Jump to content

ON/OFF Colunas PC


2n2u
 Share

Recommended Posts

Vou colocar aqui um projeto mais simples que o controlador de rega do @Perks, mas que me dá imenso jeito.

Eu neste momento tenho umas colunas em que o subwoofer está na parte de cima da secretária de onde o meu PC se encontra. A parte chata é que estão ligadas a um adaptador analógico/digital (porque só têm saída analógica), e estão ligadas na saída ótica do PC (tenho um teclado Razer que têm entrada para headphones, por isso é que me dá jeito usar a digital para as colunas e a outra para o teclado). Tirando a parte de que é desperdício de energia ter as colunas ligadas quando temos o computador desligado, elas estarem ligadas à saída ótica, faz que quando o PC se desliga, elas façam um barulho descomunal (devido ao adaptador).

Como isto estava a funcionar pré-automação, era ter que me esticar todo para desligar as colunas (o interruptor é no subwoofer :-..) antes de desligar o PC. E quando ligava o PC fazer outra vez a mesma treta. 

No fio das colunas instalei um sonoff, encontra-se barato no ebay/aliexpress, flashado com isto.

Fica-se com um interruptor com webserver, que responde a comandos MQTT pronto a usar:

image.png

Depois foi só fazer integração com o home assistant, componente MQTT (esta parte é opcional, mas dá jeito).

Depois criei um script python para ser chamado no startup/shutdown, para me ligar/desligar as colunas:

https://pastebin.com/aNc15HVP

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.