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O Model3 chega no fim de 2017 e é carro mais barato da marca. Há filas à porta das lojas para pré-reserva iguais às da Apple (Atualizada)

Durante as 24 horas que antecederam a revelação do Model 3, a Tesla já tinha feito 115 mil pré-reservas do novo carro elétrico e, ontem, popouco depois da abertura do mercado chegaram às 133 mil. Milhares de pessoas esperaram em filas inéditas à porta de lojas da empresa para poderem fazer a pré-reserva, com um depósito de mil euros.É um fenómeno nunca visto na indústria automóvel, que faz lembrar as maratonas de lançamento dos produtos Apple ou os filmes Star Wars, mas desta vez com um carro elétrico que pode revolucionar a indústria automóvel. O Model 3, que foi apresentado pelo CEO Elon Musk na Califórnia, vai custar algo como 30 a 35 mil euros (35 mil dólares é o preço oficial, mas antes de impostos e antes de incentivos à mobilidade elétrica). As primeiras entregas estão marcadas para o final de 2017, embora a empresa de Musk - e o próprio - sejam conhecidos por nunca cumprirem prazos. Os primeiros 200 mil clientes a fazerem reserva recebem um bónus de 7500 dólares.

"Este é um carro para o mercado de massas, com um preço acessível", declarou Musk perante uma audiência que bateu palmas e gritou "urras" durante os 20 minutos que durou a apresentação. "O Model 3 só foi possível depois de passarmos pelas fases anteriores", explicou o responsável, lembrando os três carros que a marca pôs no mercado na última década: o desportivo Roadster, o sedan Model S e o SUV Model X. Foram estes dois últimos que geraram volumes e receitas suficientes para financiar o Model 3, com economias de escala que permitem um preço mais aceitável. "Mesmo sem quaisquer extras, este será um carro incrível. Não vão conseguir comprar um carro melhor por 35 mil dólares", garantiu Musk.

Ao contrário dos anteriores, o Model 3 vem com características standard muito atrativas: modo de piloto automático, autonomia mínima de 346 quilómetros e modo de supercarregamento - em que é possível recarregar a bateria em minutos em vez de horas, usando as estações de carregamento gratuitas que há por todo o lado. "Na Tesla não fazemos carros lentos", brincou Musk ao revelar que todas as versões irão dos 0 aos 100 em menos de seis segundos, e as mais caras terão um desempenho "muito mais veloz." O carro é 20% mais pequeno que os anteriores, mas o CEO explicou que foram feitos ajustes ao design interno para garantir que cabem lá cinco adultos sentados "de forma confortável." Por um lado, o painel de instrumentos foi comprimido e os lugares da frente chegados para mais perto, aproveitando que o carro não precisa de acomodar um motor de combustão; a fila de trás tem assim mais espaço para as pernas. A capacidade de armazenamento é maior que qualquer carro "normal" com o mesmo tamanho, visto que tem malas à frente e atrás.

In DN http://www.dn.pt/dinheiro/interior/tesla-revela-ambicioso-model-3-o-seu-carro-mais-barato-5104344.html

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ADORO ESTE CARRO , um dia perco a cabeca !!! :wub::wub:

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As redes de abastecimento tesla não são gratuitas, essa informação está errada. 

Esse carro não é preciso perderes a cabeça NOX. Agora o model S ou X já custa tanto como o apartamento dos meus pais.. 

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9 hours ago, riks said:

As redes de abastecimento tesla não são gratuitas, essa informação está errada. 

Esse carro não é preciso perderes a cabeça NOX. Agora o model S ou X já custa tanto como o apartamento dos meus pais.. 

Neste momento a rede ainda é gratuita, mas no futuro a tesla já disse que iria começar a cobrar.

 

Também estou com as expectativas em alta.. aliás desde o inicio que ando apaixonado pela tesla por ser a marca + disruptiva do mercado, seja nos carros, na powerwall e agora com a aquisição da solar city nas telhas solares.. parece-me tem tudo para mudar esta prisão do petróleo que temos.

Só de imaginar a obter a própria energia solar p\ todo o consumo da casa e carro e ter um equipamento pago em meia dúzia de anos.. bom demais :-..

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O petróleo agora é o bicho papão...

Ouço tanta mas tanta asneira relativamente à pancada dos veículos eléctricos que sinceramente já nem tenho pachorra. Muito pouca gente tem noção de que um veículo eléctrico, na rede eléctrica actual (e mesmo num futuro bastante distante) pode poluir mais que um veículo a combustível fóssil. Já para não falar nos componentes, que por enquanto, enquanto falamos de nichos de mercado, não suscitam grande drama... O pior é quando (e se) todos andarem atrás do mesmo. Falo de extracção dos minérios e fabrico dos componentes, logicamente.

Enfim, nos últimos meses, este tema tem sido quase diário no meu dia-a-dia. Por mais que seja explicado por A mais B tudo aquilo que é escondido ao comum dos mortais, nada feito... É a next "big thing" por decreto pq está no facebook, no youtube, é "amigo do ambiente", é "clean" (lolão) e por isso vai continua-se a ouvir o "pitch" dos EV por esse mundo fora.

Edited by HERiTAGE
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Achas mesmo?

Qd achas que vais carregar o carro, de dia ou de noite?
De noite que energia tens a chegar à tua tomada? Solar n é de certeza, éolica talvez se estiver vento... Meses de verão, cá em PT esquece éolicas. De resto, a suportar a rede tens a da queima de carvão (maior parte), gás, fuelóleo e a hídrica (a hídrica corresponde a para aí 7%, muito pouco ptt), depois tens a cogeração e a nuclear que são pintelhos cá em PT.

Isto em Portugal, que é um país que em termos de renováveis está bastante bem. Uma realidade diferente na grande parte do mundo. Btw, nem todos os países têm as mesmas condições para renováveis. Alguns n têm sol em quantidade suficiente, outros hidroeléctrica n é viável, países equatoriais têm regra geral ventos de velocidade baixa, etc...

Falemos no mundo. A rede dos US é 60% carvão em alguns dos maiores estados, 30% no global, outros 30% gás natural, 19% nuclear e os restantes pintelhésimos as renováveis... Deves saber que queimar carvão para fazer eletricidade é péssimo. Queres falar na china/índia? É melhor não.

Ptt imagina o cenário de sonho para alguns que é teres os combustiveis fósseis substituidos por eletricidade na frota automóvel mundial. Não só a "verdura" toda que era mas a corrida ao minério (se achas que o petróleo é poluente, procura por imagens de minas na china, áfrica, etc. e coisas como "mine water"). A subida em flecha de coisas como cobre, lítio, entre outros quando (se) o mercado for dominado por isto, em vez do petróleo. O cobalto, por exemplo é das coisas que mais escândalos ambientais tem levantado (para além de serem putos de 7 anos que te minam esse componente que para já serve maioritariamente para fazer coisas como o teu telemóvel).

Para níquel, cobalto, cobre e outros metais raros, por exemplo, até querem esburacar o fundo do mar nos açores... Mas o mal é o Petróleo e os eventuais derrames. Andar a escavacar o fundo do mar, os corais, a contaminá-los com cobre, a lixar ecossistemas preciosos, etc já n faz mal nenhum. Esta é a nova em PT, depois da histeria que houve com os projectos de petróleo no allgarve e que conseguiram cancelar. Para além disso, agora tb diz que vêm para aí uns australianos minar lítio para Bragança... Com isso e o Musk, estamos safos! Hahaha! Aaaaiai...

A dificuldade que existe na reciclagem de baterias de lítio é outro problema. A rede eléctrica instalada é tb outro problema que para a meia dúzia de gatos pingados que tem veículos elétricos, por agora chega e sobra. O preço que terá a electricidade (para não falar nos monopólios que se vão gerar e que têm tudo para ser ainda piores que os dos combustíveis, especialmente em PT).

Podia continuar...

Por exemplo, em termos de custos, se os EV conseguirem tirar 20% cota aos fósseis, as previsões são para ppb de petróleo a andar nos 20$. A esse preço, não só se torna bastante compensador produzir eletricidade a queimar combustíveis fósseis, como para tí, consumidor, torna-se tb muito mais apelativo encher o depósito do teu carrinho com motor de combustão interna, e deixar o EV naquele sítio das gadgets que um gajo deixa de usar qd perdem a piada.

Edited by HERiTAGE
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O meu bias é que leio sempre pela perspectiva norueguesa. Com >95% de produção com recursos hídricos acho que o ganho ambiental é brutal. Até porque a manutenção e muito inferior mesmo a nível de peças e lubrificantes por exemplo. 

 

Obviamente que existem problemas com a extração dos minérios, mas até é bastante provável que as baterias de 2030 sejam consideravelmente diferentes das de hoje. 

 

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Sim, a noruega é um exemplo de onde a tecnologia deve ser aplicada. Convenhamos que nem todos os países têm 95% de hídrica, ou sequer condições para isso.
A Noruega tem metade da população de Portugal, um país enorme e cheio de cursos de água.

Em 2030 vais ter baterias melhores, logicamente, mas o minério não vai só para as baterias.
Tens muita eletrónica no carro que precisa de metais raros. Fazem-se autênticas atrocidades na corrida à mineração de terras raras... Escavar um buraco, mandar ácido lá para dentro, tirar a lama resultante, cozinhar a lama (com energia a carvão, já agora) e no final tudo isto para obter 2% de aproveitamento do processo em produto final, é o status quo na mineração deste tipo de material. N faz mal nenhum...

Se queres ver o que é badalhoquice ambiental, procura por "tailings pond" mining. Isto é em países onde há a decência de fazer isto, noutros, como a China por exemplo, há alguns anos era mesmo para o solo/rios, matava tudo o que ia à frente, solos que ficam estéreis, etc...

Depois tens a estrutura dos carros que é maioritariamente em alumínio (precisamente para diminuir consumos). Para separar o alumínio precisas de temperaturas de 1000ºC, a n ser que seja reciclado, o que faz diminuir as temperaturas no processo. Se a frota automóvel de repente começa a absorver a reciclagem do alumínio, a bolha rebenta e vais ter de começar a minar ainda mais alumínio. Trata-se de um dos materiais mais comuns na terra, mas a sua extracção é um gastar de energia que talvez n tenha rival.

O grande truque do Musk foi em boa parte trocar poluição que se vê, por poluição que não se vê...

Edited by HERiTAGE
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Tive a ler o artigo da wiki sobre tailing e não tinha noção que estava tão "atrasado".  Mas a partida o ganho em termos de poluição do ar especialmente nas cidades deve ser muito positivo. 

Ha também a possibilidade de os carros serem feitos de polímeros plásticos, mas aí voltamos ao petróleo. Tens dados da percentagem do crude que é utilizado para outros fins que não combustível? 

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Muito do que se disse aqui é verdade e é necessário que de divulgue e se saiba. O consumidor e investidor tem de ter a noção, que duvido muito que hoje em dia tenha, dos factores de poluição e de impacto ambiental negativo da a construção e manuseamento que um carro elétrico acarreta.

No entanto, no fim de todas as contas, um carro elétrico, desde a sua génese, deixa uma pegada inferior quando comparado com um veículo convencional. Não é comparável. Quer dizer, pode-se comparar mas não estarão no mesmo plano. A diferença não é, hoje em dia, tão grande como fazem pensar. Isso sim!

E embora se deva pensar não só no imediato mas tb nos impactos negativos da indústria elétrica num futuro a médio-longo prazo, em paralelo se deve sempre ter em conta que esta indústria é um embrião quando comparada com a História da tecnologia convencional. Há ainda muito para aprimorar. E isso só acontecerá se houver interesse do mercado em carros elétricos, que por sua vez vai mover esta tecnologia para a frente. Tal cm em muitos outros casos. 

Hoje em dia estes carros não são perfeitos e muito dificilmente serão. Mas isso não quer dizer que se deva parar de fabricar ou de comprar ou investir. Onde se deve tb investir é na investigação, e divulgação, dos impactos que a produção de todos os nossos novos produtos e tecnologias tem. E nisso, na tecnologia  automóvel convencional, deixámos todos andar demasiado e chegámos muito tarde à aula. Não podemos cometer o mesmo erro no futuro.

 

PS: Quanto ao "dirty mining", já começou há muito e hoje em dia já existe com ou sem indústria de veículos elétricos.

Telemóveis, relógios, computadores, aparelhos televisivos, eletrodomésticos etc etc. Tudo isto necessita de raros em quantidades consideráveis. Inclusive os painéis solares! /s/gh

A lista não tem fim e sempre com tendência para o infinitamente grande. Agora pensem. 

Edited by Kinas_
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Dizes aí uma coisa que não é verdade.

Nos US, um carro eléctrico a partir do momento que sai do stand já leva 60000 a 80000 Km emissões de CO2 de avanço em relação a um a gasolina. Ptt n é desde a génese. É a partir de 60000-80000 Kms que começa a compensar. Isto neste momento... No futuro poderá e deverá reduzir, supondo que o mercado das energias se mantém como está (ou seja, os elétricos a reboque da combustão interna, com benefícios de impostos, sendo um nicho de mercado, etc). Caso haja um shift de combustão interna para EVs, então n sei. Muita coisa muda e provavelmente países que se estão a marimbar para o ambiente (ou que simplesmente n tenham alternativa) continuam ainda a queimar mais carvão e outros combustíveis fósseis para fazer não só resposta à demanda de energia para transporte, mas também para o vários processos de fabrico que compõem a sua indústria. Isto é muuuuuito complexo.

Outra coisa que dizes é o facto de isto não querer dizer que se deva parar de fazer elétricos. Lógico que não, mas a atitude que se ouve mais, vinda da malta defensora dos elétricos é "acabar com o petróleo". Só quem n percebe nada de nada de energia é que pode dizer isto, mas enfim. A economia mundial não é movida a peidinhos de hamster, meus amigos. Ir buscar exemplos de países com meia dúzia de habitantes é fácil mas n corresponde à realidade mundial...

*edit

Outra coisa é o já haver processos de mineração sujos. Sim, há, mas com a pressão de uma frota automóvel com base em EVs ainda vai haver mais, estás a ver a coisa?

O que eu defendo é sim, um mix de energias, acabar com o carvão e substituir pelo gás natural numa primeira instância (dos fósseis é o mais limpo) e complementar com as renováveis na medida em que haja condições (não cometer o mesmo erro que a Alemanha com as eólicas, em Portugal e tendo em conta os interesses instalados, vai ser complicado) e pouco a pouco ir implementando os EV no mercado, primeiro nos transportes públicos (e muitos, sff), mas de uma forma transparente e não vendendo o pitch de meio de transporte "verde", que é falso.

Edited by HERiTAGE
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Não me parece q seja necessário perceber muito de energia para compreender que o monopólio do petróleo contribuiu em grande parte para algumas das guerras das últimas décadas, nomeadamente as do médio oriente q passaram por um controlo dos mercados produtores de petróleo (como iria acontecer é claro, se o monopólio fosse do lítio ou whatever).. assim como n me parece nada de extraordinário perceber as enormes vantagens que todos teríamos se houvesse maior diversificação e independência energética, ou pelo menos uma parte daquela que necessitamos nas nossas casas, p.ex com o desenvolvimento de tecnologias como a powerwall, o solar roof e por aí fora:

 

Mas uma coisa é certa, mais não seja, os veículos eléctricos estão a fazer uma disrupção no mercado, e a tesla foi talvez o maior contribuidor.. e isso é fundamental.. é fundamental todos acreditarmos que existem outros caminhos e que vale a pena investir a sério na investigação de novas alternativas, para que se comece a trilhar um caminho mais sustentável, diversificado e autónomo em termos energéticos.

Edited by And0
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Concordo 100%.

Só n concordo com o pitch e com a nova "Steve Jobização" do momento que é o Musk e a Tesla.
O Musk está cheio de boas ideias (SpaceX e Tesla) e cheio de péssimas ideias (Hyperloop e sinceramente, esta parvoíce dos painéis).

Relativamente a esta coisa da SolarCity e dos negócios todos do Musk, aconselho-te a ler este artigo que já aqui coloquei há alguns meses noutro tópico, para perceberes a ideia.

https://www.technologyreview.com/s/602487/elon-musks-house-of-gigacards/

Edited by HERiTAGE
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18 hours ago, HERiTAGE said:

Nos US, um carro eléctrico a partir do momento que sai do stand já leva 60000 a 80000 Km emissões de CO2 de avanço em relação a um a gasolina. Ptt n é desde a génese. É a partir de 60000-80000 Kms que começa a compensar. Isto neste momento...

Quando disse "desde a génese" referia-me a "mesmo tendo em conta a sua produção, desde o início aka desde a génese". ;)

 

No entanto, não são esses os números estimados que tenho. O que tenho são 7900 km para um BEV midsize midrange (Nissan LEAF) e 31000 km para um BEV fullsize long range (Tesla MODEL S). Estes são os km que estes veículos elétricos a bateria, em média, necessitam de percorrer para compensar as emissões extra contidas na sua produção quando comparadas com veículos semelhantes a combustível. Não esquecer que hoje em dia os carros convencionais usam metais raros e magnéticos como os BEV, especialmente os de alta gama com todas as mariquices. 

Isto implica, desde o início até ao fim do tempo de vida de um BEV, uma redução de 51% de emissões num midsize BEV (LEAF) e 53% num fullsize (Model S), quando comparado com um veículo a combustível da mesma gama. Isto tem em conta a média da qualidade da rede elétrica atual nos US. Lá está, a diferença de um Tesla para outro não é assim tão significativa, mesmo sendo ligeiramente superior.

Obviamente que é preciso, mais uma vez, ter em conta a origem da energia elétrica usada para carregar a bateria destes carros. Se a origem da energia elétrica for a queima do carvão, por exemplo, um BEV dificilmente vai ser mais limpo que um carro a combustível em todo o seu tempo de vida. Isto é que é necessário que se saiba! 

É um assunto demasiado complexo e com centenas de variáveis para fazer uma simples estimativa e média. Com a tecnologia a ser inovada numa base diária, estes números mudam a toda a hora. No entanto, se hoje em dia já compensa, com o aprimorar da tencologia a tendência é de compensar ainda mais. A ver vamos...

Edited by Kinas_
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  • 5 weeks later...

A minha grande questão nem é por aí. É mesmo como é que no mercado de usados vai ser o preço dos eléctricos. É que o fundamental para os eletricos andarem (baterias) ao fim de 5/10 anos não vão ter nem de perto nem de longe a capacidade enquanto novas. Quanto vai custar mudar para baterias novas? Qual vai ser a desvalorização que vai provocar nos carros?

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2 hours ago, Vasco G said:

Os carros já desvalorizam muito, esses é expectável que desvalorizem ainda mais.

Não me parece que isso seja assim tão verdade, já viram alguns dados sobre as baterias? Leio isto https://electrek.co/2016/11/01/tesla-battery-degradation/

Pelos dados que existem até agora ao fim de 100 mil km as baterias perdem cerca de 5%, mas a partir dai perdem ainda menos para fazer outros 100 mil km. 

Claro que um carro com 10 anos não vai ser igual a um novo mas se estes dados tiverem correctos ainda vai ter uma bateria com bastante duração.

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Não só a bateria faz parte da equação aqui, é pura e simplesmente expectável que um Tesla desvalorize mais porque um Tesla é um gadget e o próprio Elon já fez questão de mencionar isso. De X em X tempo (não me lembro exactamente quanto) os carros tem uma carrada de updates vs. os que saíram da linha de produção há 6 meses... É como os telemóveis, hoje sai este, amanha há um com specs melhores. Assim é nos Tesla, que dentro do mesmo modelo são "todos diferentes".

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18 minutes ago, undertech said:

Não só a bateria faz parte da equação aqui, é pura e simplesmente expectável que um Tesla desvalorize mais porque um Tesla é um gadget e o próprio Elon já fez questão de mencionar isso. De X em X tempo (não me lembro exactamente quanto) os carros tem uma carrada de updates vs. os que saíram da linha de produção há 6 meses... É como os telemóveis, hoje sai este, amanha há um com specs melhores. Assim é nos Tesla, que dentro do mesmo modelo são "todos diferentes".

Sim isso vai ser importante, mas essa evolução não é igual aos telemóveis, vai notar-se mais agora nos primeiros anos mas depois vai sendo cada vez menor, tal como é hoje nos telemóveis, hoje em dia já há poucas novidades realmente disruptivas. Para além disso o preços dos carros são muito influenciados pela procura e pela oferta, quando começar a migração massiva para os elétricos vamos ter pouca oferta para tanta procura e penso que os preços não vão descer assim muito. Por outro lado os carros a combustíveis fósseis vão ter menos procura e existem bastantes no mercado logo esses sim vão descer os preços.

Isto é a minha análise, penso que essas novidades que o Elon falou que vai implementar não sejam nada que deixe os modelos mais antigos completamente obsoletos, até porque supostamente os carros que vão sair agora já vêm com equipamentos necessários para a condução autónoma tirando as novidades que influenciem diretamente a condução todas as outras são muito menos importante. Vai ser tipo os telemóveis que saem com uma camara ligeiramente melhor e um pouco mais rápidos a processar. 

 

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36 minutes ago, invaderhd said:

Não me parece que isso seja assim tão verdade, já viram alguns dados sobre as baterias? Leio isto https://electrek.co/2016/11/01/tesla-battery-degradation/

Pelos dados que existem até agora ao fim de 100 mil km as baterias perdem cerca de 5%, mas a partir dai perdem ainda menos para fazer outros 100 mil km. 

Claro que um carro com 10 anos não vai ser igual a um novo mas se estes dados tiverem correctos ainda vai ter uma bateria com bastante duração.

Pode ser verdade, mas eu n comprava, por muito que me dessem esses valores.

Se já nos carros convencionais um gajo pensa n sei quantas vezes antes de comprar um usado (que é sempre carro de senhora que só usava para ir ao pão), imagino num elétrico.

Acerca da adesão em massa aos elétricos, desenganem-se se pensam que isso vai acontecer nos próximos 10/20 anos. Talvez daqui a 20 anos isso seja verdade... Até lá, não só é incomportável para as redes elétricas instaladas em para aí 99% dos países (em termos de cabos com capacidade transportadora da quantidade de energia necessária), como vai demorar muito tempo e custar muito dinheiro a fazer as alterações necessárias, como de momento não há geração de energia elétrica (muito menos de baixa pegada ecológica) capaz de suprir as necessidades.

Edited by HERiTAGE
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Sim isto vai demorar, agora lá por tu não comprares não significa que outras pessoas não comprem. Carros com uma manutenção muito mais baixa, com impostos mais baixos e com preços por km muito inferiores aos carros convencionais, claramente vão ter muitos adeptos.  

Existem países onde já se fala em proibir os carros convencionais, vai começar a aparecer cidades a proibir em certas zonas carros a combustíveis fósseis, até em Lisboa já proibiram carros mais antigos em algumas zonas. Isto vai ser uma mudança gradual, mas que já começou e que só vai aumentar.

O mercado automóvel era um dinossauro, alías não existe nenhuma razão para os Teslas já terem condução semi autónoma e os carros tradicionais não, não é por o carro ser elétrico que se torna mais inteligente, o que acontece é que as construtoras de automóveis são super lentas a evoluir, ainda hoje se vêem carros novos a sair com ecrãs com uma qualidade que parece os primeiros gameboys a cores, isto quando compras um tablet chinoca com um ecrã bem melhor e nem 100€ custa. 

Os carros hoje em dia só não estão mais evoluídos porque nenhuma empresa de tecnologia tinha pegado naquilo, mas agora com a entrada da Tesla todos começaram a mexer-se. 

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@HERiTAGE, 20 anos? Não queres ser mais conservador? :-..

O mercado diesel já está a morrer aos poucos para veículos ligeiros (dificuldade em acompanhar as normas de poluição, intenções de banir o seu uso em cidades, etc) e os hibrídos são um produto de transição.

edit: há inclusivamente países a considerar a proibição de venda de carros novos a gasolina e gasóleo, ou só gasóleo, em menos de 10 anos.

Edited by Just.Me
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  • Stone changed the title to Tesla

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