Jump to content

Universal Basic Income


Just.Me
 Share

Recommended Posts

Tema quente da atualidade, uma ideia que parece bastante radical mas que ganha cada vez mais momento pelo mundo fora e com muitas figuras importantes a apoiarem. Opiniões? :)

 

FAQ @ reddit: https://www.reddit.com/r/basicincome/wiki/index

Subreddit: https://www.reddit.com/r/BasicIncome/

 

Quote

Here's why the inventor of the Internet supports basic income

Sir Tim Berners-Lee Campus Party Brasil/Flickr CC

With the robot economy looming large in the coming decades, one solution to vanishing jobs may simply be to give people money regardless of whether or not they work.

That idea is called “basic income,” and it just gained the support of one of the tech world’s founding fathers, Internet inventor Tim Berners-Lee.

“I think a basic income is one of the ways of addressing massive global inequality,” Berners-Lee, who founded the Web in 1989, explained on a recent episode of The Economist podcast.

For Berners-Lee, it’s not so important whether technology is driving inequality or if it’s increasing because of some other force. The imbalances affect almost everyone, he says, and a basic income system could shrink those gaps.

“One of the issues that we’ve had historically over the last 30 years in a lot of Western countries is that you have all these ways of giving money to people and really obscure ways of taxing them, and it all gets too complicated,” he says.

For example, people can earn salaries and hourly wages, receive tax credits and welfare, and capitalise on investments. The taxation system that determines how much to take from those various income sources is too messy, Berners-Lee argues. Basic income would provide a simpler, more comprehensive solution.

“I am not an economist, but just as a person who designs systems, one of the things I’d like to have in a tax system is that there is no point where I earn another penny and I suddenly get taxed thousands of pounds because I just went over,” he says.

One of the hallmarks of basic income, according to its advocates, is that it’s inherently fair. Regardless of whether someone is a doctor or a janitor, they’d receive the same stipend each month (on top of their normal salary) to help cover basic expenses like food, shelter, and clothing. And they’d receive that money even if they decided to quit their job altogether.

As a kind of antidote to America’s convoluted tax code, basic income could simplify and strengthen the country’s safety net. If people are given the amount of money they need to survive, they will be more free to pursue the jobs and hobbies they enjoy without worrying that failure will result in bankruptcy.

“We should all look at the fact that a very small number of people have ended up controlling a huge amount of income,” Berners-Lee said, emphasising the idea that basic income could serve as a “smooth” alternative to the current system of income distribution.

His opinion that basic income could level the playing field is the same one recently espoused byNobel Prize-winning economist Angus Deaton. It may be the case, both men agree, that America’s crippling income inequality has dug the country into an inescapably deep hole. A radical solution may be the only escape.

And basic income is radical, but the idea has attracted a lot of attention within the last year.

Switzerland will hold a referendum on basic income on June 5, with a proposed monthly salary of roughly $1,650. Though the proposal will likely fail, the vote marks the first concrete step taken towards mandating basic income since a small Canadian town gave it a shot in the 1970s.

Other basic income experiments are set to start in the Netherlands, Finland, and Canadasometime in 2017. And in the United States, an upcoming experiment later this year from Silicon Valley’s largest startup accelerator, Y Combinator, will highlight the tech world’s interest in the budding system.

The biggest experiment, however, will be the one launched by the nonprofit GiveDirectly in December. Encompassing more than 6,000 people in East Africa — with specific countries still to be determined — the organisation will provide a universal basic income for a period of 10-15 years.

It will be the largest trial in history and could serve as the gold standard in basic income research. Depending on the results, what critics see today as an unrealistic fantasy could eventually look like the smartest solution to global inequality.

http://www.businessinsider.com.au/tim-berners-lee-supports-basic-income-2016-5

Edited by Just.Me
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É um tema que acho tão complexo que nem sei o que pensar.

Por um lado o objectivo humano devia ser o de viver a vida a fazer o que se gosta. Por outro, um médico que trabalhe 10h por dia e um gajo que não trabalhe porque não está para isso recebem o mesmo? Não se compensa quem trabalha? Muito injusto.

E por outro lado, de onde vem o dinheiro? Se cada vez mais as máquinas fizerem o nosso trabalho, como vai ser gerado o dinheiro se daqui a 50 anos ninguém tiver de trabalhar?


Anyway, um sistema destes não me parece que funcione por causa das ganâncias e corrupções e afins.

Link to comment
Share on other sites

O problema dessas e de outras ideias reside sempre no facto de o Homem ser um animal que tem consciência do conceito de propriedade privada (o que é completamente diferente do comportamento animal territorial).

Link to comment
Share on other sites

30 minutes ago, Mini0n said:

É um tema que acho tão complexo que nem sei o que pensar.

Por um lado o objectivo humano devia ser o de viver a vida a fazer o que se gosta. Por outro, um médico que trabalhe 10h por dia e um gajo que não trabalhe porque não está para isso recebem o mesmo? Não se compensa quem trabalha? Muito injusto.

E por outro lado, de onde vem o dinheiro? Se cada vez mais as máquinas fizerem o nosso trabalho, como vai ser gerado o dinheiro se daqui a 50 anos ninguém tiver de trabalhar?


Anyway, um sistema destes não me parece que funcione por causa das ganâncias e corrupções e afins.

Não recebem o mesmo, o trabalho que faças continua a ser remunerado. Nesse exemplo quem não trabalha recebe o UBI e o médico recebe UBI + ordenado.

O basic income é 1 valor mensal que todos recebem que deve servir para as necessidades básicas. 

 

Para financiar há várias possibilidades desde aumento de impostos, tanto de particulares como empresas, a taxar o uso de robots/máquinas entre outras.

Adicionei uma FAQ do reddit sobre o assunto, tem algumas contas lá ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já percebi. :y: Assim tem mais sentido.

A cena é que com o avanço da tecnologia, vai haver mais e mais desemprego. E se tens mais desemprego, vais ter mais e mais pessoas a viver só do UBI. Mas as pessoas gostavam de ter férias ou de poder comprar um carro, etc etc etc.
E não estou a ver como é que com aumento de impostos (que vai buscar algum ao UBI, já que todos o recebem, trabalhando ou não) se consegue ir buscar o suficiente. E depois taxar o uso de robots... vamos voltar a introduzir pontos de trafulhice porque depois um gajo tem 100 robots e diz que tem só 50 e só paga os 50...

Link to comment
Share on other sites

32 minutes ago, Mini0n said:

Por um lado o objectivo humano devia ser o de viver a vida a fazer o que se gosta. Por outro, um médico que trabalhe 10h por dia e um gajo que não trabalhe porque não está para isso recebem o mesmo? Não se compensa quem trabalha? Muito injusto.

Acho que não entendeste o conceito, ou eu não te estou a perceber a ti. A ideia disto, pelo que tenho lido, é dar um rendimento básico a todas as pessoas, que lhes permita viver sem passar necessidades básicas de alimentação e saúde. Mesmo quem trabalha, receberia este valor, que iria acrescer ao ordenado já auferido. Ou seja, quem trabalha teria o RBI+Ordenado, quem não trabalha, teria só o RBI. Uma das fontes do dinheiro poderia ser o fim de todas as prestações sociais (RSI, subsídio desemprego, pensões), cujo dinheiro seria canalizado para o RBI. Se não estou em erro, anda por aí um artigo jornalístico onde fizeram as contas para Portugal e o nosso país precisaria de 45 mil milhões de euros anuais, para alimentar um sistema de RBI que abrangesse toda a população.

Isto permite muita coisa, mas tudo depende da cabeça de cada um. Dá para passar de um full-time para part-time e dedicar mais tempo à familia, ou ter mais tempo para fazer voluntariado, ou investir na sua própria formação...

Quem odeia o emprego onde está, a ganhar uma miséria, podia sair e procurar outra coisa, pois já não precisava desse emprego para comer e pagar contas, enquanto procurava. Claro que haverão sempre aqueles que, com RBI, nunca mais vão trabalhar na vida, mas talvez até fosse bom, porque libertava postos de trabalho para quem realmente quer.

Outra hipótese que isto abre é, para quem trabalhar, pegar no RBI e fazer investimentos ou pôr a render, em vez de estar a retirar do ordenado para isso, ficando com mais dinheiro disponível.

Enfim, esta discussão tem muito que se lhe diga! :) 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, isto tem muita coisa boa. O link do Reddit que o Just.Me aqui pôs com o FAQ tem muita coisa interessante.

Essa de um gajo não ter de trabalhar onde não quer a fazer o que não gosta só porque está agarrado era ouro sobre azul. Se calhar deixava de se ver muita injustiça. ;)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E se, imagina tu, NINGUÉM quisesse trabalhar?

Não sei até que ponto estas ideias seriam exequíveis.

Eu tenho uma visão muito negativa do Homem como animal e, a prova disso é estudares História e veres como é que todos os modelos de sociedade se basearam apenas numa coisa: amealhar riqueza!

Ao contrário do resto dos animais que se estão a cagar para isso, o que querem é o básico para poder sobreviver.

A cobiça é e será sempre, infelizmente, um defeito inerente à Humanidade.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Estás a dizer duas coisas contraditórias.

Se ninguém quisesse trabalhar, todos recebiam o UBI. Mas se tu quisesses ter mais do que o básico, imagina umas férias, um carro ou uma vida mais "confortável" ias trabalhar, até porque como disseste, a sociedade baseia-se no amealhar riqueza. Com o UBI não o fazias. ;)

Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, camurso_ said:

E se, imagina tu, NINGUÉM quisesse trabalhar?

Não sei até que ponto estas ideias seriam exequíveis.

Eu tenho uma visão muito negativa do Homem como animal e, a prova disso é estudares História e veres como é que todos os modelos de sociedade se basearam apenas numa coisa: amealhar riqueza!

Ao contrário do resto dos animais que se estão a cagar para isso, o que querem é o básico para poder sobreviver.

A cobiça é e será sempre, infelizmente, um defeito inerente à Humanidade.

As experiências já realizadas provam que as pessoas continuam a trabalhar (naquela FAQ tens lá algumas conclusões de experiências anteriores). A ideia de que todos se vão encostar é errada.

 

IMO o contributo que muitas pessoas podem dar, que neste momento não dão porque não há uma safety net para arriscar, vai ser muito superior ao "peso" dos encostados. Há muitas pessoas que são, ou podem vir a ser, muito boas numa área que não aquela em que trabalham mas que não podem abrir o seu negócio ou ir estudar nessa área porque isso é um risco grande (ou não têm o € para os estudos) e meanwhile têm que sobreviver... so, they are trapped.

Os encostados, esses muito provavelmente serão os que já existem hoje e que andam aí a roubar e fazer merda. Com isto até é provavel que continuem enconstados mas ao menos já não terão a necessidade de roubar, win-win.

Edited by Just.Me
Link to comment
Share on other sites

11 minutes ago, Mini0n said:

Estás a dizer duas coisas contraditórias.

Se ninguém quisesse trabalhar, todos recebiam o UBI. Mas se tu quisesses ter mais do que o básico, imagina umas férias, um carro ou uma vida mais "confortável" ias trabalhar, até porque como disseste, a sociedade baseia-se no amealhar riqueza. Com o UBI não o fazias. ;)

Mas é precisamente isso que queria dizer. Imagina que NINGUÉM quer trabalhar! A quem compravas o carro? Onde gastavas o dinheiro se não havia lojas?

 

3 minutes ago, Vidolz said:

Isso é tudo muito bonito, gostava é de saber do onde vinha esse dinheiro todo.

Pois...

É mesmo muito bonito, mas haveria sempre pessoas que queriam mais sem fazer por isso. Não impediria a criminalidade, por exemplo...

Link to comment
Share on other sites

Camurso, o mesmo pode acontecer hoje. Estás a ir para um extremo que ainda que possa acontecer, nunca vai acontecer. Porque há sempre quem queira mais que o "mínimo".

Percebo o que estás a dizer e um sistema destes ainda não avançou porque ainda há "falhas" ou coisas por garantir. Mas essa é uma das coisas que acho "seguras".

 

Repara, quem tem uma loja e ganhar o seu, vai deixar de a ter porquê, se a única alteração que iria ter era passar a receber mais ainda com o UBI?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Penso que a Suíça esta a oferecer valores tão altos para não passar no referendo...

E sim como o Jokeman disse, deixa de existir RSI e subsídio desemprego.

 

Onde vem o dinheiro?

 

Eu penso que o GBI vai criar melhores condições de trabalho e melhores ordenados para quem trabalha porque deixa de haver aquele desespero para arranjar trabalho que tanto favorece as entidades patronais.

 

 

Edited by Zic
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Entretanto no domingo os Suiços votaram contra o UBI. No entanto os + de 20% a favor são animadores e grande parte dos votantes (incluindo os que votaram não) acreditam que isto é apenas o início e que eventualmente será implementado :) 

http://www.politico.eu/article/unconditional-basic-income-news-why-switzerlands-basic-income-idea-is-not-crazy-vote-referendum/

Link to comment
Share on other sites

isso não é verdade. Quem disse isso foi o gajo que defendia o sim ao UBI, que provavelmente muitos dos que votaram não, querem ver mais diálogo sobre o assunto, e só por isso é que fizeram essa opção de voto.

Da mesma maneira, a esmagadora maioria que votou o não pode dizer o mesmo, que não quer mais ouvir falar sobre o assunto (então se eles vierem cá ver o pessoal do RSI é que não querem mesmo mais ouvir falar só pela amostragem, lol...). 

Link to comment
Share on other sites

Pode não ser para já, mas com a evolução da Automatização, vai chegar o dia em que uma empresa que hoje em dia precisa de 100 empregados, vai precisar de uns 10. No passado essa mesma empresa secalhar já precisou de 150 ou 200.

Vai chegar a altura em que simplesmente não há trabalho para toda a gente, por muita vontade que as pessoas tenham de trabalhar. Nessa altura, alguma coisa tem de ser feita, até porque essas grandes empresas só fazem dinheiro se a população tiver dinheiro para gastar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.