Jump to content
  • 0

VPN - Pro e Cons


PunK_BoY
 Share

Question

14 answers to this question

Recommended Posts

  • 3

Já vi pessoal baralhar-se, VPN =/= Proxy

 

Um Proxy é um computador ligado à net pelo qual a gente redirige o nosso trafego, em vez de mandar os pedidos diretamente ao site a gente usa o proxy como ponte que simplesmente recebe o nosso pedido que o envia por sua vez ao site e quando recebe os dados manda-os para o nosso computador, assim o pedido que o site recebeu foi do proxy e o conteudo que é enviado é o conteudo disponivel para a região do IP do proxy, que nos é a seguir re encaminhado pelo tal proxy.

 

Uma VPN é Virtual Private Network, ou seja Rede Privada Virtual, taduzido em mais basico poderia ser uma LAN virtual, geralmente gerida diretamente por um router, por vezes é um servidor a rodar num PC.

Para ter uma vaga ideia seria como meter um router dd-wrt ligado ao router da nos para fazer uma subrede como algum pessoal já cá usa, e esse tal dd-wrt ter um servidor VPN a rodar, cria-se uns credenciais no servidor VPN para dar acesso a um user, depois vai-se para outro país num hotel por exemplo e no PC portatil faz-se correr o cliente VPN, mete-se os dados do user criados e quando a ligação estabelece todo o trafego é redirigido pela net para o router dd-wrt, o PC aparece como estando em casa e tem se acesso às funções de rede todas como se se estivesse em casa, o VPN passa todos os pedidos externos à rede (sites web etc) do PC portatil pelo router dd-wrt, a ligação fisica à net é um tunel encriptado e não sai pedido nenhum diretamente pelo router do hotel, vai tudo sempre pelo tunnel para o dd-wrt.

Há 3 tipos de ligação mais usadas, PPTP que não usa encriptação e SSTP com encriptação (mais usados por que são por defeito do windows) e OpenVPN que é considerado o mais seguro mas não é só next next finish a configurar o servidor. (Tambem há L2TP e IKEv2 mas não se vê tanto)

Isso num âmbito pessoal, empresas usam o mesmo sistema mas geralmente com routers da Cisco ou Juniper que são feitos para isso, para o engenheiro de uma grande empresa que está a trabalhar fora e necessita de aceder a ficheiros de uma share drive que só é acessivel dentro da rede da empresa já é preciso mais fruta, o NOX que o diga

Para os VPNs pagos é a mesma coisa mas em larga escala, só que geralmente a rede é configurada de maneira aos diferentes users não se poderem ver entre eles, serve principalmente para encriptar o trafego (seguro em qualquer hotspot), aparecer como estando noutro país e ser anonimo (escolher o IP de saida e este é partilhado por milhares e não loggam actividades), o uso é parecido ao dos proxys com a diferença de lá poder fazer passar todo o trafego da rede e não só o do browser.

 

Qualquer coisa assim...

Link to comment
Share on other sites

  • 2

melhor explicação que me lembro de ver

 

 

eu pessoalmente tenho, para aceder remotamente à minha rede/nas de forma segura, também como forma fácil de contornar restrições DNS dos nossos ISP's

contra, as ligações são mais lentas

Link to comment
Share on other sites

  • 1

de raiz penso que só os ASUS trazem, o software dos asus é muito bom, penso que é baseado em dd-wrt

 

eu também tenho um TP Link, o que fiz foi flashar o dd-wrt, impecável ;) 

se não quiseres flashar, com o openvpn penso que safas isso nesse router, deves é precisar dum pc que faça de server

Acho eu

Link to comment
Share on other sites

  • 0

primeiro convém perceber, queres a VPN para quê?

se é para aceder à tua rede de casa/trabalho não precisas de nada para além dum VPN server

se o teu objectivo é aceder por exemplo ao netflix states então sim precisas de contratar um serviço

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Não vi o vídeo mas acredito que possa explicar bem as coisas, contudo, deixa-me tentar fazer um resumo com possíveis casos de uso:

  • Ter um servidor OpenVPN a correr no router (podia ser num PC que estivesse sempre ligado, mas o router é quase garantidamente que está sempre ligado 24/7) para criar uma rede virtual e privada em casa, esta rede virtual pode ter acesso aos teus dispositivos locais em casa (PCs, NAS, consolas, etc...). Estás fora de casa e queres aceder ao teu router, ao teu PC de casa, whatever... Ligaste à VPN do router (tens clientes para todos os sistemas operativos) e é praticamente como se estivesses em casa ligado directamente à tua rede.
  • Semelhante ao caso de uso acima, podes (se quiseres) redireccionar todo o tráfego pela VPN. Ou seja, estás num aeroporto a aceder ao Wifi que normalmente é inseguro, ligaste à VPN do router e pões todo o tráfego a passar pela tua Internet em casa (ou seja, usas a ligação à Internet do teu ISP), ultrapassando qualquer restrição que o Wifi do aeroporto tenha e todo o tráfego na rede Wifi é cifrado, pelo que tens mais privacidade.
  • Um outro caso de uso é ter um servidor OpenVPN ou um serviço de VPN pago numa máquina qualquer no mundo num outro país qualquer. Isto permite-te ultrapassar certas restrições geográficas como Netflix (pelo menos para já) e permite-te ainda cifrar todo o teu tráfego. Ou seja, estás em casa e tens o teu router configurado como cliente VPN ligado a esse servidor, todas as tuas ligações serão cifradas desde o teu router até ao servidor VPN, ou seja o teu ISP não faz ideia o que andas a fazer na Internet.
    • Aqui tens 2 hipóteses. Comprar uma VPS e configurares tu um servidor OpenVPN (recomendável) ou pagar por um serviço de VPN que normalmente têm clientes próprios para te ligares (mas também permitem configurar no router). A diferença é que os serviços de VPN normalmente têm dezenas de servidores em vários países do mundo, permitindo-te simular estando num desses país. Ao contrário de um servidor pessoal que terás de instalar numa máquina que estará alojada num determinado país.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.