Jump to content

Monitor


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Para não estar a atrapalhar a outra thread e porque isto é só mesmo para o monitor, vinha pedir a vossa ajuda.

Queria um monitor de 27" (para 1080p). Tenho estes 3 debaixo de olho:

LG 27MP37VQ-B
Samsung LED S27D390H
Asus IPS 27" VX279Q

Jogar a 1080p num 27" é aceitável? Ou não se recomenda? Quem daqui o faz?

O que conta para isto dos monitores? Tempo de resposta é igual nos 3 (5ms).
Em termos de brilho, o Samsung tem 300cd/m2, o Asus 250 e o LG 200.
Ângulos são iguais nos 3 e contraste é 100m:1 no Samsung, 80m:1 no Asus e 50m:1 no LG.
Disto o que é que é realmente importante? Esqueci-me de algo?


Alguém daqui tem algum destes (em 27 ou outra dimensão qualquer)? Qual deles será melhor?

Quem tem um mate, gosta do monitor ou preferia ter mais glossy? O ser mate dá-lhe menos contraste. É coisa que se note em jogos/filmes/séries?
(para programação prefiro muito mais o mate que o glossy)

 

@dastinger tens um Asus destes, certo?

Link to comment
Share on other sites

Tenho um VX239H. É Full HD na mesma e é muito bom. A única coisa que não gosto são os botões táteis e as colunas são manhosas mas no que toca a qualidade de imagem e tempo de resposta é brutal. Se a qualidade dos Asus for sempre neste patamar, ficas muito bem servido imo. 

Link to comment
Share on other sites

Pois mas para isso um monitor já vai para preços absurdos para o que quero dar. :y:

Tenho lido e as opiniões dividem-se. Há quem ache que 1080p é "pouco" para 27", há quem diga que não se nota grande diferença. Chega-se uns cm para trás e "compensa".

Uma cena que me deixa danado é não haver monitores de 24" decentes. Os LG e Asus são todos 23". :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Tenho o LG de 23'' IPS e estou satisfeitíssimo com o monitor, mete o meu HP antigo a um canto. Mas esses que puseste aí são todos muito semelhantes, tempos de resposta iguais, é díficil escolher :P

Link to comment
Share on other sites

10 hours ago, dastinger said:

Tenho um VX239H. É Full HD na mesma e é muito bom. A única coisa que não gosto são os botões táteis e as colunas são manhosas mas no que toca a qualidade de imagem e tempo de resposta é brutal. Se a qualidade dos Asus for sempre neste patamar, ficas muito bem servido imo. 

E funciona bem? 

Link to comment
Share on other sites

Eu jogo num de 23'' a Full HD e parece-me bem, acho que um de 27 jogar a Full HD já ia ser uma bocado mau. Mas depende sempre da distância que estás do monitor, eu não estou a muita. Se bem que agora jogo mais na sala do que no escritório (com o mesmo PC, streaming).

Mas parece-me estranho que esses 3 tenham todos um ângulo de visão igual sendo que só um deles é IPS, algo não está bem aí. Eu não tenho a certeza do que vou dizer agora mas, se jogas mesmo muito, se calhar um LCD normal é melhor, se não, escolhe um IPS. Mas pelo que descreves desses 3, parecem-me ser todos iguais, IPS ou não. Uma coisa que eu faço sempre antes de comprar coisas deste género é ver reviews no YouTube, ajudam bastante a tomar uma decisão.

Link to comment
Share on other sites

Foi o que estive a fazer e acho que vou esquecer as 27".
Só vale a pena ir para tanta polegada com 1440p e isso implicava alterar gráfica, board e ram, para ficar já com tudo decente. À partida está fora de hipótese.

Btw, o LG também é IPS.

Em termos de 24" (que podem ser 23") estou a ponderar o Asus VX239H (como o do dast) ou o Dell U2414H que dizem vir muito bem configurado de fábrica.

Link to comment
Share on other sites

16 hours ago, dastinger said:

Tenho um VX239H. É Full HD na mesma e é muito bom. A única coisa que não gosto são os botões táteis e as colunas são manhosas mas no que toca a qualidade de imagem e tempo de resposta é brutal. Se a qualidade dos Asus for sempre neste patamar, ficas muito bem servido imo. 

Tenho a versão VG239H que é também FHD e 120Mhz e é uma maravilha ate tem suporte para 3D com o uso de óculos.

Edited by curcundil
Link to comment
Share on other sites

@hellspinner a cena é que o PC que vou comprar é para 1080p. Não me estou a ver agora a gastar mais guito num monitor e mais guito nos componentes para poder jogar a 1440p. Prefiro ficar pelas 23"/24".

@curcundil, esse monitor não me aparece no google. Aparece o VS239H mas não tem 120Hz. E também não me parece coisa que vá dar muita utilidade, a diferença dos 60 para os 120. :unsure:

Link to comment
Share on other sites

48 minutes ago, Mini0n said:

@hellspinner a cena é que o PC que vou comprar é para 1080p. Não me estou a ver agora a gastar mais guito num monitor e mais guito nos componentes para poder jogar a 1440p. Prefiro ficar pelas 23"/24".

@curcundil, esse monitor não me aparece no google. Aparece o VS239H mas não tem 120Hz. E também não me parece coisa que vá dar muita utilidade, a diferença dos 60 para os 120. :unsure:

Desculpa engano meu, é o VG236H. Depois de usares um ecrã 120hz não vai voltar atrás.

Para teres uma ideia.

http://www.anandtech.com/show/3842/asus-vg236h-review-our-first-look-at-120hz

O prob é que este monitor novo é caro mas sem duvida vai para 120hz, podes estar horas em frente ao pc que nunca te vai doer a vista.

Link to comment
Share on other sites

22 minutes ago, Mini0n said:

É mais caro e é glossy. Há grande probabilidade de ficar com uma janela atrás, o que vai complicar a coisa.

@hellspinner vi esse e vi o outro da Dell, o U2414H que dizem ser muito bom e parece que vale a diferença de preço.

Já vi que estas mesmo para ecrã a 60hz, e andas pelos 250€.
Sendo esse o maior problema tens na pcdiga esta maquina VG248QE 144hz e abaixo dos 300€ tb é glossy mas tem revestimento anti luz.

Tens aqui um teste do ecrã, dos melhores que andam ai e barato.
http://www.tomshardware.com/reviews/vg248qe-144hz-gaming-monitor,3609.html

Edited by curcundil
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, Mini0n said:

É mais caro e é glossy. Há grande probabilidade de ficar com uma janela atrás, o que vai complicar a coisa.

@hellspinner vi esse e vi o outro da Dell, o U2414H que dizem ser muito bom e parece que vale a diferença de preço.

O que fiz link, tem revestimento anti-brilho a diferença do o U2414H para o P2414H, é que um tem os bezels mais pequenos que o outro

P = professional, U = Ultrasharp

2 hours ago, curcundil said:

Já vi que estas mesmo para ecrã a 60hz, e andas pelos 250€.
Sendo esse o maior problema tens na pcdiga esta maquina VG248QE 144hz e abaixo dos 300€ tb é glossy mas tem revestimento anti luz.

Tens aqui um teste do ecrã, dos melhores que andam ai e barato.
http://www.tomshardware.com/reviews/vg248qe-144hz-gaming-monitor,3609.html

Mas vocês estão a falar glossy nos acabamentos, ou no ecra? Não se pode dizer que um ecra é glossy mas tem revestimento anti-luz, isso não existe. A propriedade glossy num monitor é binária, ou é ou não é

O revestimento anti-brilho aka "Mate screen" é que tem vários graus

 

Quanto a esse monitor, dos melhores que por ai andam é relativo, se for inteiramente só para gaming concordo mas para day to day usage já discordo, primeiro porque é TN(fracas cores e angulos de visão) e depois os 144hz não é facil de atingir em jogos AAA sem baixar os detalhes consideravelmente, exceção se for apenas para jogar twitch FPS "antigos" tipo CSGO ou TF2.

Outra falha é porque não é GSYNC/Freesync, o jogo tem que conseguir debitar sempre os 144fps else ha um tearing horrível e se ligar o Vsync quando não dá os 144fps baixa para os 72fps. Ecras de 144hz so valem a pena com gsync/freesync(mas claro isto já é outra liga de preços)

Edited by hellspinner
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.