub agregador que coordene, um rpi zero a correr o hass por exemplo 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

On 15/07/2017 at 8:27 PM, riks said:

Dava jeito tambem ter programação e não só apenas ligar desligar remoto. Aconselhas algo? 

Nunca mexi nessa parte do homeassistant, mas podes configurar tudo como queiras, usar triggers ou não, horas do dia, etc.

Se avançares para isso aconselho-te se calhar a usar um raspberry melhor que o zero W, o meu agora com estas temperaturas não se tem portado bem. Mas ainda não tive paciência para re-flashar as coisas noutro, às vezes pode ser da minha unidade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.