Jump to content

Qual o teu filme preferido de sempre?


Vasco G
 Share

Recommended Posts

2 hours ago, DSR said:

Discordo completamente. Se estiveres a falar de filmes dos anos 30/40 ainda posso concordar qualquer coisa, agora filmes dos anos 70's e 80's para cima eram tudo menos forçados. Um exemplo rápido e prático: Taxi Driver e Scarface, achas alguns deles forçados? Nem de perto nem de longe. ;) 

Acho que o que falas tem mais a ver com o facto de tanto haver bons actores como maus actores, bons filmes como maus filmes. 

Eu não falei de todos esses são alguns filmes que são exemplos de bons filmes, apesar de eu não ter gostado muito do Taxi Driver, é alucinado de mais para mim mas concordo que é grande representação. Eu quando falei não era a dizer que os filmes mais velhos não prestam, não foi isso foi o pessoal falar quase sempre de filmes muito antigos quanto estão a fazer um top de filmes quando existem autênticas obras de arte mais recentes mas que são sempre desvalorizadas. Isto é quase como em portugal dizerem muita vezes que o Eusébio é o melhor de sempre quando por exemplo o CR7 já o deixou a milhas a nível desportivo. 
 

Acho que é aquele "problema" que falei acima do "dantes é que era bom". 

Link to comment
Share on other sites

Actualmente existem bons filmes e isso é inegável. Mas autênticas obras de arte como as que foram feitas à muitos e muitos anos atrás são escassas. Hoje em dia e mais que nunca, a industria cinematográfica está mais virada para fazer dinheiro do que propriamente fazer filmes excepcionais...

Desde o ano 2000 até à actualidade, achas que conseguirias fazer uma lista de 100 filmes que estão notavelmente acima da média? Isto colocando naturalmente de parte o gosto pessoal. ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu não concordo com isso, hoje em dia é muito mais difícil destacares-te porque existe muito mais filmes de qualidade aceitável e quem fala em filmes fala em tudo. 

Muitos filmes que sairam à 50 anos que são considerados bastante bons, se fossem feitos hoje possivelmente uma boa parte seriam considerados banais. Estou a falar de filmes que não precisem de efeitos tipo dramas e assim. Porque hoje para fazer uma coisa boa é preciso ser mesmo muito bom toda a concorrência está muito mais forte.

Link to comment
Share on other sites

Temos visões bastante distintas mesmo. O que não faltam hoje em dia são filmes banais, argumentos banais, actores banais e por aí fora. Até cantores já começam a ser actores, lutadores de WWE são actores e por aí fora. Existe muito filme pipoca cujo o único objectivo é fazer dinheiro, ponto.

Já lá vai o tempo do Hitchcock que tinha cada história com cada twist, que ainda hoje faz muita gente ficar colada ao ecrã. 

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, DSR said:

Actualmente existem bons filmes e isso é inegável. Mas autênticas obras de arte como as que foram feitas à muitos e muitos anos atrás são escassas. Hoje em dia e mais que nunca, a industria cinematográfica está mais virada para fazer dinheiro do que propriamente fazer filmes excepcionais...

Desde o ano 2000 até à actualidade, achas que conseguirias fazer uma lista de 100 filmes que estão notavelmente acima da média? Isto colocando naturalmente de parte o gosto pessoal. ;)

Pondo de parte o gosto pessoal? Como? Isto é tudo subjectivo.

E sim. Acho que facilmente faço uma lista dessas. Não vais é concordar.

Link to comment
Share on other sites

Independentemente de gostares ou não do filme, consegues avaliá-lo e identificar qualidades ou não?

Eu pelo menos consigo. Existem vários filmes de culto que eu não gosto, no entanto admito que são autênticas obras de arte.

Link to comment
Share on other sites

19 hours ago, invaderhd said:

Isso são todos do tempo da guerra. Não viste nada recentemente? 
Estou a dizer isto porque já reparei que na maior parte das listas dos melhores filmes quase sempre mais de metade são de antes de 1980, isto faz-me um bocado confusão porque como tudo o cinema evoluiu muito, alias as representações de hoje em dia são em regra muito melhor que as de antigamente, os argumentos dos grandes filmes são muito mais trabalhados mas depois o pessoal escolhe sempre filme muito antigos. O cinema é muito melhor hoje do que era antes de 1980 isso não tenho nenhuma dúvida.

Já vi muitos desses filmes antigos e concordo que alguns são muito bons, mas parece-me que o pessoal escolhe muito filmes antigos para parecer mais culto. 

Porque é que acham que isto acontece? Será por aquela velha história do "antigamente é que era bom"...

Esquece lá isso. lol

Tema demasiado subjetivo para colocares isso e os teus posts seguintes da forma que colocas. 

 

Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, DSR said:

Independentemente de gostares ou não do filme, consegues avaliá-lo e identificar qualidades ou não?

Eu pelo menos consigo. Existem vários filmes de culto que eu não gosto, no entanto admito que são autênticas obras de arte.

Se eu não gosto de um filme, não o vou considerar uma obra de arte. Posso, no entanto, concordar que teve impacto na indústria.

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Kinas_ said:

Esquece lá isso. lol

Tema demasiado subjetivo para colocares isso e os teus posts seguintes da forma que colocas. 

 

Pode ser um pouco subjectivo mas também não é assim tanto, como tudo o cinema evoluiu, é normal hoje ser melhor do que era à 40 anos atrás, aliás se não for é que está alguma coisa muito mal.

Os carros hoje são melhores que os antigos, as casas são melhores, os computadores melhoram de ano para ano, a matemática está mais evoluída, como é que podes dizer que dantes o cinema era melhor. Podes dizer que em todas as épocas houve obras de arte, a diferença é que se calhar hoje em dia também existe muito mais lixo, mas também existe muito mais filmes feitos por grandes profissionais, mas por existir muito mais é mais difícil destacares-te.

Hoje em dia uma pessoa vê carradas de coisas (pelo menos falo por mim) é normal para algo me marcar seja bem mais dificil do que se visse só meia dúzia de cenas, para além de meter o patamar mais elevado.

Eu comecei esta conversa por uma simples coisa dantes se calhar  havia 1 ou 2 filmes por ano que eu dava 8 ou 9 de pontuação, agora todos os anos saem se calhar 10 ou mais filmes do mesmo nível, mas por sairem tantos têm menos impacto. Eu pessoalmente acho que o cinema está a evoluir ao longo dos anos (para o bem e para o mal) e faz-me confusão pessoal fazer listas só quase com filmes muito antigos, ou deixaram de ver filmes recentes ou então não percebo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje em dia há mais qualidade na produção, mas menos coisas novas em termos de argumento. (muito remake, muito refresh de ideias antigas, muita pastilha elástica)
Há actores muito bons, mas em menor quantidade. E os actores muito bons de agora, não ficam à frente das lendas dos 80/90...

O cinema perdeu muita daquela coisa da grande produção, tipo os filmes do Bond de antigamente entre outros. Perdeu realismo, por exemplo nos stunts.
Substituiu isso por efeitos especiais.

Hoje em dia os filmes podem ter os temas mais variados, mas seguem sempre a mesma fórmula que serve para gerar receita. Isto tem naturalmente a ver com o facto de qualquer pessoa que consiga suportar idas regulares ao cinema, poder também optar por ter um home cinema em casa e ver os filmes que bem lhe apetece sem pagar um tusto.

Antigamente havia mais espaço para a experiência, fruto precisamente da falta de alternativas que havia. Os filmes tinham mais ou menos uma garantia de espectadores e isso dava algum espaço adicional à criatividade e à inovação por via da experimentação.

Acho que este último ponto é mesmo a diferença. O cinema antigamente inovava muito mais no seu tempo e por isso acho que também cativava muito mais e ficava muito mais na memória.
Quem não se lembra da reacção a coisas completamente fora da caixa, tipo um Blade Runner?

Tenho filmes de culto que são autênticas banalidades face a outros filmes de hoje em dia, mas como é natural, esses filmes tiveram o seu momento e surgiram na altura em que nada semelhante tinha sido feito. Depois disso acontecer, fazer igual ou parecido, não é grande ciência e não tem o mesmo impacto nas pessoas...

Link to comment
Share on other sites

Podemos trocar "filmes" por "musica" e a maioria dos vossos comentários seriam válidos.

Hoje em dia temos acesso e consumimos tanto conteúdo que se torna quase descartável. Antigamente eu comprava um CD e durante algum tempo quase não ouvia outra coisa. Com os filmes acontecia algo semelhante. Se soubesse que um filme que eu gostasse ia dar na TV, arranjava forma de o ver ou gravar. A oportunidade de ver um bom filme era muito mais escassa. Hoje em dia isso não existe, pois há um sem fim de filmes que tenho por ver e não vou "perder tempo a rever" um filme. MAS se estiver a passar um filme que há 15 anos me marcou já sou capaz de parar para ver, mas aí é uma questão de reviver algo que me fez feliz. 

Link to comment
Share on other sites

De Kubrick a Tarkovsky até ao Lars, o Enter the Void de Gaspar Noé foi o filme que acabou por ajudar a limpar alguns filtros da percepção. O Noé parece emocionalmente muito parecido comigo.

Melhor filme não sei, mas adoro o 60 segundos, por exemplo.

Edited by Fritzthecat
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Desenterrando 

best-cinepop.jpg
CINEPOP.COM.BR

Já imaginou fazer uma lista com os seus 100 filmes preferidos de todos os tempos? É uma tarefa dificílima e para lá de ingrata. O que acontece é que em determinados momentos de nossa vida, vamos amadurecendo e mudando nossos pensamentos e visões no que diz respeito ao mundo, à sociedade e nossos gostos pessoais. […]

Na lista dos 20 primeiros, vi 15 filmes. Não tive paciência para contar o resto. 😙

 

 
Link to comment
Share on other sites

21 minutes ago, Vasco G said:

Dos 20 primeiros vi todos, fiquei só na dúvida qual é o sonho de liberdade mas parece-me ser o shawshank. 

 

4 minutes ago, Mini0n said:

É o Shawshank, sim.

Eu sei que é uma falha mas ainda não vi esse. Continua a ser o filme mais bem pontuado (na relação votos/nota) do site IMDB.com, com 9,2 (em 10).

Edited by Walt Sousa
  • Facepalm 1
  • Shocked 3
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.