Jump to content
Diogo Correia

Dúvida Programação em Python

Recommended Posts

Entrei este ano na FCTUC em Engenharia Informática. No secundário não tive bases nenhumas de programação. Ando a aprender agora a programar em linguagem Python e estou com muitas dificuldades.Queria saber se é normal e se me podem dar algumas dicas de onde e como posso aprender mais sobre programar em linguagem Python.Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites
HERiTAGE    2,244

Aparte de cursos e livros "for dummies":

Simplesmente faz a pergunta do que queres fazer no google. Se souberes colocar a pergunta, normalmente obtens respostas ao que pretendes no stackoverflow e afins.

Antigamente isto era virtualmente impossível (no meu tempo, não havia a quantidade de respostas a um sem número de questões que existe hoje em dia, já para não falar na quantidade de pessoas que hoje em dia programa).

Eu já tinha background de programação qd experimentei o python, mas a maneira como eu fui introduzido ao python foi ter que programar um parser de um ficheiro de dados em ascii (output de um programa). O parser tinha que ler, filtrar e exportar os dados do ficheiro para uma tabela. A quantidade de dados facilmente ultrapassava 1 milhão de entradas, com várias colunas (cada uma com header) ptt tinha que ser qq coisa que para além de funcionar, tinha que ser rápida a executar.
Uma cena não muito complicada, mas que acho ter sido um bom primeiro passo.

Estou a dar este exemplo pq acho que é um bom método para iniciares.

Primeiro arranja uma ideia de programa. Nada de muito extravagante... Só qq coisa que abranja mais ou menos o tipo de coisas que vais mexer com mais regularidade.
Operações de strings, estruturas de dados, operações de matrizes, quais as diferenças entre listas e matrizes, etc, etc, são coisas que para mim são muito relevantes e por isso o parser ajudou. Tenta arranjar algo mais ou menos semelhante para o teu caso em particular.
Depois foi começar do 0 e ir perguntando ao google sempre que encravava.

Se complementares isso com as sugestões do resto da malta, acho que não há razão para teres problemas.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
BooM    101

Para python usei e gostei bastante dos cursos na udacity. Penso que ainda sejam grátis com a possibilidade de comprares um nanodegree.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
invaderhd    166

Já testei Python à uns anos ultimamente é só PHP, e javascript. Python é brutal porque o código fica bastante limpo. Acho que o melhor que tens a fazer sobretudo se não sabes o básico de programação  (no fim de saberes programar bem em qualquer linguagem é muito mais simples aprenderes outras) é começares com esses tutoriais básicos que andam ai na net. Mas não percas demasiado tempo com isso porque uma cena é a programação "teórica" outra é realmente fazer alguma coisa útil.

Pensa em algo que queiras fazer e começa a tentar fazer, ai é que te vai aparecer aqueles problemas que não vêem exatamente iguais nos livros e é ai que começas a aprender a sério. Quanto tiveres duvidas procura na net o stackoverflow é provavelmente o melhor amigo de qualquer programador, seja em que linguagem for. 

Em último caso pergunta aqui alguém deve conseguir-te dar uma ajuda ou meter-te no caminho correcto. Se precisares de ideias de programas ou mesmo sites para fazer diz que alguém dá-te aqui ideias de certeza. Sim Python é brutal porque tanto podes fazer um programa para correr num pc como podes fazer um site.

Já agora escolheste Python porquê?

Share this post


Link to post
Share on other sites
HypNo    1,279

Bem para além do tutorialspoint, codeacademy e outros que já existem tens também uma plataforma de aprendizagem de python feita por alunos do DEI: https://academy.dei.uc.pt

No inicio do curso também tive algumas dificuldades mas com vontade e trabalho vais lá. Para estudares para os testes e exames, aconselho-te a seguir o blog do Prof. Ernesto Costa, tem lá inúmeros exemplos e até exercicios de exames passados. https://programacaocompython.blogspot.pt/

Ah e por nada deste mundo lhe peças o livro dele em formato digital, estas automaticamente chumbado.

Boa sorte.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Thegal    39

Eu segui este guia do principio ao fim:

http://openbookproject.net/thinkcs/python/english3e/index.html

E achei muito bom! 

Cada capítulo tem uma série de exercícios no fim para o qual não oferecem solução (se bem que encontras se procurares no google). E aconselho mesmo a resolveres todos, porque acho que é com estes exercícios que se aprende a sério.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×