Jump to content

FNF Adivinhas e Derivados


Archie
 Share

Recommended Posts

card_problema_matematica.PNG

 

A questão foi colocada na semana passada nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Asiáticas e de Singapura e rapidamente chegou às redes sociais, onde se tornou viral.

À primeira vista o desafio parece um beco sem saída: descobrir, entre dez datas, qual a que corresponde ao aniversário de Cheryl.

Sabe-se apenas que Cheryl disse a cada um dos seus dois amigos – Albert e Bernard –, respectivamente, o dia e o mês da data de aniversário. O resto é dedução lógica, a partir de um curtíssimo diálogo entre os dois.

É confuso? Tente fazer o teste - colocado a alunos de 14 e 15 anos - e acertar na data de aniversário de Cheryl.

Edited by GODfromage
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Muito bom :y:

 

16 Julho

 

O Albert sabe que o Bernard não sabe porque sabe que não é nos meses de Maio e Junho (os que têm dias únicos - 18 e 19).

Ficamos com Julho e Agosto.

Desses meses, o dia 14 repete-se, pelo que para o Bernard saber, esse dia salta fora.
Assim temos Julho com o dia 16 e Agosto com os dias 15 e 17. Se o Bernard diz que sabe, é porque só pode ser no único mês com 1 hipótese, Julho.

Edited by Mini0n
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

eu quero mudar a resposta lol e que estive a olhar melhor  :P

 

16 de julho


fds demorei bastante para chegar lá, a solução é simples mas como tem muita informação um gajo baralha-se facilmente


tipo para o gajo que só sabe o mês saber que o outro não sabe é pk é um mês que não tem o 18 e o 19

portanto risca-se maio e junho, depois para o gajo que só sabe o dia para saber logo a data é pk estava indeciso com uma data não riscada com a riscada

o que resta 16 de julho, 15 de agosto e 17 de agosto, para o outro saber logo logicamente só pode ser o 16 de julho

Edited by MotorBreath
Link to comment
Share on other sites

Mas porquê?

O meu raciocínio foi:
 

O Albert não sabe, porque todos os meses têm mais do que 1 dia, mas tem a certeza que o Bernard inicialmente também não sabe. Isto elimina todos os números que não se repetem, pois nesse cenário o Bernard não precisava do mês para nada.


 
Maio 15 Maio 16  Maio 19
Junho 17 Junho 18
Julho 14 Julho 16
Agosto 14 Agosto  15 Agosto 17
 
Isto faz-me pensar que seria o dia 17 de Junho pois é o único mês que fica com apenas 1 dia disponível.

 

Mas lá está, é diferente das vossas e estou longe de estar confiante.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 

E seguir a prioridade das operações também.

 

Isso é uma boa pergunta. Segues o "caminho" ou a prioridade das operações?

 

Acredito que seja mais assim:

(((((((((((( _ + 13 ) x _ ) : _ ) + _ ) + 12 ) x _ ) - _ ) - 11 ) + _ ) x _ ) : _ ) -10 ) = 66

Era uma confusão estar a resolver aquilo usando a prioridade das operações.

Edited by blindamos
Link to comment
Share on other sites

Quase archie. :-..

 

Na visão não falam em "dobrar" as regras por isso X e : têm prioridade.

Para ajudar, isto foi apresentado a putos da terceira classe. :-..


Edit:

 

Afinal a coisa que eles escrevem é ambígua.

 

O objetivo é preencher todos os espaços em branco com os algarismos de 1 a 9 de forma a que equação faça sentido, seguindo, claro, a ordem indicada das operações.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.