Jump to content

Licenciatura em Biologia?


And0
 Share

Recommended Posts

A minha irmã está no 1º ano de enfermagem mas chegou a conclusão que não é aquele o curso para ela, e está a ponderar mudar de curso.. a questão é qual ?? :unsure:

Ela não tem grande preferência para uma área em concreto, mas não gosta de engenharias e também não está muito interessada nas áreas de gestão/economia.

 

Dentro das possibilidades o que me pareceu "não tão mau" foi mesmo biologia por ser um curso de base abrangente e atendendo ás estatísticas com empregabilidade razoável (+-94%?!) (infocursos.mec.pt), no entanto pode ser uma percepção completamente errada pois não conheço ninguém da área, nem tenho noção da realidade em termos de futuro, as estatísticas podem não querer dizer tudo.

Alguém tem conhecimento de causa que possa dar uma ajuda?

Edited by And0
Link to comment
Share on other sites

Ela vai desistir de enfermagem só por causa do estado da profissão em Portugal ou tem outros motivos? É que se for esse, pode pegar em praticamente qualquer área ligada à saúde e ciências e aplicar o mesmo motivo.

Quanto a Biologia, do que sei, não tem grande empregabilidade em Portugal. As pessoas que conheço emigraram, estando uma delas a trabalhar em Estocolmo na Suécia e adora.

Se fosse a ela e se o motivo para sair de Enfermagem é só o factor empregabilidade, ela que se deixe estar e depois emigra. Enfermagem é dos cursos com mais emprego lá fora. O hospital para onde vou na Alemanha vem buscar enfermeiros a Portugal todos os anos.

Link to comment
Share on other sites

Conheço 2 tipos que tiraram Biologia, nenhum deles arranjou trabalho na área.

Não estou muito a par da empregabilidade no geral mas, sinceramente, não me parece um curso com muito saída profissional. 

Link to comment
Share on other sites

Just now, Stone said:

Ela vai desistir de enfermagem só por causa do estado da profissão em Portugal ou tem outros motivos? É que se for esse, pode pegar em praticamente qualquer área ligada à saúde e ciências e aplicar o mesmo motivo.

Quanto a Biologia, do que sei, não tem grande empregabilidade em Portugal. As pessoas que conheço emigraram, estando uma delas a trabalhar em Estocolmo na Suécia e adora.

Se fosse a ela e se o motivo para sair de Enfermagem é só o factor empregabilidade, ela que se deixe estar e depois emigra. Enfermagem é dos cursos com mais emprego lá fora. O hospital para onde vou na Alemanha vem buscar enfermeiros a Portugal todos os anos.

 

Ela diz que não se vai sentir realizada a exercer enfermagem.. depois do estágio percebeu que não era aquilo que queria. Isso ligado ao estado da profissão, fez com que ela queira mudar

Link to comment
Share on other sites

3 minutes ago, And0 said:

 

Ela diz que não se vai sentir realizada a exercer enfermagem.. depois do estágio percebeu que não era aquilo que queria. Isso ligado ao estado da profissão, fez com que ela queira mudar

Sendo assim, a situação é mais delicada ainda por cima ela não tendo preferência. Porque para se sentir realizada por algo, tem que ter preferência por algo. Se o factor emigrar não for problema e se ela gostar de Biologia (ela tem noção que nesta área é basicamente só investigação certo?) não vejo porque não.

Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, _Mighty_ said:

Conheço 2 tipos que tiraram Biologia, nenhum deles arranjou trabalho na área.

Não estou muito a par da empregabilidade no geral mas, sinceramente, não me parece um curso com muito saída profissional. 

 

Pois esse é um dos problemas das estatísticas.. é que se referem apenas a quem não está inscrito no IEFP, podem ter emigrado ou estar a trabalhar numa área que não tem nada a ver :/

 

39 minutes ago, MotorBreath said:

mas biologia é ainda pior em termos de empregabilidade

 

Eu quando falei em termos de empregabilidade foi comparando com o panorama geral, muitos dos cursos são superiores a 10%, enquanto as licenciaturas de biologia na maioria das faculdades andam nos 5%

37 minutes ago, Stone said:

Sendo assim, a situação é mais delicada ainda por cima ela não tendo preferência. Porque para se sentir realizada por algo, tem que ter preferência por algo. Se o factor emigrar não for problema e se ela gostar de Biologia (ela tem noção que nesta área é basicamente só investigação certo?) não vejo porque não.

Ela não ia gostar de exercer a profissão porque para ela enfermagem é demasiado "por as mãos na massa", e especialidades mais soft tipo obstetricia são super complicadas de exercer.. pessoalmente acho que não tem sensibilidade para aquilo, tipo trabalhar numas urgências p.ex

Link to comment
Share on other sites

15 hours ago, And0 said:

Ela não ia gostar de exercer a profissão porque para ela enfermagem é demasiado "por as mãos na massa", e especialidades mais soft tipo obstetricia são super complicadas de exercer.. pessoalmente acho que não tem sensibilidade para aquilo, tipo trabalhar numas urgências p.ex

Demasiado por as mãos na massa? Não são todas? A menos que queira ser administrativa/recepcionista/secretária algo do género para ser mais tranquilo (embora atendimento ao cliente possa não ser tranquilo lol).

E outra nota: eu não ligava muito a estatisticas. No ano anterior a eu entrar na faculdade dizia que perto de 100% dos recém licenciados da minha área tinham emprego. Quando acabei o curso, dentro do período estabelecido, era perto de zero (e continua a ser). O que é certo hoje, não o é amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Isso de tirar o que der mais dinheiro é fácil de falar..consegues dar algumas em que o rendimento alto seja garantido excepto medicina e controladores aéreos ? em quase todas as áreas há gente a ganhar bem e mal, é como tudo na vida, depende das oportunidades talvez.

 

@stone, enfermagem, a par dos policias/bombeiros deve ser das profissões em que apanhas mais porcaria, quer em relação a situações vida/morte nas tuas mãos, quer em porcaria mesmo :-.... principalmente nos primeiros anos até se conseguir ir para serviços mais tranquilos, e não vejo como compense um estar a investir um esforço grande num curso de 4 anos onde váis ter problemas em arranjar emprego em Portugal, os que há são cada vez mais mal pagos, onde não és reconhecido, e ao fim de contas, tens uma profissão que és tudo e não és nada.. prescrição de fármacos, tens farmacêuticos, dietas tens os nutricionistas, parte mais técnica tens os médicos.. para os enfermeiros a tendência que eu vejo é aproximarem-se ainda mais dos assistentes saúde, infelizmente são vistos como "as mãos dos outros", não conseguem autonomia técnica para se afirmarem :/

 

Biologia, por mais que pesquise nunca encontro nada concreto..só encontro opiniões que não se pode ficar pela licenciatura e tem que se avançar para mestrado.. mas nem encontro opiniões de pessoal que ficou no desemprego nem de quem conseguiu e está bem na vida, é estranho :unsure:

Edited by And0
Link to comment
Share on other sites

@And0 não concordo nada com a tua opinião, na parte de autonomia. Se achas disso deles, nem quero saber o que achas dos TDTs :P 

Há reconhecimento, têm uma ordem dos enfermeiros e sempre que existe greve a nivel da área da saúde, na comunicação social só se quer saber de médicos e enfermeiros. Seja como for, em Portugal provavelmente não terá emprego e eles são mais que as mães nos concursos. No entanto, se emigrar, tem muita margem de progressão. E eles são uma boa parte dos cuidados inerentes ao doente... O médico prescreve (e não o farmaceutico :P ) mas o enfermeiro é que costuma dar a injecção, o enfermeiro é que cuida do doente, o enfermeiro é que vai a correr se entrar em paragem cardíaca, o enfermeiro é o que ajuda o cirurgião nas operações, entre outras coisas.

Em Biologia, se não me engano, já tem Mestrado Integrado...

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, Stone said:

@And0 não concordo nada com a tua opinião, na parte de autonomia. Se achas disso deles, nem quero saber o que achas dos TDTs :P 

Há reconhecimento, têm uma ordem dos enfermeiros e sempre que existe greve a nivel da área da saúde, na comunicação social só se quer saber de médicos e enfermeiros. Seja como for, em Portugal provavelmente não terá emprego e eles são mais que as mães nos concursos. No entanto, se emigrar, tem muita margem de progressão. E eles são uma boa parte dos cuidados inerentes ao doente... O médico prescreve (e não o farmaceutico :P ) mas o enfermeiro é que costuma dar a injecção, o enfermeiro é que cuida do doente, o enfermeiro é que vai a correr se entrar em paragem cardíaca, o enfermeiro é o que ajuda o cirurgião nas operações, entre outras coisas.

Em Biologia, se não me engano, já tem Mestrado Integrado...

 

Do que falei baseei-me neste post que li a uns tempos e achei interessante, na pratica tb não tenho grande conhecimento de causa.

http://doutorenfermeiro.blogspot.pt/2016/06/lei-do-acto-medico-quem-tramou-os_25.html

 

Biologia é tudo licenciaturas.. mestrados há vários em n áreas específicas mas diferentes, e acho que é essa a grande vantagem, porque podes mudar "quase radicalmente" de sub-área.. o "se-não" é que muitas delas dependem directamente de bolsas de investigação e/ou investimento particular na parte da investigação, o que levanta sempre grandes dúvidas de como será o futuro daqui a uns 5 anos :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.