Jump to content

Morreu Delfina Cruz


Jokeman
 Share

Recommended Posts

21uXi1x.jpg

Morreu Delfina Cruz

Atriz foi vítima de doença prolongada.

Delfina Cruz morreu na terça-feira, dia 8, em Paris, vítima de doença prolongada. A atriz estava em França de férias com a filha, Maria Custódia Amaral. O velório de corpo presente está marcado para terça-feira, às 17h00, na Basílica da Estrela. Já o funeral será na quarta-feira, às 12h00, no Cemitério do Alto de São João, antecedido por uma missa na Basílica da Estrela. Daniel Martins, relações públicas e amigo de Delfina Cruz, contou ao Correio da Manhã que a atriz lutava contra um cancro da mama há mais de um ano e também estava deprimida por não conseguir arranjar trabalho. "Estava muito mal", revelou Daniel.

 

Em julho do ano passado a atriz escapou à morte após ter sido atropelada perto do Saldanha, em Lisboa. Na altura confidenciou ao CM que esse foi um dos piores momentos da sua vida. "Sinto que escapei à morte. Dei um grito alucinante e não sabia se estava a viver mesmo aquilo ou se estava a sonhar. Entrei em choque e só conseguia chorar", contou Delfina Cruz.

 

"Era uma atriz de muita qualidade"

A notícia só foi conhecida na sexta-feira e apanhou de surpresa amigos e colegas de profissão. "Era uma pessoa humilde que gostava muito de aprender", recorda a atriz Irene Cruz, que, nos anos 60, assistiu à estreia de Delfina Cruz na companhia liderada por Henrique Santana. "Era uma atriz de muita qualidade", acrescenta. Já Nicolau Breyner diz que a morte da atriz, que conheceu "ainda muito miúda", é "uma grande perda". "Foi uma belíssima colega de trabalho, incapaz de levantar problemas, cumpridora e muita segura", realça o ator, que contracenou com Delfina Cruz em ‘Eu Show Nico’ (emitido em 1988, na RTP). Simone de Oliveira recebeu a notícia com "a maior das mágoas". "Estava longe de saber que ela não estava bem", revela ao CM a cantora e atriz.

 

As novelas da TVI ‘Remédio Santo’ e ‘Morangos com Açúcar’ (2012) foram os últimos trabalhos da atriz. Foi casada com José Pinto do Amaral, um oficial da Força Aérea Portuguesa. Deste casamento nasceu a filha Maria Custódia Amaral. Estreou-se como atriz em 1964, no Parque Mayer. No teatro de revista participou também na peça Férias em Lisboa, exibida no Teatro Monumental em 2001, e em Vida Brave, onde subiu ao palco do Teatro Há-de Ver em 2005. Em televisão, Delfina Cruz fez 19 trabalhos. Destacou-se a dar vida à personagem Carminda Serra na telenovela da TVI Todo o Tempo do Mundo (1999/2000), Elvira em Nunca Digas Adeus (TVI, 2001), Irene Gonçalves em Olhos de Água (TVI, 2001), entre outras. Mais recentemente interpretou Fátima em Mar de Paixão (TVI, 2010/2011), Mariana em Velhos Amigos (RTP, 2011) e Nazaré Ferreira, em Remédio Santo (TVI 2011/2012). [ver vídeo] Veja Delfina Cruz na série ‘Inspector Max’, da TVI No cinema, a atriz portuguesa participou em O Amor Desceu em Paraquedas (1968), Nem Amantes nem Amigos (1970) e Derrapagem (1974).

Grande actriz. RIP. :(

 
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.