Jump to content

Surto de sarampo em Portugal


Vasco G
 Share

Vacinação: sondagem FNF  

23 members have voted

  1. 1. Vacinas os teus filhos?

    • Sim, mas apenas com as vacinas que constam no plano nacional
      4
    • Sim, todas as que o médico aconselha
      18
    • Não, nem pensar
      1
  2. 2. Foste vacinado? Ainda manténs a vacinação em dia?

    • Sim, tenho todas as vacinas
      23
    • Não, os meus pais era contra
      0
    • Nao faço ideia nem nunca me preocupei com isso
      0


Recommended Posts

Quote

Portugal tem 25 casos de sarampo confirmados até ao momento, 64% em maiores de 18 anos, anunciou hoje o diretor-geral da Saúde no parlamento.

Os dados mais atualizados sobre o atual surto de sarampo em Portugal indicam ainda que quase metade das situações (48%) da doença se verificaram em profissionais de saúde.

O diretor-geral da Saúde, que está a ser ouvido hoje na comissão parlamentar de Saúde a pedido do PCP, afirmou aos deputados que cerca de 60% dos casos de sarampo ocorreram em não vacinados.

Francisco George declarou também que o sarampo não é especialmente preocupante entre crianças em idade escolar, destacando que os casos têm atingido sobretudo não vacinado maiores e maiores de idade.

Dos 25 casos confirmados até ao momento houve 12 que motivaram internamento hospitalar.

Segundo o mais recente balanço, houve 95 notificações de sarampo desde início do ano mas até agora só 25 foram confirmados.

Notícia de ontem do DN.

Notícia do Público de dia 23 sobre o panorama europeu:

Quote

Casos de sarampo na Europa já ultrapassam os 7500. Portugal continua com 21

Balanço do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças mantém número de casos em Portugal nos 21. Em quatro países, houve 25 mortos.

ROMANA BORJA-SANTOS 

23 de Abril de 2017, 15:09 actualizado a 23 de Abril às 16:26Partilhar notícia

 

O número de casos de sarampo na Europa ultrapassa os 7500, com a Roménia a ser, de longe, o país mais afectado: 4793 doentes desde Janeiro de 2016. Os dados fazem parte do último balanço feito pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), na sexta-feira, que aponta para uma estabilização das notificações em Portugal, com 21 diagnósticos e uma morte, desde Janeiro deste ano.

O ECDC contabiliza 25 mortes na Europa, 22 das quais na Roménia (apenas para este país, o centro europeu recua até Janeiro de 2016 para fazer as contas ao surto). Portugal, Suíça e Bulgária são os outros com mortes a registar.

"Situação exige campanha nacional de sensibilização para vacinação", diz bastonário

O director-geral da Saúde, Francisco George, em declarações ao PÚBLICO, confirmou que neste domingo que o país mantém os mesmos 21 casos. Há ainda 15 outros que estão em análise, com o responsável da Direcção-Geral da Saúde a admitir que "um ou dois" possam vir a ser positivos. No entanto, Francisco George assegurou que "o vírus do sarampo está a encontrar muita dificuldade em propagar-se em Portugal, pois está a encontrar resistência devido às altas taxas de vacinação".

De acordo com o ECDC, já foram reportados casos de sarampo na Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Itália, Portugal, Espanha, Suécia e Roménia. Há também doentes na Suíça. “O surto de sarampo na Roménia está em curso desde Fevereiro de 2016 e os casos continuam a ser reportados, apesar das medidas de resposta em curso e que foram implementadas a nível nacional, através do reforço das actividades de vacinação”, adianta o ECDC.

O centro europeu lembra que já em 2016 os países tinham reportados alguns casos da doença, mas o sarampo ganhou uma nova expressão neste ano. “Alguns dos surtos de sarampo anteriores e de agora nos países da União Europeia têm uma ligação epidemiológica ao surto da Roménia”, acrescenta o ECDC.

Em Portugal, até sexta-feira, estavam confirmados 21 casos de sarampo, nove dos quais em profissionais de saúde. Pelo menos dois destes profissionais não estavam vacinados. Na Roménia o maior número de casos está concentrado nas crianças até aos 14 anos, sendo que em 96% dos casos as pessoas não estavam vacinadas. Outros doentes tinham recebido apenas a primeira dose da vacina, quando são necessárias duas.

 

Itália é o segundo país mais afectado, com 1603 doentes. Em 152 casos a doença espalhou-se entre profissionais de saúde. Neste país as pessoas mais afectadas estão acima dos 15 anos de idade e, uma vez mais, em 88% das situações não tinham sido imunizadas. Há também 410 casos na Alemanha, 266 na Bélgica e 134 casos em França.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Habitualmente é benigna, mas pode ter consequências mais graves, como evoluir para uma pneumonia – como aconteceu no caso da menina de 17 anos que morreu em Portugal e que não estava vacinada. A vacinação é a única forma de prevenção, mas está também imunizado quem já teve a doença.

Mesmo quem está vacinado pode ter a doença, mas geralmente em formas muito ligeiras e sem complicações. As vacinas são gratuitas e dadas nos centros de saúde aos 12 meses (primeira dose) e aos cinco anos (segunda dose), no âmbito do Programa Nacional de Vacinação, da qual faz parte desde 1974.

Tal como já referi noutro tópico a minha filha tem todas as vacinas do plano nacional em dia e ainda mais algumas que me custaram umas centenas de euros valentes.

Em relação a mim de 10 em 10 anos é obrigatório reforçar a vacina contra o tétano, nunca liguei a isso mas agora com medicina do trabalho eles obrigam-me a controlar isso.

Link to comment
Share on other sites

37 minutes ago, Vasco G said:

Em relação a mim de 10 em 10 anos é obrigatório reforçar a vacina contra o tétano, nunca liguei a isso mas agora com medicina do trabalho eles obrigam-me a controlar isso.

Isso mudou recentemente. Depende da tua idade (que não sei), mas no teu caso deve ser a 20 anos.

Esquema para o Tétano em vigor:

- ≥ Td3 entre os 10 e <18 anos: Td seguinte administrada 15 anos depois;
- ≥ Td3 entre os 18 anos e < 65 anos: Td seguinte administrada com um intervalo de 20 anos;
- ≥ 65 anos, recomenda-se a vacinação de todas as pessoas que tenham feito a última dose de
Td há ≥10 anos (e posteriormente de 10 em 10 anos).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, JoGo said:

Isso mudou recentemente. Depende da tua idade (que não sei), mas no teu caso deve ser a 20 anos.

Esquema para o Tétano em vigor:

- ≥ Td3 entre os 10 e <18 anos: Td seguinte administrada 15 anos depois;
- ≥ Td3 entre os 18 anos e < 65 anos: Td seguinte administrada com um intervalo de 20 anos;
- ≥ 65 anos, recomenda-se a vacinação de todas as pessoas que tenham feito a última dose de
Td há ≥10 anos (e posteriormente de 10 em 10 anos).

É bom saber :y: em 2010 quando fiz a primeira medicina do trabalho obrigaram-me a por isso em dia.

3 minutes ago, gosma25 said:

Obviamente o meu miúdo tem as vacinas do PNV, mais a do rota vírus e da meningite B que ainda não constam do plano. 

Sou defensor da obrigatoriedade das vacinas do PNV, sem as quais os miúdos não deveriam de se poder matricular em escolas/infantários/jardins de infância.

Do que me recordo houve uma que me custou cerca de 400€, foram 4 doses a 100€ cada uma. Não me recordo é já qual é, será essa da Meningite? BCG?

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, gosma25 said:

Obviamente o meu miúdo tem as vacinas do PNV, mais a do rota vírus e da meningite B que ainda não constam do plano. 

Sou defensor da obrigatoriedade das vacinas do PNV, sem as quais os miúdos não deveriam de se poder matricular em escolas/infantários/jardins de infância.

O meu está a seguir exatamente isto. 

3 minutes ago, Vasco G said:

É bom saber :y: em 2010 quando fiz a primeira medicina do trabalho obrigaram-me a por isso em dia.

Do que me recordo houve uma que me custou cerca de 400€, foram 4 doses a 100€ cada uma. Não me recordo é já qual é, será essa da Meningite? BCG?

É a da Meningite. Pouco menos do que €100 cada +/-. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

31 minutes ago, gosma25 said:

Obviamente o meu miúdo tem as vacinas do PNV, mais a do rota vírus e da meningite B que ainda não constam do plano. 

Sou defensor da obrigatoriedade das vacinas do PNV, sem as quais os miúdos não deveriam de se poder matricular em escolas/infantários/jardins de infância.

A Bexsero é uma dessas certo? Custa tanto vê-los a tomar a vacina :'(

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, camurso_ said:

@gosma25, a BCG foi retirada, mas no fundo (quase) toda a gente está num grupo de risco, basta morar nas cidades...

É quem trabalha na saúde?? Oh pá Enfim, é uma parvoíce... 

2 minutes ago, Vasco G said:

Tenho ideia que a minha Diana tomou essa BCG.

Sim, é provável. Saiu do PNV no final de 2015/meados de 2016.

Link to comment
Share on other sites

Recordo-me de falarem que a vacina da BCG tinha estudos que não tinha eficácia. Deverá ter sido a razão para ser retirada. Mas é só ideia, não me recordo nem pesquisei nada.

 

A Bexsero são +-95€ e a rotateq +-50€


O que eu achei piada foi da suposta corrida às farmácias para a vacina da Hepatite A.

O Twinrix está esgotadíssimo no mercado há 3 anos. Vão aparecendo uns lotes de vez em quando e mesmo a Vaqta é difícil. Ou seja os portugueses correram, mas encontraram só 0.1% dos que procuraram.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Oh @Vasco G pareces uma velha de 80 anos a falar dos filhos com as amigas. "O meu Zé nunca gostou de fruta, era uma coisa por demais" - "Fruta? Imagina não comer nada como a minha Sara fez a partir dos 11 meses!" :-.. 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Vasco G said:

A minha Diana ainda só come sopa passada, para o resto ainda faz um bocado de birra mas adora petiscar o que os pais têm no prato -_-

A minha filha também só come a sopa passada. Mas depois come comida que fazemos para ela e fruta no final. A comida dela normalmente é arroz ou massa com carne ou peixe e alguns legumes. Comer nunca é problema, está sempre a dizer "Mais! Mais! Mais!". E o pior é que depois, quando estamos a comer a nossa, também temos que dar um bocado. E se vir pão na mesa é a loucura... "Pão! Pão! Pão!".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Quote

Sarampo: Número de casos confirmados sobe para 29

17 mai 2017 08:05

MadreMedia com Lusa

 

O número de casos confirmados este ano de sarampo em Portugal subiu para 29, num total de 145 notificações, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a última atualização de dados disponível na página da internet da DGS, mais de metade dos casos (59%) ocorreram em pessoas não vacinadas, 45% em profissionais de saúde e quase metade (45%) dos casos confirmados precisaram de internamento.

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que a região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela que apresenta mais casos confirmados (21), a maior parte (16) com idade igual ou superior a 18 anos, e um óbito.

Dos 21 casos confirmados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 11 ocorreram em pessoas não vacinadas e das sete pessoas que precisaram de internamento todas já tiveram alta.

Na região do Algarve, a DGS registou sete casos confirmados de sarampo, cinco dos quais em não vacinados. Quatro dos casos ocorreram em crianças com idade inferior a um ano e todas as cinco pessoas que precisaram de internamento já tiveram alta.

A DGS registou ainda um caso da região Norte, de uma criança na faixa etária 1-4 anos que não estava vacinada, precisou de ser internada, mas já teve alta hospitalar.

Na sequência do surto de sarampo em Portugal, a Assembleia da República aprovou na semana passada, por unanimidade, quatro projetos de resolução - CDS-PP, BE, PSD e PCP - no sentido de aumentar a cobertura de vacinas e sensibilizar a população para a sua necessidade. Um dia depois, rejeitou a proposta do CDS-PP para que fosse ponderada a possibilidade de impedir as matrículas ou as renovações a alunos que não comprovem a vacinação recomendada no programa nacional.

No passado mês de abril, depois da morte de uma jovem de 17 anos com sarampo, o Governo emitiu um despacho a obrigar as escolas a comunicarem aos delegados de saúde os casos de alunos que não tivessem as vacinas em dia, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação (PNV).

O objetivo de as escolas transmitirem esta informação aos delegados de saúde é, segundo o despacho, “promover o aconselhamento e esclarecimento adequados”, bem como sensibilizar as famílias para os benefícios da vacinação.

As vacinas do PNV, que são gratuitas, não são obrigatórias, mas geralmente as escolas, públicas e privadas, pedem o boletim vacinal dos alunos no ato da matrícula ou da inscrição.

A vacinação é o meio de prevenção mais eficaz contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa e que, ainda que geralmente tenha evolução benigna, pode gerar complicações graves e até levar à morte.

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sarampo-numero-de-casos-confirmados-sobe-para-29-2

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.