Jump to content

IRS


Ilusi0n
 Share

Recommended Posts

A cena é que quando a criança nasceu ela deu-se como mãe solteira por vários motivos: Ficou desempregada na altura, nós ainda não vivíamos "juntos", recebia o abono maior e teve mais facilidade em arranjar medico de família para a criança. E assim ficamos até hoje.

Eu no ano passado a fazer a simulação do IRS sem puto recebia 80 e tal euros, com o puto recebia cerca de 1000€....era uma grande diferença.

Este ano não sei o que faça...

Edit: se calhar não era má ideia este ano metermos já o IRS juntos. 😕

Edited by Nightwish76
Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, Ilusi0n said:

Se não forem casados, apenas podes meter o IRS em união de facto se tiverem a mesma morada fiscal há mais de 2 anos (IIRC).

Então não posso.

Ela entretanto vai marcar uma ida á Segurança Social para alterarmos o agregado familiar (e morada).

Link to comment
Share on other sites

@Nightwish76 se a tua mulher não trabalha e não faz descontos o melhor é fazer em conjunto (se reunirem as condições todas para o fazer) pois ganham mais com isso.

Quanto à situação da Seg. Social lamento informar mas eles cruzam dados e cada vez mais irão cruzar e isso já acontece com os abonos no caso de ter direito a eles ou não mas aí entra a boa fé dos cidadãos pois se a tua mulher foi à segurança social e disse que a criança está apenas e só a cargo dela (e não existe nada a confirmar o contrário), só foram ver os rendimentos dela.

Cuidado com isso... É tudo bonito quando é o "ó pra cá" mas se eles cruzam dados e dão com isso pedem o dinheiro de volta.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Batunaz said:

@Nightwish76 se a tua mulher não trabalha e não faz descontos o melhor é fazer em conjunto (se reunirem as condições todas para o fazer) pois ganham mais com isso.

Quanto à situação da Seg. Social lamento informar mas eles cruzam dados e cada vez mais irão cruzar e isso já acontece com os abonos no caso de ter direito a eles ou não mas aí entra a boa fé dos cidadãos pois se a tua mulher foi à segurança social e disse que a criança está apenas e só a cargo dela (e não existe nada a confirmar o contrário), só foram ver os rendimentos dela.

Cuidado com isso... É tudo bonito quando é o "ó pra cá" mas se eles cruzam dados e dão com isso pedem o dinheiro de volta.

Muito obrigado pela ajuda. 

Morando juntos, mas com moradas fiscais diferentes e com isso ela beneficiando dum abono melhor para a criança... O que achas que é aconselhável fazermos este ano a nível de IRS @Batunaz??

Nota: Daqui a um mês estávamos a pensar ir à seg. Social e alterar as moradas e o agregado familiar, mas pode esperar se for caso disso... 

Link to comment
Share on other sites

23 minutes ago, Vasco G said:

O melhor é não correrem riscos e ser a tua mulher a declarar a criança no IRS.

Sim, isso é o mais seguro.

Eu é que fico a arder a quase 1000€ :-..

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe se posso meter facturas do Solinca como "Saúde"? E o seguro automóvel como "Manutenção e reparação de veículos automóveis"?

EDIT: Já vi que a resposta é não às duas questões.

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

On 2/12/2019 at 8:04 PM, Nightwish76 said:

Eu e a minha Maria estamos "separados", ela ganha mais em meter o puto na Seg.Social (abono) como mãe solteira, eu ganho mais em mete-lo no meu IRS (porque ela como está desempregada não paga nem recebe).

giphy.gif?cid=19f5b51a5c648b454e56643873

É mais forte do que nós, está no nosso sangue.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

E eu chateado com isso como o crl, devem ser os cerca de 60€/mês que o puto recebe de abono que vos faz comichão!!! Ou então os cerca de 500€  que deixo todos os meses em descontos e que provavelmente nunca irei usufruir deles na vida...

Gostava de vos ver assim indignados com outras merdas que o estado vos mama, ou com as dividas que o povo herda dos banqueiros e políticos corruptos que governam esta merda de país à beira mar plantado.

Haja futebol. 

Edited by Nightwish76
Link to comment
Share on other sites

Posso dizer-te que os meus pais nunca receberam sequer metade desse valor de abono mensal por mim e não sei se os 2 juntos tinham um rendimento que os fizesse descontar 500 euros. A pergunta que te faço, a qual das crianças os 60 euros por mês faria mais falta?

O problema não é o futebol. É acharmos que a mudança de mentalidade tem que começar primeiro pelos outros porque são piores que nós. Porque os que governam são uma merda, mas é curioso que têm o mesmo sangue lusitano que nós. Não te preocupes, não és o único a fazer isso e temos o país que merecemos.

Edited by GODfromage
Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, GODfromage said:

Posso dizer-te que os meus pais nunca receberam sequer metade desse valor de abono mensal por mim e não sei se os 2 juntos tinham um rendimento que os fizesse descontar 500 euros. A pergunta que te faço, a qual das crianças os 60 euros por mês faria mais falta?

O problema não é o futebol. É acharmos que a mudança de mentalidade tem que começar primeiro pelos outros porque são piores que nós. Porque os que governam são uma merda, mas é curioso que têm o mesmo sangue lusitano que nós. Não te preocupes, não és o único a fazer isso e temos o país que merecemos.

A minha opinião é só esta: Eu quero é que o estado português se fod.

Como tenho 42 anos e 25 de trabalho em cima já não acredito em contos de fadas. Aqui ou governam os chulos do PS ou os chulos do PSD, durante o dia fazem de conta que estão chateados na assembleia, e ao fim do dia andam aos abraços e em jantaradas juntos. 

Já não dou para este peditório, e sim para mim o exemplo tem que vir de cima...e neste país não vem. 

Edited by Nightwish76
Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Batunaz said:

deduzo entao que mais ninguém tenha dúvidas. :-..

Eu por mim estou esclarecido, obrigado. 

Tenho aqui o novo Robin dos Bosques que saquei à dias, vou aproveitar para o ver agora. 😁

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, Nightwish76 said:

Eu por mim estou esclarecido, obrigado. 

Tenho aqui o novo Robin dos Bosques que saquei à dias, vou aproveitar para o ver agora. 😁

Epá isso deve ser muita mau lol (mas a esta hora já deves ter visto).

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

Ok, estou aqui confuso com uma cena que ainda não consegui uma resposta assertiva sobre o assunto...

Casei o ano passado em Setembro e na sexta-feira passada estive a actualizar o agregado familiar e a morada do mesmo no site das finanças. No final foi emitido um comprovativo onde consta o nome, NIF e estado civil (casado) do declarante (eu), o nome e NIF do cônjuge (ela) e os dados da habitação permanentemente (morada e etc) onde por baixo aparece o meu nome e NIF. A apartamento está arrendado em meu nome.

Eu tenho a morada no CC (e consequentemente a morada fiscal) actualizada para este apartamento desde que vim para aqui (ainda era solteiro e vivia sozinho). Ela ainda tem a morada no CC / fiscal da casa dos pais.

Para efeitos de IRS, isto é um problema?

Link to comment
Share on other sites

Não! Ainda por cima estão casados é quase uma redundância fazer isso.

Repito o que disse à uns dias, isto do agregado familiar é apenas para agilizar o processo o pré-preenchimento do IRS. Podem não ligar a isso e preencher "à mão" quando fizerem a Mod. 3 na devida altura.

Se quiserem logo no dia 1 de Abril carregar no botão e validar tudo, isto ajuda a que o vosso processo esteja preparado e pronto para ser logo enviado.

  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.