Jump to content

Ataque informático em PT


Skywriter
 Share

Recommended Posts

16 hours ago, Jokeman said:

E isto, meus amigos, é a diferença entre a MEO e a Vodafone. :)

Mas eu até fui atendido... mas conseguia ver o desespero na cara dos funcionário da loja, porque estavam a fazer algumas coisas através de "workarounds". :-..

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Sobre o estado dos ficheiros... Lembro-me de ler sobre uma variante que só tentava extorquir dinheiro, não encriptava os ficheiros (duvido que seja o caso desta) e sim, também houve variantes que efectivamente prestavam uma chave válida para desencriptar.

Link to comment
Share on other sites

Não me trouxeram o PC hoje, e vão dois dias e meio sem fazer nada, e quando trouxerem já ouvi dizer que vem só com o Windows, depois cada um vai ter d ter o trabalho de instalar o resto. Incrível como uma empresa destas fica completamente às aranhas com um vírus. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Vasco G said:

Não me trouxeram o PC hoje, e vão dois dias e meio sem fazer nada, e quando trouxerem já ouvi dizer que vem só com o Windows, depois cada um vai ter d ter o trabalho de instalar o resto. Incrível como uma empresa destas fica completamente às aranhas com um vírus. 

Foram o Vasco e mais quantos?

É trazer o portátil de casa e mesmo se não tiveres wifi, fazes de conta que estás a trabalhar. Pró-activo só para o show

Link to comment
Share on other sites

O Ministério da Saúde decidiu cortar as torneiras das aplicações informáticas aqui da zona desde as 12h. Como normal, não avisaram antes. Estou a segurar a parede desde tal hora. Desde 6ª à noite que já tinham cortado o acesso a mails externos e internos. Acho que de tarde vou para uma tasca ali ao lado... O incrível é que usamos computadores piores que velhos e com Windows XP, 2000 e 7, sem qualquer permissão para instalar antivírus ou atualizações.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

As usual, estas empresas de sysadmins muito coçam o esquerdo, quando chega a hora de fazerem algo andam ás aranhas, pra n chamar incompetentes.

Contingency plans, backups, uptime, vendem tudo a preço de ouro, quando realmente ha algum problema é o que se vê... 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Revenge said:

Instalei o Kaspersky Anti Ransomware for Business. É gratuito e quem o tivesse na altura do ataque, estava safo. 

Tenho isso instalado no PC da empresa, as tantas vou instalar no meu portátil. 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Quote

Kiev, Moscovo, Copenhaga. Novo ataque informático atinge vários países

27 jun 2017 13:56

MadreMedia / Lusa

As primeiras confirmações sobre o ataque informático em larga escala começaram na Ucrânia, onde foram visados bancos comerciais e a distribuidora estatal de energia do país, assim como os sistemas de transporte. Agora, também empresas na Rússia, Dinamarca, Espanha e Reino Unido confirmam ataques. O ataque estará a ser causado pelo ransomware Petya.

O banco central ucraniano confirmou que bancos comerciais e empresas, incluindo a distribuidora estatal de energia, foram alvo de um ciberataque esta terça-feira, 27 de junho.

Como resultado deste ataque informático, os bancos estão a ter dificuldades em prestar serviços aos clientes e conduzir operações bancárias, informou o banco central, sem detalhar quais as instituições afetadas. "O banco central está confiante que a infraestrutura de defesa contra a fraude informática está devidamente montada e que um ataque aos sistemas informáticos dos bancos será neutralizado", disse. Segundo o banco central, o ataque foi realizado com recurso a um "vírus desconhecido".

A distribuidora de energia estatal, a Ukrenergo, também confirmou que os seus sistemas foram atacados, mas adiantou que esta incursão não teve impacto na distribuição de energia.

O sistema de metro de Kiev também foi afetado, deixando de aceitar pagamentos com cartões, assim como aeroporto internacional de Boryspil.

Estes ataques acontecem depois de uma série de tentativas de piratear sites estatais no final de 2016 na Ucrânia, e de repetidos ataques à rede elétrica do país.

No entanto, este ataque informático parece não ter como único alvo Kiev, já que se está a alastrar para outros países, a começar na Rússia.

A Rosneft, principal produtora de petróleo russa, confirmou também um ataque aos seus servidores esta terça-feira. No entanto, adianta a empresa, os seus serviços não foram afetados.

"Os servidores da empresa foram alvo de um poderoso ataque", confirmou a empresa através do Twitter. "O ciberataque pode ter consequências sérias, mas a empresa transferiu as operações para um sistema de processamento de reserva. Nem a produção nem a refinação de petróleo foram paradas", disse.

Segundo a agência de informação russa RIA, também a metalúrgica Evraz foi afetada.

O mesmo aconteceu com a empresa aeronáutica Antonov.

Uma firma de cibersegurança sediada em Moscovo, denominada Group-IB, fala em ataque coordenado à Rússia e à Ucrânia.

Ataques em outras geografias: Dinamarca, Espanha, Reino Unido.

Na Dinamarca, porém, a empresa de mercadorias A.P. Moller-Maersk disse ter sofrido uma interrupção no seu sistema informático causado igualmente por um ataque informático. Segundo a Group-IB, uma das empresas russas afetadas foi a Damco, responsável pela logística da Maersk.

Adianta a BBC  que agência de publicidade britânica WWP está entre as firmas afetadas, assim como a retalhista espanhola Mondelez, a firma de advogados  DLA Piper e a empresa francesa de construção St Gobain.

Petya, o responsável?

Especula-se nesta fase que poderá ser uma versão similar ao vírus Wannacry que espoletou uma crise global em maio.

A Reuters detalha, citando informações avançadas pela agência governamental suíça de tecnologias da informação MELANI, que se trata do ressurgimento de um ransomware conhecido como Petya, e que causou estragos em 2016. Também a empresa ucraniana Novaïa Potchta dá como responsável por este ataque o ransomware Petya.

Escreve a Verge que também um investigador da Kaspersky identificou este vírus como Petrwrap, uma versão do ransomware Petya, identificado pela empresa de segurança tecnológica em março.

Escreve o site especializado em tecnologia que o Petrwrap parece ter um comportamento comuns a outros programas ransomware. Uma vez infectado, o vírus encripta o computador, deixando-o inutilizado. O programa dá depois instruções aos utilizador pague um resgate em moeda virtual bitcoin.

Entretanto, a equipa de analistas da Symantec, empresa que detém o anti-vírus Norton, confirmou também, através do Twitter, que o ataque está a ser causado pelo Petya e está explorar a mesma vulnerabilidade que o WannaCry, através da ferramenta EternalBlue.

O vírus ‘WannaCry’ propagou-se aproveitando uma vulnerabilidade do sistema operativo da Microsoft, detetada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, cujos dados foram roubados em abril por piratas informáticos.

O ataque, em maio deste ano, afetou mais de 300.000 computadores em 150 países e foi de "um nível sem precedentes", admitiu a Europol.

http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/bancos-e-empresas-ucranianas-alvo-de-ataque-informatico

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.