Jump to content

Perks
 Share

Recommended Posts

Sim, mas continuo a achar que um hub externo agregador é a melhor solução, neste caso o smartthings que dispensa outro hub tipo o Ikea, depois sim podes adicionar o hass se quiseres

Por exemplo o hub da xiaomi podes comprar por 20€ agregar ao HASS e juntar lá os sensores, mas neste caso só deles, mas os sensores deles são top

Eu tenho 3 tomadas deles, 2 sensores de movimento deles, uns 12 ou 13 sensores magnéticos de intrusão, 2 sensores de temperatura e humidade, duas cameras e 3 interruptores wireless com modo push e held

Depois tenho cenas de outras marcas, neo coolcam, orvibo e ikea.

 

A vantagem é que um único hub agrega tudo

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Não é assim, por exemplo as luzes do ikea usam zigbee ZLL e elas ligam ao hub, o hass comunica com o hub não com as lâmpadas

Sem hub não funcionam, no meu caso ligam ao meu hub, mas se queres juntar mais cenas zigbee tipo um interruptor tens de arranjar outro hub

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

39 minutes ago, Perks said:

Não é assim, por exemplo as luzes do ikea usam zigbee ZLL e elas ligam ao hub, o hass comunica com o hub não com as lâmpadas

Sem hub não funcionam, no meu caso ligam ao meu hub, mas se queres juntar mais cenas zigbee tipo um interruptor tens de arranjar outro hub

Eu sei, por isso é que comprei o gateway para as lâmpadas do Ikea.

Vou montar um sensor de ultra sons num outro raspberry p ex, para isso não preciso de hub para nada.

Não sei se conheces isto: https://github.com/kalliope-project/kalliope

E o Mycroft também é do género. Vou meter outro Zero com isso e ligar um micro e umas colunas bluetooth. Vamos lá ver como corre.

Edited by 2n2u
Link to comment
Share on other sites

Eu uso o Google assistant no telefone, fácil e barato

Penso que existe bridge para o HASS, por isso podes instalar no teu e começar a brincar

Também podes usar o tasker e a api

 

O sensor de ultra sons também podes comprar mais barato de certeza com um protocolo de automação, mas lá está ou tens hub de automação ou uma pen zigbee ou zwave na raspberry

De qualquer forma se vais fazer isso, mais vale olhares para o ESP8266 é muito mais barato

Existe uma enormidade de projectos com isso, aliás o sonoff usa isso ;)

Edited by Perks
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

a quem quiser começar nisto sem grande problemas

o hub da smartthings está com um desconto de 10GBP na amazon uk a 89,99GBP neste momento

https://www.amazon.co.uk/Samsung-F-HUB-UK-V2-SmartThings-Hub/dp/B01LY99EEL/ref=sr_1_1?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1493206115&sr=1-1&keywords=smartthings+hub

 

se tiverem duvidas disparem que no que puder ajudar, tento

Aproveitem o IRS :-.. 

 

 

 

por exemplo na Amazon Espanha o mesmo hub (só muda a tomada) está a 239EUR, por isso é de valor ;) 

https://www.amazon.es/Samsung-SmartThings-Hub-2nd-Generation/dp/B010NZV0GE/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1493206246&sr=8-1&keywords=smartthings+hub

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Fora do tema que vocês estão a falar, uma das grandes vantagens de vocês arranjarem maneira de medir o consumo global da vossa casa é poder programar o deslastre de cargas.

Por exemplo, entre outros equipamentos, em casa monitorizo e controlo alguns equipamentos grande consumo: AC da sala, AC do escritório, aquecedor a óleo, termoacumulador elétrico, máquina de lavar roupa e máquina de secar roupa. Tenho apenas 6.9 kVA de potência contratada. Como é óbvio não consigo ter isto tudo em simultaneidade. Tenho a seguinte programação no meu sistema:

  • Defini uma "potência de corte" de 6 kVA
  • Se atingir esses 6 kVA começa a desligar equipamentos pela ordem que eu defini.

No meu caso, na passada segunda feira vi isto "ao vivo" porque estava a ver a app do meu sistema. Com TE, placa e forno, excedi os 6kVA, desligou-me logo o TE. Não mandou a luz abaixo. Ao fim de x minutos voltou a liga-lo. Isto permite ter uma potência contratada inferior à que efetivamente precisava.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Archie said:

Fora do tema que vocês estão a falar, uma das grandes vantagens de vocês arranjarem maneira de medir o consumo global da vossa casa é poder programar o deslastre de cargas.

Por exemplo, entre outros equipamentos, em casa monitorizo e controlo alguns equipamentos grande consumo: AC da sala, AC do escritório, aquecedor a óleo, termoacumulador elétrico, máquina de lavar roupa e máquina de secar roupa. Tenho apenas 6.9 kVA de potência contratada. Como é óbvio não consigo ter isto tudo em simultaneidade. Tenho a seguinte programação no meu sistema:

  • Defini uma "potência de corte" de 6 kVA
  • Se atingir esses 6 kVA começa a desligar equipamentos pela ordem que eu defini.

No meu caso, na passada segunda feira vi isto "ao vivo" porque estava a ver a app do meu sistema. Com TE, placa e forno, excedi os 6kVA, desligou-me logo o TE. Não mandou a luz abaixo. Ao fim de x minutos voltou a liga-lo. Isto permite ter uma potência contratada inferior à que efetivamente precisava.

Que equipamentos usas para ver isso?

Link to comment
Share on other sites

Mas afinal quantos hubs tens? :-..

Tudo o que seja baseado em algum hub para já, não compro, dado que estou à espera que saiam coisas para o gateway do IKEA. Mas quem ainda não tenha nenhuma solução do género, são bons preços, aproveitem ;)

Link to comment
Share on other sites

Just now, Perks said:

Diz o que queres fazer, e o pessoal tenta ajudar-te

Por exemplo. Em casa dos meus pais o consumo de energia é enorme. A fatura mais baixa durante o ano é de 160€ - mês e no inverso já chegou aos 300€. O sistema que o Miguel falou é interessante. Sempre quis monitorizar os consumos, e se der para ele fazer o que diz melhor ainda. Assim, o que é que eu preciso para tal não tendo qualquer tipo de mensalidade como aquilo da EDP tem?

Link to comment
Share on other sites

para monitorizar os consumos o smartthings dá, sim

tens é de comprar vários módulos, dependendo do que queres e isso pode ficar carote

mas se é para isso, o teu amigo do eurox10 safa-te facilmente ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.