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FIA WEC 2017


undertech
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Esta competição tem vindo a ficar grande demais nos últimos anos para passar despercebida e para só haver um tópico para uma das rondas... :)

Para abrir as hostilidade, uma das novidades mais recentes: a Toyota vai levar o 3º carro para Spa com o aero-kit de Le Mans

http://sportscar365.com/lemans/wec/toyota-confirms-split-aero-strategy-for-spa/

Quote

As expected, Toyota Gazoo Racing has opted for a split aero approach for this weekend’s FIA World Endurance Championship round at Spa, in the debut of its third Toyota TS050 Hybrid.

Both of the full-season Nos. 7 and 8 entries will remain in high-downforce configuration for the second round of the season, with the newly added No. 9 car of Stephane Sarrazin, Nico Lapierre and Yuji Kunimoto debuting the Japanese manufacturer’s low-downforce kit ahead of next month’s 24 Hours of Le Mans.

Toyota is coming off victory in last month’s season-opener with Anthony Davidson, Sebastien Buemi and Kazuki Nakajima, following a hard-fought race with Porsche, which will keep both of its 919 Hybrids in low-downforce trim for Spa.

“Our high-downforce TS050 Hybrid performed very well at Silverstone, but Spa is a different circuit so we have been working hard to get ready,” said Team President Toshio Sato.

“This year we have three cars for the first time, which gives us a chance to try out our low-downforce car in race conditions. We have tested it extensively over the winter, so this weekend we are taking another step in our Le Mans preparations.”

For Sarrazin, who has been moved from the team’s full-season lineup to the third entry for Spa and Le Mans, his car will be fully focused on preparation for next month’s French endurance classic. 

“The most important thing for our car this weekend is to prepare ourselves properly for Le Mans,” he said.

“We need to get a lot of data about the low-downforce car and fine-tune the teamwork in our first race together.”

While Spa will mark Japanese star Kunimoto’s LMP1 race debut, 2014 World Champions Buemi and Davidson are coming off their first victory in nearly three years and will be looking for continued success. 

“After the victory in Silverstone, I hope we can fight for a win again but we are expecting even tougher competition from Porsche,” Davidson said.

“Weather can be a factor at Spa; we have had nice weather in the race recently but you never know. Our car is generally very good in the wet so we are ready for anything.”

E vamos lá a saber, temos aqui adeptos de que equipas? Para mim é Porsche, desde que eles regressaram...

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On 2017-5-2 at 0:40 AM, DG said:

Este ano vem os LMP1 ao Estoril? 

Não, o calendário é semelhante ao ano passado, portanto na Europa só vamos ter Spa este fim de semana, Le Mans e depois Nurburgring.

Únicos LMP1 cá foram os Toyota que vieram fazer testes no Algarve em preparação para esta época (e só vieram cá porque segundo eles as "lombas" que a pista tem tornam a coisa num bom teste para Le Mans, lol)

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Mais uma vitória da Toyota e as contas complicam-se para a Porsche... em LMP2 a vitória da G-Drive foi merecida, com uma batalha interessante do Rusinov vs. Senna (onde é que já se viu isto :P), GTE Pro também teve umas batalhas interessantes e GTE Am dominado pelo carro #98 de Pedro Lamy, para não variar... Próxima ronda é Le Mans, onde aposto tudo numa vitória da Porsche (ou pelo menos espero que ganhem). Apesar da má época para a Porsche até agora, o Toyota #9 (que tem o aero package para Le Mans) ficou atrás dos dois Porsche.

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  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
On 02/06/2017 at 9:14 AM, Vasco G said:

Vamos ter Portugueses este ano?

Oops, só agora vi este post. Vamos sim, 3, pessoal habitual: Pedro Lamy, Filipe Albuquerque e Àlvaro Parente. A propósito:

Aqui fica os horários de transmissão da Eurosport, que está a fazer um esforço brutal para cobrir a prova este ano! Até estou admirado. Podiam fazer igual para o resto da época! A acção começa já amanhã.

https://www.autosport.pt/velocidade/24-horas-le-mans-maratona-transmissoes-eurosport-arranca-hoje/

Edited by undertech
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On 15/06/2017 at 0:00 AM, royaltartufo said:

Sim, faltou referir que muita gente no pit da Algarve Pro racing é, de facto, português, e espero ver pilotos portugueses com eles em breve. Se queremos ir ao pormenor, temos também em Le Mans marshalls portugueses e também fotógrafos oficias, como o José Bispo.

Para quem não viu, ja deve haver os highlights dos Qualis no canal de YouTube da FIA WEC, mas muito resumidamente o que se passa é que o Kobayashi bateu o recorde absoluto do actual layout de La Sarthe e a Porsche está em sarilhos sérios, sendo que o #2 não terminou o Quali ontem, encostou na pista só com poder hibrido e tiveram de o ir buscar de reboque. O Toyota #8 também teve problemas com a distribuição do óleo e regressou só com poder hibrido aos pits a meio do quali, mas parece que a situação está resolvida. Outro destaque é que muito resumidamente, pelo que parece, este ano andou meio mundo a fazer sandbagging e de repente apareceram tempos interessantes mesmo no final do Quali 3. Apesar disto, o BOP está a funcionar bem, os carros estão todos bem proximos.

Entretanto acabou agora a conferência do ACO, onde anunciaram os regulamentos para 2020. Nota-se uma aposta crescente nos motores hibridos. Eis um resumo dos regulamentos: http://www.dailysportscar.com/2017/06/16/2020-lmp1-regulations-outlined.html

Além disto, teremos o novo patrão da F1 a dar a partida...

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Como Porsche-ista convicto há muitos anos, olho para isso e dá-me uma lágrima no canto do olho... Mas tenho de admitir, foi obra de arte, volta lindíssima, o gajo é uma máquina, e pelo que me parece o carro consegue fazer ligeiramente melhor. A Porsche está em apuros sérios este ano... Mas pronto, outra coisa que tenho de admitir é que depois do ano passado, a Toyota merece. 

Há que salientar que o ByKolles também fez um recorde absoluto no actual layout para LMP1 não híbrido (ou LMP1-P, como preferirem), com o Oliver Webb ao volante. As recentes exibições da ByKolles estão-me a fazer mudar de opinião sobre a utilidade e a continuidade desta classe.

Entretanto já houve alterações ao BoP (http://sportscar365.com/lemans/wec/porsche-gt-gets-pre-race-weight-break/). Vai haver barulho novamente à conta disto. Vamos ver se isto vai afectar em alguma coisa ou se há malta com sandbags até à corrida... lol.

 

edit: outra notícia interessante foi o protótipo da Panoz, que já foi apresentado. Veiculo totalmente eléctrico, dizem eles que irá conseguir autonomia para cerca de 48 minutos de corrida, salvo erro. O carro tem um sistema de battery swap. Não encontro a noticia que li hoje ao principio da tarde, mas ca fica outra http://www.roadandtrack.com/motorsports/a10027124/panoz-green4u-gt-ev/

Edited by undertech
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Vamos lá para o turno da noite.

Queres ver que este ano ainda ganha um LPM2? :lol: 

Problemas em todos os Toyotas.

O favorito arrumou, o terceiro carro ardeu (literalmente) e o segundo perdeu 2h nas boxes.

Está um porsche na frente, outro já desistiu, mesmo sem concorrência não esão muito contentes nas boxes, provavelmente também já anda por um fio. 

Edited by DG
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Ainda pensava eu que depois do ano passado, pior era impossível. Como estava enganado... Que corrida surreal. Nenhum LMP1 foi fiável. Muito triste o que se passou com o carro #7 e com o fake Marshall. Muito triste também o carro #9, levar com um LMP2 foi a morte deles. O outro Toyota... bom, não fosse tão complexo. Mais uma vez, a Porsche ganhou nos pits, e com algum milagre lá chegou ao primeiro overall. Fico muito feliz, especialmente pelo facto do Brendon Hartley ter ganho. Ele merece. Os outros também são grandes pilotos claro. Vai ser uma corrida que me vai ficar gravada a ferros na cabeça, especialmente com o Kobayashi a sair do carro, o Lotterer a por as mãos à cabeça quando o carro #1 falhou e o Timo a chorar quando passou a meta!

LMP2 foi uma batalha intensa e foi inédito 2 veículos desta classe no pódio overall. Houve um comentador inglês qualquer que "apostou" 100 libras que um LMP2 ia ganhar a geral, eu "apostei" o contrário :P Continuo a achar difícil isso acontecer no futuro próximo. 

Continuando com os LMP2, erros crassos nesta classe, a começar pela estupidez do Rusinov a levar o Porsche a frente (o gajo é bom piloto, não sei como aquilo se passou) e a continuar com o LMP2 que literalmente limpou o Ferrari da Rizi. Ridiculo.

edit: e o carro da ARC Bratislava nem comento... É isto que vamos ter em LMP1-P para o ano.

GTE Pro teve uma batalha emocionante no fim. GTE Am foi uma pena, o pneu do Lamy ter explodido...

Para o ano há mais. Mais louco que este ano, difícil

Edited by undertech
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https://www.motorsport.com/lemans/news/rebellion-lmp2-squad-stripped-of-overall-le-mans-podium-920544/

Rebellion desqualificada por alterações não homologadas ao chassis durante a corrida. Ficam, portanto, ambos os carros da Jackie Chan DC no pódio a United Autosport do nosso Filipe Albuquerque em 5º :)

Edited by undertech
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  • 4 weeks later...

 

"Bye baby!" :lol:

Entretanto este fim de semana temos Nurburgring. Está a decorrer de momento o FP1. Os LMP1-HY estão separados por 0.406s. Toyota em 1º e 3º, Porsche em 2º e 4º. A ver vamos, aidna é só o FP1...

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Que grande corrida! LMP1 a começar com azar para a Toyota e a continuar com batalha renhida... Acabando com a Porsche a fazer um lindíssimo photo finish! LMP2, Albuquerque no carro certo, mas não foi desta vez... Ganhou o Jackie Chan que foi líder em Le Mans. Pro ganhou a SMP que fez um grande trabalho e em Am ganhou o Dempsey-Proton e Lamy ficou em 3º.

Hoje já fiquei radiante com o photo finish :D Até Setembro!

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  • 2 weeks later...

É oficial, esta é a última época da Porsche no WEC, sendo que a marca irá passar a dedicar-se à Formula E a partir de 2018: https://newsroom.porsche.com/en/motorsports/porsche-motorsport-formulae-electromobility-electric-sports-cars-gt-racing-lmp-14003.html
 

O ACO já reagiu e a Toyota está reunida de emergência para discutir a situação: http://sportscar365.com/lemans/wec/aco-regrets-porsches-precipitous-departure-from-lmp1/

Não tenho palavras...

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