Jump to content

Filtro de partículas obrigatório nos motores a gasolina


AndreCra
 Share

Recommended Posts

O Filtro de Partículas, até aqui tecnologia reservada aos motores Diesel, vai passar a ser obrigatório nos motores a gasolina, a partir de setembro de 2017. O objetivo é óbvio: reduzir as emissões de gases poluentes.

A medida, determinada pela União Europeia, faz parte da chamada norma Euro 6c, que impõe uma redução das partículas emitidas pelos motores a gasolina para um décimo dos valores atuais.Este é um forte revês para os fabricantes, que esperavam que a introdução fosse adiada para 2019, e a ACEA (Associação de Fabricantes de Automóveis na Europa) já veio dizer que o tempo para proceder a esta alteração é demasiado curto.

A Comissária responsável por esta área, Elzbieta Bienkowska, explicou que “os fabricantes devem começar já a desenhar os seus automóveis para emissões de partículas mais baixas, e introduzir os filtros necessários nos carros a gasolina que são já amplamente utilizados nos diesel”.A origem da decisão está, além da possibilidade de voltarem a surgir softwares de alteração de emissões, o facto dos novos motores a gasolina com injeção direta emitirem, segundo estudos, dez vezes mais partículas nocivas do que os motores mais antigos.

Atualmente, o único modelo a gasolina que utiliza Filtro de Partículas é o Mercedes S500, o que acontece desde 2014, embora a marca alemã já tenha confirmado que irá introduzir gradualmente esta tecnologia noutros motores.Também o Grupo Volkswagen anunciou que irá equipar, progressivamente, os motores TFSI de filtros de partículas, a partir de meados do próximo ano.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tipicamente um filtro de particulas necessita de fazer a regeneração para que não fiquem residuos acumulados. Ao fazeres viagens de poucos km, a regeneração não é feita porque não chega a ser atingida a temperatura minima necessária para que tal aconteça. Essa não regeneração poderá no futuro causar problemas. 

Essa é uma das razões de não ser aconselhado comprar um carro a Diesel para quem faz poucos quilómetros.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.