Jump to content

Leituras manuais de electricidade (EDP)


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Alguém aqui costuma fazer as leituras das contagens de electricidade mensalmente e submeter pela app (ou site, telefone, whatever)?

Já desde há algum tempo que tenho reparado em algo que não me parece muito normal, mas se calhar até é!?

Por exemplo, este é o meu gráfico das últimas contagens que fiz:

grafico_leituras.png

A minha dúvida aqui é se é normal estes 3 valores estarem sempre a crescer de mês para a mês. Não era suposto haver altos e baixos conforme gasto mais ou menos?

É que depois também olho para a factura todos os meses e pago sempre mais um bocadinho todos os meses.

Acho demasiado estranho ter sido coincidência e eu de facto ter gasto mais electricidade todos os meses desde que vim para este novo apartamento.

Desculpem a minha ignorância neste assunto...

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Eu dou sempre as leituras, tens de ter em consideração que apesar de tu dares as leituras, a EDP manda fazer a leitura ao local para aí de dois em dois meses, depois como fazem em dias diferentes aos que estão definidos nas comunicações que te fazem, acabas por ser penalizado com isso porque sobes de escalão. 

Mas não é só a EDP que faz isso, fazem todos, águas, gás, é conforme lhes dá jeito. Em tempos ainda me dei ao trabalho de apresentar reclamação escrita com tudo discriminado e a provar que estava a ser prejudicado, a resposta foi um nim, que apesar de o que eu expunha eles faziam tudo para que as coisas fossem correctas e afins, blablabla... Enfim. 

Posto isto, tu estás a consumir muito mais do que o fazias no início, se não mudaste nada ou alguém te anda a comer luz ou então, metes uma cunha com o @Archie e ele mitra aquilo lá para pagares menos, foi a solução encontrada cá em casa :y:

:-..

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, PunK_BoY said:

Bem... em 6 meses dobraste o consumo de eletricidade. Se de facto não mudaste as tuas rotinas nem adquiriste nada que possa justificar isso, é muito estranho.

Pois, acho isso demasiado estranho. De vez em quando ligo o aquecimento central, mas não estou com ideia de a cada mês que passa o ter mais ligado que no mês anterior. Não ao ponto dos consumos serem tão incrementais de mês para mês.

Mas também pode haver a hipótese de eu estar a ler mal o contador...

48 minutes ago, Kinas_ said:

Esse quadro é tudo de leituras tuas dadas ao fornecedor? 

Não. Há pelo menos 3 leituras que foram da própria EDP:

  • 18 de Novembro
  • 23 de Dezembro
  • 24 de Março

O resto foi efectivamente meu.

37 minutes ago, jr_cardoso said:

Posto isto, tu estás a consumir muito mais do que o fazias no início, se não mudaste nada ou alguém te anda a comer luz ou então, metes uma cunha com o @Archie e ele mitra aquilo lá para pagares menos, foi a solução encontrada cá em casa.

Dificilmente estou a consumir muito mais, não há nenhuma alteração na minha rotina para causar um aumento de consumo mês após mês, sempre incremental.

Como é que alguém me pode estar a roubar luz? :X

Tenho de fazer as leituras entre hoje e amanhã e a última leitura (minha) foi:

  • Vazio (kWh): 418
  • Ponta (kWh): 202
  • Cheias (kWh): 442

Fui agora ao contador e retirei estes valores para submeter:

  • Vazio (kWh): 481
  • Ponta (kWh): 300
  • Cheias (kWh): 500

Porra, não me parece nada normal e neste último mês definitivamente que não gastei tanto como noutros meses, é impossível.

Estarei a ler mal o contador!?

Fiz um vídeo mesmo agora: https://goo.gl/photos/noGq5jJVgmBFkPt16

Link to comment
Share on other sites

Se tem leituras da EDP, pode ser normal obter esses resultados. Embora caricato.

O apartamento para onde foste podia ter vários meses anteriores de valores de consumo mais baixos, valores esses que são usados para médias quando a EDP faz estimativas se não envias leituras. É possível que tenhas pago menos do que consumiste nos primeiros meses. Com as tuas leituras, essa média de consumo sobe até se aproximar do valor real e estabilizar. Pelos vistos ainda não estabilizou. 

Usa como comparação apenas as tuas leituras e tira conclusões. 

 

1 hour ago, Nazgulled said:

 

Tenho de fazer as leituras entre hoje e amanhã e a última leitura (minha) foi:

  • Vazio (kWh): 418
  • Ponta (kWh): 202
  • Cheias (kWh): 442

Fui agora ao contador e retirei estes valores para submeter:

  • Vazio (kWh): 481
  • Ponta (kWh): 300
  • Cheias (kWh): 500

Porra, não me parece nada normal e neste último mês definitivamente que não gastei tanto como noutros meses, é impossível.

Estarei a ler mal o contador!?

 

Não é 300, é 230. ;)

Se isso é a variação de 30 dias, para duas pessoas, não me parece nada do outro mundo. 

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A pergunta pode parecer parva, mas esse gráfico não é o acumulado? 

Há diversos casos que já apanhei (ou melhor, a minha mulher) de clientes que não percebem como é que há um aumento de consumo mas na verdade usam mais equipamentos que consomem mais do que aquilo que pensam. De qualquer das maneiras, para fazeres uma análise correta tens que ignorar as estimativas e considerar apenas leituras reais.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, ainda ia submeter os 300 depois é que me ia queixar :-..

Não são duas pessoas, sou só eu. Pelo menos diariamente, a minha namorada costuma estar cá os fins de semana e de vez em quando à semana.

Ainda te parece normal os consumos?

Relativamente ao Gás é igual. Histórico das contagens dos últimos meses:

  • Empresa: 2 - 18 Novembro (2015)
  • Cliente: 3 - 14 Dezembro (2015)
  • Cliente: 17 - 16 Janeiro
  • Cliente: 28 - 14 Fevereiro
  • Empresa: 39 - 4 Março
  • Cliente: 44 - 14 Março
  • Cliente: 55 - 14 Abril
  • Empresa: 63 - 5 Maio
  • Cliente: 65 - HOJE (a submeter)

E por exemplo, o que eu paguei nas últimas facturas (Casa Total Click):

  • Janeiro: 53,36€
  • Fevereiro: 52,82€
  • Março: 60,54€
  • Abril: 57,27€

Visto pelos montantes que paguei mensalmente até parece "normal".

Parece-vos valores normais para uma pessoa (e meia vá) a viver sozinha num T1? Em média tenho gasto 30€ de electricidade e 13€ de gás (valores sem IVA dos últimos 4 meses) mais 10,5€ de IVA e mais 2,8€ de "outros débitos/créditos" (o quer que isso seja).

6 minutes ago, Archie said:

A pergunta pode parecer parva, mas esse gráfico não é o acumulado? 

Há diversos casos que já apanhei (ou melhor, a minha mulher) de clientes que não percebem como é que há um aumento de consumo mas na verdade usam mais equipamentos que consomem mais do que aquilo que pensam. De qualquer das maneiras, para fazeres uma análise correta tens que ignorar as estimativas e considerar apenas leituras reais.

Não tem qualquer referência a ser "acumulado", mas é possível que seja...

Mas por exemplo, olhando para a factura de Abril:

factura_abril.png

Estes gráficos são acumulados? O do gás não parece, o da electricidade estou na dúvida... Se for acumulado, faz sentido, se não for, não percebo como sobe de mês para mês... É esperar para ver a próxima factura.

Quanto a equipamentos... Tudo bem que possam consumir mais do que que pensamos, mas ao ponto de o consumo crescer todos os meses sem mudança de rotinas no uso dos mesmos?

Link to comment
Share on other sites

Para uma pessoa e meia, por mês, parece acima da média. Mas tudo depende dos eletrodomésticos + PC. Nos meses em que uso mais o PC, noto logo na fatura. Não tem uma fonte de alimentação de 600 W por nada. ;)

Não usas PC? 

Link to comment
Share on other sites

@Revenge Esse gráfico é diferente daquele que eu postei, esse capaz de ser o verdadeiro dos consumos. Esse gráfico também tenho algo a subir de mês para mês mas não com diferenças tão granes como no gráfico anterior. Gostava de ter um mais igual ao teu, acho que estou a gastar muito :X

@Kinas_ Sim, uso, estou a usar agora :D Mas não uso assim tanto quanto isso. Acho que a minha também é de 600W e de vez em quando puxo por ele para jogar, mas não é algo que faça todos os dias nem nada que se pareça. É causal. E tirando isso, uso-o muito pouco. Mas vejo bastantes filmes/séries na TV que no site diz gastar ~260W com ela ligada no modo "Vivid" (que deve ter o brilho todo no máximo e isso. Gasta 0,5W em standby.

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, Archie said:

Subscreve o re:dy :P

Quais os equipamentos que tens que consomem mais?

Já fiz aqui um bookmark para mais tarde ver isso :P

Diria que é o forno, fogão, micro-ondas e máquina de lavar loiça (não tenho da roupa ainda :X).

Link to comment
Share on other sites

Por acaso tenho uma dúvida em relação ao IVA porque acho que estou a ser altamente roubado, e estou a arranjar tempo para ir a uma loja fazer a reclamação, porque pedi informação via mail nem se dignaram a responder.

 

Basicamente quando eles fazem uma estimativa pagamos o IVA, e depois quando há o acerto nos meses seguintes, eles devolvem o valor que anteriormente já pagamos mas sem o IVA.. o que significa que quanto maior for a diferença maior é o roubo =/

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.