Jump to content

Emigrantes FNF


Stone
 Share

Recommended Posts

 

Ora como toda a gente sabe, encontrar trabalho na área e com bom ordenado não está fácil e muita muita gente está a emigrar à busca de melhores condições. Eu próprio poderei dar o passo para Inglaterra.

O objectivo deste tópico é o pessoal do FNF que tenha feito este passo; porque é que o fez, como se encontra agora, se se arrepende da decisão, etc. Também pode ser usado este espaço para dar conselhos a pessoal que esteja para emigrar.

Até posso começar eu: quem mora/conhece Inglaterra, o que recomendam fazer antes de ir para lá? Eu ainda não tenho qualquer certeza mas poderei vir a ter entrevista mais para o final de Novembro e queria estar preparado para a possibilidade de emigrar. Já ouvi dizer que as rendas são muito altas por lá. O que aconselham? Todas as contas (luz, água, gás) são à parte? 

Link to comment
Share on other sites

Sim, se o possível destino for Londres esquece viver sozinho e mesmo nos bairros manhosos já na periferia os preços não são assim tão mais baratos. 

PS: o logo que meteste de emigrantes FNF está a mexer-me com o distúrbio obsessivo compulsivo. 

Link to comment
Share on other sites

Sim, se o possível destino for Londres esquece viver sozinho e mesmo nos bairros manhosos já na periferia os preços não são assim tão mais baratos. 

PS: o logo que meteste de emigrantes FNF está a mexer-me com o distúrbio obsessivo compulsivo. 

Não são baratos mas a renda não sai toda do teu bolso nem coisa que se pareça. Eu não sei que tipo de condições são necessárias (até podes estar certo) mas o estado ajuda muito nesse aspeto. Claro que ter uma mulher e filho ajuda mas penso que também há apoios para pessoal que vive sozinho. Os meus sogros não pagam a renda praticamente.

Link to comment
Share on other sites

Sim, se o possível destino for Londres esquece viver sozinho e mesmo nos bairros manhosos já na periferia os preços não são assim tão mais baratos. 

PS: o logo que meteste de emigrantes FNF está a mexer-me com o distúrbio obsessivo compulsivo. 

Não são baratos mas a renda não sai toda do teu bolso nem coisa que se pareça. Eu não sei que tipo de condições são necessárias (até podes estar certo) mas o estado ajuda muito nesse aspeto. Claro que ter uma mulher e filho ajuda mas penso que também há apoios para pessoal que vive sozinho. Os meus sogros não pagam a renda praticamente.

Ah sim? Sabes dizer como funciona mais ou menos isso? Do que li pela net só referem que as rendas são bastante altas mas não fala em nada de apoios do estado. O apoio também pode vir do empregador?

Link to comment
Share on other sites

Posso perguntar aos meus sogros mas penso que deve ter a ver com o agregado familiar, se estás empregado, se tens filhos, se os teus filhos estudam etc. Penso que os meus sogros pagam cerca de metade da renda (£450 = 50%) na zona 2 de Londres (segunda mais cara). Mas eu falo com eles e quando souber dou mais detalhes.

Lá os bens essenciais são mais baratos do que aqui btw. Em muitos produtos, mesmo que faças o câmbio direto, continua a ser mais barato. E, claro, também recebes muito mais.

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Stone , Se não tiveres nada a te prender em Portugal vai dar uma volta lá fora, o pior que pode acontecer é de voltares para Portugal, sempre ganhas experiencia que fica bem no curriculo e vês mentalidades e maneiras de ver as coisas diferentes, ter uma opinião mais larga só faz é bem. Manda-te de cabeça, o que custa mais é de fazer mesmo à ideia que vais sair, uma vez no avião para onde for que seja que escolheste já está feito e a vida faz-se.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Posso ter induzido em erro mas de casa pago só 437.5, 1750/4, ou seja 500 + 123 transporte e o resto em compras e comida. Eu almoço quase sempre fora, mas é tipo sandes e saladas de supermercado que sai a 5£ dia +- Se fores como a minha namorada que leva comida ainda poupas mais.  Admito que não tenho a mesma vida que tinha em portugal, tipo café todos os dias, despesa com carro, jantaradas sexta e sabado...isso só acontece pontualmente. Durante a semana é praticamente casa - trabalho - casa. Recebo à hora e é sempre 10/12 horas por dia, é normal aqui mas um gajo habitua-se. Pessoalmente outra coisa boa é receber à semana, consigo gerir muito melhor o dinheiro, mas isso depende dos gostos de cada um. O essencial é vir com trabalho já ou com algum dinheiro para poder aguentar emquanto se procura trabalho. Não sei o que pretendes, se procurar na tua area ou tentar algo novo, mas sem trabalho é impossivel sobreviver aqui. Há sempre trabalho em pubs e restaurantes, é bom para quem procura que assim paga as contas todas e ainda sobra... Eu arrisquei, vim sem trabalho e estive duas semanas mais de férias do que outra coisa e levei um arrombo no dinheiro que trouxe... Comecei a mandar curriculos para tudo e a entregar nos pubs e demorei 4 dias até arranjar numa florista a fazer entregas, contractos e instalaçoes. Disse-lhe logo de inicio que pretendia arranjar trabalho na minha area, portanto comprometi-me a ficar até janeiro deste ano. Em janeiro ela aumentou-me o ordenado consideravelmente para que eu ficasse mais um ano e olha, ainda lá estou :D 

É esta a minha experiencia, os portugueses são bem vistos, geralmente são pessoas trabalhadoras e fiáveis, já os ingleses são falsos e xenófobos... 

Edited by s£th
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Do pessoal que conheço que emigrou para essas bandas (Inglaterra, Irlanda, etc) o alojamento normalmente ficava a cargo das empresas contratantes (ou portuguesas, ou inglesas).

Na volta acontece-te o mesmo, são empresas que já lá têm base, e até costumam ter apartamentos próprios para alojar a malta que vai para lá.

Link to comment
Share on other sites

Parece que adivinham!

Daqui a uma semana, vou para a Escócia (Edimburgo) e por lá ficarei até Abril. É uma coisa temporária, mas que vem a calhar pq obviamente vou aproveitar para sondar o mercado lá e quem sabe, por-me daqui para fora em definitivo, se boas oportunidades surgirem.

Tudo o que isto envolve está repleto de questões a ponderar, mas infelizmente, quando projectamos a nossa carreira/vida em Portugal, rapidamente se chega a um ponto em que nos apercebemos que nada é descartável.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Isso depende onde trabalhas, aquele trabalho normal é o mesmo, 2 folgas, 2 dias por cada mês, mais feriados. O normal é isso, mas por vezes trabalha-se mais, mas é pago. Já tive semanas a trabalhar 7 dias, mas tudo pago...tudo depende da disposição, poderia recusar. 

Quanto a esse site de comparação existe muita coisa falsa...

Só assim por alto, tudo o que está na parte do market está errado. 2 pints de leite é 1£ em qualquer supermercado. 12 ovos 1€, 1.5 lt de água compro a 0.42£ só aí está mais do dobro e há mais barato. Fruta e afins tb acho que é mais barato, a unica diferença é que em portugal é tudo de melhor qualidade... Telefone com 300min, msg e net ilimitada pago 12.5£ por mês, net em casa é à borla durante os primeiros 24 meses, só tenho que pagar a rental line que são 17£, ginásio pago 29.90 e posso ir a qualquer hora, 24 horas aberto, roupa, sapatilhas e afins há tanta oferta que se arranjam sempre promoções, inclusive existe lojas tipo Tk max que vende roupa de marca, modelos fim de colecção, muito barato. Transporte é caro, mas prefiro pagar 123£ por mês e tenho transporte a cada 2/5 minutos 24 horas por dia, do que pagar 40€ como em coimbra e ter apenas autocarros de 30 a 30 minutos até às 9 da noite...

Atenção, não é que eu esteja a defender londres, se tivesse hipoteses estaria em portugal com a familia e amigos, mas também me contaram estas historias todas de ser caro, etc, e se alugares uma casa se não for com contas incluidas vais pagar um balurdio, frio, chuva, bla bla bla e a verdade é que depois de cá estar vi que as coisas não são assim. Digo já que em portugal chove mais e o frio não se tolera tanto.

 

Edited by s£th
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Mais um por emigrante em Londres por aqui...

Cheguei dia 5 de Outubro e já arranjei trabalho na área (engenharia civil) muito devido a um amigo meu que já cá estava há um ano, arranjou-me a entrevista e comecei a trabalhar na segunda-feira seguinte (ontem). Quanto a preços de quartos http://www.spareroom.co.uk/, vê por aí. Eu por agora ainda estou a ficar em casa desse meu amigo...no sofá mas é o que se arranja até juntar uns trocos e poder alugar um quarto.

Ando a ver a apartamentos na zona de Stratford, mais concretamente numa urbanização (East Village) que é a ex-aldeia olímpica, ou seja, prédios novinhos e com bom ambiente à volta. Stratford é zona 3, mas o apartamento onde estou, como onde estou a procurar, é a 5 minutos da estação de Stratford, e a rede de metro é espectacular.

Mas pronto, ainda só passaram 15 dias, ainda não te consigo dar muitas informações. O meu amigo (também engenheiro civil) está cá com a namorada (enfermeira) há um ano e não se arrepende...vale o que vale. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um por emigrante em Londres por aqui...

Cheguei dia 5 de Outubro e já arranjei trabalho na área (engenharia civil) muito devido a um amigo meu que já cá estava há um ano, arranjou-me a entrevista e comecei a trabalhar na segunda-feira seguinte (ontem). Quanto a preços de quartos http://www.spareroom.co.uk/, vê por aí. Eu por agora ainda estou a ficar em casa desse meu amigo...no sofá mas é o que se arranja até juntar uns trocos e poder alugar um quarto.

Ando a ver a apartamentos na zona de Stratford, mais concretamente numa urbanização (East Village) que é a ex-aldeia olímpica, ou seja, prédios novinhos e com bom ambiente à volta. Stratford é zona 3, mas o apartamento onde estou, como onde estou a procurar, é a 5 minutos da estação de Stratford, e a rede de metro é espectacular.

Mas pronto, ainda só passaram 15 dias, ainda não te consigo dar muitas informações. O meu amigo (também engenheiro civil) está cá com a namorada (enfermeira) há um ano e não se arrepende...vale o que vale. 

Parabéns!

Btw, quero-te fazer umas perguntas. Tens PM.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.