Jump to content

Recommended Posts

Posted
1 hour ago, systemoff said:

O problema do FNF não está na secção de futebol, e a prova disso são já algumas mensagens que foram escritas neste tópico. 

O post mais acertado até ao momento. Algumas dos posts que já se vieram aqui nas últimas 2 páginas são um bom exemplo do que se passa em qualquer tópico sem excepção. E isso engloba tópicos onde as pessoas pedem p.e. ajuda para resolver qualquer coisa.

Nem num tópico com um tom sério como é este se conseguem controlar. Eu nos tópicos de futebol já vou com um mindset diferente porque sei que muitos dos posts que lá são feitos ficam por ali e o pessoal na sua grande maioria volta à normalidade nos outros temas. E portanto isso não afecta a minha utlização diária do forum. Mas aceito que muita gente não consiga fazer essa separação e isso leva ao cansaço.

E pegando no que o @EsCk disse, nomeadamente referenciando um antigo user do forum, há neste momento 2/3 users que têm exactamente o mesmo tipo de comportamento e que, curiosamente já o tinham na altura. Talvez a diferença seja serem um bocadinho mais polidos. Mas o objectivo está todo lá. 

Para mim uma primeira solução passava já por poder dar ou tirar acesso ao pessoal de certos subforums temporariamente. 

• Like 1
Posted (edited)
53 minutes ago, PunK_BoY said:

So vos peço e digo uma coisa. Esta nossa casa está a passar por uma fase de ou vai ou racha.

Comecem efetivamente a pensar onde se tem estado mal.

1º - Não está tão mau de como estão a fazer passar. Isto em termos de conteúdo já não é recente. Ou seja, no ano passado ou há dois anos, eu teria visto aqui o FNF a notícia do avião que caiu em Tires antes de ver na Sicnotícias. No ano passado, já teria visto aqui uma notícia acerca das eleições em França. Hoje em dia, nicles batatóides. Há alguém a culpar? Creio que não. Mas obviamente que se 90% dos users vem aqui só ler, se os 10% restantes não postam conteúdos novos e interessantes, é natural que tenham pouco para ler além das "peixeiradas" banais entre users. Mas todos podem fazer algo relativamente a isso. Postem conteúdo novo e interessante. Criem-se nichos novos de discussão. Temas novos, Abram horizontes. ;) 

As coisas mudam, os users mudam, a disponibilidade de colocar conteúdos tb.  Isto não é de agora nem piorou nos últimos dias. Já é assim há muito tempo. Eu falo abertamente deste assunto pq eu era muito mais ativo e colocava imensas notícias de vários assuntos, releases, músicas. A cessação da motivação dessa "tarefa" tem motivos que não interessam para aqui. Mas é mais que visível que além de mim, muitos outros perderam claramente esse interesse.

E o staff, tb deve começar efetivamente a pensar onde se tem estado mal neste e noutros pontos.

2º - Isto é válido para todos, users e staff. Não há staff perfeito mas tb não há users perfeitos. Há o que há. E a forma como se lida com isso.

O papel de moderador/admin não é fácil. Eu não o conseguiria ser. Por isso não quero ser. Não sou. Ponto. Mas quem escolhe ser, tem de ter o perfil certo. Não basta querer.

E aqui pego no que o @Batunaz referiu acerca de certos comportamentos por parte de staff/moderação. Se querem ter esse tipo de comportamento mais parcial/incendiário e mesmo a roçar a prepotência quando são colocados em check, isso não se coaduna com certas tarefas de moderação. Isto não é uma democracia e quem não gosta pode sair quando quiser, é certo, e compreendo que nem se apercebam que o fazem (in)diretamente mas colocar o ónus todo no lado dos users é uma visão manifestamente redutora e simplista, uma visão apenas para fora quando todos, sem exceção, deviam olhar para dentro.

E aqui incluo também o papel do staff na colocação de conteúdo novo e interessante. Devem puxar e extrair o que de melhor existe na comunidade. Sem que a comunidade alguma vez esqueça tudo o que o staff já fez pela comunidade. Pensem nisso e como era antes. Cedo chegam onde quero chegar com isto. O tempo em que o fórum andava quase em piloto automático já lá vai e aqui é que se vê a fibra.

Despeço-me com amizade. 

Edited by Kinas_
Posted (edited)

30,634 Total Members

É este o número total de users desta casa.

No entanto, somos pouco mais de 30 neste tópico a tentar discutir o futuro desta casa.
Eu pessoalmente "sinto que a casa está a arder" e no entanto, há quem ache que a coisa até nem está mal de todo.

@Revenge, qual é a média diária de users activos no fórum (não falo de logins... falo da relação login/post)? Consegues esse dados? Consegues uma análise temporal desses dados para demonstrar que o gráfico está a tender para zero?

Edited by cyberurbis
Posted

Sugestão: Provedor do User.

Por exemplo, aqui na empresa há o Provedor do Cliente e o Provedor de Ética. São pessoas que recebem as queixas, analisam, articulam com os intervenientes e tentam levar as coisas a bom rumo. Se um utilizador acha que a acção de um moderador não foi a correta, leve o assunto ao "Provedor".

Embora eu ache que isso seja mais uma mariquice porque se achamos que alguém não foi correto connosco, dizemos diretamente a essa pessoa.

Posted
24 minutes ago, Archie said:

Sugestão: Provedor do User.

Por exemplo, aqui na empresa há o Provedor do Cliente e o Provedor de Ética. São pessoas que recebem as queixas, analisam, articulam com os intervenientes e tentam levar as coisas a bom rumo. Se um utilizador acha que a acção de um moderador não foi a correta, leve o assunto ao "Provedor".

Embora eu ache que isso seja mais uma mariquice porque se achamos que alguém não foi correto connosco, dizemos diretamente a essa pessoa.

Caí agora no tópico de para-quedas para dizer que, por mais boa que fosse a intenção, isso parece-me algo demasiado burocrático e o primeiro passo para o FNF virar um ZWAME... :unsure:

Posted

Um dos problemas dos picanços é que, como já foi referido, há 2 pesos e duas medidas. Por parte da moderação cheguei a ver coisas que não se podem ver, com ameaças encobertas, threads a serem fechadas com uma última palavra, coisas a serem permitidas e no mesmo minuto coisas a serem censuradas... Deixa um gajo danado, non? Eu não posso dizer e o outro pode? Fica complicado manter a ordem quando assim é.
Como também já falaram, demorou-se de crl para remover um dos cancros do FNF. E nem vale a pena compararem o veneno que dali vinha com o veneno que vem dos outros...

Assim como não é o tollanço do Archie, por exemplo, que torna uma conversa mais séria numa brincadeira. Como em tudo, um gajo tem de saber ver a tragédia e a alegria nas coisas. 

2 hours ago, EsCk said:

Com todo o devido respeito, os "mea culpas" são ridiculos. São uma falta de respeito até. Estão a dizer que fizeram merda, voltaram a fazer merda repetidamente, e tinham plena consciência que estavam a fazer merda. Mas continuaram a fazer na mesma?! Isso é uma falta de respeito e não é por agora dizerem "ah, mea culpa.. faço mea culpa", que ajuda alguma coisa.. Ajuda um caralho e não é a saída fácil. O mal está feito, minha gente. "Mea culpa" não adianta para nada agora.

Que hipocrisia.

O "mea culpa" (e falo por mim) é uma noção que eu tenho que sei que contribuo para algumas discussões. Nunca faltei ao respeito a ninguém. Pico e boto veneno nas quantidades que acho que devo colocar. Não é esse veneno o problema do FNF. Nunca foi, nem vai ser. É saudável como a rivalidade entre Benfica e Sporting ou Porto e Boavista. São rivalidades saudáveis e não ódios assassinos. Ou pelo menos, deviam ser. O picanço pode ser perigoso se não for controlado ou se for criado por quem não quer outra coisa que ver isto a arder. O mesmo com o racismo. Não é por eu dizer que o Varela é preto que passo a ser racista. Mas há quem o diga de forma racista. É preciso saber distinguir as coisas.

Acho importante que as pessoas tenham noção da culpa que têm na situação actual. Não ter essa noção é que é hipocrisia.

E sobre o isto ter descido de nível... não será também hipocrisia abandonar o barco? É que muitos dos que vejo a "meterem veneno", são os que cá continuam a tentar colocar coisas interessantes e a mexer com isto. Se toda a gente se cagar para isto porque "são superiores à cena" ou porque estão fartos, isto vai ao fundo em 2 minutos. Se não ficar ninguém que tente, caput. Ou estou errado?

• Like 4
Posted (edited)

Haveria muito a dizer, mas vou só sublinhar um ponto. Em minha opinião, os moderadores não deviam postar nos tópicos que nós sabemos que dão mais azo a discussão, nomeadamente o de futebol. Que há users que sistematicamente colocam posts incendiários, já nós sabemos. Agora, termos moderadores a fazer o mesmo e a mandar para o caralho? O exemplo vem de cima. Não quero com isto pôr em causa o trabalho de todos os moderadores, mas já aqui alguém falou em dualidade de critérios ou moderação de moderadores e acho que falam nisso exatamente porque alguns moderadores deveriam ser "passivos" em determinados tópicos. 

Fui repreendido e eventualmente banido. Uma das razões foi precisamente pôr em causa o comportamento de certos moderadores na secção de futebol. Continuo a visitar o fórum, a não ser que me banam esta conta também, mas sinceramente, a partir do momento em que percebi como é que o raio do reddit funcionava, foi-se tornando cada vez mais apelativo, comparativamente ao FNF. Antigamente com o FNF, ia acompanhando a atualidade, principalmente quando não tinha visto o noticiário, lia as respostas às dúvidas informáticas que o pessoal ia colocando, por entre os posts de gozo que iam surgindo em vez de ajudar. Ia também colocando conteúdo, por exemplo nos vídeos engraçados ou em tópicos de dúvidas. Mas a vontade de o fazer foi desvanecendo quando, sistematicamente, assistia a dualidade de critérios, repreensões sem sentido, etc. 

Revitalizar o fórum, mantendo o tópico de futebol, vai ser muito difícil. Quando uma pessoa lê uma mensagem escrita pode ter uma interpretação completamente diferente daquela que teria caso estivesse a falar cara a cara com outra pessoa. O pessoal já está habituado a ler posts com segundas intenções, picardias constantes. Basta ver o último tópico da jornada (ou as mensagens que lá constavam e entretanto foram apagadas). O mindset é ler com uma atitude defensiva. 

Edited by zecadangola
  • Like 3
Posted (edited)

@cyberurbis Não era o sem_identidade :) Eu estava inscrito no FNF desde 2005.

Mas o staff deve chegar lá pelos ips.

PS: O FNF tornou-se, em certa medida, um "Prolongamento" ou "Trio d'Ataque".

Edited by zecadangola
  • Like 1
Posted

Também sou daqueles que todos os dias visitam o FNF, embora nos últimos tempos não venha a postar tanto devido ao tempo escasso e a não ter paciência em determinados tópicos.

O ambiente no forum tem estado cada vez mais "pesado", e por vezes vejo apenas picardias entre users e conteudo interessante zero. Acredito que por vezes também me exalte um bocado, e por isso, é que desisti de comentar em algumas situações para não perder a cabeça.

Falam no veneno introduzido pelo Sem_Identidade e outros, mas a verdade é que o ambiente continua tão mau ou pior quando esses cá estavam. Se calhar o problema não era só deles, digo eu.

Espero que o FNF não acabe, porque aprendi muito aqui e estou todos os dias a aprender, se os moderadores tiverem de ser mais severos, que o sejam, sem medo. Por mim, devia-se utilizar o ban temporário, em casos reinicidentes e, caso o User continue com o mesmo comportamento, ban para sempre.

Abraço

P.S. Gostava que o @jr_cardoso, @Perks e @gosma25 reconsiderassem e não saíssem da administração, compreendo que estejam fartos, mas acho que são pessoas úteis na moderação e administração do Forum.

• Like 1
Posted

Eu venho aqui todos os dias, alias estou praticamente sempre ligado mas escrevo pouco, sou obrigado a escrever?

1 hour ago, cyberurbis said:

qual é a média diária de users activos no fórum (não falo de logins... falo da relação login/post)? Consegues esse dados? Consegues uma análise temporal desses dados para demonstrar que o gráfico está a tender para zero?

Posted (edited)
39 minutes ago, Mini0n said:

É que muitos dos que vejo a "meterem veneno", são os que cá continuam a tentar colocar coisas interessantes e a mexer com isto. Se toda a gente se cagar para isto porque "são superiores à cena" ou porque estão fartos, isto vai ao fundo em 2 minutos. Se não ficar ninguém que tente, caput. Ou estou errado?

Curioso que tb vejo isto a acontecer. Daí o meu pedido "tragam conteúdo novo"!

Bem sei que sempre vão existir users que colocam conteúdo e outros que só vêm ler. Ninguém é obrigado a escrever. Mas esta proporção nunca pode estar tão desequilibrada como tem estado no último ano. O que seria do reddit sem os original posters? Pois claro. 

Os que aqui só vêm ler, só o podem continuar a fazer se houver alguém, users E tb staff, a colocar conteúdo. E se esse conteúdo não existe, não é devido ao "ambiente" tóxico que muitos se queixam. Esse conteudo não existe pq já não há ninguém que o coloque. E ninguém é obrigado a colocar conteúdo. Isso é que é uma comunidade e tb uma pescada de rabo na boca. É simples.

Tragam videos engraçados e imagens sem ser o @MotorBreath nem o @Mini0n. Tragam gifs sem ser o @Perks nem o @DSR.  Tragam notícias sem se o @Vasco G. Tragam temas novos. Tragam histórias. Qualquer coisa. Se podem chegar aqui e colocar um lol ou picar num tópico da bola/política, também podem começar um tópico com um assunto novo ou uma notícia.

Tl;dr - É preciso mais conteúdo, deixem de coçar o escroto com a unhaca do mindinho. 

Edited by Kinas_
Posted

Ninguém é obrigado a fazer nada, mas tanto user que já se pronunciou neste tópico a dizer que não quer que isto acabe... bem se não querem que isto acabe também têm de fazer por isso, contribuir, escrevendo alguma coisita de vez em quando.

Eu nesse aspecto estou completamente à vontade para falar, sou do que mais tópicos abre em assuntos variados, procuro trazer temas e discussões para dinamizar isto, mas se ninguém ligar nenhuma também me canso e deixo de o fazer.

• Like 1
Posted (edited)

Eu não abro muitos tópicos mas quando preciso de ajuda lá o faço porque sei que posso encontrar ajuda aqui e retorno ajudo sempre que possível :)

Eu estava a pensar reavivar o tópico das aposta, virado para o temos neste momento em Portugal.

Edited by curcundil
  • Like 1
Posted
31 minutes ago, zecadangola said:

@cyberurbis Não era o sem_identidade :) Eu estava inscrito no FNF desde 2005.

Mas o staff deve chegar lá pelos ips.

PS: O FNF tornou-se, em certa medida, um "Prolongamento" ou "Trio d'Ataque".

Welcome back "primo" :P

• Like 1
Posted
16 minutes ago, Vasco G said:

Ninguém é obrigado a fazer nada, mas tanto user que já se pronunciou neste tópico a dizer que não quer que isto acabe... bem se não querem que isto acabe também têm de fazer por isso, contribuir, escrevendo alguma coisita de vez em quando.

Eu nesse aspecto estou completamente à vontade para falar, sou do que mais tópicos abre em assuntos variados, procuro trazer temas e discussões para dinamizar isto, mas se ninguém ligar nenhuma também me canso e deixo de o fazer.

Posso aproveitar para fazer uma sugestão ao que colocas? Normalmente faz um copy paste brutal sem qualquer tipo de edição que, para quem segue mais via telemóvel (julgo que é a maioria do pessoal) fica um pouco mais complicado de acompanhar pela formatação própria do fórum. Por vezes faz mais sentido apenas colar os parágrafos mais importantes e o resto ficar no link para a noticia, por exemplo.

Já agora, do que eu vou lendo, quase que fica a ideia que o suposto problema do FNF é inerente aos users normais e não abraça também as equipas de moderação. Pode ser só interpretação minha, mas se é essa a ideia geral, acho que está errada.

O que eu encontrei: O fórum vai terminar, edição 2007

Posted
1 hour ago, Batunaz said:

. Falta de conteúdo do meu interesse
Com o afunilamento do tráfego de interesse para a secção de futebol e afins, tudo o resto tornou-se um deserto de ideias. Não vejo conteúdo novo ou reciclado criado por moderadores ou staff em geral ao tempo. 

não abordei isto porque é algo mais pessoal mas fora posts de futebol e sobre atentados o conteúdo estagnou um bocado

mas é culpa de ninguém e de todos isso, sinal da mudança dos tempos?

• Like 1
Posted

Acho que está tudo dito e concordo com a maioria dos posts da malta. No entanto vejo que há um ponto que sobressai muitas vezes em relação a haver "dois pesos e duas medidas".

Acho que este ponto é muito válido e aplica-se em toda a linha a qualquer um dos lados de quem se presta a picardias mais apimentadas nas várias secções polémicas. No meu caso, assisti a coisas que sinceramente não achei terem sido muito corretas nos últimos tempos, quer da parte de users, quer da parte de administradores e moderadores. A minha reação a isso é simplesmente ignorar ou até reduzir o tom e a frequência com que faço os meus posts... Por vezes (e como sou humano e portanto erro), enveredo simplesmente pelo gozo, só mesmo para picar, pq sei que essa é a maneira de picar certo tipo de users na medida em que eles me tentam picar a mim e outros. Essa é a minha falha principal pq eu sou assim por natureza... Gosto de discutir, às vezes de forma mais "assertiva" e quando vejo que do outro lado, não existe qualquer tipo de honestidade intelectual, que existem grupos quase organizados de "likers" ou de pessoas que claramente são conhecidos extra-fnf e que portanto se protegem uns aos outros cá dentro, opto pelo gozo/ironia porque acho que é isso que a discussão passou a merecer da minha parte. De todas as situações no FNF que sucedem, esta é mesmo a que me tem incomodado mais nos últimos tempos... O FNF para alguns, passou a ser um recreio onde certos grupos vão conjuntamente rebater toda e qualquer coisa com a qual discordam e que normalmente incide no futebol e política, sabendo que têm as costas quentes entre si e até com alguns membros do staff para o fazer. O resto é merdas que se dizem e que quem é adulto sabe relativizar ou até levar na desportiva. Alguns aqui, claramente não o sabem fazer ou entraram numa dinâmica de permanente confronto e é daí que surgiu o problema...

Em n sei quantos anos de FNF, nunca, jamais e em tempo algum, fiz report de quem quer que fosse... Sinceramente não me lembro e ficaria muito surpreendido se houvesse registo disso ter acontecido. Não faço ideia do que sucede em termos desta dinâmica nos bastidores do FNF (a zona de acesso só aos mods e admin), mas acho que não me enganaria muito se arriscasse dizer que muito se passa.

Peço desculpa a quem discorde do que eu estou a dizer, ou se acham que estou a ser hipócrita, mas num momento destes acho que a honestidade vale acima de tudo e esta é a minha visão do momento recente do FNF. Há efetivamente um problema de dois pesos e duas medidas, mas que não vai de encontro ao que muitos users que levantaram este ponto, pensam ir.

Posto isto, acho que não preciso dizer que o meu dia a dia começa sempre a ligar o browser e a escrever "fas" na barra de endereço. Acho que quase todos aqui o fazemos... Ptt seria muito mau perder essa rotina de mais de uma década. Sou "amigo" de todos os users que aqui postam diariamente, mesmo não conhecendo a maioria da malta que aqui posta. Faço questão disso e é com esse espírito que aqui venho todo o santo dia... Acima de tudo, acho que aprendi a relativizar o que é dito nas várias secções, o mesmo não querendo dizer que isso implique uma mudança de opinião, da minha parte, relativamente às temáticas debatidas. Espero que tenham essa delicadeza para comigo também pq é isso que me traz ao FNF. O facto de haver este espaço em que malta conhecida fala de coisas e troca opiniões sobre as mais variadas temáticas e onde pode haver confronto de ideias, sem perseguição e sem grupinhos (que é justamente o que o FNF não tem sido nos últimos tempos).

Sou perfeitamente a favor de que alguns users aproveitem o momento para se retratarem, moderação incluída. Sou a favor que se mandem users para o castigo nas secções polémicas, desde que justificando. Não sou a favor que se acabe com o que quer que seja no fórum. Seja qual seja a secção...

Acho que é perfeitamente escusado dizer que estou disponível para tudo o que seja preciso relativamente ao FNF. Qq coisa que queiram pedir/desabafar/whatever, pvt msg está ali.

Posted
1 minute ago, Lancer said:

não abordei isto porque é algo mais pessoal mas fora posts de futebol e sobre atentados o conteúdo estagnou um bocado

mas é culpa de ninguém e de todos isso, sinal da mudança dos tempos?

A culpa é de todos nós, utilizadores que se desinteressaram e staff que não dinamizou. Mas falar em culpa também considero que seja um pouco pesado... foi um "deixa andar" geral...

• Like 2
Posted (edited)

culpa foi apenas a expressão usada, não pretendo apontar dedos, apenas queria uma palavra alternativa a "source" \ "raiz da questão" ?

a escolha de palavras não foi a melhor

o que pretendia dizer é que a questão do desinteresse e de não haver tópicos interessantes é uma pescadinha de rabo na boca entre utilizadores e criadores de conteúdo que são os próprios utilizadores... se isto fizer algum sentido

Edited by Lancer
Posted (edited)

O @HERiTAGE falou em algo que também falei e vou reforçar: justificar o porquê de se agir de certo modo, seja por editar um post, ocultar, banir temporariamente, etc. E não venham com a questão da falta de tempo como já vieram antes.

Mas acho que a parte dos grupinhos não faz qualquer sentido. Se for por uma questão de ideologia, faz sentido que os likes sigam a mesma orientação. Agora por conhecer extra-FNF não. Aliás, o @EsCk é meu padrinho de casamento e passava a vida a ir contra ele aqui no FNF.

E já agora, sempre se organizaram meetings em que só não foi quem não quis. Até o @Lancer foi e na altura, acho, pouco ou nada participava! :-.. 

Edited by Archie
  • Like 1
Posted (edited)
56 minutes ago, Kinas_ said:

Curioso que tb vejo isto a acontecer. Daí o meu pedido "tragam conteúdo novo"!

Bem sei que sempre vão existir users que colocam conteúdo e outros que só vêm ler. Ninguém é obrigado a escrever. Mas esta proporção nunca pode estar tão desequilibrada como tem estado no último ano. O que seria do reddit sem os original posters? Pois claro. 

Os que aqui só vêm ler, só o podem continuar a fazer se houver alguém, users E tb staff, a colocar conteúdo. E se esse conteúdo não existe, não é devido ao "ambiente" tóxico que muitos se queixam. Esse conteudo não existe pq já não há ninguém que o coloque. E ninguém é obrigado a colocar conteúdo. Isso é que é uma comunidade e tb uma pescada de rabo na boca. É simples.

Tragam videos engraçados e imagens sem ser o @MotorBreath nem o @Mini0n. Tragam gifs sem ser o @Perks nem o @DSR.  Tragam notícias sem se o @Vasco G. Tragam temas novos. Tragam histórias. Qualquer coisa. Se podem chegar aqui e colocar um lol ou picar num tópico da bola/política, também podem começar um tópico com um assunto novo ou uma notícia.

Tl;dr - É preciso mais conteúdo, deixem de coçar o escroto com a unhaca do mindinho. 

Fotos de gaijedo Sueco , pode ser ? Mas concordo , pode-se dinamizar muito mais , e até tirar ideias de outros foruns !

50 minutes ago, Spark said:

Nem mais. No fundo, dar e receber.

/inb4...

O potencial para fazer piada deste post é tão mas tão apelativo , mas por respeito a esta thread não o vou fazer :D

Edited by NOX