Jump to content

SSD Novo


Worm
 Share

Recommended Posts

4 minutes ago, PunK_BoY said:

Ok. É porque saiu então esta semana. ;)

Qual é a versao que tens ? É que isto nao tem opções nenhumas tirando o RAPID.

Edited by Worm
Link to comment
Share on other sites

Magician 5.0 is more streamlined with fewer features than the previous versions. The OS Optimization, Over Provisioning, and Data Security tabs/features have been taken out. Additionally, the Performance Optimization section as well, unless you have a Samsung 840 or 840 EVO series SSD. If you do, then the Performance Optimization feature will be available to you, but may require you to update your SSD’s firmware first.

 

 

Link to comment
Share on other sites

No próximo meeting já tenho quem me pague o almoço :-..

No próximo meeting já tenho quem me pague o almoço :-..

Mesmo assim com o mesmo disco e incrível como uma board diferente pode causar um gap tão grande entre o teu e o meu.

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, PunK_BoY said:

No próximo meeting já tenho quem me pague o almoço :-..

No próximo meeting já tenho quem me pague o almoço :-..

Mesmo assim com o mesmo disco e incrível como uma board diferente pode causar um gap tão grande entre o teu e o meu.

Não será por n ter o op?  Ou talvez só ter 4 gb de RAM sempre nos 80% tb deve afectar. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Mini0n said:

A Samsung removeu o OP porquê? Isso não melhora a performance e dá mais longevidade ao disco?

Supostamente,  a própria Samsung se pesquisares  tem um PDF a dizer que deve ser feito. E a explicar como,  por isso também não percebo. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Worm said:

Sim.  Pá fazeres o op é que precisas da versão anterior. 

Eu comprei o disco em Maio deste ano e acho que nunca actualizei o Magician, a não ser que ele tenha actualizações automáticas. Quando chegar a casa tenho de ver. :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, Mini0n said:

Eu tenho a mesma versão que o Punk e diz lá isso na parte do OP. É um bocado absurdo removerem uma feature (ou a opção de a ter) se ela só faz bem...

Na é feature nenhuma, basta manter uma certo % livre e presto tendes o vosso OP.

O que acontecia era ppl a queixa-se de que ficava com os discos mais pequenos e não percebia o que aquilo fazia.

 

Quanto ao RAPID, outro wonder do marketing da Samsung, em alguns casos torna o sistema mais lento pois o OS tem que ir a RAM ver se o file está lá se não estiver vai ao disco, não há milagres o SATA 3 apenas tem bandwdith de 6Gb/s que são 750MB/s, se querem algo mais rápido tem que comprar um M2 NVME como o 950pro, mas mesmo esses em cenários de vida real não são assim tam rápidos pois o que é mais percetível é o 4k random write/read

 

 

Link to comment
Share on other sites

Já agora, pode ter interesse para alguém:

Quote

Como activar o TRIM nos discos SSD do Windows 10

Tudo o que possa ser usado nos sistemas operativos para melhorar a performance geral é benéfico para os utilizadores. Todas as pequenas melhorias e as optimizações devem por isso ser activadas.

O Windows 10 tem alguns truques escondidos que podem e devem ser explorados e hoje vamos debruçar-nos sobre os discos SSD e o TRIM, que devem ter activos.

Esta dica que hoje vos trazemos, a activação do TRIM, pode aumentar a vida do vosso disco SSD e, ao mesmo tempo, garantir um maior desempenho. É um processo totalmente automático e que activa apenas uma vez no Windows 10.

O TRIM surgiu com discos SSD e permite que o sistema operativo informe o disco de quais os blocos que entende que não estão a ser usados, tratando o disco de os libertar e eliminar os dados que lá estão.

Terminal de DOS, a única ferramenta que necessitam

Para tratarem de todas as operações relacionadas com o TRIM, os vossos discos SSD precisam apenas de ter um terminal de DOS acessível, com a particularidade de ter permissões de administração.

TRIM disco SSD

Escrevam na caixa de pesquisa o comando CMD e vão ver surgir a aplicação Linha de comandos. Cliquem-lhe com o botão direito do rato e escolham a opção Executar como administrador.

Verificar se tem o TRIM activo no Windows 10

O primeiro passo lógico neste processo é verificarem se o sistema operativo tem já o TRIM activo e se necessita ou não de ser activado. Para isso devem usar a janela de DOS que abriram antes e executem o seguinte comando:


fsutil behavior query DisableDeleteNotify

TRIM disco SSD

O resultado esperado é que o valor de DisableDeleteNotify seja igual a zero (0), o que indica que o TRIM está activo no Windows 10 e que por isso não se precisam de preocupar.

Activar o TRIM no Windows 10

Na eventualidade do resultado do comando anterior não ser igual a zero, existe a possibilidade de activar o TRIM manualmente. Para isso precisam de usar a mesma janela de DOS, com permissões de administração, e executar o seguinte comando:


fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

TRIM disco SSD

Depois de executado o comando, vão ver surgir o resultado DisableDeleteNotify = 0, o que significa que o TRIM passou a estar activo no Windows 10 e que o vosso disco SSD está agora protegido e optimizado.

Desactivar o TRIM no Windows 10

Na eventualidade de necessitarem de desligar o TRIM, o Windows 10 disponibiliza uma forma de o fazerem. O comando a usar no DOS é similar ao de activação, mas o valor final é 1. Usem o seguinte comando:


fsutil behavior set DisableDeleteNotify 1

TRIM disco SSD

Neste caso o resultado do comando será DisableDeleteNotify = 1, o que indica que o Windows 10 está sem o TRIM activo e o vosso disco não está optimizado.

Lembrem-se que apenas devem usar estes comandos se o vosso PC tiver um disco SSD. Caso usem um disco mecânico não vão ter qualquer melhoria no Windows 10 e no vosso sistema.

O TRIM foi criado para melhorar a performance dos sistemas e aumentar a vida dos discos, ao realizar todos os processos de limpeza de lixo e informação desnecessária que possa existir.

 

Link to comment
Share on other sites

On 12/10/2016 at 6:23 PM, hellspinner said:

Quanto ao RAPID, outro wonder do marketing da Samsung, em alguns casos torna o sistema mais lento pois o OS tem que ir a RAM ver se o file está lá se não estiver vai ao disco, não há milagres o SATA 3 apenas tem bandwdith de 6Gb/s que são 750MB/s, se querem algo mais rápido tem que comprar um M2 NVME como o 950pro, mas mesmo esses em cenários de vida real não são assim tam rápidos pois o que é mais percetível é o 4k random write/read

 

 

É isto... Isso dos 4GB/s é fogo de vista. Os melhores discos M.2 mal chegam aos 2GB/s e é literalmente o melhor que existe.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.