Jump to content

Autárquicas 2017


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Quote

Vamos eleger o “dinossauro de ouro” no “parque jurássico” das autárquicas?

Transparência e Integridade, Associação Cívica e o blogue Má Despesa Pública juntaram-se para uma iniciativa que é "uma brincadeira com um assunto sério" e quer denunciar as "falhas da lei de limitações de mandatos". Votações estão abertas: qual dos "37 dinossauros candidatos" conquistará o ouro?

Em Portugal, "não há meteorito que seja capaz de extinguir a espécie". João Paulo Batalha, presidente da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) fala de dinossauros. Não dos animais desaparecidos há milhões de anos, mas daqueles que resistem na política portuguesa. A "brincadeira com um assunto sério" vem a propósito de uma iniciativa desta associação e do blogue Má Despesa Pública. Até ao dia 30 de Setembro, é possível eleger online o "dinossauro de ouro"das autárquicas.

O "boletim" tem 38 candidatos. São autarcas veteranos na gestão autárquica — "alguns deles com cadastro" — que já cumpriram pelo menos três mandatos à frente de um município e voltam agora a apresentar-se às eleições de 1 de Outubro. Álvaro Amaro, Isaltino Morais, Fernando Seara, Narciso Miranda ou Valentim Loureiro são alguns deles. "Em 2013, a lei sobre a limitação de mandatos já estava em vigor, mas começamos a perceber estas movimentações", diagnostica ao P3 João Paulo Batalha. Nesse ano, a TIAC fez denúncias das candidaturas de Fernando Seara a Lisboa (anteriormente em Sintra) e Luís Filipe Menezes ao Porto (antes em Vila Nova de Gaia). Mas o Tribunal Constitucional considerou as situações regulares — "acham que é legal haver dinossauros salta pocinhas".

O objectivo desta iniciativa é "ilustrar as falhas da lei de limitações de mandatos" ao mesmo tempo que chama a atenção dos eleitores para esta realidade, explica João Paulo Batalha. "A campanha vai aferir melhor qual a relação dos eleitores com estes candidatos, fazer notar as eternizações de gente nos cargos como um sinal de uma democracia pouco saudável", nota.

Bárbara Rosa, co-autora do blogue Má Despesa Pública, diz que este tão grande número de "dinossauros" nas autárquicas nota a "falta de renovação dos quadros políticos" — algo que é notório "sobretudo nos grandes partidos políticos". Além disso, é também diagnóstico da "apatia da sociedade civil".

A lei de limitação de mandatos foi um passo importante, mas na verdade, diz, "se [Portugal] fosse uma democracia madura nem era preciso lei": "Qualquer autarca escandinavo diz que não faz sentido fazer mais do que dois mandatos."

O discurso de Bárbara Rosa foge às generalizações e não quer confundir-se com um manifesto contra profissionais na política. "É preciso profissionalismo, perpetuação das mesmas pessoas nos mesmos sítios é que não." Até porque isso conduz a problemas como o "clientelismo o despesismo, a gestão menos clara e rigorosa e mais eleitoralista". Se dúvidas houvesse, sublinha, um estudo recentemente publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, de docentes da Universidade do Minho, veio comprová-lo: uma das grandes conclusões foi que os municípios com presidentes de câmara impedidos de se recandidatarem tendem a registar menores despesas e receitas por habitante do que os municípios presididos por autarcas reelegíveis.

Cada pessoa pode votar num candidato e os resultados são anunciados a 2 de Outubro. O vencedor será visitado pela Transparência e Integridade e o Má Despesa Pública — e presenteado com o Dinossauro de Ouro. Cada município que eleja um candidato dinossauro será nomeado "Parque Jurássico".

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutes ago, Revenge said:

Este ano estive mesmo a leste e não vi nada sobre os partidos aqui na Maia. Como vou sempre votar e faço questão disso, já ia para votar em branco. Mas depois vi o PAN e why not?

boa escolha
 

Link to comment
Share on other sites

Aquele momento em que te dás conta que nem há um ano na brincadeira com um amigo de infância disseste que ele com as tangas dele limpava as eleições da minha ex terriola, ainda ele não era candidato, e agora dás conta que ele é Sr Presidente da Câmara como independente lol

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, cRaZyzMaN said:

boa escolha
 

Votei PAN quando foi as eleições legislativas e não estou nada arrependido. Aquele único deputado que foi lá parar já fez algumas coisas que deviam ter sido feitas há muito tempo num pais civilizado. Ainda faltam é fazer muitas mais.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Revenge said:

Votei PAN quando foi as eleições legislativas e não estou nada arrependido. Aquele único deputado que foi lá parar já fez algumas coisas que deviam ter sido feitas há muito tempo num pais civilizado. Ainda faltam é fazer muitas mais.

penso exactamente o mesmo
pena não terem mais força, mas tem vindo a ter mais força
 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Valentim levou na cabeça em Gondomar :y:

De resto vitória esperada do PS e também de vários movimentos independentes que continuam a manter várias autarquias fora do âmbito dos partidos. 

Derrota histórica do PSD, esperemos que seja desta que o Pedrito Coelho se mentaliza finalmente que está morto e enterrado e sai, a ver se passamos a ter oposição neste país. 

O PCP também não sai bem destas eleições, perde várias câmaras como Beja ou Barreiro. 

Link to comment
Share on other sites

O PAN é uma comédia na assembleia, de muitas das votações que são feitas na assembleia e noticiadas nos meios de comunicação, eles por norma abstêm-se :lol:

Nunca hão-de ter um voto meu, não vejo para lá de mais um tacho que usa os animais como pretexto para lá andar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.