Jump to content
  • 0

Factura electricidade


Ilusi0n
 Share

Question

Caros,

Ao longo dos anos tenho visto a minha factura da electricidade a aumentar e hoje chegou a do mês passado e lembrei de ver se os valores que pago ainda são competitivos.

O que vem na factura é isto, 220 kWh x 0.16570000 €, mais a potência contratada de 3,45 kVA (28dias x 0.17470000 €) mais uns dias finais do mês anterior, deu 49,80€ sem IVA.

Este valores vão de encontro ao praticado pelas EDPs, Endesas e etc? De momento tenho Galp juntamente com o serviço de Gás e a minha ideia no futuro próximo era acabar com o fogão a gás e por uma placa eléctrica, mas assim o incentivo é pequeno.

Link to comment
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0

EDP aqui, bihorario. 

Pago 0,0937 no período económico e 0,199 no período normal. 

0,2829 por dia de potência contratada 5,75 kVA. 

Placa de indução. Gás apenas para água e aquecimento. 

30€ sem IVA no último mês com um consumo próximo dos 200 kWh

Só tens de mudar para o bi-horario, adaptar a tua rotina a essa tabela e ver a fatura a descer. ;)

Quanto pagas de gás na Galp e qual é a tarifa?  

2 hours ago, camurso_ said:

Se acabares com o fogão a gás, provavelmente, terás que aumentar a potência contratada, o que te irá aumentar o custo de kWH

O aumento da potência contratada não aumenta o custo do consumo. É uma tarifa independente. 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • 0

É bem possível mas depende de muitos fatores como a eficiência energética e consumo dos aparelhos, por exemplo. A quantidade de vezes que os usas. Se os usas simultaneamente, etc.

E os restantes aparelhos da casa. 

Mas eu diria que sim, que dá. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pago 0,1652€ na EDP e tenho 4,60 de potencia. Tenho placa de indução e só uso gás para aquecer agua.

Este mês que passou paguei 38€ + IVA o que é normal quando chega o Inverno. No resto do ano anda entre os 20€ e o 25€ + IVA.

1 hour ago, Spark said:

Eu tenho potencia contratada de 6,90, com "cilindro", placa de indução e forno, achas que 5,75 chegava?

Para teres uma ideia. Com 4,60 de potencia, apenas consigo mandar o quadro abaixo se ligar maquina de lavar roupa e as 4 saídas de indução + o forno ao mesmo tempo. Nunca apanhei outra situação que mandasse abaixo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Estou com tarifa simples mas acho que vou mudar para a bihorária. Ciclo diário ou semanal? Semanal certo? Parece-me mais vantajoso pela questão do sábado e domingo.

Tenho potência contratada de 5.75 e nestes últimos dois meses a conta disparou para o dobro :rezingao:

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0
Just now, Vasco G said:

Ciclo diário ou semanal? Semanal certo? Parece-me mais vantajoso pela questão do sábado e domingo.

 

 

Depende do teu ritmo diário.

A mim é-me conveniente poder ligar a maquinaria a partir das 22h, independentemente do dia, e não ter de esperar pelas 00h00.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pois às 22 dá-me mais jeito, meia noite já é um bocado tarde para mim. Isso quer dizer que é melhor o diário? Mas aí já não tenho tanta vantagem ao fim de semana.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

As minhas não são.

Sendo que o que me gasta muito é o forno que uso bastante, a cafeteira também deve gastar um bocado tal como as lâmpadas florescentes da cozinha e até o frigorífico que por andar a empoçar água no fundo não deve estar já nos seus melhores dias, acho que não me compensa a tarifa diferenciada :rezingao:

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Há uns tempos fiz as contas, desde que 1/3 do teu consumo total seja na tarifa económica do bi-horário, já iguala o que pagas na tarifa indiferenciada. Se consumires > 1/3 do total nessa tarifa económica, já estás a poupar.

Edited by Kinas_
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Pago 8 euros de potência contratada, é sempre igual este valor independentemente da potência contratada?

Also, 3 euros de contribuição audiovisual, isto é obrigatório????

Link to comment
Share on other sites

  • 0
16 hours ago, Kinas_ said:

Há uns tempos fiz as contas, desde que 1/3 do teu consumo total seja na tarifa económica do bi-horário, ou se mudares os teus hábitos para que seja, já iguala o que pagas na tarifa indiferenciada. Se consumires > 1/3 do total nessa tarifa económica, já estás a poupar.

FYP

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Bons dias!

Alguém já recebeu a fatura de Janeiro no email? Estou a achar estranho ainda não ter recebido nada e já consultei a área cliente e não tenho nenhuma fatura pendente.

Cheira-me que em Fevereiro é a dobrar <_<<_<

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.