Jump to content

Brexit e Política Britânica


Vasco G
 Share

Brexit  

53 members have voted

  1. 1. A Grã Bretanha vai sair da União Europeia?

    • Sim
      29
    • Não
      24
  2. 2. Isso será positivo ou negativo para a União Europeia e o seu futuro?

    • Positivo
      23
    • Negativo
      30


Recommended Posts

Só quero fazer referência ao facto de que mentiras houve dos dois lados.

Neste momento as mentiras que infelizmente perduram são principalmente as do remain. As que ou ninguém se lembra que foram ditas mas que se mantiveram no discurso, ou as que nunca foram alvo de contra-argumentação.

E é mentira que o leave só ganhou pq as pessoas foram enganadas. As pessoas estão a ser enganadas é agora.
Depois de terem votado, viram o seu voto ser descartado pelo parlamento e enquanto houve todo este engonhanço, a campanha anti-brexit continuou a transformar a opinião das pessoas.
Até se diz que a culpa deste impasse é do Brexit. A culpa não é do Brexit nem dos Brexiteers, é de quem está a evitar que o Brexit aconteça, o que foi vontade do povo. Esse é o verdadeiro engano que as pessoas estão a ser alvo neste momento...

Ora depois disto tudo, vir fazer uma poll e ver que o remain está a começar a ganhar uns pontitos... Olha muito obrigado!
Mesmo assim continuo a achar que o leave ganharia, infelizmente para desgosto de muitos.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, DeathShadow said:

52% a favor do Brexit

51,89% para ser mais correto.

Com 2 das 4 nações do Reino Unido a votarem no remain. E já agora, a capital Londres, também votou no remain, com 60% dos votos.

E se tivermos em conta a abstenção, muito menos de metade da população votou no leave. Isto só para quem diz que é a vontade do povo.

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, DeathShadow said:

Lá vens tu com a vontade do povo. 52% a favor do Brexit não é vontade do povo.

Oi? Então o que é a vontade do povo?
O voto só valia se os 52% fossem do remain? Nesse caso já se podia dizer que era a vontade do povo ficar, é isso?

Epá o leave ganhou, pronto! É a vontade democrática do povo!

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão é que foi... É isso que a mim me parece que está impossível de compreender.

Depois da votação ser feita, esse tipo de "e se(s)" de nada serve. E nem pode servir!

Podemos discutir se é bem, mal, se devia ter sido feito assim ou assado. Foi feito, e nos moldes que foi feito, um lado ganhou, democraticamente e com carácter vinculativo. A partir desse ponto, o resto que fica para trás de nada vale... Só resta a decisão.
Isto pq os argumentos que são usados por um lado (obviamente o que não ganha), podiam ser também usados pelo outro lado que ganhou, no caso de ter perdido. E se formos por aí, então mais vale mandar a democracia porta fora e ficamos na discussão de todo e qualquer assunto que vá a votação, com as habituais platitudes, opiniões, falsidades, populismos e por aí fora que há em todas essas ocasiões. Spoiler alert, não saímos da cepa torta pq vai sempre haver alguém que pensa o contrário de ti...

O povo é soberano.
Votação 50-50, quem perde, perdeu.
Na altura todos dizem ok.
Um lado perde e quer mudar depois as regras.
Faz do parlamento refém, arrasta o processo e vai mudando lentamente a opinião das pessoas para o seu lado, quer por exaustão, quer através de propaganda contínua e pressão social.
Evita que o país vá a votações pq sabe que perde nas urnas (mais uma vez a chatice do povo pá).
Próximo passo vai ser qd tiverem a segurança absoluta de que ganham um segundo referendo, começam a falar no novo referendo.

É isto que é a democracia?

Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, HERiTAGE said:

É isto que é a democracia?

E se hipoteticamente no momento de fazer a alteração, a maioria já não quiser sair? O que é democracia, respeitar a vontade antiga ou respeitar a vontade actual da população?

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, HERiTAGE said:

Mais uma vez. "E se".

A decisão é para ser respeitada. Se não querem saír, que se manifestem num futuro referendo para uma eventual reentrada.

O que é certo é que todas as sondagens dão vitoria ao Remain neste momento, e isto já desde 2018 que dão essa vitoria. Não podes dizer que é vergonha, porque as sondagens em 2016 davam vitoria ao Leave até por mais larga margem do que realmente aconteceu na votação final, logo se em 2016 não havia vergonha, hoje também não há.

Tendo em conta esse novo dado, deixa de ser um "se" e pode ser uma nova realidade.

Link to comment
Share on other sites

Mas essas sondagens, em relação ao referendo que já existiu, não contam para nada.

Aliás, eu nem sei porque fazem sequer sondagens (ou aliás, até sei). O referendo já foi... A decisão já foi tomada. Continuar a referendar e a rebater e a ir influenciando as pessoas a mudar o voto, quer pelo atraso propositademente provocado, quer (e digo mais uma vez) por propaganda e pressão social, não é definitivamente o caminho democrático.

O meu problema com o Brexit é justamente isto. É a normalização de toda esta palhaçada que se está a fazer ao verdadeiro processo democrático, ao abrigo de tretas do tipo "eles foram enganados", o "povo não quer todo o mesmo", "a maioria é muito ténue", "nós é que sabemos o que é certo para o país", etc... É mesmo, a meu ver, o desfecho mais grave e mais perigoso de todos os fins possíveis que este processo possa ter.

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, HERiTAGE said:

Mas essas sondagens, em relação ao referendo que já existiu, não contam para nada.

Aliás, eu nem sei porque fazem sequer sondagens (ou aliás, até sei). O referendo já foi... A decisão já foi tomada. Continuar a referendar e a rebater e a ir influenciando as pessoas a mudar o voto, quer pelo atraso propositademente provocado, quer (e digo mais uma vez) por propaganda e pressão social, não é definitivamente o caminho democrático.

O meu problema com o Brexit é justamente isto. É a normalização de toda esta palhaçada que se está a fazer ao verdadeiro processo democrático, ao abrigo de tretas do tipo "eles foram enganados", o "povo não quer todo o mesmo", "a maioria é muito ténue", "nós é que sabemos o que é certo para o país", etc... É mesmo, a meu ver, o desfecho mais grave e mais perigoso de todos os fins possíveis que este processo possa ter.

É muito simples. Porque já passaram 3 anos desde a decisão e ainda não saíram única e exclusivamente por culpa do Reino Unido. Por diversas vezes a Theresa May chegou a acordo, que depois lhe era recusado no parlamento.

Devido à incapacidade do Reino Unido em resolver o que quer que seja, passaram 3 anos e em 3 anos muita coisa muda. E uma delas foi a intenção da população em relação ao Brexit. É algo que não se pode ignorar, tão simples quanto isso.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Revenge said:

É muito simples. Porque já passaram 3 anos desde a decisão e ainda não saíram única e exclusivamente por culpa do Reino Unido. Por diversas vezes a Theresa May chegou a acordo, que depois lhe era recusado no parlamento.

Devido à incapacidade do Reino Unido em resolver o que quer que seja, passaram 3 anos e em 3 anos muita coisa muda. E uma delas foi a intenção da população em relação ao Brexit. É algo que não se pode ignorar, tão simples quanto isso.

Mas isso não é assim.

Tu tiveste estes 3 anos pq os remainers não queriam nem deal nem no-deal, não queriam sair e pronto! E fizeram de tudo para que o leave com ou sem deal não acontecesse. Tiveste vários deputados a dizer que não iriam votar a favor de nenhum acordo sequer... Isto contra a vontade do povo.

A função do parlamento neste caso era arranjar maneiras para que a vontade do povo se cumprisse. Protelar a decisão até que eventualmente os sentimentos mudem é completamente anti-democrático.

A culpa do UK n ter saído n é do UK é do parlamento.

Link to comment
Share on other sites

33 minutes ago, Revenge said:

Não dá. É que eles querem o Brexit, mas que fique tudo igual como está agora. Com um pouco de sorte, ainda querem lugares no Parlamento Europeu.

Pelo que tenho percebido ultimamente ...querem o brexit sem sair da uniao europeia ehehehhe

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, HERiTAGE said:

Mas isso não é assim.

Tu tiveste estes 3 anos pq os remainers não queriam nem deal nem no-deal, não queriam sair e pronto! E fizeram de tudo para que o leave com ou sem deal não acontecesse. Tiveste vários deputados a dizer que não iriam votar a favor de nenhum acordo sequer... Isto contra a vontade do povo.

A função do parlamento neste caso era arranjar maneiras para que a vontade do povo se cumprisse. Protelar a decisão até que eventualmente os sentimentos mudem é completamente anti-democrático.

A culpa do UK n ter saído n é do UK é do parlamento.

Quero lá saber se a culpa é dos leavers ou dos remainers. A culpa é do Reino Unido. Criaram um problema e passado 3 anos ainda não o conseguiram resolver, levando a Europa por arrasto.

Por mim até podem sair sem acordo, que é para verem e aprenderem de uma vez por todas quando as coisas complicarem. Não vou ter pena nenhuma.

15 minutes ago, ruit said:

Pelo que tenho percebido ultimamente ...querem o brexit sem sair da uniao europeia ehehehhe

Não me admirava muito se fizessem o Brexit e depois pedissem um gênero de estatuto de convidado para continuarem dentro e sobretudo para não perderem influência na Europa. 

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Revenge said:

Quero lá saber se a culpa é dos leavers ou dos remainers. A culpa é do Reino Unido. Criaram um problema e passado 3 anos ainda não o conseguiram resolver, levando a Europa por arrasto.

Por mim até podem sair sem acordo, que é para verem e aprenderem de uma vez por todas quando as coisas complicarem. Não vou ter pena nenhuma.

Assim já é outra conversa.

Isso já és tu e a tua opinião sobre os Ingleses a falar mais alto, o que aliás é o que eu desconfio que esteja por detrás da opinião de muita gente. No entanto, não podes deixar que a tua visão fique toldada relativamente ao que é justo e ao que não é ou do que é democrático.

Mais uma vez eu digo que não tenho grande interesse em que haja um Brexit. O que me faz passar nesta novela é as pessoas não estarem a aprender lição nenhuma no comportamento deste parlamento... Os vários políticos dos vários países dessa Europa fora estão a aprender bem essa lição, não se preocupem. Incluíndo os do nosso. :y:

O que o parlamento inglês e a europa estão a fazer ao povo do UK é simplesmente vergonhoso, imo.

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, HERiTAGE said:

Assim já é outra conversa.

Isso já és tu e a tua opinião sobre os Ingleses a falar mais alto, o que aliás é o que eu desconfio que esteja por detrás da opinião de muita gente. No entanto, não podes deixar que a tua visão fique toldada relativamente ao que é justo e ao que não é ou do que é democrático.

Mais uma vez eu digo que não tenho grande interesse em que haja um Brexit. O que me faz passar nesta novela é as pessoas não estarem a aprender lição nenhuma no comportamento deste parlamento... Os vários políticos dos vários países dessa Europa fora estão a aprender bem essa lição, não se preocupem. Incluíndo os do nosso. :y:

O que o parlamento inglês e a europa estão a fazer ao povo do UK é simplesmente vergonhoso, imo.

O que se aprende com isso tudo é que é demasiado fácil moldar a cabeça das pessoas para votarem no que um grupo quer que votem. Prova disso é o pessoal que quer o Brexit, mas quer que fique tudo igual. Passado 3 anos, ainda não sabem realmente o que é o Brexit e as consequências do mesmo. A única coisa que sabem é que alguém lhes disse que iam ficar muito melhor.

Isto é democracia? É capaz de ser, mas encaputada.

Mas não é caso única, com as redes sociais o que mais se vê é este tipo de manipulações.

 

 

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, skaazi said:

O que é que deveria agora acontecer para o UK sair da UE em outubro sem engonhar mais e os dois lados ficarem satisfeitos?

O parlamento britânico tinha de aceitar o acordo. Como isso não vai acontecer, é adiado mais uma vez para 2020.

Ainda por cima, o tribunal constitucional europeu disse que a UE não pode expulsar o UK sem acordo. Ou seja, temos de esperar que o UK decida sair com acordo ou sem acordo.

Criam o problema, não conseguem resolver o problema e os Europeus ainda têm de esperar e viver na indecisão.

Link to comment
Share on other sites

  • Vasco G changed the title to Brexit e Política Britânica

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.