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Campeonato do Mundo de Fórmula 1 - 2015


DG
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Já estão a decorrer os treinos livres do 1º GP.

 

 

Resulatdos da 2.ª sessão de treinos livres:

 
1. Nico Rosberg (Alemanha), Mercedes, 1m27.697s (29 voltas)
2. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), Mercedes, 1m27.797s, a 0,100s (25)
3. Sebastian Vettel (Alemanha), Ferrari, 1m28.412s, a 0,715s (33)
4. Kimi Räikkönen (Finlândia), Ferrari, 1m28.842s, a 1,145s (33)
5. Valtteri Bottas (Finlândia), Williams-Mercedes, 1m29.265s, a 1,568s (32)
6. Daniil Kvyat (Rússia), Red Bull-Renault, 1m30.016s, a 2,319s (27)
7. Carlos Sainz Jr. (Espanha), Toro Rosso-Renault, 1m30.071s, a 2,374s (41)
8. Pastor Maldonado (Venezuela), Lotus-Mercedes, 1m30.104s, a 2,407s (11)
9. Romain Grosjean (França), Lotus-Mercedes, 1m30.205s, a 2,508s (37)
10. Nico Hülkenberg (Alemanha), Force India-Mercedes, 1m30.473s, a 2,776s (30)
11. Felipe Nasr (Brasil), Sauber-Ferrari, 1m30.755s, a 3,058s (11)
12. Sergio Pérez (México), Force India-Mercedes, 1m30.980s, a 3,283s (32)
13. Jenson Button (Grã-Bretanha), McLaren-Honda, 1m31.387s, a 3,690 (21)
14. Max Verstappen (Holanda), Toro Rosso-Renault, 1m31.395s, a 3,698s (6)
15. Marcus Ericsson (Suécia), Sauber-Ferrari, 1m32.303s, a 4,606s (14)
16. Kevin Magnussen (Dinamarca), McLaren-Honda, 1m33.289, a 5,592 (4)

 

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Mais um ano a apoiar o Vettel, ainda por cima agora na minha equipa favorita. :y:

 

Seb e Ferrari. :clap:

Edited by DG_
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Já não há desculpas para deixarem a Mercedes ficar confortável na liderança. Quero ver o que trazem as outras equipas.

 

Este ano apoio novamente o Hamilton e o Vettel.

 

Gostava que a McLaren Hodan se safasse bem, mas é complicado.

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AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NOS MONOLUGARES DE 2015

 

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Para a nova temporada de 2015 o novo desenho dos narizes foi considerada como a maior alteração. Apesar dos regulamentos limitarem o design, ainda há espaço de manobra para uma diversidade/abordagem estética entre as equipas. Numa tentativa de se afastar dos projetos da temporada passada, os novos regulamentos impõem que a ponta do nariz tenha uma área transversal de pelo menos 9,000mm2. Um pouco mais afastado desta mesma ponta, os regulamentos limitam que 100mm2 atrás, a ponta do nariz deve aumentar, pelo menos, para os 20,000mm2.

 
Por um lado a Red Bull e a Williams optaram por continuar a manter algo que se parece com um tipo de caixa na ponta dos narizes dos seus monolugares. Por outro lado, a Ferrari preferiu ter um nariz mais longo, que se projecta sobre a asa dianteira. A Mercedes optou por aplicar um nariz completamente diferente, desenhando um algo mais curto e com uma ponta a acabar em bico. O principal objetivo para todas as equipas tem sido compensar as alterações aerodinâmicas, de forma a oferecer o máximo de downforce dianteiro ao carro.
 
Tanto a McLaren como a Ferrari instalaram um nariz muito mais comprido e baixo, quando comparado com os monolugares das próprias equipas da temporada passada. O nariz tomou este formato porque as duas equipas decidiram ter uma asa dianteira semelhante à asa utilizada pela Red Bull no final da temporada passada. Outra característica interessante na frente do MP4-30 são os dutos dos travões, que utilizam uma forma pouco vulgar, tendo como objetivo a melhoria da eficiência do arrefecimento - fator esse que foi importantíssimo em 2014 e que tantos problemas deu. 
 
A Lotus também apresentou inovações no ramo da refrigeração, com o projecto Airbox. Nos últimos anos as equipas têm inserido várias entradas de refrigeração, nomeadamente acima ou ao lado da entrada principal de ar do motor. Por outro lado o E23 Hybrid Lotus tem estas mesmas entradas mais abaixo daquilo que é universalmente utilizado. Posicionadas desta forma, a refrigeração é mais eficiente, aliado a uma redução do arrasto e uma passagem mais suave do fluxo de ar para a traseira do monolugar.
 
A Red Bull também fez alterações importantes. Os braços de suspensão e os anexos verticais estão fazendo, cada vez mais, como parte integrante de um pacote aerodinâmico de um Formula1 e em nenhum lugar isso é mais evidente do que no RB11. Assim a equipa conseguiu melhorar o fluxo de ar em torno dos pneus traseiros, verificando-se numa melhoria nos sistema de travagem quando se analisa a extração do ar quente em volta dos travões. 
 
No segundo teste de pré-temporada a Sauber introduziu uma nova asa traseira com endplates curvos. O pensamento por detrás deste tipo de alteração - com um caracter mais extremo do que aquele aplicado pela McLaren no passado GP da Alemanha - tem como objetivo melhorar a gestão do arrasto da asa traseira. 
 
A alteraçaos dos regulamentos veio "eliminar" os narizes pouco estéticos. No entanto as equipas, mais uma vez, tiveram abordagens diferentes e a Williams foi um caso singular. Manteve os 9.000mm2 na frente do seu nariz - uma abordagem bastante distinta quando comparamos com outras equipas. A escolha deste design para o FW37 faz com que o carro tenha melhorias significativas no fluxo de ar por baixo do nariz, assim como na secção central. Desta forma a equipa conseguiu, também, direcionar o fluxo de ar para a difusor traseiro, oferecendo mais estabilidade.
 
Com a chegada da Honda, chegou também um novo layout. A Mclaren e a Honda não tiveram uma pré-temporada nada fácil, tendo sido atingida por problemas na unidade motriz. Problemas esses que a Ferrari e a Renault, principalmente, tiveram no início da época passada e que impediram que o MP4-30 fosse para a pista regularmente. Independentemente da existência de problemas do mais variado teor, a histórica parceria não desiste tendo consciência das dificuldades e da concorrência.
 
Antes do seu retorno às corridas de F1, a marca nipónica ficou envolvida  numa grande nuvem de especulação, nomeadamente na forma como a unidade motriz RA615H iria estar disposta dentro do monolugar. Era suposto que a Honda seguisse os paços da Mercedes ao colocar o compressor e a turbina nas extremidades do motor, com o MGU-H disposto no meio. A grande vantagem desta disposição, ao contrário da abordagem utilizada pela Ferrari/Renault - que escolheu colocar o compressor e a turbina lado a lado com o MGU-H na parte traseira - é a redução da exigência de refrigeração, melhorando a eficiência e a fiabilidade do monolugar. 
 
Ainda assim, e apesar do sucesso da Mercedes, a Honda escolhe um caminho diferente. Optou por posicionar o Motor Generator Unit - Heat entre o compressor e a turbina na parte traseira, ao mesmo tempo que escolhe colocar o MGU-K (Motor Generator Unit - Kinetic) na parte dianteira da unidade motriz. Desta solução diferenciada tanto pode sair um Straight Flush ou um High Card. Apenas o tempo o dirá...

 

fonte: http://www.formula1portugal.com/2015/03/as-principais-alteracoes-nos.html

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Hoje nos treinos livres.

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Apoio a McLaren e gosto do Bottas. Enquanto um tem hipóteses de fazer brilharetes, já a primeira não acredito que consiga melhores resultados que o ano passado.. 
 
On other news, vi há dias uma montagem musical com vídeos da F1 e quis rever hoje:
 
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Querias. 
 
Não faz o mínimo de sentido esta perseguição draconiana que a FOM faz a tudo o que é vídeos da F1. Não é assim que se cultivam fãs, e só prejudica a imagem e o futuro do desporto. 
 
Só vêm €€ à frente, dass.
 
/rant
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Já não há desculpas para deixarem a Mercedes ficar confortável na liderança. Quero ver o que trazem as outras equipas.

Este ano apoio novamente o Hamilton e o Vettel.

Gostava que a McLaren Hodan se safasse bem, mas é complicado.

 

Como vão as outras equipas recuperar toda a desvantagem para a Mercedes se o desenvolvimento dos motores é limitado?

Como é que a Honda pode ter hipóteses esta temporada, quando as suas alterações ao motor estão limitadas pela quantidade de alterações efectuadas pelas outras equipas (média de tokens usados/não usados pelas outras equipas)?

 

 

Edit: Grelha de partida para o GP já determinada. 

 

 

Como era esperado a Mercedes dominou por completo a qualificação para o Grande Prémio da Australia. A vantagem é de "apenas" 1.4s sobre o segundo carro mais rápido.

A Ferrari confirmou a impressão que deixou nos testes de pré-temporada e parece estar ao nível da Williams em qualificação e um pouquinho mais rápido em ritmo de corrida.

A Red Bull, também como esperado, é neste momento a 4ª equipa mais rápida e começaram a ouvir-se já as a primeiras queixas em relação ao motor Renault. Segundo o Horner o motor tem a mesma potência que no final do ano anterior (quando se falava que apresentava um déficit de potência de cerca de 80cv em relação à Mercedes)

 

Em pior posição só mesmo a McLaren. Último lugar na grelha de partida. Neste momento o Alonso até deve estar contente por não estar na Australia. 

 

Ou as coisas mudam muito com a chegada à Europa ou esta temporada tem tudo para ser mais um passeio para o Hamilton e Rosberg. 

STARTING GRID:

Pos	Driver	              Car                                       Time            Gap
1	Lewis Hamilton	      Mercedes	                                1m26.327s	-
2	Nico Rosberg	      Mercedes	                                1m26.921s	0.594s
3	Felipe Massa	      Williams/Mercedes	                        1m27.718s	1.391s
4	Sebastian Vettel      Ferrari	                                1m27.757s	1.430s
5	Kimi Raikkonen	      Ferrar                                    1m27.790s	1.463s
6	Valtteri Bottas	      Williams/Mercedes	                        1m28.087s	1.760s
7	Daniel Ricciardo      Red Bull/Renault	                        1m28.329s	2.002s
8	Carlos Sainz Jr.      Toro Rosso/Renault	                1m28.510s	2.183s
9	Romain Grosjean	      Lotus/Mercedes	                        1m28.560s	2.233s
10	Pastor Maldonado      Lotus/Mercedes	                        1m29.480s	3.153s
11	Felipe Nasr	      Sauber/Ferrari	            1m28.800s	-
12	Max Verstappen	      Toro Rosso/Renault	    1m28.868s	-
13	Daniil Kvyat	      Red Bull/Renault	            1m29.070s	-
14	Nico Hulkenberg	      Force India/Mercedes	    1m29.208s	-
15	Sergio Perez	      Force India/Mercedes	    1m29.209s	-
16	Marcus Ericsson	      Sauber/Ferrari	            1m31.376s	-
17	Jenson Button	      McLaren/Honda	            1m31.422s	-
18	Kevin Magnussen	      McLaren/Honda	            1m32.037s	-

Edited by doctore
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Estive agora ali a esmiuçar as equipas e calendário para esta temporada.

Quase metade das equipas têm motor Mercedes, não fosse o regresso da Honda e era uma época só com 3 motores como no ano passado: Renault, Ferrari e Mercedes.

Sinceramente continuo a achar que esta modalidade continua a cair a pique, só três marcas de motores, apenas nove equipas, mais de metade do calendário fora da Europa e já mais de 25% na Ásia...

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  • 2 weeks later...

E não tivesse o Kimi tido azar ontem na qualificação e hoje com o furo e penso que tínhamos assistido a uma dobradinha.

É bom sinal esta corrida. Pode ser que este ano haja mais luta pelo título.

 

Esta corrida foi um pouco atipica, não apenas pelo safety car mas também pela pista ter atingido 65º durante a corrida. A Ferrari mostrou nos treinos de 6a-feira que estava bastante rápida e ao nível da Mercedes em termos de velocidade e um pouquinho melhor a preservar os Pneus. Resta saber se esta luta é para manter nas próximas corridas. Ainda assim foi uma prestação fantástica do Vettel e de toda a equipa. Pena o Raikkonen ter qualificado em 11, caso contrário poderia ter sido uma dobradinha da Ferrari.

 

Será que o Mercedes 2015 tem as mesmas caracteristicas do Mercedes 2012/2013? Isto é, carros bastante rápidos mas que não conseguem fazer durar os Pneus?

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  • 1 month later...

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Espanhol descreveu o concretizar de um sonho de criança

08/05/2015 em Geral

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Fernando Alonso trocou por momentos o problemático MP4-30 Honda pelo MP4-4 Honda, um dos modelos mais famosos de sempre da McLaren. Foi, de resto, o carro que levou Ayrton Senna ao título da Fórmula 1 em 1988.

Para o piloto espanhol foi a realização de um sonho de criança, a experiência de conduzir um monolugar mítico da Fórmula 1, embora lembre que o atual Mclaren, aquele que luta por sair dos últimos lugares da grelha, é mais veloz do que o McLaren de 1988.

"Queria deixar claro que aquele carro não é mais rápido que os atuais”, afirmou Alonso, referindo-se aos comentários que o piloto espanhol deveria trocar de monolugar (pelo de Ayrton Senna) para o Grande Prémio de Espanha.

“Na verdade, deve perder de 2 a 3 décimos neste circuito [barcelona] na configuração atual (ndr: na altura não existia a última chicane). E deu para sentir que era um carro mais lento", explicou.

Alonso não esconde a emoção que foi pilotar um ícone da McLaren, mas também da Fórmula 1."Foi incrível, cresci a ver aqueles carros a ganhar corridas com Senna e Prost. Fiz oito voltas e todas foram especiais”, comentou. 

E descreveu o quanto é difícil pilotar um monolugar de outros tempos. "Foi difícil, sem direção assistida e com muito binário, três pedais. Quando saí das boxes, pisei o acelerador e a potência não vinha, até que surgiu de uma só vez e acabei por fazer um pião", contou.

Questionado se foi mais difícil que os monolugares de hoje em dia, Alonso tentou evitar comparações diretas. "Não cheguei a pilotar o carro no limite, cheguei a uns 50%, porque eram filmagens promocionais e não queria correr riscos”, admitiu. 

“Mas qualquer máquina, no limite, é difícil de pilotar. Convido quem acha que os carros de hoje são fáceis a vir disputar uma corrida de kart conosco. Até mesmo algo simples como um kart é difícil de pilotar no limite", explicou.

Alonso lembrou ainda que a tecnologia das transmissões de televisão dá uma percepção errada, de que a condução de um Fórmula 1 é mais tranquila do que aquilo que na realidade é. 

"As câmaras onboard não têm trepidação, parece que estão a ser captadas a partir de um comboio, enquanto, no passado, era uma loucura o que tremiam. Isso faz a diferença na percepção das pessoas", 

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Só nos pneus os atuais ganham uns 2 segundos por volta, noutros tempos os pneus podiam durar 60 voltas, hoje dão apenas umas 15 é ridículo.

comparar 20 anos de evolução tecnológica e falar em dois décimos por volta, é uma vergonha, esse mesmo mp4 do senna se fosse a comparar com um carro com 20 anos dava uns 10 ou 20 segundos por volta

a f1 estagnou e fortemente. um lmp1 desenhado para correr 6 horas no mínimo e até 24, compara tempos com os f1 mais lentos, calçado com botas de longa duração, com quase o dobro do peso, muito menos downforce e um consumo de combustível de menos de 1/3

A fórmula 1 está moribunda, e cada vez pior, infelizmente, é que já nem em inovação comparado por exemplo com o WEC, já sem contar que estes têm configurações diferentes com muito menos imposições limitativas com motores v4, v8, v6, diesel, gasolina híbridos etc

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Só nos pneus os atuais ganham uns 2 segundos por volta, noutros tempos os pneus podiam durar 60 voltas, hoje dão apenas umas 15 é ridículo.

comparar 20 anos de evolução tecnológica e falar em dois décimos por volta, é uma vergonha, esse mesmo mp4 do senna se fosse a comparar com um carro com 20 anos dava uns 10 ou 20 segundos por volta

a f1 estagnou e fortemente. um lmp1 desenhado para correr 6 horas no mínimo e até 24, compara tempos com os f1 mais lentos, calçado com botas de longa duração, com quase o dobro do peso, muito menos downforce e um consumo de combustível de menos de 1/3

A fórmula 1 está moribunda, e cada vez pior, infelizmente, é que já nem em inovação comparado por exemplo com o WEC, já sem contar que estes têm configurações diferentes com muito menos imposições limitativas com motores v4, v8, v6, diesel, gasolina híbridos etc

 

Tudo dito. Para não dizer que guiar um monstro como o MP4-4 como o Senna guiava é preciso um kit de unhas de respeito.

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Os novos motores da Ferrari que demorem muito a chegar que a Mercedes agradece.


Não sei se alguém está a ver mas o Maldonado está a correr sem um dos apoios verticais da asa traseira. :lol:
Abandonou agora. :no:
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Pronto, está feito, se nada correr mal mas últimas 12 voltas é mais uma dobradinha para a Mercedes.

Tão mal jogadinho pela Ferrari. :no:

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Está comunicação do Hamilton :lol:

O Bottas só pela noiva já merecia ganhar.

O comentador espanhol acabou de chamar matador ao Sainz nesta ultrapassagem. :lol:

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Pelo teu comentário nem sequer viste a corrida. Foi bem interessante porque apesar de terem ganho os do costume só a poucas voltas do final ficou decidido. Não fosse a fraca estratégia da Ferrari que não parou o Vettel quando devia, o Hamilton mesmo pediu várias vezes para fazerem alguma coisa que não o ia conseguir passar em corrida. As lutas no meio do pelotão também foram muito boas. No final ainda houve a luta pelo 4º lugar onde o Kimi, praticamente sem pneus, andava a fazer drifts pela pista fora. :y:

 

Mas acredito que para quem só vai ver a tabela fica fica desinteressante. Por falar nela:

 

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Foi assim que o Maldonado andou durante algumas voltas.

Edited by DG_
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  • 2 weeks later...

:lol: O Verstappen já ganhou duas posições em vir colado ao Kimi e quando este vai para dobrar um atrasado (que está na mesma volta que o Verstappen), o puto aproveita e passa também. :lol:


E agora vai tentar o mesmo mas o Grosjean já foi avisado.


Grosjean :god: Perfeito a hora que escolheu para deixar passar o Kimi.


O Verstappen tem 17 anos mas já a sabe toda também. :lol:


:no:


Que azar do puto. :no:


Grosjean também travou como uma velhinha fdx. Meia hora antes.


SC, só devem sair a umas 6/7 voltas para o final, o Hamilton parou e caiu para 3º, montou super macios por isso vai ser um final emocionante. 


O Nico deve ir com o maior sorriso do mundo!

Edited by DG_
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