Jump to content

Microsoft Windows 10


Alexius
 Share

Recommended Posts

Os primeiros passos no linux é ler http://en.wikipedia.org/wiki/Unix_philosophy

 

memorizar a estrutura : 

 

Linux-Directory-Structure.jpeg

 

A seguir é simplesmente pensar numa coisa que se quer fazer, perguntar ao google como se faz e ir tentando até apanhar a manha, a serio que hoje em dia não custa quase nada de entrar no mundo linux, há imensa informação detalhada e montes de malta a explicar e ajudar, pessoalmente nunca cheguei a fazer sequer uma unica pergunta diretamente, sempre apanhei a info que precisava na net já pronta a usar, muitas vezes nem passa de uns simples copy/paste > enter.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 

Certo. A Key está na BIOS, logo basta instalar o Windows 8.

E se eu atualizar para o Windows 10, o meu pc tem uma key do Windows 8.1... será que dá na mesma?

 

 

Não sei se vai originar uma nova Key, ou se a Key do 8 dá, e acaba por ser um update tal como o 8.1 foi.

uma pergunta Rev, nesses sistemas com hw key como mudas de home edition para enterprise por exemplo tendo até chaves válidas ou como instalas o windows num virtual desktop se a chave está escondida?

 

Se instalares um Windows para a qual a bios não tem a chave, ele vai-te pedir uma Key.

Link to comment
Share on other sites

Não é assim Rev o installer agora é o mesmo, a instalação é feita consoante a chave que metes, e tendo hw key ele nem te pede chave

 

Isso é dentro das edições do Windows 8. Mas se tentares instalar Windows 10, o instaler já não vai ser o mesmo como é obvio.

 

Quanto ao fazer upgrade tipo de um Home para Enterprise, está aqui como se faz: https://technet.microsoft.com/en-us/library/jj203353.aspx

Link to comment
Share on other sites

ok fair enough não é claro talvez permita upgrade parece mas e se quiser correr a minha cópia legal numa virtual machine?

 

Uma OEM License apenas é legal no dispositivo que compraste. Não é legal em mais lado nenhum. Por isso é que são mais baratas.

Se queres uma licença que dá em qualquer lado(desde que apagues do outro dispositivo), compras uma Key.

Link to comment
Share on other sites

Eu não estou a dizer usar noutro equipamento estou a falar de usar no mesmo, instalas linux e queres correr a cópia que pagaste, é possivel?

 

Mesmo isso não é legal.

 

O que estás a dizer é que nos antigos, como tinha uma Key mesmo sendo OEM, podias instalar em qualquer lado de qualquer maneira. Mas isso era tão legal como instalares uma versão crackada. Logo se queres ir por esse caminho, instalas uma crackada. Resolvido.

Link to comment
Share on other sites

wtf Rev?

Tu estás a dzier que é ilegal eu instalar um software que comprei na máquina que comprei?

Diz-me honestamente que não te parece errado, e no minimo parece um bocadinho ilegal, aliás o Spak não assinou nada quando comprou aquele PC, e certamente não deu acordo em lado algum que não podia usar o software na máquina dele, achas mesmo que se algum maluco levasse a MS a tribunal com um caso destes a coisa pegava?

aliás fui buscar a EULA

 

The software is licensed, not sold.Under this agreement, we grant you the right to install and run one copy only on the computer with which you acquired the software (the licensed computer)...

RETAIL UPGRADE

We do not sell our software or your copy of it – we only license it. Under our license, we grant you the right to install and run that one copy on one computer (the licensed computer), for use by one person at a time, but only if you comply with all the terms of this agreement. Typically, this means you can install one copy of the software on a personal computer and then you can use the software on that computer.

PERSONAL USE LICENSE (SYSTEM BUILDER) FOR WINDOWS 8 PRO

We do not sell our software or your copy of it – we only license it.Under our license, we grant you the right to install and run that one copy on one computer (the licensed computer) as the operating system on a computer that you build for your personal use, or as an additional operating system running on a local virtual machine or a separate partition

Care to explain?

Link to comment
Share on other sites

Perks, foste buscar o EULA da personal license e não da OEM.

 

Estás-me a dizer então que é legal eu pegar Num servidor potente, criar nesse servidor 10 instalações do Windows em VM. Alugar isso a 10 pessoas e pagar apenas uma licença?

 

É que no fundo, é isso que pode acontecer.


PS: Fui ler a do OEM, e lá diz que mesmo a OEM dá para usar numa VM. Logo se se deram ao trabalho de escrever isso, é porque dá para fazer. Basta Googlar.

Link to comment
Share on other sites

Epah Rev dever dar acredito que dê com hacks que a microsoft proibe noutro paragarafo qualquer da EULA de certeza, não é esse o problema, o problema é que numa máquina que tu compraste só podes instalar software que tenha a chave de encriptação da microsoft, percebes o problema?

Se tu hoje quiseses criar um SO de raiz (porque eras uma carola brutal) que fazias? ligavas à linha de apoio da MS e dizias "olhe dê-me a chave de encriptação do meu pc sff"

fdx em que mundo isto parece correcto é algo que me transcende, honestamente é

Link to comment
Share on other sites

Epah Rev dever dar acredito que dê com hacks que a microsoft proibe noutro paragarafo qualquer da EULA de certeza, não é esse o problema, o problema é que numa máquina que tu compraste só podes instalar software que tenha a chave de encriptação da microsoft, percebes o problema?

Se tu hoje quiseses criar um SO de raiz (porque eras uma carola brutal) que fazias? ligavas à linha de apoio da MS e dizias "olhe dê-me a chave de encriptação do meu pc sff"

fdx em que mundo isto parece correcto é algo que me transcende, honestamente é

 

Oh Perks, tu tens noção que podes desactivar o Secure Boot e instalar o que quiseres na maquina, correcto?

 

Disable_Secure_Boot_Windows8.jpg

 

 

 

Quick summary

  • UEFI allows firmware to implement a security policy
  • Secure boot is a UEFI protocol not a Windows 8 feature
  • UEFI secure boot is part of Windows 8 secured boot architecture
  • Windows 8 utilizes secure boot to ensure that the pre-OS environment is secure
  • Secure boot doesn’t “lock out” operating system loaders, but is a policy that allows firmware to validate authenticity of components
  • OEMs have the ability to customize their firmware to meet the needs of their customers by customizing the level of certificate and policy management on their platform
  • Microsoft does not mandate or control the settings on PC firmware that control or enable secured boot from any operating system other than Windows
Link to comment
Share on other sites

Rev não é genérico, ainda o ano passado se me bem me recordo saiu uma noticia que foi feita uma petição que foi entregue à UE sobre isso

Depois o que eu disse foi, o facto lá de vir assinada com uma key da microsoft é o primeiro passo para bloqueios abrangentes, não tenhas duvidas disso

Link to comment
Share on other sites

Rev não é genérico, ainda o ano passado se me bem me recordo saiu uma noticia que foi feita uma petição que foi entregue à UE sobre isso

Depois o que eu disse foi, o facto lá de vir assinada com uma key da microsoft é o primeiro passo para bloqueios abrangentes, não tenhas duvidas disso

 

Mas tu é que escolhes, não entendes isso?

É tipo nos telemoveis. Tu podes escolher um Smartphone que tem o Bootloader bloqueado e é praticamente impossivel de desbloquear, ou podes escolher um que já vem com ele desbloqueado até.

 

E vê se entendes, o UEFI não tem nada a ver com a Microsoft, aliás a Apple usou o UEFI nos seus computadores primeiro que a Microsoft.

A UEFI é a nova Bios das Motherboard e a Microsoft apenas dá uso ao Secure Boot da mesma. Mas tal como te disse, basta fazer disable ao Secure Boot.

 

Se por ventura alguma marca de Portateis, decidir bloquear o Secure Boot, é muito simples, não compras dessa marca. Mas a Microsoft não tem nada a ver com isso, é uma decisão da Marca do portátil.

Link to comment
Share on other sites

Rev eu tenho a certeza que vi, não sei se foi o Linus se foi o Stallman, mas tenho a certeza absoluta do que te estou a dizer, eles ou um deles pelo menos garantiu que a microsoft em determinado ponto exigiu que os computadores fossem enviados com restricted booting, podes dizer que não tem nada a ver com a microsoft ou assim, agora tenho a certeza disso, absoluta

mas é que tenho mesmo a certeza absoluta que vi isso passar no g+

aliás aquela famosa imagem do linus a mostrar o dedo à Microsoft se não estou em erro foi excatamente por causa disso

Edit: Não é a microsoft o tanas Rev

http://arstechnica.com/information-technology/2013/02/linus-torvalds-i-will-not-change-linux-to-deep-throat-microsoft/

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver agora no portatil da Ana, que é um Toshiba e veio com Windows 8 e Key no hardware.

Dá para fazer disable ao secure boot e inclusive a Toshiba tem documentado como o fazer e instalar outros SO's.

Sinceramente não sei qual o teu problema...

Link to comment
Share on other sites

Já agora sobre o Windows e esses menus e quadrados vou lembrar o que disse sobre a moda dos flat icons em Android, que é para não haver grandes dúvidas do que não gosto, ou porque não gosto

http://www.fastnewsforum.net/topic/63379-google/?view=findpost&p=1607936

 

Tambem detesto esta moda dos icons em duas cores e todos quadrados.

 

No entanto é coisa que se altera facilmente, também há packs de icons para Windows. O Windows pode não ser 100% alterável como o OS baseados em linux mas em termos visuais é quase 100%

Link to comment
Share on other sites

Leste o meu post anterior rev?

 

Claro que li, e se tu leste o link que postaste, então deves ter reparado nisto:

 

 

This goes back to Microsoft requiring that PCs designed to run Windows 8 use UEFI firmware with the Secure Boot feature enabled.

 

Ou seja, para o Windows 8 arrancar numa maquina, tem de ter o Secure Boot activado. Mas se tu quiseres correr outro SO, basta desactivares o Secure Boot.

 

É assim tão dificil perceber?

Link to comment
Share on other sites

Fdx rev e não diz lá que existem plataformas onde a Microsoft obriga o oem a não dar desactivação? ora lê lá novamente

Pode não ser o teu caso agora, mas não me admira que venha a ser, se calhar é o princípio

Link to comment
Share on other sites

Fdx rev e não diz lá que existem plataformas onde a Microsoft obriga o oem a não dar desactivação? ora lê lá novamente

Pode não ser o teu caso agora, mas não me admira que venha a ser, se calhar é o princípio

 

Qual é o fabricante que não deixa desactivar?

 

Como eu te disse, um fabricante que não deixe desactivar, é um fabricante a quem eu não comprava. Simples.

 

Da mesma maneira que nos telemoveis, só compro um em que o Bootloader esteja desbloqueado ou seja extremamente simples de desbloquear. Tipo os HTC's em que era necessario mexer no hardware para desbloquear o bootloader, nunca na vida iam ver o meu dinheiro. Existe liberdade de escolha, penso eu...

 

Além disso e como já te disse, existem portateis e sempre vão existir, sem SO pre instalado. 

 

Tu é que escolhes o que queres comprar.

Link to comment
Share on other sites

então se achas isso e depois de veres que a Microsoft o fez, porque raio não posso criticar e dizer que é um posicionamento de merda se essa hardware key é o que permite isso?

Como te disse não posso aplaudir nem achar correcto que alguém o faça, fácil não? e é o que estou a dizer de inicio

Link to comment
Share on other sites

então se achas isso e depois de veres que a Microsoft o fez, porque raio não posso criticar e dizer que é um posicionamento de merda se essa hardware key é o que permite isso?

Como te disse não posso aplaudir nem achar correcto que alguém o faça, fácil não? e é o que estou a dizer de inicio

 

Perks, vamos ver se entendemos as coisas.

 

As novas Motherboards em vez de terem a chamada BIOS têm o UEFI firmware. O UEFi tem um secure boot. A Microsoft simplesmente tira partido do Secure Boot para o seu Windows 8 e futuras versões. Se um fabricante modificar o UEFI do seu portatil para impedir que o Secure Boot seja desactivado, é problema do fabricante e não da Microsoft. Como te disse, a HTC faz o mesmo nos Smartphones e tu não te queixas porque não te convém...

 

O segundo ponto é que vai sempre existir fabricantes que não vão bloquear a desactivação do mesmo. Mas é que podes apostar o teu rabinho nisso. 

Logo só tens de escolher um portátil de um fabricante que não o faça.

 

Pelo menos neste momento, Toshiba, Sony, HP e Asus permitem que faças disable ao Secure Boot.

 

Fui pesquisar esses 4 porque devem ser os maiores. Os outros nem me dei ao trabalho, mas também devem dar.

Link to comment
Share on other sites

Rev caraças tu às vezes sofres de Leitura selectiva, lê o artigo diz lá e linka a outro onde diz que a Microsoft obriga (sim a própria Microsoft obriga) em certas plataformas os oem a não dar acesso à desactivação do secure boot, pelo que li agora neste momento só nas plataformas arm, mas não quer dizer que fiquem por aí

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.