Jump to content

Mario Kart 8 Deluxe (Nintendo Switch)


Stone
 Share

Recommended Posts

Já deste n justificações para notas altas e eu já dei n explicações para o fanboyismo mais que evidente. Só não vê quem não quer.
E uma coisa é o jogo em si merecer um 10 porque é bom. Outra é porque é o melhor kart racer que existe. ;)

Mas não vamos a lado nenhum porque tu vais continuar a achar que são todos jogos para o 10/10 e eu vou continuar a achar que são overrated e que não mereciam essa nota.

Link to comment
Share on other sites

Dos que já joguei, tendo em conta que não tenho uma switch para jogar os mais recentes, posso te dizer que efectivamente merecem as notas que recebem efectivamente pela qualidade do jogo. Essa qualidade vem ainda mais ao de cima quando comparados com outros jogos do mesmo género porque a diferença é muito acentuada. Se isso é um critério que todos usam para os 10/10, não sei, mas para mim, a diferença para os competidores é muito relevante e essa diferença justifica não só a popularidade dos jogos como as notas que têm. 

No entanto pega num jogo como o The Witness que também foi 10/10 para alguns. Vais compará-lo ao quê? À saga Myst que está morta há anos? Nesse caso esse critério nem sequer faz sentido.

Há sempre casos e casos. 

Link to comment
Share on other sites

Eu não vou à bola com notas em jogos/filmes/whatevs precisamente por causa disso. É impossível "comparar" o Mario Kart com o Horizon, por exemplo.
Como é que isso acontece? Como é que um tem 10 e o outro, aos olhos da mesma pessoa, tem 8?
A menos que tenhas pontos fixos e dês notas com base nisso, seja qual for o tipo de jogo, fica complicado.

E como ambos sabemos, não é só essa a questão. Um jogo normal tem 2 pixeis fora do sítio, leva logo 3 valores abaixo. Outros têm frame-drops descarados e puff, 10/10. Está mal.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Stone said:

Mas porque é que é fanboyismo? Só por ter boas notas por todo o lado? Porque é que te custa tanto a acreditar que o jogo de facto é bom?

 

9 hours ago, Mini0n said:

Um jogo normal tem 2 pixeis fora do sítio, leva logo 3 valores abaixo. Outros têm frame-drops descarados e puff, 10/10. Está mal.

E esse é só um exemplo. Quando um gajo vê malta a falar de "Best game ever made" depois de jogar o jogo por 2 ou 3 horas... Será o quê? Semi-fanboyismo?

 

E, uma vez mais digo o que parece que vocês não querem ler: o jogo pode estar, de facto, bom. Pode ser muito bom, até. Não duvido. Eu próprio fiquei com o bichinho de o jogar.
A questão que me mete confusão é levar 10/10 de quase todo o lado e depois ver o Horizon, por exemplo, que é do mesmo género (RPG open world) levar marteladas porque a animação do melee podia estar melhor por isto ou por aquilo...

E depois a parte do fanboyismo vem da subjectividade das notas. Tens gráficos, performance, som e afins que são coisas mais subjectivas. Depois tens história e gameplay que é mais subjectivo. E depois tens nos jogos da Nintendo o factor "Nintendo" que puxa a nota para cima. Até lhe podes chamar o factor "nostalgia". -_-

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É óbvio (imo) que é o factor nostalgia.

Se fores a ver os jogos favoritos a imprensa americana, 90% estão na NES ou na SNES. Isto aliado ao facto de haver muito menos jogos nas consolas Nintendo o que cria uma maior propensão e necessidade de uma pessoa apreciar mais o jogo. Todos nós tivemos aquele jogo que não era assim tão bom, mas jogámos centenas de horas porque não havia mais nada. O Sonic é um jogo que na Europa teve muito mais adesão, muito por causa da Genesis/MegaDrive, e se forem a ver, é considerado um jogo razoável pela imprensa americana. Mas para mim era espectacular e joguei horas e horas daquilo. E Mario so joguei em casa de amigos. Portanto o factor nostálgico de um Mario para mim é 0. Agora se as reviews dos jogos devem ter em conta o factor nostálgico ou não é outra conversa. Se trabalhasse na IGN, não seria eu a fazer a review do Mario de certeza porque, apesar de ser o mais imparcial, nunca joguei um Mario na vida e não tenho contexto.

E ainda outra coisa. Os jogos nintendo são riquissimos em termos de material de conversa. Seja pelas ideias originais, e gameplay inovador, ou pelos multiplayer mais acessiveis de hoje em dia. E num ecossistema como é o da imprensa americana quem que toda a gente joga tudo, e tens 20 gajos no escritório para discutir os segredos do zelda, ou para dar uns murros no Smash ou umas voltas no Kart, e aliado ao factor nostálgico que todos eles partilham, tens as condições necessárias para dares 9's e 10's, sem qualquer contestação dos teus editores ou sequer do resto da imprensa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por isso é que essas reviews deviam ser feitas por pessoas isentas, idealmente por alguém que nunca tenha jogado versões anteriores de modo eliminar por completo o factor nostalgia ou fanboyismo e assim o jogo levar com a nota que realmente merece e vale. 

Eu já não ligo às notas à muito tempo, porque podem por exemplo ser compradas. Prefiro ler a opinião da comunidade. 

Link to comment
Share on other sites

Isso não faz sentido nenhum. É como dizer que quem faz uma review de um filme nunca devia ter visto nada da mesma saga ou do mesmo realizador, ou que quem faz uma review de um livro também não devia ter lido nada do mesmo escritor. Não há reviews isentas. Há reviewers mais ou menos informados, cada um com a sua bagagem. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

33 minutes ago, Figos said:

Isso não faz sentido nenhum. É como dizer que quem faz uma review de um filme nunca devia ter visto nada da mesma saga ou do mesmo realizador, ou que quem faz uma review de um livro também não devia ter lido nada do mesmo escritor. Não há reviews isentas. Há reviewers mais ou menos informados, cada um com a sua bagagem. 

Eu disse idealmente. 

Mas os filmes anteriores de determinado realizador têm de influenciar a nota do seu mais recente filme? 

Estas a fazer uma review do filme, ou da carreira do realizador? 

Link to comment
Share on other sites

58 minutes ago, Revenge said:

Por isso é que essas reviews deviam ser feitas por pessoas...idealmente por alguém que nunca tenha jogado versões anteriores de modo eliminar por completo o factor nostalgia ou fanboyismo... 

lol... 

Que lógica da batata.

PS: vejam lá se agora não se pode responder a um post com um lol e este tem de ser apagado. 

Link to comment
Share on other sites

44 minutes ago, Mini0n said:

Da mesma maneira que afirmas que não há reviews isentas, tens de ter noção que o fanboyismo/nostalgia faz a sua parte em subir as notas.

Tal como podem fazer descer. O Mighty Number 9 por exemplo é um jogo mediano que foi completamente arrasado porque se esperava muito mais dele. 

23 minutes ago, Revenge said:

Eu disse idealmente. 

Mas os filmes anteriores de determinado realizador têm de influenciar a nota do seu mais recente filme? 

Estas a fazer uma review do filme, ou da carreira do realizador? 

Claro que têm. Se o Tarantino ou o Nolan começarem a fazer filmes "bonzinhos" são completamente trucidados por não fazerem jus à obra que já têm.

Tudo o que está para trás influencia, por isso é que o Star Wars VII por exemplo teve reviews altamente inflacionadas. 

Link to comment
Share on other sites

33 minutes ago, Kinas_ said:

lol... 

Que lógica da batata.

PS: vejam lá se agora não se pode responder a um post com um lol e este tem de ser apagado. 

Se contribuires de forma construtiva com uma opinião, se calhar tens mais sorte. 

Fim de off-topic. 

--/--

Tal como na indústria cinematográfica, este tipo de análise é sempre subjectiva e depende de quem a faz. 

Como exemplo, podem dar um salto à respetiva secção do jornal Público e verbas diferentes notas de diferentes críticos para o mesmo filme...

Acho que estás análises/reviews são sempre bem vindas, devendo ser tidas em conta com um grão de sal. 

Na prática algum de vocês usa as notas da imprensa especializada para comprar ou não um jogo? Se não usam, qual o ponto de discussão mesmo? 

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Figos said:

Tal como podem fazer descer. O Mighty Number 9 por exemplo é um jogo mediano que foi completamente arrasado porque se esperava muito mais dele. 

Claro que têm. Se o Tarantino ou o Nolan começarem a fazer filmes "bonzinhos" são completamente trucidados por não fazerem jus à obra que já têm.

Tudo o que está para trás influencia, por isso é que o Star Wars VII por exemplo teve reviews altamente inflacionadas. 

O filme em si tem de levar uma nota isenta e que reflita o valor do filme, independentemente de o realizador ter sido trucidado ou não por não fazer juz à qualidade dos anteriores filmes. 

Eu sei muito bem que se faz reviews baseadas pelo fanboyismo etc etc, mas por isso mesmo é que cago nas reviews. Se quero ter a noção do real valor de algo, vou procurar opiniões de quem jogou/viu. 

Link to comment
Share on other sites

52 minutes ago, Figos said:

Portanto, para ti as reviews têm de ser isentas, mas dizes que o que te interessa mesmo são as opiniões do público, ou seja, as menos isentas de todas.

Se leres varias opiniões, discussões, etc, seja no fnf, zwame ou noutro lado qualquer, não costumas tirar as tuas próprias ilações? 

Dou-te um exemplo muito rapido. O ME Andromeda tem um metascore de apenas 70. Levou por tabela por não ser tão bom como a triologia original. O @Jokeman por exemplo, após ler as reviews nunca na vida iria comprar o jogo. Saiu a versão pirata, decidiu experimentar e afinal o jogo até é bom ao ponto de comprar a versão original. Eu após ler tudo, até tiro a ilação que o jogo é melhor do que as reviews indicam. 

O Final Fantasy XV tem um metascore de 80. Se a saga FF fosse da Nintendo, secalhar tinha 95+ devido ao factor Nintendo. Mas isso tem ponta de lógica e é suposto ajudar os gamers? 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E vocês a darem-lhe com o factor Nintendo...chiça! O Factor Nintendo não existe! O Factor Nintendo é algo que vocês teimaram de inventar para justificarem a vocês próprios as notas altas que recebem jogos que não vos apelam! Eu detesto jogos de plataformas em 3D e não me ando por aí a queixar dos Ratchet e Clanks, ou dos Crash Bandicoots desta vida, por exemplo!

Queres vários exemplos de jogos da Nintendo ou 1st Party deles que foram merecidamente criticados pelos reviewers?

http://www.metacritic.com/game/wii/wii-music

http://www.metacritic.com/game/3ds/the-legend-of-zelda-tri-force-heroes

http://www.metacritic.com/game/wii-u/star-fox-zero

É que eu ainda percebia se estivéssemos a falar de jogos que não merecem estas pontuações, mas fdx, o Breath Of the Wild é até ao momento o Jogo do Ano e o Mario Kart 8 quando saiu para a Wii U, foi considerado o melhor Kart Racer até à data. Este é uma reedição que traz tudo o que o outro trazia e corrige algumas das falhas, sendo que continua com problemas em tudo o que é Multiplayer. A menos que eles falhassem e muito na parte técnica do jogo, estas notas eram mais do que esperadas!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem, voltando ao que interessa, se alguém quiser a versão digital por cerca de 49€, tem a Amazon Japonesa a vender a esse preço. Acabei de encomendar por lá. Se depois precisarem de guias, avisem :y: 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.