Jump to content

The Last of Us Part II


DSR
 Share

Recommended Posts

Eu ainda não acabei. Estou com cerca de 17 horas em Hard e tenho jogado todas as noites. 

Não consigo meter muitas horas por dia porque tenho de esperar que o puto vá para a cama. Ele adora ver-me jogar, mas este jogo é demasiado pesado. Acabo por meter 2-4 horas por dia e ontem não joguei por ser São João. 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, dastinger said:

Eu ainda não acabei. Estou com cerca de 17 horas em Hard e tenho jogado todas as noites. 

Não consigo meter muitas horas por dia porque tenho de esperar que o puto vá para a cama. Ele adora ver-me jogar, mas este jogo é demasiado pesado. Acabo por meter 2-4 horas por dia e ontem não joguei por ser São João. 

Como é em Hard?

Eu estou a jogar em moderate e já acho que há muitos poucos tools' parts e pills disponíveis para upgrades. E vasculho tudo que é sitio. Já encontrei vários workbenches, mas é frequente chegar lá e não conseguir fazer nada com as parts que tenho.

Nesta dificuldade, e com um dos upgrades de survivability, noto é que posso ir à Rambo que não morro facilmente (vs humans).

PS: Vou com 11h de jogo e 84 treasures collected.

Link to comment
Share on other sites

Noto precisamente o mesmo. Encontro mesmo muito pouca coisa. Quase nunca tenho balas e acontece-me muito chegar aos workbenches sem parts. E também sou como tu, não passo uma área sem virar aquilo do avesso. 

No entanto, considero as lutas com humanos muito mais frustrantes do que com infectados. As partes que mais repeti foram sempre contra humanos. 

Eu jogo sempre tudo em Hard porque gosto do desafio mas, principalmente, para o jogo durar mais.

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já acabei.

O jogo é melhor que o primeiro. Mas a história não. Tem vários problemas.

Depois elaboro quando mais gente acabar.

Posto isto, depois de ver o que enfureceu a malta da internet, percebo o sentimento. Há claramente uma mensagem que é reforçada incessantemente. Mas não tenho paciência para malta que não sabe lidar com opiniões diferentes da sua.

Não é preciso concordar com os artistas para apreciar a sua arte. E por mais que não gostem da história, isto é um jogo e não um livro. Há mais coisas para além da narrativa.

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, EsCk said:

Como é em Hard?

Também joguei em Hard, mas este tipo de jogos gosto de jogar sempre em Stealth. Existiu bastantes áreas que nem matei toda a gente.
Só usei munição quando não tinha outra hipótese.

Se o estilo de jogo for à Rambo, em Hard deve ser bastante complicado.

50 minutes ago, cursed said:

O jogo é melhor que o primeiro. Mas a história não. Tem vários problemas.

Considero que o 1º é melhor jogo que este 2º por essa mesma razão, a historia é superior. Seja como for, este continua a ser um jogo de uma qualidade que há muito poucos.

50 minutes ago, cursed said:

Posto isto, depois de ver o que enfureceu a malta da internet, percebo o sentimento. Há claramente uma mensagem que é reforçada incessantemente. Mas não tenho paciência para malta que não sabe lidar com opiniões diferentes da sua.

Sim, também achei a mensagem demasiado forçada, mas decidi ignorar por completo esse tema na hora de dar pontuação ao jogo. Acho que não influenciou a qualidade do jogo e os temas fluiram bem.

Spoiler

Temos a Ellie que é Lesbica e começa uma relação com a Dina que é Bisexual.
A Dina está gravida e matam o Jesse que é o Pai, deixando caminho aberto para uma família uni-sexo a cuidar de um bebe. 
Depois tens o Lev que é um transexual perseguido por um culto e a Abby que é uma mulher com mais cabedal que a maioria dos homens.
Depois em termos de inimigos, apanhas mais vezes mulheres com enorme cabedal que andam com o martelo, do que homens.

Acho que nada disso influencia a historia, mas as maiores criticas que vou lendo na net é que é uma agenda politica forçada do Neil.

 

Link to comment
Share on other sites

Spoiler

Foi um jogo feito para os amigos do Twitter. Para reforçar a mensagem LGBT do costume. Como já referi sobre o vídeo da alanah.

Enquanto o primeiro te faz questionar definições de moralidade, e tem uma mensagem que permanece connosco até hoje, o segundo vem se com racism bad, slavery bad, transphobia bad, misogyny bad, homophobia bad, revenge bad, killing bad, etc.

I get it. Is there something else?

Quando digo o jogo, digo tudo o que não é o "filme". Gameplay, gráficos, som, etc

No geral, o jogo original é Masterpiece, e este é de bom a muito bom consoante a vossa apreciação da história.

Para quem acabou o jogo:

 

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

11 minutes ago, Revenge said:

Também joguei em Hard, mas este tipo de jogos gosto de jogar sempre em Stealth.

Também jogo em stealth, sempre que possível. Aliás, não fosse isso e jogar em Hard seria muito mais frustrante. Ainda assim, há áreas que estão claramente desenhadas para ser quase impossível fazer stealth. Estamos cercados de inimigos e são às dezenas.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, dastinger said:

Também jogo em stealth, sempre que possível. Aliás, não fosse isso e jogar em Hard seria muito mais frustrante. Ainda assim, há áreas que estão claramente desenhadas para ser quase impossível fazer stealth. Estamos cercados de inimigos e são às dezenas.

A táctica é guardar as munições para essas secções que é basicamente impossível fazer stealth. 

Também houve secções que foi fugir, fugir e fugir :-..

 

 

Link to comment
Share on other sites

Contra os humanos tenho jogado um bocado ao estilo de guerrilha.. Uso montes de traps e hit and run. Mas limpo as áreas todas, até para depois ter todo o tempo do mundo para vasculhar todos os cantos :-.. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ainda não cheguei ao fim. Vou com umas 20h. Mas já tenho algumas coisas que me chateiam no jogo e para já, acho que está muito aquém do primeiro.

Detalhe em spoiler - warning: wall of text

História

A história está boa, mas não gosto da abordagem que a ND escolheu para a narrativa. Fazer duplo loop, quase do inicio ao fim, com duas personagens, é um bocado exaustivo. Ainda para mais com flashbacks de ambos os lados da narrativa.

Até se acompanha bem, mas é estranho e causa confusão.

Percebo que a ideia deles é basicamente mostrar os dois lados da mesma moeda para dar a entender o principio "cause and effect". Mas a abordagem não me convence.

Por outro lado, todas as personagens do jogo têm personalidades e histórias extremamente bem construídas. Acho que ainda não me deparei com uma única personagem em que achasse que a ND se desleixou para a caracterização dela. Grande trabalho aqui.

Mecânicas e jogabilidade

É o grande ponto fraco do jogo. Não traz nada de inovador. E mesmo em relação ao primeiro jogo, de há quase 7 anos atrás, só tem umas 3 features novas, sinceramente.

Scavenging e looting é atroz. Estou a jogar em Moderate e estou-me a ver à rasca para fazer upgrades, seja da personagem seja das armas. Às vezes dou por mim 10 minutos a ponderar que upgrade devo optar, porque já sei que o próximo upgrade só vou conseguir daqui a 2 horas. E estou a "perder" imenso tempo a vasculhar todos os cantos dos mapas (btw, é um dos pontos fortes do jogo). Quantas vezes também abro gavetas para ver tudo vazio e pensar "se estivesse a jogar no modo mais fácil se calhar tinha aqui qualquer coisa para apanhar".

E já vi que há achievements para fazer todos os upgrades (armas e characters) e sinceramente, deve ser impossível conseguir fazer isso numa única playthrough em moderate. Tem que ser impossível. Quando acabar o jogo vou googlar o que o pessoal diz sobre isto, mas ou o jogo tem um New Game+ para se fazer nova playthrough com os upgrades já desbloqueados, ou então só jogando em easy.

E ainda sobre o sistema de upgrades, irrita-me ter que fazer a mesma merda com a Abby. Fica-se com a sensação que a meio do jogo, em vez de sentirmos que temos cada vez mais coisas ao nosso dispor por causa de todos os unlocks, temos que voltar a fazer tudo desde o inicio. Ok, alguns upgrades são distintos para cada personagem, mas metade ou mais de metade é comum.

A sério, precisar de no mínimo 30 parts para um weapon upgrade, quando só se encontra apenas uma unidade às vezes, é desesperante. Tal como encontrar workbenches para ter 0 upgrades disponíveis. Super frustrante.

O movimento dos personagens também é mau... bastante mau. A única coisa satisfatória para mim é ir a correr de cover em cover e carregar no prone para nos atirarmos para o chão em stealth. O sway de todas as armas (sem o stability upgrade) não faz sentido nenhum. Supostamente isto é gente que tem mais que treino e experiência a disparar armas. Porque é que há um sway tão grande? Pelo menos metam hip-fire no jogo para as 2 handed weapons e reduzem o random sway mas diminuem também a accuracy. As duas coisas a prejudicar é que não. As shooting mechanics são más por causa disto.

Dificuldade

A jogar em moderate, só posso dizer que os inimigos humanos têm uma pontaria do crl lol. E se não for headshot, precisam sempre de 3 balas para morrer (exceto se usarmos um dos handcannons). Os infected também são bastante agressivos.

No geral, não tenho criticas a apontar aqui. Só me deparei com uma situação que tive que repetir várias vezes para conseguir passar (quando a Abby encontra os dois Scars renegados e fica trancada num espaço relativamente pequeno, e somos  forçados a lutar contra 3 clickers e um shamler ou lá como se chama.. foi fdd passar isso porque entrei na zona com muita pouca ammo mesmo).

Mapas/níveis

De longe o ponto forte do jogo. Level design muito bom. Montes de espaços para investigar, pequenas áreas alternativas que se tornam em arenas de luta, espaços interessantes e diversificados, muito diversificados.

A única critica é que é pena o jogo ser 90% às escuras e temos que andar sempre com a lanterna ligada. Às vezes gostava que o houvessem mais momentos de dia.

 

Link to comment
Share on other sites

Acabei ontem o jogo.

Spoiler

 

Storytelling inacreditável. A narrativa do jogo está a um nível que eu nunca tinha visto num jogo e a Naughty Dog está a melhorar nesse aspeto a cada jogo. A nossa percepção das personagens em constante mudança, tentei várias vezes adivinhar o que ia acontecer a seguir e acabava quase sempre por falhar, o desenrolar das situações estava extremamente bem montado. Ainda assim, parece que se perderam a meio da história. 

Se, por um lado, é quase impossível encontrar um jogo puramente story driven (sem side missions e tretas cansativas) que dure cerca de 24 horas a terminar, por outro parece que esticaram tanto a corda que acabou por ficar demasiado comprido. O TLOU 1 e o Uncharted 4 deixaram-me aquele nó na barriga, cheio de pena por acabar, a querer jogar mais e a querer continuar a fazer parte da vida daqueles personagens. Este não... Fiquei com a satisfação de ter jogado um dos melhores jogos de sempre, mas o final não teve um grande impacto emocional em mim.

Eu não concordo com o EsCk quando diz que a perspetiva da Abby é cansativa. Acho que se fosse muito curta, nós não criávamos empatia suficiente com ela e isso é muito importante. Acho que é o que a ND fez melhor. Criou o equilíbrio perfeito para, no final, não querermos nem a Abby nem a Ellie mortas. Fez-nos perceber perfeitamente o ponto de vista e motivações de ambas. 

Por outro lado, acho que faltam partes verdadeiramente felizes ao jogo. O 1 teve um prólogo mesmo pesado, mas todo o jogo (até ao final) tinha uma atmosfera mais positiva. Estávamos a jogar para chegar a um objetivo que iria salvar o mundo. E o final quebra isso tudo, mas não afetou a perspetiva mais positiva. Este argumento parece que foi criado para criar momento atrás de momento triste e pesado, sem sequer haver um final verdadeiramente satisfatório. 

Quanto às mecânicas, completamente de acordo. Há coisas muito melhores que o 1 (nadar, por exemplo), mas no geral não evoluiu muito. Quanto ao scavenging e a dificuldade em encontrar tools e balas etc, adorei isso. Percebo que seja cansativo para alguns, mas eu gosto da dificuldade que isso adiciona ao jogo. 

Dou-lhe 18/20. 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hm. Não vou fazer wall of text, vai um tópico de cada vez.

Storytelling:

Spoiler

Acho precisamente o contrário. Foi o pior storytelling da ND desde do primeiro uncharted. Não que a história seja a pior, mas a maneira como foi contada serve apenas para manipular a audiência.

E não tenho nada contra manipulação da audiência. O primeiro jogo acaba com o jogador a assassinar os "bons da fita".

Mas neste jogo é mesmo óbvio e barato.

Lembras-te do cão que mataste de forma violenta no aquário (e que no meu caso já não era o primeiro, nem o segundo, nem...), brinca com ele agora. Que cão adorável.

A tua namorada está grávida do ex. Olha, mata aqui esta grávida (que passa o jogo inteiro visivelmente grávida menos na morte), que se vai a ver também tem o seu triângulo amoroso com a outra protagonista.

Alguém tortura e mata o Joel à tua frente. Bad woman. Ah, era a filha de um médico random do primeiro jogo que levou um balásio na testa.(vamos só esquecer que o Joel matou centenas de pessoas durante a viagem). E esse médico era aparentemente o único capaz de produzir a cura, e a melhor pessoa do mundo que salva zebras e afins.

Agora a firefly do primeiro jogo que o nome me escapa é aparentemente contra matar a Ellie e curar a humanidade. Passar as "culpas" da mulher preta para o médico branco não me faria confusão normalmente, mas neste jogo dedicado à mulher, parece-me demasiado conveniente.

O primeiro jogo foi sobre uma pessoa completamente destruída pelo mundo, que ao conhecer uma criança LGBT e viajar com ela, defrontando inimigos, resolvendo problemas, vencendo os próprios medos, descobrindo o mundo, vivendo aventuras, redescobre a sua humanidade. A parte da Abby é igual.

E como esta situação há muitas outras. O maior problema foi mesmo o uso e abuso dos flashbacks. E flashbacks dentro de flashbacks. Só para manipular e confundir a audiência. 

Próximo episódio: História, o sofrimento da mulher e a estupidez da Ellie 

 

 

 

31 minutes ago, Stone said:

Queres dar uma nota sem spoiler? Ainda não vi nenhum spoiler até agora.

"18/20 Storytelling inacreditável" - dastinger 

Edited by cursed
Link to comment
Share on other sites

On 6/28/2020 at 1:12 PM, cursed said:

Hm. Não vou fazer wall of text, vai um tópico de cada vez.

Storytelling:

  Hide contents

Acho precisamente o contrário. Foi o pior storytelling da ND desde do primeiro uncharted. Não que a história seja a pior, mas a maneira como foi contada serve apenas para manipular a audiência.

E não tenho nada contra manipulação da audiência. O primeiro jogo acaba com o jogador a assassinar os "bons da fita".

Mas neste jogo é mesmo óbvio e barato.

Lembras-te do cão que mataste de forma violenta no aquário (e que no meu caso já não era o primeiro, nem o segundo, nem...), brinca com ele agora. Que cão adorável.

A tua namorada está grávida do ex. Olha, mata aqui esta grávida (que passa o jogo inteiro visivelmente grávida menos na morte), que se vai a ver também tem o seu triângulo amoroso com a outra protagonista.

Alguém tortura e mata o Joel à tua frente. Bad woman. Ah, era a filha de um médico random do primeiro jogo que levou um balásio na testa.(vamos só esquecer que o Joel matou centenas de pessoas durante a viagem). E esse médico era aparentemente o único capaz de produzir a cura, e a melhor pessoa do mundo que salva zebras e afins.

Agora a firefly do primeiro jogo que o nome me escapa é aparentemente contra matar a Ellie e curar a humanidade. Passar as "culpas" da mulher preta para o médico branco não me faria confusão normalmente, mas neste jogo dedicado à mulher, parece-me demasiado conveniente.

O primeiro jogo foi sobre uma pessoa completamente destruída pelo mundo, que ao conhecer uma criança LGBT e viajar com ela, defrontando inimigos, resolvendo problemas, vencendo os próprios medos, descobrindo o mundo, vivendo aventuras, redescobre a sua humanidade. A parte da Abby é igual.

E como esta situação há muitas outras. O maior problema foi mesmo o uso e abuso dos flashbacks. E flashbacks dentro de flashbacks. Só para manipular e confundir a audiência. 

Próximo episódio: História, o sofrimento da mulher e a estupidez da Ellie 

 

 

 

"18/20 Storytelling inacreditável" - dastinger 

Spoiler

 

Eu concordo com quase tudo o que escreveste, mas há muita coisa que não iríamos reparar se não soubéssemos de antemão como o Druckman é nessas merdas com as ideias in your face dele. 

Depois, continuo a dizer que o storytelling está excelente. A história é que não está muito boa. A narrativa conseguiu influenciar-nos ao longo de todo o jogo e isso, para mim, de forma barata ou não, é um bom storytelling. A história foi o problema. E a forma como foram esticando, esticando, esticando... Eu acabei o jogo e foi um género de vazio. O sentimento foi de que joguei um jogo excelente a quase todos os níveis, mas que deixou um vazio no final. Eu nem sabia bem o que pensar do jogo quando terminei. E passados estes dias, apetece-me baixar para um 16 ou 17/20. 

Ainda hoje vi o PewDiePie a acabar o jogo e foi tal e qual a reação que eu tive. E o facto disto ser o jogo mais esperado da geração para mim também não ajudou, obviamente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Spoiler

Ele falha aí numa coisa muito importante. A Abby matou o Joel e o Jesse. E ele diz "That's the woman who killed most of your [Ellie] friends". Nope... a Ellie foi muito pior no que fez durante todo o percurso de vingança a nível de mortes.

De resto, exatamente o que eu disse. Storytelling/narrativa espetacular, inigualável. A nossa percepção sempre em constante alteração, ainda que com truques fáceis. O problema é a história e a forma como a esticaram até ao infinito para dar um final de merda... ou pelo menos um final que, já que era para ser assim, que já tivesse acontecido mais cedo. É que nem é feliz/satisfatório a nível emocional.

 

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.