Jump to content

PC Novo


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Boas.

Uma vez que o meu PC já tem quase 6 aninhos, está na altura de pensar em comprar um novo. O pc vai servir para trabalhar (programação) e jogos.
Andei a ver aqui e ali e, como sempre, surgem as dúvidas clássicas:

 

1) Qual a diferença entre o socket 1150 e o 1151? Compensa um i5-6500 (6ª geração) a 3.2GHz em relação a um i5-4690 (4ª geração) a 3.5GHz, sendo que custam mais ou menos o mesmo?

2) Que Motherboard um gajo deve escolher? Vejo tantas, tão similares e com preços tão diferentes que fico sem saber o que me está a escapar... :unsure:

3) Gráficas. AMD ou NVIDIA? Já tive das duas e nunca me dei muito mal com nenhuma. Vou alternando. Mas do que tive a ver, ultimamente as ATI estão para morrer, certo?
Não queria dar mais de 250€ pela gráfica. Portanto a GTX970 está fora de questão. O que me deixa indeciso entre a ATI R9 380 e a GTX960.

4) Monitor. Andei a ver monitores e até monitores de 27" a custar mais de 300€ mantém-se nos 1080p. Não era monitores de 24" já irem para os 1440p?

5) SSD. Estive a ver que há uns discos da marca Crucial que ao que parece são bonzinhos. Valem a pena em relação a um SanDisk, por exemplo?
Outra coisa, entre os Crucial, há os BX100 (250GB) e os BX200 (240GB). A diferença são 10€ e 10GB, só?

E sendo hoje domingo, está na PCDiga uma promoção de um SSD Samsung 850 EVO a 72€. Valerá a pena?

 

O que estive a ver (e isto é basicamente um draft que pode mudar a qualquer altura) é:

Intel Core i5-6500
Motherboard Asus B150 PRO GAMING
MSI R9 380 Armor 2GD5T OC
Gskill Ripjaws4 Red DDR4-2133MHz 2x8GB
Fonte Seasonic S12II 520W
Caixa Nox Coolbay SX
Western Digital Blue 1TB SATA III
SSD Crucial BX100 250GB

Isto fica a cerca de 850€ (na PCDiga).

Que vos parece?

Link to comment
Share on other sites

minion para que budget apontas?

 

CPU

se fores para i5, recomendo o skylake 6600k mais recente que tens aí na lista socket 1151

se fores para i7, não compres o skylake 6700k, compra antes um hex core haswell socket 2011v3 (i7 5820k, também estou a montar um pc novo e vai ser a minha máquina agora só falta chegar a board esta semana ^^)

(ou versão sem overclock que ha 1 manha kker para fazer OC sem estar unlocked)

 

SSD compra samsung evo 850 antes. (esquece as outras marcas)

DDR4 compra corsair, mas em socket 1151 não precisas de ddr4 compra ddr3, em termos de performance não vais notar e sai te mais barato

Motherboard, não precisas de ir tao overkill desde que seja uma board estável, regra geral asus são boas, mas não é preciso ir para a gama mais cara gaming, não vai ter grande impacto se é que vai ter algum na performance, só depende é dos ports que queres no fundo.

 

Placa grafica nada a dizer, as escolhas são só ati 380 \ nvidia 970 para 1080p, qualquer gráfica mais cara para 1080p é desperdicio de guito porque não vais aproveitar. Se quiseres 2k aí já vale a pena investir mais

AMD \ Nvidia, vai dar ao mesmo neste momento. Vai para o que tiver melhor ratio price / performance, ati 380 ou nvidia 970.

Só há 2 razões para ir nvidia imo, Shadowplay se bem que a AMD tem um equivalente agora e no caso de teres 1 Nvidia Shield e queiras fazer stream de jogos do pc para lá. Fora isso é igual.

 

Fonte, boa escolha mas ve as tuas necessidades aqui: http://outervision.com/power-supply-calculator

Sabendo que para o uso eficiente de uma fonte deves te-la a correr +- a 50% (não convem teres uma fonte de 500w se a tua necessidade for hipotéticamente 450w, 600-650w ja seria ok)

Edited by Lancer
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

IMO:

1) Não estou por dentro da diferença dos sockets nem dos CPUs mas diria que as novas gerações são mais eficazes e mais eficientes em termos energéticos e dissipação de calor. Os modelos que terminam em K permitem overclock, se não pretendes fazer isso compra o outro modelo que é mais barato.

2) Também tenho sempre essa dúvida e quando comprei o meu acabei por comprar uma Gigabyte (sempre gostei da marca e até hoje tenho gostado dela). Mas também dizem bem bem da ASRock e MSI. Só que dentro das marcas existem uma panóplia delas. Também tens de ter atenção que existe umas que são para overclock e outras não, sendo as que não dão são mais baratas. Depois é uma questão de ver as funcionalidades e ligações de cada uma e ver o melhor para ti.

3) Sou fanboy da NVIDIA, confesso. Já tive ATI em portáteis e nunca fui grande fã, não sei porquê... A verdade é que em alguns segmentos, a ATI consegue ter melhor performance que a NVIDIA, mas mesmo assim, prefiro a NVIDIA. Acaba por ser opinião pessoal... Mas a NVIDIA tem algo que a ATI não tem, ShadowPlay, que pode ser irrelevante para ti (permite-te gravar qualquer jogo sem qualquer tipo de lag ou processamento de CPU. Tenho uma Gigabyte também. Mas também falam bem de outras marcas, ASUS, MSI e EVGA. Se queres jogar, acho que devias investir um pouco mais neste campo, 250€ parece-me pouco, mas não estou por dentro dos preços.

4) Não tenho grande conhecimento. Eu tenho um IPS porque o ângulo de visão é muito melhor e a qualidade geralmente é melhor, é Full HD e de 23''. Mas não é ideal para jogos porque é IPS. Há IPS com input lag baixos, mas são mais caros (ou então de uma marca chinoca no eBay :D).

5) Samsung, ponto.

Outras specs: Também tenho umas G.SKILL, mas TridentX, nada de mau a apontar. Fonte sempre gostei mais da XFX, tenho uma no PC e outra no NAS, têm montes de ligações e são silenciosas. Mas essas também me parecem boas e silenciosas. Caixa é sempre gosto especial e das funcionalidades necessárias (arrumo para cabos, cenas para encaixar os discos e etc), eu tenho uma Corsair. Vi que tens um HDD na lista, precisas mesmo dele para ter mais capacidade, certo? Digo isto porque eu tenho neste momento um SSD 256Gb e um HDD de 250GB porque dava jeito para instalar jogos e assim, mas pah, o HDD faz um barulho que me irrita, e os SSD não piam. Acabei por comprar recentemente um novo SSD de 512Gb e vou manter os 2 SSD e retirar o HDD. Mas pronto, a mim incomoda-me o barulho, a ti pode não incomodar.

Tive agora a ler o post do Lancer e ele falou lá na NVIDIA SHIELD. Eu tenho uma e aquilo até é porreiro, eu comprei com 2 propósitos: 1) Para media player na TV (com o Kodi, é uma Android TV) e para game streaming do PC para a sala. Isto funciona, mas tem muitos bugs ainda que precisam de ser corrigidos. Neste momento não considero que a box valha o full price que pedem por ela, quando tiver os problemas todos corrigidos, aí sim, vale a pena se se tiver interesse nas funcionalidades da mesma. Eu comprei numa promo na Amazon portanto acabou por me compensar.

O problema do streaming é que não funciona tão bem quanto devia. Mas para quem não tem consola como eu (e não faz questão de ter), mas tem um PC, jogar na sala é outro nível :D E isso até permite comprar um bom monitor para trabalho e esquecer a parte de gaming que deixa de ser feita no escritório :P Mas quando funcionar bem (está prometido um update para o Android 6 e futuramente um update sobre este para corrigir montes de problemas) acho que vai ser uma box espertacular. Mas pronto, pode não ser algo que te seja, de todo, útil. E era sempre um investimento no topo de um PC novo...

Edited by Nazgulled
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais, grato pelas opiniões. Ora vamos lá ver. Não queria gastar muito mais de 800€. E queria que me durasse o mesmo que este durou (mais de 5 anos).

CPU: estou a apontar para o i5-6500. Sou nestas coisas sou a modos que para o forreta e o i7 é bué caro. O 6600 também são "só" mais 20€ mas o ganho são só 0.1GHz. Será que compensa? Quanto aos OCs, se puder evitar de os fazer, evito.

Gráfica: Aqui é a grande dúvida. Tenho visto a R9 380 vs GTX 960 (@Lancer, falas na 970 mas essa é de outro preço) porque andam as duas na ordem os 220€ (2GB) e 280€ (4GB). A partir daqui já vamos para os 360€, o que é muito. Do que tenho visto, NVIDIA ganha nos specs, ATI ganha no terreno, com melhores performances. Como não sou fanboy, fico indeciso (alinho mais na NVIDIA, mas comprar pior só porque sim não me assiste). :P

Monitor: Do que percebi, o 2k (1440p) é só em monitores esticadinhos (16:9) certo? Para já não é bem isso que me interessa, mas gostava de poder ficar já com o PC "pronto" para aguentar esta resolução (daí estar a apontar para uma gráfica de 4GB). Porque daqui por 1 ou 2 anos até posso comprar um monitor desses.
Btw, Ando atrás de um "matte". Acho que é assim o termo. Daqueles meio baços. Há uns da LG, borderless. Que mimo. Para programar deve ser mesmo do belo.

MOBO: aqui continuo na mesma. Cada marca tem 500 e nos specs muda uma ou duas vírgulas. Fico mesmo à toa. Acho que vou apontar para um preço e compro a que for. Asus é de confiança, Gigabyte já tive e nunca falhou...

SSD: Samsung tive ontem uma promoção e deixei passar, pá. :/ Devia ter comprado, às tantas. Tirando promoções, queria um de 240 ou 250GB e os samsung são mais 60€ que os outros. Ainda é dinheiro. Tanta diferença porquê? O disco é para ter o Windows e os jogos. O resto fica num HDD normal.

RAM: Não compensa a DDR4 em relação à DDR3? Tinha pensado na DDR4 não no imediato mas sim no futuro, algures nos próximos 3/4 anos. Porque DDR3 tenho eu comprada há 2 ou 3 anos... Não é tecnologia "antiga" demais?

 

Vou ser sincero, jogos no PC deixei de "acompanhar" como fazia antigamente, desde que tenho a PS4 (damn you Destiny!). Nem sabia que já íamos no DX12 lol. Mas uma vez mais, aqui a mentalidade é a do futuro. Compro agora para me aguentar o máximo de tempo possível.
E é triste não conseguir jogar mais Cities Skylines porque o PC se borra todo. <_<

 

 

:edit:

Btw, coloquei a mesma questão num outro fórum com um nome dum qualquer dialecto africano e houve um gajo que referiu uma coisa: uma R9 380X (tem um X) é melhor que a GTX960 (ambas a 4GB e ambas ao mesmo preço). ;) 

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

1 - Em relação ao ssd da um toque a pcdiga e diz que não conseguiste fazer encomenda se tudo correr eles fazem o preço que estava antes :)

2 - Em relação a DDR4 os ganhos de performance não são muito e não compensa no preço. Por exemplo compras 16Gb por 80€ enquanto que com os mesmo 80€ em DDR4 vais buscar 8Gb.

3 - Em relação a board é tudo muito parecido, tentar arranjar uma board que de para o que tu queres por agora e de preferência que tb aceite o/os próximos processadores a sair.

4 - Com Intel ficas bem servido seja qual for.

5 - Na gráfica sem duvida que compra a XFX R9 380X 4GB GDDR5 OC BE por esse preço.

6 -  O ecrã é que já é complicado, o ideal é veres sempre antes de comprar. Compra é com frequência pelo menos de 120 Mhz.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vou tentar ver se os gajos me fazem o mesmo preço, mas duvido lol A ver se fico atento no próximo domingo, que parece que SSD é tema recorrente das promoções.

Quanto à RAM, vejo DDR3 2x8GB a 1600 por 85€. Por 99€ (mais 15€) levo DDR4 a 2400. Se calhar hoje não compensa, mas daqui a 1 ou 2 anos, já a tenho. E são 15€. Se fosse coisa de 30 ou 40, se calhar pensava nisso. Assim acho que prefiro ir para o que agora é muito mas vai, com o tempo, ser a normalidade.

Link to comment
Share on other sites

Sim, já vi nesse sítio mas pensava que o 15 era de 15% lol. Se tiver portes, não me compensa. Tenho a PCDiga à "porta de casa". ;)

Btw, do que vi, os preços são praticamente iguais em ambas as lojas. Mas no fim faço uma nova comparação, quando tiver certezas.

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Mini0n said:

Vou tentar ver se os gajos me fazem o mesmo preço, mas duvido lol A ver se fico atento no próximo domingo, que parece que SSD é tema recorrente das promoções.

Quanto à RAM, vejo DDR3 2x8GB a 1600 por 85€. Por 99€ (mais 15€) levo DDR4 a 2400. Se calhar hoje não compensa, mas daqui a 1 ou 2 anos, já a tenho. E são 15€. Se fosse coisa de 30 ou 40, se calhar pensava nisso. Assim acho que prefiro ir para o que agora é muito mas vai, com o tempo, ser a normalidade.

Essa memoria esta a esse preço porque é CL 15, compara com as outras que são CL12.

Link to comment
Share on other sites

@Mini0n

 

CPU: Se não estás a pensar fazer overclock e é gaming\programação o i5 6600 serve. Não se prevê grande salto de performance por parte da intel nos próximos anos e mesmo que haja não quer dizer que a industria a siga too many tie-ins atm. Mais rápido vais ver ARM a evoluir. A unica vantagem que tiras do i7 em relação ao i5 é Hyper-threading que para jogos não é tão relevante quanto isso (a não ser que queiras fazer streaming).

Motherboard: Socket 1151, não tens de estourar mais de 100€~ numa board. Procura algo de 50 a 100e poucos. E tenho de reiterar porque ainda por cima não queres fazer OC. Tu não tens de gastar muito guito numa board. Marca recomendada: ASUS. Marca a evitar: Asrock.

Monitor+Grafica: Se vais para 2k AGORA, é melhor começares a pensar numa gráfica mais puxada e com mais memoria amd 390 ou nvidia 980. (ou esperas um pouco mais pelas graficas novas da AMD porque não tem 1 equivalente directo à 980 ainda).

SSD: Samsung é +- o mesmo preço do resto (nem que tenhas de encomendar da amazon) e tem melhor performance e fiabilidade. Samsung Evo 850 is what you want.

RAM: DDR4 Não compensa e não é por passarem 2 anos que passa a compensar se comprares agora. Se vais para um sistema socket 1151 neste momento vai DDR3. DDR4 é desperdicio. Não tens vantagem de performance nenhuma. NÃO COMPRES DDR4 2400.

PSU: Again, Seasonic good choice :y: (se há parte em que não se deve ser forreta é a fonte :P)

 

 

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Btw ó pessoal não é nada pessoal nem é a duvidar do que me dizem, mas vou perguntando aqui e no outro fórum as mesmas coisas para ter mais opiniões. Não levem a mal, tá? :y:

Vou ver isso da RAM. Se, de facto for assim, o que poupo agora posso usar daqui a uns tempos para então na altura comprar o que for "actual".

 

Btw, @Lancer, porquê o bold a vermelho e gigante? Têm vírus? :P

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Mini0n said:

Btw ó pessoal não é nada pessoal nem é a duvidar do que me dizem, mas vou perguntando aqui e no outro fórum as mesmas coisas para ter mais opiniões. Não levem a mal, tá? :y:

Vou ver isso da RAM. Se, de facto for assim, o que poupo agora posso usar daqui a uns tempos para então na altura comprar o que for "actual".

 

Btw, @Lancer, porquê o bold a vermelho e gigante? Têm vírus? :P

Força np.

Tem quase. É desperdício de guito. Não vais notar melhor performance e vais atirar dinheiro para o vazio.

Procura videos de Linus DDR3 vs DDR4 por exemplo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Um gajo no outro fórum lembrou-me de uma coisa. Para ir para DDR3, tenho de comprar uma board para DDR3. O que implica que daqui por uns tempos, quero pôr DDR4 e não tenho board para isso. Certo?

Link to comment
Share on other sites

25 minutes ago, Mini0n said:

Um gajo no outro fórum lembrou-me de uma coisa. Para ir para DDR3, tenho de comprar uma board para DDR3. O que implica que daqui por uns tempos, quero pôr DDR4 e não tenho board para isso. Certo?

Certo. Na Globaldata, por exemplo:

G.Skill Kit 16GB DDR4 2666MHz Ripjaws V Red (2 x 8GB) ~ 115€

G.Skill Kit 16GB DDR3 1600MHz RipjawsX CL10 ~ 85€

 

Edited by Jokeman
preços trocados
Link to comment
Share on other sites

@Mini0n o meu irmão tem a gtx960 e se quiseres um monitor 2k no futuro, esquece essa gráfica. Com ela, e a r380x deve ser igual, é para jogar a 1080p. 

Não te esqueças que teres um monitor 2k para jogar a 1080p, a imagem não fica grande coisa. 

Link to comment
Share on other sites

@Revenge "esquece" porque não dá, ou não dá se for com tudo no máximo?

 

 

lol ó @Jokeman, atrofiaste-me o cérebro todo. Estava a ver onde raios tinhas visto esses preços...

Já que a board só come 2133MHz, não compensa ir para os 2666 ou até 2400. E assim já arranjo 16GB de DDR4 a 90€.

E acho que prefiro ficar já com DDR4 do que ficar com DDR3 e daqui a 1 ou 2 anos ter de mudar de board. Percebo o que vocês querem dizer com o "não compensa", mas entre isso e "andar para trás"... :unsure:

Edited by Mini0n
Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Mini0n said:

Mas "esquece" porque não dá, ou não dá se for com tudo no máximo?

O meu irmão joga gta v entre os 30 e os 40fps com quase tudo no máximo, nada de anti aliasing etc, a 1080p.

Se activar aquela opção de jogar a 2k e fazer downscale para 1080p, fodeu-se... Fica logo em PowerPoint mode. 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Mini0n said:

@Revenge "esquece" porque não dá, ou não dá se for com tudo no máximo?

 

 

lol ó @Jokeman, atrofiaste-me o cérebro todo. Estava a ver onde raios tinhas visto esses preços...

Já que a board só come 2133MHz, não compensa ir para os 2666 ou até 2400. E assim já arranjo 16GB de DDR4 a 90€.

E acho que prefiro ficar já com DDR4 do que ficar com DDR3 e daqui a 1 ou 2 anos ter de mudar de board. Percebo o que vocês querem dizer com o "não compensa", mas entre isso e "andar para trás"... :unsure:

Na Globaldata não tinha a 2133 :-.. 

Já equacionaste a Asus Pro Gaming H170 ?

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Jokeman said:

Na Globaldata não tinha a 2133 :-.. 

Já equacionaste a Asus Pro Gaming H170 ?

Hehehe. PCDiga pá. :P

Also, assusta-me um bocado só 4 portas USB atrás. Rato, teclado, impressora, comando da 360 e fico sem slots. Quero ligar o disco externo e tenho de ir ao painel frontal? Meh.
Do que estive a ver, os B são para business e o H para consumer. E Asus, na minha ideia, é melhor que MSI. Tenho de pensar nisto.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.