Jump to content

Marés Vivas 2016


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Quote

Em conferência de Imprensa, realizada esta amanha, a Câmara Municipal de Gaia, a MEO e a PEV Entertainment avançaram "o primeiro grande nome que irá atuar no Meo Marés Vivas": Elton John.

O Festival Marés Vivas realiza-se nos dias 14,15 e 16 de julho, na Praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4894108

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Quote

Irlandeses Kodaline no MEO Marés Vivas

08 FEVEREIRO 2016

 

Os Kodaline juntam-se a Elton John, Dengaz e Lost Frequencies no MEO Marés Vivas.

Depois de em 2015 se terem estreado no NOS Alive, os Kodaline regressam a Portugal para dois concertos. O primeiro está marcado para o dia 6 de março no Coliseu de Lisboa e, o segundo, será a 15 de julho no palco do MEO Marés Vivas, confirmou esta manhã a promotora do festival.

O quarteto irlandês, composto por Steve Garrigan (voz, guitarra, teclados, bandolim e harmónica), Mark Prendergast (guitarra, voz secundária e teclados), Vinny May (bateria e percussão) e Jason Bolard (baixo e voz secundária), vai apresentar em Vila Nova de Gaia o segundo álbum, "Coming Up For Air".

Os Kodaline juntam-se a Elton John, Dengaz e Lost Frequencies no MEO Marés Vivas. Os bilhetes já se encontram à vendas e os preços variam entre os 35 euros (dia) e os 65 euros (passe geral).

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
Quote

Lançada petição para travar festival Marés Vivas junto a reserva natural em Gaia

16.05.2016 às 17h09

A Associação de Defesa do Ambiente - Campo Aberto lançou uma petição pública internacional contra a realização do festival Marés Vivas no novo espaço escolhido junto ao Estuário do Douro, em Gaia, pedindo ao patrocinador uma tomada de posição

Na petição, datada de 9 de maio e hoje divulgada, a Campo Aberto "exige ao gerente da MEO para deixar claro que não quer o nome da sua empresa manchado sobre uma decisão errada do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e sua falta de vontade de ouvir a voz da razão".

No documento, publicado numa plataforma internacional de petições, a Campo Aberto destaca que a MEO "é o principal patrocinador deste festival de música que está prestes a mudar o seu local habitual, perto do rio Douro, para o local mais impróprio para um mega festival - lado a lado da protegida Reserva Natural Local do Estuário do Douro, onde centenas de pássaros vivem, nidificam e descansam na sua migração".

"Esta é a terra das aves e se alguém considerar aqui um palco, deve ser para as aves", assinala o documento que conta hoje com mais de 230 assinaturas.

Em nota hoje divulgada, a Campo Aberto apela à assinatura desta "petição internacional" como uma "forma de manifestar a vontade de ver preservada a Reserva Natural Local do Estuário do Douro".

Para os ambientalistas, "é uma infelicidade que o executivo municipal tenha julgado adequado aceitar a realização do Festival Marés Vivas a algumas dezenas de metros da reserva", admitindo porém ser "improvável" que o evento vá "destruir" aquele espaço.

"Irá beneficiá-la? Seguramente, não. Irá prejudicá-la? O bom senso e o parecer de biólogos respeitados não podem deixar de fazer-nos reconhecer que sim", sustentam.

A associação assinala que "a própria Câmara (bem como algumas entidades que esta invoca em defesa da sua decisão) reconhece que, a realizar-se o Festival, seriam necessárias medidas de mitigação (sempre falíveis, como é evidente)" o que "equivale a reconhecer que o festival prejudica a reserva".

A Campo Aberto apela ainda ao diálogo, defendendo ser "tempo ainda" de "reunir à mesma mesa todos os interessados, fora de qualquer quadro limitadamente formal, e reanalisar toda a questão desde, como se diz popularmente, a estaca zero".

"Reanalisar todo o conjunto da zona à luz do melhor bem possível para o concelho tendo em conta os seus valores naturais e ambientais interessaria certamente a todas as partes", acrescenta.

Desde o início do ano que a nova localização escolhida para o festival de verão, junto à reserva do Estuário do Douro, tem motivado críticas de associações ambientalistas como a Quercus que já apresentou duas providências cautelares para impedir a realização do evento.

Em abril foi criado o Movimento Cívico SOS Estuário do Douro, que, em comunicado, referiu ter apelado aos artistas para que se "recusem a atuar" no festival, tendo redigido uma carta aberta ao cantor Elton John onde pedia para não participar no evento.

Também em abril a promotora do festival Marés Vivas admitiu que irá avançar judicialmente contra o movimento cívico SOS Estuário do Douro pela "chantagem e ameaça de boicotar" o evento.

Já no início de maio, a Câmara de Gaia anunciou que irá agir judicialmente contra "pessoas e/ou instituições" que optam pelo "boicote" ao Marés Vivas.

Lusa

http://blitz.sapo.pt/principal/update/2016-05-16-Lancada-peticao-para-travar-festival-Mares-Vivas-junto-a-reserva-natural-em-Gaia?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2016-05-17

Link to comment
Share on other sites

Quote

Volte-face: Marés Vivas vai voltar à Praia do Cabedelo

17.05.2016 às 22h25

Organização do festival de Gaia forçada a alterar novamente a sua localização

O festival MEO Marés Vivas irá, afinal, realizar-se na Praia do Cabedelo, onde tem vindo a assentar arraiais todas as edições. Em causa está uma ação judicial levada a cabo pela Quercus, que motivou a suspensão das obras de preparação dos terrenos.

A edição de 2016 do MEO Marés Vivas deveria ter-se realizado junto à Reserva Natural Local do Estuário do Douro, sendo que a escolha desta zona motivou desde logo inúmeras queixas por parte de ambientalistas, que afirmam que aquele é um espaço de nidificação e passagem de várias espécies de aves.

Em declarações à Lusa, a Câmara de Gaia confirmou esta nova mudança, salientando ainda que os prejuízos daí recorrentes serão imputados "a todos aqueles que torpedaram o festival", que neste caso serão o movimento cívico SOS Estuário do Douro e a própria Quercus.

O MEO Marés Vivas poderia ainda realizar-se junto ao Estuário, mas a Providência Cautelar apresentada pela Quercus motivou um interregno de 27 dias nos trabalhos, explicando a Câmara que "os custos necessários para compensar as quatro semanas de paragem não permitiriam garantir o cumprimento atempado das responsabilidades assumidas com os patrocinadores, músicos e com o público em geral", pelo que se optou pelo regresso à Praia do Cabedelo.

Esta será a 14ª edição do festival Marés Vivas, que este ano conta no seu cartaz com nomes como Elton John, Kelis, D.A.M.A., Kodaline e James. O festival decorre de 14 a 16 de julho e os bilhetes estão disponíveis a preços que vão dos 35€ (diário) aos 60€ (passe de três dias), em todos os locais habituais.

http://blitz.sapo.pt/principal/update/2016-05-17-Volte-face-Mares-Vivas-vai-voltar-a-Praia-do-Cabedelo?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2016-05-18

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.