Jump to content

Black Desert Online


Jokeman
 Share

Recommended Posts

On 22/02/2016 at 11:56 AM, Lancer said:

E acabou a segunda closed beta do Black Desert Online, release dia 4 de Março.

2016-02-22_41604277.JPG

não me perguntem porque é que deixaram o burro na água...

 

2016-02-22_41663658.JPG

Yarr Har fiddle dee dee being a pirate is alright with me!

 

Resumo:

- Custa 30€~, não tem subscription.

- Cash shop, um pouco cara mas sem pay 2 win. Não me parece pior que gastar 12€/mes num mmo de subscription ao fim de um ano.

- PvP Sandbox estilo Lineage 2, não é um themepark com PVE endgame raiding tipo WoW ou Final Fantasy XIV. Tem worldbosses mas é só isso. O endgame é mais à base de sieges e controlo de território por nodes, outposts, castelos, etc.

- Trade Routes tipo space sim, existem carruagens, barcos mercantis, etc... (um futuro patch que já saiu na versão KR vai introduzir combate naval e pirataria).

- Mundo muito vivo, npcs com rotinas.

- Melhor char editor que vi até hoje, dá para ir ao detalhe de alterar a forma do cabelo em si. (Emilia Clarke, Michael Jackson, Avril Lavigne)

- World Map mais detalhado de sempre, faz lembrar um City Builder Sim quase.

- Graficos brutais, mas bem optimizado.

- Action combat, fast paced, um pouco a base de combos como em fighter games. No tab targetting. Sistema tipo parkour (só não tem o leap of faith do assassin's creed :p)

 

Podia continuar mas recomendo que experimentem quando tiverem a oportunidade (só não me proponho a deixar aqui guests passes porque os unicos 2 que tenho já estão reservados...)

O unico ponto negativo que tenho a apontar neste momento é o facto de as classes estarem gender e race locked.

ou seja, se eu quiser jogar Ranger, tenho obrigatoriamente de ser elf female.

as classes ainda não estão todas disponíveis mas nos próximos meses (futuro prox) vão acrescentar: Ninja\Kunoichi, Blader\Plum e as respectivas awakening weapons que são basicamente uma arma alternativa que muda a gameplay da classe em si (exemplo: Blader usa Katana normalmente, a arma alternativa "awakening" é uma lança, o player escolhe como quer jogar)

Classes na release: Warrior (sword\shield), Valkyrie (rapier \shield) Berserker (dualwield axes), Sorceress (??? cenas pretas), Witch\Wizard (staff), Tamer (hidden blade), Ranger (bow).

 

Acho que merece tópico dedicado. Já cá mora um Traveller's Package (o tal de 30€). Agora é esperar por 2 de Março. :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Infelizmente não tenho tido muito tempo e desde a release só pude dar umas 30 horitas a este jogo.

Muito, muito bom. Sem qualquer duvida o melhor MMORPG e possívelmente online game do momento. Se bem que ver este jogo apenas como "mmo" não lhe faz propriamente justiça porque estamos habituados a determinados standards e o BDO é um mundo diferente.

Podia fazer um post muito detalhado a explicar o jogo mas também não lhe iria fazer justiça. Até porque ainda não percebo tudo muito bem a detalhe.

Vou falar só de alguns pontos. (já falei do char creator, não vou voltar a tocar nisso)

 

O Black Desert Online não é um "mais um grindfest coreano". É um jogo com muita depth, daí ser um pouco complicado de explicar. Um pouco à semelhança do Eve Online mas num setting fantasy.

Não é um jogo que faz handhold ao player sempre nem é um crowdpleaser. Pode ter uma learning curve elevada dependendo do que queremos fazer no jogo.

 

Tem uma componente de "roleplay" muito importante no que toca ao que fazemos no mundo. Não se trata so de fazer "quests" e andar de zona em zona a grindar.

A progression do character é muito mais que isso, há varios pontos a subir e não basta "subir de nível" para avançar no jogo.

Life skills e knowledge* são muito importantes também.

Tem um housing e worker system que mais fazem o jogo parecer um daqueles town simulators.

Tudo com que interagimos tem presença no mundo, ou seja, se mandamos um worker nosso minar, ele vai estar mesmo visível no mundo a fazer isso.

 

*knowledge é um sistema que tal como o nome diz implica que o player tem de aprender coisas sobre o mundo. Isso pode passar para falar com npcs, ir a bibliotecas, desvendar mistérios, matar monstros, explorar, etc ... Tem varias utilidades, mas pondo de forma básica permite interagir com coisas que não poderíamos interagir antes, ou facilita-nos a vida quando entramos no dialog minigame com certos npcs que estejam interessados num determinado assunto, entre outras coisas.

 

Neste momento sou level 35* e estou dividido entre continuar o progresso de combate ou seja "levelar" e ganhar novos skillpoints que me permitiria entrar em areas mais avançadas com alguma segurança extra... ou então posso preparar o meu horse ranch e começar a entrar na scene de taming e breeding que por si é um jogo dentro do jogo.

... ou então monto um shipyard e começo a trabalhar na direcção de ter um barco de pesca... >.>

decisions... what to do...

 

level 35* (mas isto não diz tanto quanto isso sobre o character já que não diz os skillpoints que tenho nem os niveis dos meus skills como "breath" ou "health" que sobem conforme eu faça certas actividades como correr ou comer) 

 

O BDO é um jogo com muito para fazer em que muito do que fazemos nem sequer tem de ser necessariamente combate.

Permite jogar ao ritmo de cada um seja mais relaxed ou hardcore.

 

O jogo (traveler package) custa 30€. Não tem subscription, não se paga por expansões. A cash shop é um pouco cara no que toca a costumes e pets mas não tem pay2win. Pelo - experimentar recomendo, 30€ por este jogo não é nada comparado com tudo o que oferece. A cash shop pode ser ignorada.

As perspectivas de futuro pelo menos dentro dos prox 2 anos são boas baseado nos updates recebidos nas outras regiões em que o jogo já saiu.

 

Com isto ficou muito por explicar e muito para falar mas é complicado por tudo num post. Como disse no inicio, é um pouco como tentar explicar Eve Online.

 

1F38E1293B40AB48D822244E94887453A84ED9BA

4D39485218CD541D44FBD8D3095B84489F5BA96E

9C4C3F0EFA86D60375B85A57EA2C7D08A212A79B

39EF1117AB93D33B767710758A4DE57B7BEEC1D3

202AD145C8A97D1A51F2BFB273E1F29E2BB5E1F2

A33B8AAF6FAD494292FA3765BC157781D72F5342

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É tudo isso e muito mais, mas com o que disseste, a malta já pode ter uma ideia. :y:

Eu vou com cerca de 60 horas de jogo e ainda sou level 21. Tenho explorado imenso o mapa, subir skills, principalmente gathering e fishing (ambos Apprentice 3), ganhar knowledge, unir nodes... enfim, há sempre algo de novo e diferente para fazer ou ver. Também tenho achado que, apesar de ser um MMO, é perfeitamente "soloable", pelo menos até aqui. Quem puder que compre, não se vão arrepender!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 hours ago, Jokeman said:

Também tenho achado que, apesar de ser um MMO, é perfeitamente "soloable", pelo menos até aqui. Quem puder que compre, não se vão arrepender!

^ this!

bem explicado, não me tinha lembrado de por as coisas assim

 

o ser soloable depende do que pretendemos fazer obviamente, mas é mais flexível nesse aspecto do que a maioria dos mundos online.

mesmo missões "coop" se o jogador for bom o suficiente consegue fazer solo. estou level 37 com Tamer e até agora consegui fazer solo a tudo... com algumas mortes pelo meio :-..

 

World bosses e actividades como guild wars, outras guild activities\missions, sieges and such é que já obrigam a ter um grupo mais organizado.

Whale hunting não sei se precisa de grupo ou não, não investiguei ainda.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Há por aí algum vídeo ou algo que explique bem o que é este jogo?

Sempre que abro um stream apanho alguém meio afk na montada em piloto automático, quando leio "grindfest" é o tópico.

Não irei joga-lo mas simplesmente tenho curiosidade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Por acaso já tinha visto essa review, mas acho que desvalorizou demasiado pela falta de "endgame habitual instanced" e valorizou pouco tudo o resto.

 

performance: (não é levezinho mas também não está mal optimizado, desde que tenham a opção (experimental) high end desligada corre bem), eu corri a primeira beta disto a +- 20ish-30 fps num Core 2 Quad @ 3.25Ghz 8gb ddr2 e um ati 7950 3gb e sem ssd.

Agora já tenho uma maquina melhor já corre bem obviamente mas quando há muita densidade de efeitos de skills e screen shaking a framerate cai um pouco (screen shaking pode ser reduzido nas opçoes e ajuda a não ter tanta inconsistencia de framerate, mas por outro lado os skills perdem o efeito de "impacto")

 

A historia ao inicio tenho de conceder que é 1 bocado forgetable ao inicio tal como parte do voice acting. MAS torna-se mais interessante mais à frente quando se começam a gerar certos conflitos.

voice acting: acho que o voice acting de chars principais da historia é péssimo. mas acho que o voice acting the npcs secundários até está muito bom.

falta de handholding: nalguns pontos acho que tem razão (o sistema de nodes devia ter uma explicação melhor) mas noutros acho que deixar o player descobrir por si n é necessariamente mau. evita também que toda a gente vá pelo mesmo "caminho".

falta de deserto: just you wait...

classes e gear: gear looks options são limitadas y, no entanto não concordo quando dizem que à distancia parece tudo =. No vid ele faz uma demonstração com um costume da cash shop que toda a gente usava na beta mas agora na release não é o caso. Até porque o pessoal faz mix and match e usa dyes também.

Na verdade o jogo tem 11 classes mas apenas estão disponíveis 7 (wizard\witch são consideradas a mesma) na release. As proximas 4 vão ser lançadas nos proximos meses.

 

A review fez o que tinha a fazer que é julgar o jogo pelo seu estado actual.

Mas acho que é preciso tomar em conta o futuro curto e médio prazo também (principalmente quando este já é conhecido, já está desenvolvido e não são só promessas)

Curto prazo comprometeram-se a lançar MAJOR updates a cada 1 ou 2 meses para fazer catch up com a versão coreana.

Estamos a falar de updates que vão mais que duplicar o tamanho de mapa, introduzir o deserto que implica certos elementos de survival, weapon set secundário com gameplay diferente para todas as classes, novas classes, e muito mais.

 

Achei o score um pouco baixo. A falta de endgame não concordo, não tem é o endgame instanced "habitual" tem outras coisas que os outros não tem, grindy leveling depende um pouco de opções, há montes de quests por todo o lado... não tem necessariamente de seguir a via grind, alias se o fizer sobe de nivel sure, mas depois tem poucos skill points. Falta de sieges na release, estamos a cerca de 2 semanas de os ter. O content já está pronto, não acho que dar algum tempo (1 mes) para o pessoal se estabelecer seja tão mau quanto isso.

Link to comment
Share on other sites

Okay, certo.

Não existir fast travel explica o afk em piloto automático. Lvlar vários skills + ausência de endgame tradicional numa temática de sandbox explica o "grindfest".

Acho que fiquei mais ou menos elucidado.

Edited by ash
Link to comment
Share on other sites

gostava de experimentar antes de comprar.. é possível ? 

 

edit: ok já vi que é possível com guest pass. Se alguém tiver por aí um a mais agradecia :)

Edited by squallx
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.