Jump to content

Home Cinema - Qual a melhor solução atualmente?


Just.Me
 Share

Recommended Posts

Ja ha boxes android (com specs de jeito) a preços competitivos o suficiente para não teres de ir para o PI, isto partindo do princípio que o que queres é algo para correr o kodi

Link to comment
Share on other sites

On 02/11/2015, 22:00:34, Prince said:

Depende do teu orçamento!

um dos que tenho seguido é este e parece-me interessante....faz tudo que um pc "normal" faz.

 

http://www.cellphoneage.com/media/wysiwyg/20150303160524670_1_.jpg

por acaso andava de olho neste..

têm ideia se este serve para ter o sickbeard + couchpotato a funcionar e ainda funcionar como servidor de plex para poder fazer streaming dos videos a 1080p (pelo menos) em mais do que um aparelho ao mesmo tempo?

Neste momento tenho um eeepc com linux a fazer tudo isto mas por vezes ainda se engasga a fazer streaming só num aparelho.. se fizer em dois então nem se fala. 

Link to comment
Share on other sites

Pois...sickbeard + couchpotato penso que na boa, mas quanto ao usar plex para streaming e para mais de dois aparelhos não sei...li isto aqui e parece não ser a melhor solução....

Using It as Plex Media Server

While NEO Z64 has just the right hardware to play common media formats, I would not recommend it to use it as Plex Media Server. Particularly if you are planning to use it to serve multiple devices that require transcoding. It does not have enough beef and you still need to invest on a better machine for the server.

Este aparelho serve perfeitamente para ligar a TV e voila...para usar o plex e streaming penso que sera melhor uma NAS...digo eu....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

58 minutes ago, Prince said:

Pois...sickbeard + couchpotato penso que na boa, mas quanto ao usar plex para streaming e para mais de dois aparelhos não sei...li isto aqui e parece não ser a melhor solução....


Using It as Plex Media Server

While NEO Z64 has just the right hardware to play common media formats, I would not recommend it to use it as Plex Media Server. Particularly if you are planning to use it to serve multiple devices that require transcoding. It does not have enough beef and you still need to invest on a better machine for the server.

Este aparelho serve perfeitamente para ligar a TV e voila...para usar o plex e streaming penso que sera melhor uma NAS...digo eu....

um NAS até poderia servir...mas pelo que tenho lido não costumam ter muita potência a nivel de processador. Por um lado até me resolvia o problema de espaço que tenho no eeepc..isto porque senão ligar um disco externo, tenho que andar constantemente a apagar series/filmes porque rapidamente fico sem espaço.

Obrigado pela dica tenho que repensar as minhas opções.. :)

Link to comment
Share on other sites

Uma das melhores boxes media player (pelo que tenho lido) mas nada barata (200€) porque também tem outras funcionalidades que para muitos será inútil é a NVIDIA SHIELD Android TV.

Só tenho lido boas criticas a esta box e normalmente a malta fala mais da parte de media player do que propriamente do resto que ela oferece.

Estou tentado a comprar uma (apesar da minha TV já ser Android TV, mas não é a mesma coisa) só estou à espera que suporte o meu comando da Xbox One pois a funcionalidade de streaming local interessa-me bastante.

Se querem algo para instalar CouchPotato e cenas dessas, esta box não vai dar.

Link to comment
Share on other sites

Então na vossa opinião, para poder ter as seguintes funcionalidades centralizadas numa máquina, de preferência pequena:

  • Ter sickbeard + couchpotato a funcionar;
  • Disco de grande capacidade (>= 500Gb), ou pelo menos possibilidade de ter um disco externo ligado;
  • Ter processador suficiente para poder fazer transcoding à vontade, de videos de 1080p;
  • Servidor de Plex ou semelhante;

O objetivo era poder ver series/filmes em qualquer dispositivo em casa.
Exemplo: Através da PS3 que está na sala ligada à TV (que não lhe estou a dar uso) conseguiria aceder ao conteúdo do servidor Plex, que estaria ligado por cabo ao router.

Paralelamente poderia estar outra pessoa num computador com o kodi (por exemplo) a aceder e a ver outra serie.

Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, Perks said:

para fazeres transcode de vários em simultâneo ou começas a olhar para um i3/i5 ou não te safas 

Não precisa de nada disso. Eu tenho um ION2 a fazer tudo o que ele quer e já chegou a estar a mandar video para 3 HTPC e downloads ao mesmo tempo sem qualquer problema. ;)

Link to comment
Share on other sites

31 minutes ago, PunK_BoY said:

Não precisa de nada disso. Eu tenho um ION2 a fazer tudo o que ele quer e já chegou a estar a mandar video para 3 HTPC e downloads ao mesmo tempo sem qualquer problema. ;)

Tens de perceber que clientes vais servir e que tipo de ficheiros por exemplo, esse exemplo que deste o xbmc/ou outro player com codec nativo e hw acel num htpc não precisará de transcode, mas o media center da PS já não é assim

 

se vai mandar para htpc então não precisa de transcode para nada e um nas com um arm é mais que suficiente, o disco e velocidade de leitura/rede é o limite

agora se vais fazer transcode de vários BR é que nem que te lixes todo que me parece que um atom aguente com isso

Link to comment
Share on other sites

já agora @PunK_BoY fui tentar ver, para transcode dum unico 1080 sem soluços com o plex recomendam passmark 2000 

Quote

 

Very roughly speaking, for a single full-transcode of a video, the following PassMark scores are a good guideline for a requirement:

1080p/10Mbps: 2000 PassMark

720p/4Mbps: 1500 PassMark


How to Use the Guideline

Basically, if you think you may be needing to handle 4 simultaneous content streams and they might all be 1080p content that requires transcoding, then you would take the base guideline (2000) and multiply it by the number of simultaneous streams (4) to get your rough requirement, which would be a PassMark score of 8000 in this case.

In this example, that means you would want to look at processors with an 8000 score or higher. Also, keep in mind:

  • If you'll be using your computer for other things beyond simply running Plex Media Server, you'll want to make sure you have some extra power so that you can continue performing other tasks
  • It's a good idea to remember that your usage today may not be the same as your usage in the future. You never know when you'll get a new device to run Plex, share content with a friend, etc., which could all result in more usage.

https://support.plex.tv/hc/en-us/articles/201774043-What-kind-of-CPU-do-I-need-for-my-Server-computer-

 

 

o j1900 tem um score no passmark de 1885 por exemplo

http://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Celeron+J1900+%40+1.99GHz

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, PunK_BoY said:

Não precisa de nada disso. Eu tenho um ION2 a fazer tudo o que ele quer e já chegou a estar a mandar video para 3 HTPC e downloads ao mesmo tempo sem qualquer problema. ;)

é isto que tens ? onde o compras-te?

ou é tipo isto?

 

e o VivoPC VM62N ? deverá funcionar não? já é um pouco carote... até tem melhor gráfica que o meu clevo LOL

Edited by squallx
Link to comment
Share on other sites

eu queria mesmo era não estar a ver certos vídeos aos soluços na ps3 e poder fazer o mesmo nos outros computadores/tablet.. é que mesmo a fazer transcoding só para a ps3 de um video com qualidade mais elevada o meu eeepc borra-se todo.. se me lembro no passmark tinha uma performance de 275 ou lá o que era :D

Link to comment
Share on other sites

Eu não sei, mas acho que era mais fácil substituir a PS3 por algo que nativo limpe um 1080, se vais andar à procura de máquinas capazes de fazer transcoding sem espinhas vais acabar a gastar mais

Link to comment
Share on other sites

não obrigatoriamente, se a máquina onde estás a ver tiver capacidade por si para reproduzir o ficheiro não precisa de transcoding para nada é o caso dos htpc do punk, transcoding é só necessário quando a máquina cliente não tem capacidade de ler determinados formatos, de resto são só processos aí no meio a criar confusão

tu podes ter uma máquina perfeitamente capaz de ler um encode, mas incapaz de fazer transcoding, que implicam muito mais tarefas adicionais e que é muito mais intensivo em termos de CPU senda este mais importante até do que a RAM para isso

Sinceramente não sei se o plex sozinho detecta ou não se o transcoding é necessário na ligação server-cliente, não uso 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 hours ago, squallx said:

eu queria mesmo era não estar a ver certos vídeos aos soluços na ps3 e poder fazer o mesmo nos outros computadores/tablet.. é que mesmo a fazer transcoding só para a ps3 de um video com qualidade mais elevada o meu eeepc borra-se todo.. se me lembro no passmark tinha uma performance de 275 ou lá o que era :D

Ena...isto desde ontem deu um grande adiantamento ^_^

ó amigo Squallx vamos então ordenar as coisas:

Ver os filmes que tens em outros computadores e/ou tablets não precisas fazer streaming....se tiveres os filmes num disco partilhado na rede (ou num pc), acedes a eles através dos pc's e/ou tablets.

Se queres aceder aos mesmos na TV mais vale teres um leitor dedicado ligado em rede e que vá aceder ao disco partilhado onde tens os filmes.

Exemplo: cá em casa tenho 3 pc's e um leitor ASUS play mini plus com wireless;

um PC no escritório (vamos chama-lo "central") outro na sala ligada a TV, outro no meu quarto também ligado a TV e o ASUS noutro quarto.

Todos ligados em rede. No "central" tenho pastas partilhadas onde os outros pc's e o ASUS acedem. Tenho também ligado no modem da ZON um disco WD my cloud com filmes e etc e em que todos os outros aparelhos também acedem. Nada de streaming e vejo tudo na boa sem stress.

Valores para isso tudo? O pc "central" não conta e por isso vou saltar :-... os outros dois pc's comprei a empresa na altura de renovação por 50 euros cada (core i3) e o ASUS arranjas por +/- 70 euros. O WD my cloud fica mais caro.

portanto o texto já vai longo, e fica agora ao teu critério ver o que mais te convém

ahhhh e não falei da ps3 pois não tenho e não ia ter tempo para usar também :-..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Neste caso o meu pc "central" que está sempre ligado e que faz a gestão dos downloads (entre outras coisas) é o eeepc. O meu interesse em usar a ps3 é porque não lhe dou uso e está já ligada por hdmi à TV da sala.

Nos outros computadores/Tablet uso o Kodi para aceder ao servidor de plex que tenho instalado no eeepc que está com linux.

Tenho a ligeira impressão que se ligar o eeepc pc à TV da sala não vai funcionar bem, porque é bastante lento (mesmo com linux).

Se calhar a solução poderia passar por comprar uma dessas box's android, instalar o kodi e aceder tal como faço pela ps3. Pelo que o Perks disse, o transcoding só acontece se a máquina não tiver capacidade para reproduzir o ficheiro.

Ainda vou tentar testar algum filme que me dê  soluços na ps3/TV e tentar executar o kodi no meu portátil para ver se ocorre o mesmo. Se sim, então o problema é que a ps3 não lê alguns tipos de ficheiros e necessita de fazer transcoding.

O ideal seria juntar servidor de multimédia + box android ligada à TV numa única máquina mas está-me a parecer que se calhar a solução mais barata ter as duas coisas separadas.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas :)

 

 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.