Jump to content

Tesla


NOX
 Share

Recommended Posts

13 minutes ago, HERiTAGE said:

Se já nos carros convencionais um gajo pensa n sei quantas vezes antes de comprar um usado (que é sempre carro de senhora que só usava para ir ao pão), imagino num elétrico.

Acho que aqui é medir carro que necessita de bastante manutenção vs. carro que eventualmente poderá estar com baterias gastas se o dono andou a ligar muito o Ludicrous mode (que o Model 3 nem deverá ter, presumo)...

Link to comment
Share on other sites

Impostos é por enquanto, assim como os benefícios para as renováveis. Vai chegar a hora em que isso acaba, ptt n contes que daqui a 10/20 anos tenhas os mesmos incentivos.
Muito disto, na realidade, não é mais do que uma monopolização dos recursos e das várias opções disponíveis, sob pretextos ambientalistas. Chegará a altura em que tu vais estar a pagar preços absurdos pela tua eletricidade pq não só tens a cidade toda, os carros todos, etc a consumir o mesmo, como os produtores de energia elétrica se vão aproveitar de não terem concorrência. No fundo está-se hoje em dia a financiar o monopólio do futuro em termos energéticos.

Em relação ao resto, concordo, mas fico com a impressão que a tua sensação de gradualidade é bastante diferente da minha. O gradual que eu acho que vai suceder, vai ser muito mais lento do que se vende por aí à boca cheia. Não por culpa da indústria mas porque simplesmente não há condições para isso nos próximos anos e porque me parece haver muita fantasia e pouca seriedade na discussão deste assunto (principalmente no que concerne às emissões).

3 minutes ago, Just.Me said:

@HERiTAGE, 20 anos? Não queres ser mais conservador? :-..

O mercado diesel já está a morrer aos poucos para veículos ligeiros (dificuldade em acompanhar as normas de poluição, intenções de banir o seu uso em cidades, etc) e os hibrídos são um produto de transição.

edit: há inclusivamente países a considerar a proibição de venda de carros novos a gasolina e gasóleo, ou só gasóleo, em menos de 10 anos.

Tudo o que eu posso dizer é que 10 anos pode parecer muito tempo, mas passa num instante, principalmente se considerares que o mundo não está preparado para uma frota automóvel a eletricidade. O mundo não é a alemanha e mesmo aí tenho as minhas dúvidas... Vamos ver daqui a 10 anos.

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo que vai ser uma transição lenta, daqui a 10 anos possivelmente a grande maioria dos carros vendidos já será elétricos, os carros a gasóleo vão ser os primeiros a morrer, muitos paises já começam a penalizar bastante o seu uso e não deve tardar muito que começam a ser proibida a venda de novos carros a gasóleo.

A rede elétrica não está ainda preparada para uma mudança drástica para carros eletricos, mas tal como vai começar a aparecer mais carros a rede eletrica também vai melhorar, cada vez se usa mais energias renováveis e existe um potencial enorme, sol e vento nunca acaba ;)

Link to comment
Share on other sites

Acho que a principal limitação dos carros eléctricos ainda é a autonomia. 

Uma bateria totalmente carregada dá para cerca de 270Km, ou seja, de minha casa não conseguia chegar a Lisboa.

Em casa, por cada hora a carregar dá para fazer 84 Km. 

Na estrada, na rede deles de supercharging, dá para carregar a bateria em 30 minutos. Pode não parecer muito, mas comparado ao que estamos habituados, é muito.

Acredito que para estes carros começarem a ser massificados, estes valores vão ter de melhorar e muito.

Link to comment
Share on other sites

35 minutes ago, Revenge said:

Acho que a principal limitação dos carros eléctricos ainda é a autonomia. 

Uma bateria totalmente carregada dá para cerca de 270Km, ou seja, de minha casa não conseguia chegar a Lisboa.

Em casa, por cada hora a carregar dá para fazer 84 Km. 

Na estrada, na rede deles de supercharging, dá para carregar a bateria em 30 minutos. Pode não parecer muito, mas comparado ao que estamos habituados, é muito.

Acredito que para estes carros começarem a ser massificados, estes valores vão ter de melhorar e muito.

Isso concordo, mas não vai ser simples melhorar muito o tempo de carga das baterias, pelo menos para valores tipo 10m e cenas assim. O que acho que vai acontecer é baterias com mais autonomia e sistemas mais eficientes. Por exemplo alguns modelos da Tesla já dão 600km.

Se uma bateria durar só que seja 500km já dá para a maioria das pessoas poucas pessoas fazem mais de 500km seguidos. O futuro penso que vai ser carros elétricos agora podemos vir a ter alternativas às baterias, sistemas tipo este https://pplware.sapo.pt/informacao/nanoflowcell-quant-40volt-carro-autonomia-1-000-km/, aqui falam de autonomias de 1000km e para carregar é só encher o deposito de um liquido qualquer não poluente e super barato. Esta para mim era a solução ideal.

Edited by invaderhd
Link to comment
Share on other sites

Sim, já vi que ha´diferentes modelos com diferentes baterias. O X 60D dá 320Km e o P100D dá 465 Km.

Entrei agora no site da Tesla, para carregares uma bateria até 300 Milhas num supercharging, demoras 1h15m... Para longas viagens, se não melhorarem estes tempos, não vai ser fácil substituir os carros a gasolina/gasóleo.

Para viagens do dia a dia até funciona bem, porque podemos deixar a carregar durante a noite em casa.

Link to comment
Share on other sites

Quem comprar o i8 e quiser fazer uma viagem longa a BMW empresta outro carro.

Problem solved. :-..

Btw, os gajos da Tesla no Porto já me marcavam o teste drive. 

Edited by DG
Link to comment
Share on other sites

Há quase 10 anos atrás rejeitei eu o primeiro teste drive ao Roadster, porque o convite era em Lisboa :facepalm: Ainda hoje me arrependo de não ter ido.

Portanto, há bem mais de 10 anos que esta discussão começou. Na altura tinha-se era a dúvida da viabilidade dos carros a hidrogénio.

De qualquer das formas, back on topic, o carro elétrico parece estar a vingar e as vendas do Tesla 3 já apontam nesse sentido.

Falta ver se a data e a teoria a longo prazo se aplica realmente. Em relação a autonomia, acho que não vai ser por aí que vai haver problemas (tem a mesma autonomia que o meu carro, basicamente). O tempo de carregamento é o maior problema neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Por coincidência (ou não), calha que o método dominante da produção de hidrogénio é através de steam reforming e fluid catalitic cracking que são processos de refinação de hidrocarbonetos (cracking de moléculas maiores de hidrocarbonetos) para a produção de gasolina.

Por outras palavras, não há hidrogénio para células de hidrogénio se não se fizer gasolina. A onda deixou de pegar quando o pitch ambientalista deixou de colar.

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, EsCk said:

Há quase 10 anos atrás rejeitei eu o primeiro teste drive ao Roadster, porque o convite era em Lisboa :facepalm: Ainda hoje me arrependo de não ter ido.

Portanto, há bem mais de 10 anos que esta discussão começou. Na altura tinha-se era a dúvida da viabilidade dos carros a hidrogénio.

De qualquer das formas, back on topic, o carro elétrico parece estar a vingar e as vendas do Tesla 3 já apontam nesse sentido.

Falta ver se a data e a teoria a longo prazo se aplica realmente. Em relação a autonomia, acho que não vai ser por aí que vai haver problemas (tem a mesma autonomia que o meu carro, basicamente). O tempo de carregamento é o maior problema neste momento.

Ainda ontem vi esta notícia:

 

"Model S vende mais que Classe S, Panamera e BMW Série 6 e 7 juntos"

http://automonitor.pt/2017/05/29/novidades/noticias/model-s-vende-mais-que-mercedes-classe-s-panamera-e-bmw-serie-6-e-7-juntos/

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Pah eu até estava a pensar no 3 para próximo carro mas essa televisão embutida é um bocado desproporcional em relação ao resto do interior. 

Link to comment
Share on other sites

O problema é que não foi criada uma uniformização de baterias entre as marcas. Num carro a combustão interna, as marcas sabem que no mínimo aquilo terá 95 ou 98 octanas e o buraco para o bocal de enchimento tem que tem pelo menos X de diâmetro. 

No caso das baterias, não vai ser possível trocar uma bateria como se fazia nos telemóveis antigos. Tudo o resto serão processos morosos para fazer viagens longas. As estações de serviço só futuro precisarão se 2 hectares para ter espaço para carregar centenas de carros em simultâneo. 

Link to comment
Share on other sites

On 12/07/2017 at 1:12 AM, DG said:

Pah eu até estava a pensar no 3 para próximo carro mas essa televisão embutida é um bocado desproporcional em relação ao resto do interior. 

Já entraste em algum? Discordo completamente, e acho que uma pessoa se deve habituar facilmente ao ecrã. Não é ASSIM tão grande... :)

On 12/07/2017 at 1:46 AM, GODfromage said:

O problema é que não foi criada uma uniformização de baterias entre as marcas. Num carro a combustão interna, as marcas sabem que no mínimo aquilo terá 95 ou 98 octanas e o buraco para o bocal de enchimento tem que tem pelo menos X de diâmetro. 

No caso das baterias, não vai ser possível trocar uma bateria como se fazia nos telemóveis antigos. Tudo o resto serão processos morosos para fazer viagens longas. As estações de serviço só futuro precisarão se 2 hectares para ter espaço para carregar centenas de carros em simultâneo. 

Não foi criada uma uniformização do conector, para ser mais preciso. Mas está-se a começar a caminhar para a convergência. De qualquer das formas, vai haver sempre formatos proprietários das marcas, com as suas vantagens...

Possível trocar, é, pelo menos num Model S, mas infelizmente a Tesla não vai seguir essa via... Mas a ver vamos

Entretanto o primeiro já aí ainda, estou admirado de ainda não haver fotos...

tesla-model-3-0001-musk-tweet.jpg

Talvez daqui a 2 anos dê para nos sentarmos num :P

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Stone changed the title to Tesla

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.