Jump to content

Servidor para pequena empresa


gleal
 Share

Recommended Posts

Boas, o meu cunhado tem uma pequena empresa e pediu-me para lhe ajudar a escolher um servidor para correr o primavera.

Ora eu já ando desatualizado em relação a pc's e não pesco nada de workstations, mas queria mesmo ajudar, então vou recorrer aqui ao FNF! :-.. 

Então vamos lá, o servidor vai ter 4 portáteis clientes do programa a aceder e a ideia é conseguir a melhor relação preço/qualidade/longevidade. No apoio ao cliente do primavera deram-lhe estes requisitos mínimos: 

SO - Windows® Server 2008 R2 ou superior, 
Base de dados - SQL Server 2008 R2
RAM - 4gb
Xeon Quad Core / Core i5
Disco - RAID 1 - 20 GB

andei a investigar e achei que este podia ser uma boa solução económica (337€): http://www.globaldata.pt/computador-global-workstation-advanced-19704.html ou esta mais à prova de futuro (426€): http://www.globaldata.pt/computador-global-workstation-expert-19705.html 

Agora as muitas dúvidas:

O SO tem que ser mesmo windows server, certo? E qual escolher o 8.1 ou o 12? Já vi que existem várias versões de cada um, qual escolher e onde comprar?

Sendo que a velocidade até é superior no i3, há muita diferença de performance entre o i3 e o i5 dos 2 setups acima?

Para 4 clientes em simultâneo os 4gb de mínimo chegam ou é melhor apostar nos 8gb?

Compensa acrescentar/substituir o disco tradicional por uma unidade SSD? Tb dá para fazer raid1? 

Obrigado desde já!

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Amigo Leal, nessas coisas de servidores não posso ajudar grande coisa...

 

No entanto aqui vão os meus 2 cents...

Para já ssd's para estar em escrita constante não sei se é grande ideia, tenho ideia de que desfragmentam à bruta e isso não é bom em nada quanto mais para um servidor. em relação ao tamanho do mesmo, 20 gb parece-me pouco a longo prazo, está certo que aquilo é mais entrada e saída de stocks mas a informação vai-se acumulando e com instalação de windows e primavera são logo 5 ou 6 gb que vão de vela.

i3 e 4gb de memoria parece-me pouco nos dias de correm, ainda para mais ter um i5 quadcore e 8 gb's parece mais durador e estável que um i3 e apenas 4gb de memoria para algo que vai estar sempre ligado.

Em relação ao software, se existe algo que já aprendi é que uma coisa é um programa a correr em requisitos mínimos e depois outra coisa é o mesmo programa a correr "à vontade". Se é para gastar dinheiro mais vale dar mais um pouco.

Software como o primavera está constantemente a ser actualizado e daqui a uns tempos os gajos dizem-te que deixam de suportar tal windows, ficas agarrado e tens de comprar OS outra vez... talvez comprar o mais recente mas neste caso não tenho mesmo a certeza do que digo.

 

Portanto entre os 2 workstations que apresentaste ia para o mais caro, é uma solução mais duradoura.

 

Ah! E em relação a sistema de backup já pensaram nisso?

 

 

 

 

Edited by Batunaz
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

e.. porquê investir num xeon?

um servidor não precisa necessáriamente de  ter um cpu "server grade"

Ele quer é uma máquina dedicada para correr um SQL server para o primavera.

A maquina vai ser usada para mais alguma coisa?

 

Um core 2 de ha 8 anos fazia isso... :mellow:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas respostas. :y:

Aquela lista de características não é o setup do pc, apenas copiei para aqui a lista de requisitos mínima que os gajos do primavera enviaram, já vi que não é tudo necessário e ainda bem, eles devem ter aquilo tabelado e enviam a mesma lista para todas as empresas, grandes ou pequenas, independentemente das necessidades.

2 hours ago, JP-- said:

Quanto é que esperas ter que gastar com o licenciamento Windows Server e SQL Server?

Só quero perceber que expectativas tens e se estás a ir pelo caminho mais correcto.

Não faço ideia, mas já percebi que não é necessário e que o windows "normal" faz o trabalho, ainda bem.

Agora que versão, 7, 10, pro, oem?... Por curiosidade, quanto custava isso tudo do winserver  e sql para um servidor e 4 clientes?

Outra coisa, eles dizem que: "O PRIMAVERA Business Intelligence não funciona em sistemas operativos 64 bits (por exemplo,Windows Vista 64 bits, Windows 7 64 bit, Windows 8 64 bit, Windows Server 2003, 2008, 2008 R2 e 2012 64 bits, etc).

Quer dizer que o windows tem que ser 32bits? Estranho...

1 hour ago, Lancer said:

e.. porquê investir num xeon?

um servidor não precisa necessáriamente de  ter um cpu "server grade"

Ele quer é uma máquina dedicada para correr um SQL server para o primavera.

A maquina vai ser usada para mais alguma coisa?

 

Um core 2 de ha 8 anos fazia isso... :mellow:

Sim, vai ser usada também como estação de trabalho no escritório. O Xeon era apenas uma opção dos requisitos enviados pela empresa que lhes vendeu o primavera, no pc o que estou a equacionar é i3 ou i5, ainda não sei.

E relativamente às outras questões?

- Sendo que a velocidade até é superior no i3, há muita diferença de performance entre o i3 4160 e o i5 4460 dos 2 setups acima para o efeito pretendido?

Para 4 clientes em simultâneo os 4gb chegam ou é melhor apostar nos 8gb?

Compensa acrescentar/substituir o disco tradicional por uma unidade SSD? Ou é melhor apostar antes na segurança e comprar 2 discos tradicionais de 500 gb cada e fazer raid1?

 

Edited by gleal
Link to comment
Share on other sites

eu não recomendaria ssd para este tipo de ambiente profissional (por isto pretendo dizer: guardar dados)

se for para correr programas de rendering ou photoshop sim, para fiabilidade não recomendo. mete antes HDDs em raid como estavas a pensar.

 

4gb é suficiente, mas com 6-8gb tens mais margem de manobra se for usado em simultâneo como workstation.

 

ainda assim penso que i3 é suficiente, mas depende um pouco da intensidade do trabalho que vai ser feito. Para multitasking i5 é sempre melhor.

Neste caso como a maquina não é dedicada apenas ao primavera, secalhar recomendaria o i5, depende mesmo do trabalho.

Só Emails\ Facturação i3 provavelmente chega.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, Lancer said:

eu não recomendaria ssd para este tipo de ambiente profissional (por isto pretendo dizer: guardar dados)

se for para correr programas de rendering ou photoshop sim, para fiabilidade não recomendo. mete antes HDDs em raid como estavas a pensar.

 

4gb é suficiente, mas com 6-8gb tens mais margem de manobra se for usado em simultâneo como workstation.

 

ainda assim penso que i3 é suficiente, mas depende um pouco da intensidade do trabalho que vai ser feito. Para multitasking i5 é sempre melhor.

Neste caso como a maquina não é dedicada apenas ao primavera, secalhar recomendaria o i5, depende mesmo do trabalho.

Só Emails\ Facturação i3 provavelmente chega.

Vai ser mesmo isso:

Mboard Gigabyte H81M-S skt1150/DDR3/ Processador Intel Core I5 4460 Skt1150/3.2ghz

2 x Memória 4Gb DDR3 1600Mhz (8gb memoria no total) 

Disco Rigido 2 x 500 GB SATAII raid1

Windows 10 64 bits PT-OEM
Monitor ASUS VS197DE 19"
Teclado Génius KB-M200 USB

2 ultimas questões:

Sata3 só rende em ssd, certo? 

O Windows 10 oem que vai ser adquirido tem as funcionalidades de rede suficientes para o propósito do servidor, certo? 

Link to comment
Share on other sites

sata 3 em hdd também funciona

sobre o windows 10, sim.

vou deixar no entanto um aviso.

se tiverem possibilidade de definir ips fixos façam-no eu ando sempre com problemas no windows 10 a reconhecer os host names de outros pcs de rede.

por ip funciona, por host name é 50\50.

sugestão: ip fixos, alterar hosts files e atribuir host names aos ips especificos das maquinas na rede

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.