Jump to content

Quanto conseguem poupar no final do mês?


Stone
 Share

Quanto conseguem poupar no final do mês?  

48 members have voted

  1. 1. No final do mês consigo poupar...

    • Entre 0 a 250€
      17
    • Entre 250€ e 500€
      14
    • Entre 500€ e 1000€
      11
    • Mais de 1000€
      6


Recommended Posts

Antes de mais, ninguém precisa de especificar o valor que consegue poupar no final do mês e os votos não são públicos.

Sempre foi uma curiosidade da minha parte. Muita gente fala em crise mas vejo muitos relatos de pessoas que continuam a ganhar muito bem e que lhes sobra imenso dinheiro ainda.

Pessoal do FNF, quanto conseguem poupar afinal de contas? O que fazem com o dinheiro que vos sobra? Deixam-no na conta à ordem? Movem-no para uma conta poupança? Esbanjem-no naquele gadget que andavam a espreitar há tanto tempo?

Contem as vossas experiências e façam sugestões do que acham o que é melhor fazer com o dinheiro que vos sobra.

Até começava por mim mas... Estou desempregado :-.. Mas para o ano cá estarei para contar. 

Link to comment
Share on other sites

Felizmente consigo poupar todos os meses uma boa quantia. Até ao ano passado fui aplicando o dinheiro em Depósitos a prazo. Desde Agosto do ano passado, quando comprei a casa, que a maioria das poupanças tem sido usadas no recheio da casa e por isso não chego a juntar grandes quantias. Mesmo com os gasto com a casa tenho continuado a poupar, mas agora o dinheiro tem ficado na conta corrente, pois hoje em dia não conheço grandes produtos de investimento sem qualquer risco. No entanto tenho de analisar como irei dividir o dinheiro, pois tenho noção que ao deixar o dinheiro todo numa só conta é mais complicado ter tanto controlo do que gasto.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Há uns anos investia em depósitos a prazo ou outros instrumentos financeiros. Agora as taxas de juro são 0, então fica tudo na conta à ordem para qualquer imprevisto que até são alguns.

Agora vou levar uma talhada nas poupanças com as obrigações da PT pq a Oi provavelmente não as vai reembolsar...  :-( 

@jr_cardoso tens mais algum detalhe sobre este tema das obrigações da PT?  (um bocado ofertas topic,  mas pronto...)

Link to comment
Share on other sites

As poupanças dependem muito de cada um, cada caso é um caso pelo que acho que nem faz muito sentido esta sondagem, principalmente porque as conjunturas vão mudando e a vida das pessoas também.

Eu por exemplo antes de ser pai conseguia sempre que sobrasse algo ao fim do mês, agora nem pensar, seja como for tenho uma conta poupança onde nesta altura do ano em que recebi prémio de produtividade + reembolso do IRS vou conseguindo ter lá alguma coisa, mas rapidamente acaba e fica a zeros até esta altura do ano seguinte. 

Também comprei casa e há muita coisa que vai ficando por arranjar e tratar à espera de melhores dias, o carro anda com a direção assistida marada e assim vai continuando, as prioridades são outras, e se as coisas de bébé são caras :facepalm: e depois querem que a malta tenha filhos, mas isso já seria outra discussão :P

 

 

Link to comment
Share on other sites

A minha poupança, este ano, é de 53% daquilo que ganhei nestes 5 meses e, mesmo assim, já gastei algum dinheiro numa gráfica e numa lente. Vai daí, não pago renda nem despesas associadas (água, luz e gás).

Nos últimos meses ando a fazer muuuuitas contas para verificar as minhas possibilidades de comprar casa e aí, entrando prestações e despesas que agora não tenho (água, luz e gás e IMI) a coisa fica demasiado em cima da linha :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Também sou dos que vai poupando um bocado. Queria que fosse mais, mas ainda para mais na situação actual, é impossível...

Tenho a vantagem de ser "forreta". Não gosto de dar dinheiro por coisas que não acho que o justifiquem. Fica mais fácil. :P

Link to comment
Share on other sites

Imigra! :-..

Divido as poupanças entre acções e contas à ordem. 

Acho que fazia mais sentido a pergunta estar feita com taxa de poupança.  

A minha taxa de poupança depende muito das despesas fixas.. Sem carro o ano passado a poupança foi bastante alta, mas a renda não é coisa pouca e o dia a dia também leva uma grande fatia. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estive pouco tempo(felizmente) em apartamento arrendado, mas pagava mais por um T1 do que pago agora por um T2 com terraço de 60m2 e garagem fechada para 2 carros.

As rendas são uma completa loucura. Mas existe casos onde compensa ter casa arrendada, pois a necessidade de trocar de casa varias vezes assim o leva.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Também concordo que deveria estar como % do vencimento que se poupa.. e poderia eventualmente colocar-se o valor do vencimento noutra questão.

Por aqui felizmente (creio eu :-..) tem andado na ordem dos 30% do vencimento. A grande fatia vai para os estudos e despesas correntes da casa/carro (meus e da mulher que não está a trabalhar), mas também não tenho nenhuns vícios portanto..

 

Comecei a trabalhar a 2 anos e ainda não consegui "consolidar" as poupanças, depende muito de mês para mês.. e consequentemente também nunca lhe dei nenhum destino em condições para fazer render :(

Edited by And0
Link to comment
Share on other sites

Façam a seguinte conta. Com o valor da compra da vossa casa, arranjem um valor de renda que achem razóavel e depois calculem a rentabilidade ao ano por alto com impostos de 28%.

Por exemplo uma casa de 200.000 arrendada por 500€, que será um valor razoável, dá limpos, já sem impostos de 28% uma rentabilidade de 2.16%

 

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Kopien said:

Por exemplo uma casa de 200.000 arrendada por 500€, que será um valor razoável, dá sem impostos de 28% uma rentabilidade de 2.16%

Na zona onde moro, Colinas do Cruzeiro em Odivelas, 500€ não dá para alugar um T1 :x Um T2 custa em média 175.000€ e cobram pelo aluguer cerca de 800€

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Deveria ser possível arrendar a 700€, mas essa urbanização foi praticamente quase toda comprada por pessoal jovem e existe uma reduzida oferta de arrendamento.

Eu até conheço relativamente bem a zona, mas não a vivência diária.

 

Até diga-se que é uma boa oportunidade visto que existe pouca oferta.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.