Jump to content

Perks
 Share

Recommended Posts

Existe um que se chama sonoff touch, é uma questão de ver se o código é compatível

http://s.aliexpress.com/2I3Qn63Y

 

 

 

Tens aqui o github do homeassistant para os sonoff (onde fala desse touch) que permite controlar com o homekit

https://github.com/KmanOz/Sonoff-HomeAssistant/blob/master/README.md

 

O home assistant fica num raspberry pi, que serviria de bridge (aconselho a ler porque já te disse que apple não será a minha onda) Mas o princípio deverá ser esse

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Já andava de olho nisto há uns tempos, tinha sido um lançamento em apenas 4 países, mas já está disponível em Portugal a linha Trådfri do ikea :clap: 

http://www.ikea.com/pt/pt/search/?query=Trådfri

 

Para quem quiser uma solução barata, têm aqui uma lâmpada que liga directamente com alguns hubs de automação :)

 

Link to comment
Share on other sites

já convenci a patroa que isto era indispensável ao bom funcionamento do sistema de iluminação lá de casa, hoje já vou passar no ikea :-..

Se alguém quiser que teste alguma coisa especifica sobre o funcionamento disto que avise 

Link to comment
Share on other sites

 

17 minutes ago, 2n2u said:

Comprei o gateway e uma lâmpada + dimmer. Depois é brincar com o raspberry :)

Boa, qual tens instalado no rpi? 

Acabei de meter umas tomadas xiaomi, são zigbee e funcionam top mesmo

Neste momento tenho 4 tomadas xiaomi com sensor de temperatura embutido, 1 tomada zwave, 3 botões wireless, 2 sensores de temperatura e humidade, 2 lâmpadas ikea, e 12 sensores magnéticos, está quase tudo que queria só me faltam 2 lâmpadas e uns switches para persianas e para a garagem :)

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, Perks said:

 

Boa, qual tens instalado no rpi? 

Acabei de meter umas tomadas xiaomi, são zigbee e funcionam top mesmo

Neste momento tenho 4 tomadas xiaomi com sensor de temperatura embutido, 1 tomada zwave, 3 botões wireless, 2 sensores de temperatura e humidade, 2 lâmpadas ikea, e 12 sensores magnéticos, está quase tudo que queria só me faltam 2 lâmpadas e uns switches para persianas e para a garagem :)

O meu Zero W queimou há uns tempos, mandei vir mais 2. Devo fazer algo do género do que está aqui:

https://learn.pimoroni.com/tutorial/sandyj/controlling-ikea-tradfri-lights-from-your-pi

Mandei tb vir uns relés, já vi que há uns ethernet, mas são super caros.

Edited by 2n2u
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho o smartthings, é perfeito para o que quero, num só hub tenho zigbee e zwave e não preciso de mais nenhum hub

Estou a pensar no futuro num pi zero para um MQTT server apenas, para juntar aparelhos de rede como TV, umas colunas mas mais para a frente só

Mas se fosse para uma solução como a tua talvez fosse melhor um rpi 3 com o HASS e uma pen zigbee e assim não precisas de hub externo

As lâmpadas, sensores etc juntavas tudo no mesmo hub e pronto, não era necessário um para as lâmpadas outro para os sensores etc

Link to comment
Share on other sites

Para quê gastar dinheiro num 3, o zero w faz tudo o que preciso :P

Para já só estou a pensar em luzes e relés, para poder controlar "on/off" do que quiser. Depois mais para a frente logo vejo se me dão jeito mais investimentos :-..

Link to comment
Share on other sites

O zero é curto para o HASS segundo li , e se vais comprar relés vais precisar de ter alguma coisa para os comandar

Anyway, se estiveres interessado nisso, dá uma olhadela aos switchs sonoff

Por 6€ compras um e porta-se lindamente com o HASS segundo vi ;)

https://www.itead.cc/sonoff-wifi-wireless-switch.html

Por esse preço compras no Aliexpress e já te safas

Dos sonoff encontras isso, duals, interruptores de parede etc tudo a preços convidativos nos chineses

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, Perks said:

O zero é curto para o HASS segundo li , e se vais comprar relés vais precisar de ter alguma coisa para os comandar

Anyway, se estiveres interessado nisso, dá uma olhadela aos switchs sonoff

Por 6€ compras um e porta-se lindamente com o HASS segundo vi ;)

https://www.itead.cc/sonoff-wifi-wireless-switch.html

Por esse preço compras no Aliexpress e já te safas

Dos sonoff encontras isso, duals, interruptores de parede etc tudo a preços convidativos nos chineses

HASS = Home Assistant? 

Em princípio só preciso de um servidor MQTT no raspberry para estes sonoff, mas tenho que investigar melhor.

Link to comment
Share on other sites

Ó fdx, através da localização do telefone ao detectar que estou a chegar a casa (ou a patroa) desliga o alarme, desactiva os sensores de movimento e de intrusão (ainda não abre a garagem, quando o jr me ensinar a montar essa merda vai fazê-lo), avisa quando está frio e liga o AC, se chegar de noite acende as luzes de acompanhamento, ao sair de casa através da localização activa o alarme, desliga as luzes e algumas tomadas (tipo dos repetidores do andar de cima), ajusta o nível de luz da lâmpada consoante as condições, desliga o carregador do telefone se estiver carregado, tenho as temperaturas de algumas divisões da casa, comando por voz remotamente, tenho consumos das tomadas com preço do que estou a gastar. Tenho interruptores portáteis, tenho um interruptor para a empregada para activar o alarme, tenho uma câmara com gravação quando detecta movimento, tenho logs de presença com horas de chegada ou saída. Recebo sms se houver movimento ou intrusão, se algum sensor disparar liga as luzes

Sei lá mais o quê punk

3 minutes ago, 2n2u said:

HASS = Home Assistant? 

Sim

5 minutes ago, 2n2u said:

HASS = Home Assistant? 

Em princípio só preciso de um servidor MQTT no raspberry para estes sonoff, mas tenho que investigar melhor.

Mas precisas dum front-end para ver o estado das coisas, daí o HASS

Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Perks said:

Ó fdx, através da localização do telefone ao detectar que estou a chegar a casa (ou a patroa) desliga o alarme, desactiva os sensores de movimento e de intrusão (ainda não abre a garagem, quando o jr me ensinar a montar essa merda vai fazê-lo), avisa quando está frio e liga o AC, se chegar de noite acende as luzes de acompanhamento, ao sair de casa através da localização activa o alarme, desliga as luzes e algumas tomadas (tipo dos repetidores do andar de cima), ajusta o nível de luz da lâmpada consoante as condições, desliga o carregador do telefone se estiver carregado, tenho as temperaturas de algumas divisões da casa, comando por voz remotamente, tenho consumos das tomadas com preço do que estou a gastar. Tenho interruptores portáteis, tenho um interruptor para a empregada para activar o alarme, tenho uma câmara com gravação quando detecta movimento, tenho logs de presença com horas de chegada ou saída. Recebo sms se houver movimento ou intrusão, se algum sensor disparar liga as luzes

Sei lá mais o quê punk

Sim

Mas precisas dum front-end para ver o estado das coisas, daí o HASS

Comprei 3 sonoff no ebay, vamos lá ver se corre bem a coisa :D

Link to comment
Share on other sites

LOL és pior do que eu

8 minutes ago, PunK_BoY said:

Mas por exemplo. Para acender luzes e isso o que é preciso?

Depende, se for para lampadas apenas a solução do ikea funciona muito bem.

Compras o hub, a lâmpada (eles têm e27 de cor única ou de várias cores, e14 e gu10), instalas a aplicação e pronto, mas se estás a pensar em integrar mais coisas futuramente, entra ficas melhor servido com um hub tipo fibaro ou smartthings e ir integrando o que quiseres depois (persianas, garagem, sensores etc), se estiveres a pensar em meter as mãos à obra raspeberry e vais adicionando uma pen zigbee ou zwave, ou fazes como o 2n2u

A tua imaginação é mesmo o limite

6 minutes ago, 2n2u said:

Comprei 3 sonoff no ebay, vamos lá ver se corre bem a coisa :D

Manda o link já agora, e não te esqueças que vais precisar de flashar isso acho eu

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Perks said:

LOL és pior do que eu

Depende, se for para lampadas apenas a solução do ikea funciona muito bem.

Compras o hub, a lâmpada (eles têm e27, e14 e gu10), instalas a aplicação e pronto, mas se estás a pensar em integrar mais coisas futuramente, entra ficas melhor servido com um hub tipo fibaro ou smartthings e ir integrando o que quiseres depois (persianas, garagem, sensores etc) 

A tua imaginação é mesmo o limite

Manda o link já agora, e não te esqueças que vais precisar de flashar isso acho eu

Já está tudo pensado:

https://github.com/tzapu/SonoffBoilerplate

https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota 

:P

Ebay: http://www.ebay.com/itm/222280372339

Em principío devo conseguir fazer as trapalhadas todas que tenho na cabeça, integrei um raspberry w dentro de uma máquina de café da delta, a controlar aquela treta toda, por isso acho que me devo safar com os Sonoff :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.