Jump to content
  • 0

Automatizar telnet a várias máquinas


Ovelha
 Share

Question

Olá pessoal,

O meu problema:

Tenho de me ligar por ssh (via putty) a uma máquina. Depois tenho de entrar por telnet em 200 maquinas e correr um comando.

Exemplo:

1-ssh para o server

2- telnet maquinaA

3- password

4- correr o ifconfig

5-sair (comando exit)

6-telnet maquinaB

7-password

8-correr o ifconfig

9-sair (comando exit)

10-telnet maquinaC

...

Sabem como posso automatizar isto? Os meus conhecimentos de programação são minimos e não estou a conseguir... Um copy paste de todos os comandos ao mesmo tempo já vi que não funciona :)

Já tentei com o extraputty, mas adicionar os comandos todos para cada máquina vai-me dar um trabalhão e o comando exit, sai-me do programa em vez de sair da sessão telnet...

Obrigado desde já!

Link to comment
Share on other sites

19 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Olá,

Obrigado pelas respostas.

Sendo isto para o trabalho, matlab está fora de questão. O Terminator, sendo Linux (o meu laptop do trabalho é windows), também está para já fora de questão.

 

Em relação ao Python, já estive a investigar e é uma possibilidade. A minha dificuldade neste momento está em correr as sessões telnet dentro da sessão ssh...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não. A última coisa que quero é modificar algo na máquina remota. quero fazer tudo/ ter tudo no meu PC.

Claro que preferia também não ter de instalar nada no PC, mas isso será dificil de conseguir.

Edited by Ovelha
Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não quer dizer que tenhas de modificar alguma coisa, a máquina linux deverá ter Python, seria uma questão de correr o script de lá

Foi essa a ideia com que fiquei. De qualquer forma eu não te posso dar uma grande ajuda, mas parece-me exequível

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Tens também destes programas de macros https://www.jitbit.com/macro-recorder/

Tive a testar e não funciona a 100% para algumas coisas. Compilei em windows 7 e depois falhou em windows 8.

Mas não perdes nada em testar. "Comprei" a versão vitaminada na baía do piratas.

Fiz um executável para abrir o cmd.exe e depois faz um ping e um ipconfig e exit no fim. Correu bem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não sei muito bem o que estás a tentar fazer, mas um script bash na máquina Linux resolvia bem a questão.

Metes as máquinas todas numa variável array e fazes um ciclo Do While. Simples. Se quiseres ainda pode gravar o output para um ficheiro de texto.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

O meu PC é windows e tenho de verificar os portos de rede de varios componentes ligados a um server. Não posso mudar nada no server ou componentes. Todos correm linux.

O que eu faço agora é correr manualmente o que tenho no post incial atraves do meu pc. Apenas quero ver se automatizo isso ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Exacto, para não te chateares muito e ser tiro e queda, testa aquele programita que te falei de macros.

Se precisares até te envio um código pré feito e só tens que adaptar os ips da máquinas. Até permite fazer loops e whiles.

Com jeitinho até faz print screen das janelas que precisares e guardas à parte. 

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Engraçado.

Eu no inicio até ia falar te no AHK, mas eles não tem um GUI tão prático como o outro que falei.

Mas cheguei a criar uns scripts para mim nesse AHK. Bem porreiro também.

Tens é que aprender a "linguagem" deles.

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.