Jump to content

XXI Governo Constitucional


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

A TAP andou a fazer artistices para justificar a construção do novo aeroporto, agora andam armados em coitados

já agora, aconselho a leitura de algo for a dos meandros da/dos grupos da CS actual

https://threadreaderapp.com/thread/1050090397777764352.html

 

 

até metia aqui o embed mas depois ficavo muit longo, mas a quem fala no novo aeroporto, leiam com atenção

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Spark said:

Isso é de hoje?

É que se é... é o pão nosso de cada dia, a Portela há muito que está esgotada e a culpa não é exclusiva da TAP.

a culpa é principalmente da TAP e conscientemente 

 

lé a thread 

Link to comment
Share on other sites

Eu só escrevi que a culpa não é exclusiva da TAP, não que também tem uma quota parte de culpa.

As low cost só vieram, vá, agudizar o problema.

O que mais me lixa na TAP até nem é o que o cromo ali atrás escreve, é o ter slots que não está a usar, do tipo eu não uso mas também ninguém usa. Isso é que me deixa foleiro.

 

<_<

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez verificaram-se situações de agressividade e violência na manifestação da polícia desta noite. 

Curioso verificar que numa década em que dezenas de classes sociais fizeram greves e manifestações, as da polícia são reincidentes neste aspeto. 

Taxistas foi outra. 

Dá que pensar. 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Devido ao óbvio conflito de interesses, quando houvesse manifestações de polícias, quem devia fazer segurança à escadaria era o exército ou pelo menos, a polícia presente vai devia ser orientada por um não polícia.

Edited by GODfromage
Link to comment
Share on other sites

Prós e Contras de hoje com o tema 'Montijo - Sim ou Não?'

O Prof. e Engenheiro Carlos Matias Ramos (ex presidente do LNEC e ex bastonário da Ordem dos Engenheiros) a enxovalhar a opção ridícula do Montijo pelo Governo de António Costa. 

:god:

 

 

Votação em massa do público no NÃO!

:god:

Afinal, ainda há gente com 3 dedos de testa em Portugal.

 

Juntando este posicionamento no Prós e Contras de hoje, com a notícia da desistência da GALP e ENI no furo de Aljezur :wub:

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

fdx... o "fantoche" do Engenheiro que o Ministro enviou em representação do Governo, é grande nódoa...

Alegou que distancia entre a solução do Alcochete e Lisboa é de 90 Km... pela A13... :lol: 

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Desde que não voltemos à Ota que está mais próxima de Santarém do que Lisboa.

Em relação ao furo é a estupidez do costume. Aquilo era um furo de prospecção. Até podiam só encontrar gás que era bom para o País.

São os velhos do Restelo do Camões.

Link to comment
Share on other sites

Quote
OE2019
Novo Banco e antiga Feira Popular custam mais 600 milhões em 2019
 
Mário Centeno vai ter de pedir aos contribuintes para financiar as duas medidas extra que constam da nova proposta de orçamento. A seguir Governo pede ao Parlamento 886 milhões para restos do Banif e do BPN
 
Os contribuintes portugueses devem ser chamados a pagar um total de cerca de 600 milhões de euros em 2019 por causa do Novo Banco e de uma indemnização que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá de pagar à empresa Bragaparques por causa dos terrenos da antiga Feira Popular. Por partes são: 400 milhões por causa do banco e mais de 200 milhões por causa do diferendo autárquico.
 
Estas despesas extraordinárias foram comunicadas pelo Ministério das Finanças à Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e estão previstas na proposta de Orçamento do Estado do ano que vem (OE2019),
 
Na apreciação preliminar à proposta de OE2019, a UTAO, que é o grupo de especialistas em matéria orçamental que presta apoio aos deputados da Assembleia da República, revela que há duas “medidas temporárias e/ou não recorrentes” que afetam o exercício do ano que vem. São todas do lado da despesa.
 
“As medidas consideradas para 2019 correspondem ao acionamento do mecanismo de capitalização do Novo Banco, que o Ministério das Finanças antecipa que venha a ocorrer novamente em 2019, e ao pagamento de indemnização na sequência de uma decisão judicial, no pressuposto que se trata de uma decisão que venha a ocorrer a 2019 e à qual o Ministério das Finanças atribui elevada probabilidade”, refere a UTAO.
 
As Finanças lideradas por Mário Centeno vão pedir ao Parlamento uma autorização para gastar o equivalente a mais 0,2 pontos percentuais do produto interno bruto (PIB) com o Novo Banco, o que dá cerca de 400 milhões de euros.
 
Esta informação está nos papéis da UTAO, mas em entrevista ao Jornal de Negócios, o próprio Mário Centeno já tinha referido que o défice global previsto para 2019 (0,2% do PIB) “inclui uma dimensão de recapitalização do Novo Banco na ordem dos 400 milhões de euros”.
 
O ministro disse, inclusive, que se não fosse isto, Portugal já não teria défice em 2019. Faz sentido, pois o novo apoio à capitalização do Novo Banco é de 0,2% do PIB.
 
O caso Feira Popular
 
Adicionalmente, o governo vai pedir para gastar o equivalente a mais 0,1% do PIB por conta do “pagamento de indemnização a realizar pela Câmara Municipal de Lisboa por decisão judicial”. O valor será na casa dos 200 milhões de euros, dependendo da decisão final dos tribunais.
 
Segundo o Observador, este é um diferendo que se arrasta desde 2005, ano em que a CML era liderada por Carmona Rodrigues, quando foi feito o negócio da permuta de terrenos do Parque Mayer (da Bragaparques) e da antiga Feira Popular (da autarquia).
 
O negócio acabou por não avançar. Pelo meio houve casos de corrupção e vários processos em tribunal que ajudaram a impedir a sua concretização. Segundo o mesmo jornal, em 2014, António Costa, então presidente da CML, propôs pagar à Bragaparques uma indemnização de 101 milhões de euros, mas a empresa continuou a pedir em tribunal mais dinheiro, reclamando 350 milhões.
 
Há cerca de um ano, o Tribunal Arbitral condenou a câmara a pagar 138 milhões, além dos 101 milhões já acordados. É assim que se chega aos cerca de 200 ou 240 milhões de euros que o Orçamento terá de contemplar para pagar à Bragaparques e tentar encerrar de vez este caso.
 
Ainda o Novo Banco
 
Em 2018, o Novo Banco (NB) precisou de um apoio público à capitalização (via Fundo de Resolução) no valor de 792 milhões de euros, cerca de 0,4% do PIB. Embora esse Fundo seja dos bancos, ele não tem dinheiro suficiente para fazer face às necessidades que vão surgindo e por isso o Estado é chamado a financiá-lo.
 
Em 2019, o Novo Banco, que continua a braços com uma situação financeira complicada, deve precisar de mais capital, considera a instituição bancária. “Face aos prejuízos apresentados pelo NB em 31 de dezembro de 2017, verificaram-se as condições que determinam o pagamento por parte do Fundo de Resolução de 791,695 milhões de euros, ocorrido em maio de 2018.”
 
No relatório e contas do primeiro semestre, conhecido este mês, o NB revela que no próximo ano pode precisar de novo reforço de capital via mecanismo de resolução. Na rubrica relativa a “outras reservas e resultados transitados”, há um “valor apurado quanto ao montante a receber em 2019, ao abrigo do Mecanismo de Capital Contingente celebrado com o Fundo de Resolução, de 726,369 milhões de euros”. O apuramento foi feito a 30 de junho último.
 
No entanto, o valor não está fechado. “Este valor depende, à data de cada balanço, das perdas ocorridas e dos rácios regulamentares em vigor no momento da sua determinação, podendo variar em função destes fatores ao longo do exercício”.
 
O Governo conta gastar 400 milhões de euros. Neste cenário, o resto da verba terá de vir dos restantes bancos. Muitos dos bancos que operam em Portugal têm vindo a insurgir-se contra este modelo, que acusam de colocar um “fardo” nas suas contas e na competitividade do sector nacional.

Dinheiro Vivo

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.