Jump to content

Ataques terroristas


Stone
 Share

Recommended Posts

Quote

Tiroteio em Paris. O que se sabe e o que falta saber

Atirador abriu fogo contra carro da polícia nos Campos Elísios, em Paris. Um polícia morreu, dois outros ficaram feridos. Atirador foi abatido. Estado Islâmico reivindicou ataque. O que falta saber?

Foi mais um tiroteio no centro de Paris que desencadeou uma resposta imediata das autoridades francesas. Tudo aconteceu às 21h00 em plena avenida central de Paris, os Campos Elísios, que vão dar ao Arco do Triunfo. O alvo foi um carro da polícia. Agrupamos aqui tudo o que já se sabe sobre aquilo que François Hollande caracterizou de “atentado de caráter terrorista” e o que falta saber.

O que já se sabe

Um homem saiu de um carro — um Audi, segundo o sindicato da polícia –, e disparou uma Kalashnikov contra um carro da polícia que estava estacionado junto à estação de metro de Franklin Roosevelt, perto do Arco do Triunfo.

Um polícia morreu no local, e dois outros ficaram feridos com gravidade na sequência dos disparos. (A agência de notícias Reuters chegou a noticiar que um segundo polícia tinha morrido, mas o Governo francês desmentiu depois a informação).

O atirador foi neutralizado e abatido pelas autoridades. Não se sabe ainda a sua identidade, mas sabe-se que já era conhecido das autoridades anti-terroristas francesas, sendo apontando como um extremista.

O Procurador da República de Paris, François Molins, confirmou que a polícia conhece a identidade do atacante, mas recusou divulgá-la para não prejudicar a investigação. “A investigação está em curso para saber se ele contou ou não com a ajuda de cúmplices”, disse.

François Hollande esteve reunido de emergência com o primeiro-ministro Bernard Cazeneuve e com o ministro do Interior e dirigiu-se depois à nação: confirmou o número de mortos e feridos e disse que as pistas apontavam para “ataque terrorista”.

Instantes depois, o Estado Islâmico reivindicava a autoria do atentado via órgão de propaganda oficial (Amaq). E avançava que se tratava de um cidadão belga, “combatente do Estado Islâmico”. A procuradoria francesa anunciou também ter aberto uma investigação de terrorismo.

Marine Le Pen e François Fillon anunciaram o cancelamento das ações de campanha previstas para esta sexta-feira, último dia de campanha eleitoral antes da primeira volta das eleições de domingo. Fillon arriscou mesmo defender que não faz qualquer sentido prosseguir com a campanha face ao “contexto que estamos a viver”.

Hollande anunciou que vai ser feita uma homenagem nacional ao polícia morto e que o conselho de defesa vai reunir-se logo às primeiras horas da manhã no Eliseu.

O que falta saber

Ainda não foi divulgada a identidade do autor dos disparos, entretanto abatido. O Procurador de Paris disse que a “identidade do atacante é conhecida e foi verificada”, mas não avançou com nomes para não prejudicar a investigação.

Vários meios de comunicação social franceses estão a revelar aos poucos mais pormenores sobre a identidade do atacante abatido. Ao contrário do que o Estado Islâmico disse (que seria belga), trata-se de um cidadão francês de 39 anos, originário de Seine-Saint-Denis, cujo nome já era referenciado pelas autoridades. Conhecido pelo seu extremismo, já tinha histórico de ataques a agentes da polícia. Em 2001, na altura com 23 anos, tinha ferido dois polícias na sequência de uma perseguição de carro — num carro roubado. Foi condenado a 15 anos de prisão.

Foram feitas buscas na suposta casa do atacante, em Seine-et-Marne, mas não se sabe se agiu sozinho ou se teve cúmplices. “A investigação está em curso para saber se ele contou ou não com a ajuda de cúmplices”, disse também o procurador já ao final da noite.

Falta saber notícias sobre o estado de saúde dos dois polícias feridos. O ministro do Interior dirigiu-se ao final da noite ao hospital.

Segundo a agência Reuters, a polícia emitiu um mandado de captura contra um segundo suspeito que teria viajado para Paris de comboio, vindo da Bélgica, mas a informação permanece por confirmar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Foi condenado a 15 anos, não é especificado na notícia se os cumpriu na totalidade ou saiu antes, não foi condenado a prisão perpétua, tinha de sair algum dia, e seria sempre impossível controlar todos os movimentos dele, não pode haver um polícia a guardar cada suspeito de poder fazer disparates.

Link to comment
Share on other sites

24 minutes ago, Vasco G said:

Foi condenado a 15 anos, não é especificado na notícia se os cumpriu na totalidade ou saiu antes, não foi condenado a prisão perpétua, tinha de sair algum dia, e seria sempre impossível controlar todos os movimentos dele, não pode haver um polícia a guardar cada suspeito de poder fazer disparates.

Um gajo que se sabe tem lacos com terrorismo (só isto para mim dava logo perpétua !) nem é preciso ir mais longe ,  sabem que são terroristas ,predem-os e depois os deixam sair , foda-se estão é espera do quê ?

É raro uma pessoa sair duma prisão com um compormento melhor do que aquele que entrou , especialmente um radicalizado ! Infelizmente com estes animais há duas hipoteses ou os matam ou presos isolados 24/7

 

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Quote

Detido principal suspeito de ataque ao autocarro do Borussia Dortmund

21 abr, 2017 - 07:24

Homem, de 28 anos, tem dupla nacionalidade alemã e russa. A polícia acredita que o móbil do crime está relacionado com questões económicas.

 

A polícia alemã prendeu, esta sexta-feira, o principal suspeito de ter atacado o autocarro do Borussia Dortmund, no passado dia 11 de Abril.

De acordo com a justiça alemã, é um homem de 28 anos - identificado como Sergei V. - que tem dupla nacionalidade alemã e russa.

O indivíduo está acusado de tentativa de assassinato e de ter ferido um polícia e um jogador.

A polícia acredita que Sergei V. terá atacado o autocarro com a pretensão de ganhar dinheiro na bolsa. O homem pretendia que, após o ataque, as acções do clube sofressem forte desvalorização.

A explosão deu-se à passagem do veículo quando a equipa alemã se deslocava para ir defrontar o Mónaco.

Na sequência do ataque, o jogador espanhol Marc Batra ficou ferido e teve de ser operado.O jogo entre as duas equipas foi cancelado e adiado para o dia seguinte, onde o Mónaco se sagrou vencedor, por 3-2. 

No dia seguinte ao ataque, a justiça alemã informou que o ataque estava a ser investigado como um "atentado terrorista" com "motivações islâmicas", acrescentando que tinha dois suspeitos e já tinha detido um deles.

http://rr.sapo.pt/noticia/81724/detido_principal_suspeito_por_ataque_ao_autocarro_do_borussia_dortmund?utm_source=rss

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

59 minutes ago, Mini0n said:

Eu percebo-te, NOX, mas se em 2001 foi preso por 15 anos, na teoria saia em 2016.

Sim eu sei , mas foi o que falei ontem com o Batunaz , isto é um problema já sem solucão , a solucão era ter controlado ao maixmo a imigracão de pessoas vindas destes países , agora já é tarde , ou seja tem de se encontrar formas de punir e acima de tudo conter ao maximo isto , quanto a mim qualquer contacto de alguém com terrorismo deveria ser severamente punido ! O gajo que fez isto em estocolmo já sabiam que ele endava envolvido nisto , sabiam que tinha por 3 vezes ido para a Siria , foi dada orde de deportacão em Janeiro (aind aqui anda ) que dizer parece que andam a brincar aos cowboys com isto !

Basicamente concordo com tudo abaixo , fechar as mesquitas nem tanto porque , há gente que merece cá estar e se querem exercer a sua religião,fine!

"Marine Le Pen exige a expulsão de todos os cidadãos estrangeiros, que estejam sinalizados pelas autoridades, e o encerramento das mesquitas. As exigências foram feitas, esta manhã, pela candidata da Frente Nacional às presidenciais de domingo."

"Os pregadores de ódio devem ser expulsos, as mesquitas islâmicas fechadas e a laicidade dever ser objecto de uma aplicação estrita, de acordo com os nossos princípios republicanos, que se opõem às incessantes provocações islamitas", disse a líder da Frente Nacional numa declaração ao país, após o tiroteio mortal na quinta-feira à noite, nos Campos Elísios.

A candidata de extrema-direita quer ainda o restabelecimento imediato das fronteiras francesas.

“Precisamos de uma presidência activa e que proteja os cidadãos. Como o país está em estado de guerra, a resposta deve ser global e total. Nestas circunstâncias peço a todos os franceses - seja qual forem as suas opiniões, convicções ou origens – que estejam unidos”, apelou."

7 minutes ago, Kinas_ said:

Terorismo na bolsa e ações do clube. 

Ontem devia ter sido contra o PSG de certeza !

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

O problema são os cidadãos nacionais sinalizados, que fazer com esses?

Relativamente aos pregadores de ódio também devem obviamente ser controlados, e toda a gente sabe quem são e onde param.

Link to comment
Share on other sites

38 minutes ago, Vasco G said:

O problema são os cidadãos nacionais sinalizados, que fazer com esses?

 

Foda-se para que é que existem as cadeias ? Nos USA  por exemplo deportam até a segunda geracão !Vais aos Acores tens la muitos tuga nascidos nos USA que nem Português falam !

4 minutes ago, Lancer said:

fronteira adiantava de 0 aqui

Não necessáriamente , se calhar os pais do animal , já não entravam !!

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, NOX said:

Foda-se para que é que existem as cadeias ? Nos USA  por exemplo deportam até a segunda geracão !Vais aos Acores tens la muitos tuga nascidos nos USA que nem Português falam !

Não necessáriamente , se calhar os pais do animal , já não entravam !!

ainda bem que é assim tão simples!

 

vamos então fechar as fronteiras todas e sair da UE.

amanhã já vai deixar e haver terrorismo

Link to comment
Share on other sites

Falo da entrada em massa de refugiados e da islamização da malta de 2ª geração. Isto é um novo fenómeno que tinha todos os ingredientes necessários para acontecer...
O problema é que certo tipo de coisas não estão sequer abertas ao debate, muito por causa do policiamento ideológico estúpido que se vive nos dias de hoje.

Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Lancer said:

ainda bem que é assim tão simples!

 

vamos então fechar as fronteiras todas e sair da UE.

amanhã já vai deixar e haver terrorismo

Se queres desconversar vais de carrinho! Mas acho que sim vamos deixar tudo como está, esta a funcionar maravilhas não está? 

 

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.