Jump to content

CrossFit


cyberurbis
 Share

Recommended Posts

banner_3_copy.jpg

 

Já experimentaram?
Quais os exercícios em que mais têm dificuldades?
Quais os vossos objectivos/metas?
Quais os WOD's que mais gostaram ou os até hoje acharam mais difíceis?
Qual é a vossa Box?

A minha experiência pessoal é o Crossfit se tornou num vício saudável. As BOX tornam-se na maior parte das vezes em famílias e isso ajuda bastante à motivação para sair de casa e ir levar uma "tareia".
O meu objectivo é melhorar a técnica e performance em todos os exercícios. Não tenho nenhum objectivo pessoal em vir a participar em competições, mas não descarto a hipótese de o vir a fazer daqui a uns anos, na categoria de "sénior".
Infelizmente parei por uns meses para recuperar de uma lesão, mas creio que dentro de dias já estarei apto para regressar à luta diária.

Para mim a medida certa de treino de Crossfit é um jogging/corrida entre 3 a 8 km antes ou depois do WOD (quem tiver a possibilidade, pode ainda trocar corridas por natação), em dose diária, com descanso ao Domingo. Para além disto, antes do WOD convém realizar exercícios específicos para melhorar a mobilidade e se possível, duas a três vezes por semana, dedicar uma hora extra, apenas focado na técnica, com pesos bem leves para aperfeiçoamento dos movimentos.

Conheço quem faça treinos bi-diários com objectivos de competição, mas estou a falar de autênticos "animais". Nem toda a gente tem essa disponibilidade ou motivação/ambição.

De todos os desportos/práticas de exercício físico que já fiz até hoje, acho o Crossfit o mais completo de todos. Podemos achar que temos uma grande resistência física, mas depois de dar tudo num WOD, percebemos que afinal, há muito por onde melhorar.

O meu sonho é poder chegar aos 60 anos a mexer-me desta forma:
 

:y:

A minha box é a http://www.xxicrossfit.pt/

São todos bem vindos, se quiserem aparecer!

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

57 minutes ago, Jotha said:

Acho o preço proibitivo.

De facto as BOX's de Crossfit praticam todas preços a rondar os 70 euros para um free pass. Tendo em conta a qualidade/preço e manutenção do material das BOX's + Fee's que pagam para serem BOX's afiliadas da marca "Crossfit", acaba por ser um preço justo.

No início também achei caro. Hoje acho que é uma opção.

Link to comment
Share on other sites

16 minutes ago, PunK_BoY said:

Pera ai! Para fazer crossfit paga se 70 euros mês?????

Yep.

Entre os 50-70 para teres livre transito.

Pode ficar mais caro, se "comprares" pacotes de formação extra. Na minha Box, por exemplo, tens disponível o pacote Barbell Club, 2x 1/2h por Semana e o Coach é um antigo atleta de Weightlifting Russo que é bastante bom para corrigires posturas e melhorares todo o teu rendimento. E tens Gymnastics, que cruza a Ginastica com o Crossfit. Ótimo para melhorar equilíbrio/mobilidade. Cada um destes extras, acresce 20 euros na mensalidade.

Claro que depois tens os outros gastos.
Ténis... vale a pena investir nos NANO ou nos METCON. Os INOV também são uma boa opção.
Luvas, escalfas, joelheiras, cinto, corda para double unders... etc... etc...

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, PunK_BoY said:

Dude, por esse valor vou ao peinador a Vigo e faço muito mais ginástica que no crossfit! ;P

Aquilo que te posso dizer é... procura por uma BOX perto de ti e vai experimentar.

Por norma, a primeira aula (experimental) é grátis. ;)

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

@cyberurbis, ainda continuas na mesma box? Tenho pensado nisso (ainda como um passo seguinte à melhoria da condição física que preciso desesperadamente) e tinha essa como uma das boxes a experimentar (outra seria a CrossFit Alvalade Oriente).

Que me podes dizer sobre ela? Bom ambiente? Há pessoal noob e/ou como se sente esse pessoal no meio dos outros? :P 

Eu ainda estou só a começar agora e limito-me neste momento a exercicios de bodyweight em casa (tipo freeletics) mas eventualmente gostaria de passar para uma cenas destas nos próximos meses.

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, fuckallyoubitches2003 said:

@cyberurbis, ainda continuas na mesma box? Tenho pensado nisso (ainda como um passo seguinte à melhoria da condição física que preciso desesperadamente) e tinha essa como uma das boxes a experimentar (outra seria a CrossFit Alvalade Oriente).

Que me podes dizer sobre ela? Bom ambiente? Há pessoal noob e/ou como se sente esse pessoal no meio dos outros? :P 

Eu ainda estou só a começar agora e limito-me neste momento a exercicios de bodyweight em casa (tipo freeletics) mas eventualmente gostaria de passar para uma cenas destas nos próximos meses.

A XXI Crossfit é uma boa box. Bastante familiar.

Rapidamente te vais sentir integrado. Foi o que eu senti. 

Mesmo que sejas um autêntico noob em Crossfit, os Coachs vão ajudar-te passo a passo e como é óbvio não vai lá chegar e começar a fazer SNATCH's com 40 KG. Vais começar a aperfeiçoar os movimentos e com o tempo progredir nas cargas.
 

Se decideres aparecer pela Box avisa para tentar ir no teu horário.

18 minutes ago, Figos said:

A maior parte das massudos com quem falo dizem me que o crossfit é péssimo para os joelhos e articulações :unsure:

Também correr faz mal.

Tem tudo a ver com aquilo que cada um traça como objectivo e a forma como executam os movimentos. É preciso muito treino para ter uma boa técnica e evitar lesões.

Se querem ser o próximo Rich Froning ou se adoptam o Crossfit como uma modalidade de constante superação pessoal. 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, cyberurbis said:

......

Claro que depois tens os outros gastos.
Ténis... vale a pena investir nos NANO ou nos METCON. Os INOV também são uma boa opção.
Luvas, escalfas, joelheiras, cinto, corda para double unders... etc... etc...

Não é obrigatório comprarem coisas que digam propositadamente Crossfit, acho que vão sair mais caras. Só a titulo de curiosidade, o que são escalfas e para que usam as joelheiras? Para as articulações?

Eu disse que é um preço proibitivo, para mim, porque também não gasto dinheiro num ginásio, apesar de gostar de ambos, e o crossfit é o que se assemelha mais ao meu estilo de treino. As vezes até faço umas series tipo 5/10/15 à la crossfit. 

Link to comment
Share on other sites

As "escalfas" são estas pequenas proteções de mãos, especialmente para exercícios na barra. 

grip-gym-b.jpg

para evitar isto:

ripped_large.jpg

 

Os ténis específicos para crossfit tem uma maior durabilidade. Quando são lançados no mercado custam sempre por volta de 140 euros, mas passados uns meses compras por metade do valor. 

Quanto às joelheiras, na realidade são apoios para os joelhos. Dão imenso jeito na maioria do exercícios em que os joelhos sofrem cargas. Ex: a maioria dos exercícios com barra de weightlifting e wall balls. 

... 

Já agora, se se quiserem testar em termos de performance, podem fazer este WOD (work of the day) bastante conhecido.

"MURPH" (para tempo) 

1600 M RUN
100 PULL-UPS 
200 PUSH-UPS 
300 AIR SQUATS 
1600 M RUN

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.