Jump to content

Garantia e os 30 dias


Worm
 Share

Recommended Posts

Mandei reparar o meu Moto G na chiptec e ja passou 34 dias desde que deixei na loja.. Posso exigir que me dêem o dinheiro de volta ?  

 

Até dava jeito, já que na altura custou 208 euros e assim comprava o novo modelo do moto g, a 180.

Edited by WormMeteor
Link to comment
Share on other sites

Sim, é o que está na lei. Mas manda PM ao Punk a confirmar. Posso estar errado, mas julgo que mesmo que eles agora te digam que já está pronto, podes exigir o dinheiro.

Edited by Archie
Link to comment
Share on other sites

Vai lá para saber o estado da reparação. Já assisti a malta a ir toda indignada e revoltada e depois o equipamento estava lá reparado e pronto a ser levantado lol.

Em caso negativo, exige então o dinheiro de volta :)

Link to comment
Share on other sites

 

Mesmo que o tlmv ja esteja lá quero pedir o dinheiro de volta pa trocar pelo novo. Deixa la ver se n se fazem dificeis..

Se o equipamento já estiver lá arranjado, nao sei se podes fazer isso. Mas nada como tentar.

 

 

 

Se estiver arranjado duvido que te devolvam o dinheiro. Devias ter ido lá logo no 31º dia. 

 

 

dúvido que já esteja,se tivesse já o tinham contactado digo eu

Tao mas se é o que lei diz, após os 30 dias  tou no meu direito, mesmo que tenha chegado no dia 31 quando tive vagar de la ir reclamar. 

 

Pois acho que nao, ainda n recebi chamada nenhum.

Edited by WormMeteor
Link to comment
Share on other sites

 

28. O que é que posso fazer se o vendedor não cumprir o prazo de 30 dias?

Se o vendedor não cumprir o prazo para a reposição da conformidade através

de reparação ou substituição, o consumidor deve, em primeiro lugar, denunciar a

situação junto da entidade competente – actualmente, a Autoridade de Segurança

Alimentar e Económica (ASAE) –, nomeadamente através do Livro de Reclamações,

podendo ser aplicada uma coima ao infractor, nos termos do artigo 12.º-A do

diploma.

Para além desta sanção, se o vendedor não cumprir o dever de reparação ou

substituição do bem no prazo de 30 dias, o consumidor pode exigir imediatamente

outra solução, nomeadamente a resolução do contrato.

 

E de seguida dás os parabéns à loja, pois acabaram de entrar numa roleta que lhes vai dar uma multa entre 500 a 5.000 Euros, ao abrigo do nº 1 do artigo 12-A da Lei das Garantias para uso não profissional pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e das suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008:

 

Artigo 12.º-A 

Contra-ordenações

1 - Constituem contra-ordenações puníveis com a aplicação das seguintes coimas: 

a) De (euro) 250 a (euro) 2500 e de (euro) 500 a (euro) 5000, consoante o infractor seja pessoa singular ou pessoa colectiva, a violação do disposto no n.º 2 do artigo 4.º;

 

pois o artigo em questão é este do mesmo diploma:

 

Artigo 4.º

Direitos do consumidor

1 - ...

2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.

 

Agora podes dar a escolher à loja a opção de te devolverem de imediato o dinheiro e assim serás benevolente e não apresentarás queixa da situação. A loja depois irá encolher entre devolver apenas o dinheiro ou multa + devolver o dinheiro. Depois eles que se entendam com a reparadora, isso já não é problema teu.

 

No Zwame tinha alguém numa situação identica à tua, deram a solução que apresento no quote em cima e ficou com o dinheiro.

Link to comment
Share on other sites

Já me aconteceu ter um aparelho em garantia, fui lá depois dos 30 dias e já estava reparado, disseram que me mandaram uma SMS a avisar mas eu não tinha recebido nada. Levaram em acelaradela que até andaram de lado. Entretanto enquanto estava lá recebi a SMS. Fuuuuuuuuu...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.