Jump to content

Xix Governo Constitucional


Revenge
 Share

Recommended Posts

E não é que a lista VIP já foi confirmada? loles o Coelho e a Albuquerque são mesmo estúpidos crl, eu já não sei se é incompetência se é negligência se o que é, parece que andam mesmo à procura de lenha para se queimarem, estão-se completamente a cagar.

eu tb gosto dos bitaites por bitaites (ainda por cima todos fundamentados, e explicar tudo e mais alguma coisa). Manda mais....

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4475781

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/auditoria-da-autoridade-tributaria-confirmou-existencia-lista-vip

http://observador.pt/2015/03/25/confirmada-existencia-lista-contribuintes-vip/

http://www.noticiasaominuto.com/economia/366707/afinal-lista-vip-so-tem-quatro-nomes-passos-e-um-deles

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

A lista VIP foi criada quando apareceu as primeiras noticias do caso Passos Coelho e Tecnoforma.

Estes aos menos nem tentam esconder, é corrupção à descarada. Será que pensavam que nunca ninguém ia abrir a boca sobre esta lista? Até formações davam a explicar como funcionava.

Link to comment
Share on other sites

O Diário de Notícias indica, na sua edição desta quinta-feira, que a famosa lista VIP do Fisco é composta apenas por quatro nomes. São eles Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas e Paulo Núncio.

 

 

Loles. Olha quem são eles.

Carrega Povo!

Link to comment
Share on other sites

O Diário de Notícias indica, na sua edição desta quinta-feira, que a famosa lista VIP do Fisco é composta apenas por quatro nomes. São eles Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas e Paulo Núncio.

Loles. Olha quem são eles.

Carrega Povo!

Duvido que sejam só esses quatro nomes. Mesmo muito. Aí sim seria motivo para escândalo.

Um lista diferenciada faz todo o sentido, os funcionários das finanças não podem ter direito a simplesmente cuscar os rendimentos de pessoas públicas. Mas não pode estar limitado aos membros do governo claro.

De qualquer maneira continuo sem perceber o porquê de isso durar na imprensa há quase 1 mês. Entretanto passa de baixo da mesa muita coisa que tem bem mais interesse em ser discutida.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Duvido que sejam só esses quatro nomes. Mesmo muito. Aí sim seria motivo para escândalo.

Um lista diferenciada faz todo o sentido, os funcionários das finanças não podem ter direito a simplesmente cuscar os rendimentos de pessoas públicas. Mas não pode estar limitado aos membros do governo claro.

Era o que mais faltava...

Os funcionários das finanças não podem ter direito simplesmente a cuscar os rendimentos de NINGUÉM!

Porque carga de água é que uns devem ter mais direito que outros???

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Do que se percebe desta história até ao momento, sempre que alguém acedia aos dados de determinados NIFs era lançado um alerta, para se saber o motivo desse acesso (o que para mim faz todo o sentido, dada a corrupção existente em todo o lado, com venda destas informações confidenciais a pseudo-jornalistas). Imaginem o que seria se esta situação se aplicasse a todos os NIFs. Já agora, gostava de saber, se o Cardoso pudesse explicar, como é que funciona nos bancos, se qualquer funcionário pode aceder a qualquer conta, sem qualquer tipo de controlo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Do que se percebe desta história até ao momento, sempre que alguém acedia aos dados de determinados NIFs era lançado um alerta, para se saber o motivo desse acesso (o que para mim faz todo o sentido, dada a corrupção existente em todo o lado, com venda destas informações confidenciais a pseudo-jornalistas). Imaginem o que seria se esta situação se aplicasse a todos os NIFs. Já agora, gostava de saber, se o Cardoso pudesse explicar, como é que funciona nos bancos, se qualquer funcionário pode aceder a qualquer conta, sem qualquer tipo de controlo.

Como é óbvio quem está exposto publicamente deve ser protegido. Seja o Pinto da Costa ou a Catarina Furtado. Os critérios para isso é que tem de ser definidos. E quem está a insinuar que isto tem alguma coisa de corrupção.. há uns comprimidos bons para isso. Isto não ia proteger ninguém em caso de investigação etc. Só contra acessos indiscriminados.

@Minion: Não consegues impedir o acesso descriminado as contas daquele vizinho do gajo das finanças de quem ele não gosta nada, isso é impossível.

Link to comment
Share on other sites

Riks, então explica-me, como é que as finanças apanham os burlões que fogem ao fisco se não podem aceder aos seus dados?

Isso era meio caminho andado para eles fugirem propositadamente, pois sabia mque ninguém pode aceder às suas contas.

 

Que aliás era o que ia acontecer com o Passos caso não tivessem acedido. Assim descobriu-se o que ele faz, ou seja, aquele que deve dar o exemplo a todos os Portugueses a fugir aos impostos.

Link to comment
Share on other sites

Rev, ninguém disse que não podem aceder aos dados, têm é de justificar o porquê desse acesso (ex: caso da senhora que teve um processo disciplinar por ter acedido aos dados do PR porque estava curiosa em saber quanto ele ganhava).

 

Parece rápido e simples. Basta uma pesquisa por nome, ou de forma mais garantida, pelo número de contribuinte para que qualquer funcionário do Fisco possa ter acesso a toda a informação fiscal de qualquer pessoa. Essa consulta é feita através do sistema de intranet do Fisco e há até funcionários, sobretudo chefias, que podem fazê-lo a partir de casa, bastando para isso registar o respetivo login e palavra-passe, que é renovada a cada três meses, apurou o Observador.

Declarações de IRS (imposto sobre o rendimento das pessoas singulares), processos de execução e penhora, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), Imposto Único de Circulação (IUC) e outros impostos e dívidas fiscais, bem como informações acerca do património ficam assim acessíveis a qualquer funcionário da Autoridade Tributária (AT) que, por necessidade ou curiosidade, procure informações sobre um qualquer contribuinte, na área da “Visão Integrada do Contribuinte”. Esta é, de resto, considerada uma ferramenta de trabalho essencial para estes profissionais, que chegam a fazer centenas de consultas por dia, para cruzar dados e resolver inúmeros problemas.

Há, todavia, algumas informações acerca dos contribuintes, nomeadamente aquelas que envolvem cruzamento de alguns tipos de informação, que só podem ser consultadas por alguns perfis de utilizadores, chefias ou funcionários autorizados. E são também as chefias e os funcionários autorizados por estas que podem aceder ao sistema fora do local de trabalho.

Embora o sistema atual, tal como está desenhado, permita um fácil acesso à informação fiscal de cada contribuinte, a verdade é que também deixa a nu quem consultou o quê. É aliás graças a esse histórico que, em casos de suspeita de quebra de sigilo fiscal e no âmbito de processos de averiguação, as chefias conseguem perceber quem acede a que declarações.

Fisco estaria a querer “proteger” dados de alguns contribuintes

A constatação de que o sistema é permeável, e na sequência do acesso a dados de figuras políticas como o primeiro-ministro, terá resultado na ideia de criar uma lista VIP de contribuintes, uma bolsa ou pacote (as duas expressões foram usadas) composta sobretudo por políticos e pessoas da área económica e financeira, apurou o Observador. E o que diferenciaria esses contribuintes dos demais? Sempre que um funcionário do Fisco tentasse aceder aos dados de um deles, o sistema produziria um alerta, de forma preventiva, antes mesmo de haver uma suspeita de quebra de sigilo fiscal. Na prática, seria restringir o acesso aos dados destes contribuintes, que teriam um tratamento diferenciado.

Link to comment
Share on other sites

A forma mais básica de deteção de acessos indevidos é pesquisas por nome próprio. É uma situação que não é suposto acontecer em situações normais e nos casos de excepção pode ser perfeitamente justificado.

Link to comment
Share on other sites

Riks, então explica-me, como é que as finanças apanham os burlões que fogem ao fisco se não podem aceder aos seus dados?

Isso era meio caminho andado para eles fugirem propositadamente, pois sabia mque ninguém pode aceder às suas contas.

 

Que aliás era o que ia acontecer com o Passos caso não tivessem acedido. Assim descobriu-se o que ele faz, ou seja, aquele que deve dar o exemplo a todos os Portugueses a fugir aos impostos.

Isto só confirma a ideia que tenho de ti nestes tópicos de politica/economia. Lês as coisas todas pela rama e fazes juízos de valor sem saberes as informações todas, o que faz com que digas barbaridades só porque sim.

Lê o post após o teu, e mais algumas noticias.

 

 

Mas volto a dizer isto não interessa nem ao menino jesus, se não fossem as eleições estarem a porta tinha sido assunto de rodapé.

Link to comment
Share on other sites

Rev, ninguém disse que não podem aceder aos dados, têm é de justificar o porquê desse acesso (ex: caso da senhora que teve um processo disciplinar por ter acedido aos dados do PR porque estava curiosa em saber quanto ele ganhava).

 

 

Mas segundo entendi, a Lista VIP era para impedir o acesso aos dados de quem estava na lista, independentemente da situação. Quem o fizesse, tinha um processo disciplinar.

Link to comment
Share on other sites

A chamada lista VIP é um mecanismo de alerta que dados de determinados NIFs estão a ser consultados. Na minha empresa tenho algo semelhante para saber se estagiários dos RH andam a cuscar vencimentos dos directores, porque têm de ter acesso às fichas dos funcionários.

Link to comment
Share on other sites

A chamada lista VIP é um mecanismo de alerta que dados de determinados NIFs estão a ser consultados. Na minha empresa tenho algo semelhante para saber se estagiários dos RH andam a cuscar vencimentos dos directores, porque têm de ter acesso às fichas dos funcionários.

 

Um mecanismo de alerta que dá direito a processos disciplinar, mesmo que a pessoa que acedeu aos dados tenha encontrado fuga a impostos da respectiva pessoa.

Além disso, existe o principio da igualdade e as Finanças não são uma empresa privada onde os Patrões é que fazem as regras.

Aliás, se isto é legal e estão de consciência tranquila, porque é que a primeira reacção foi a de negar a existência de tal lista e o Director da AT demitir-se devido à mesma?

Link to comment
Share on other sites

 

A chamada lista VIP é um mecanismo de alerta que dados de determinados NIFs estão a ser consultados. Na minha empresa tenho algo semelhante para saber se estagiários dos RH andam a cuscar vencimentos dos directores, porque têm de ter acesso às fichas dos funcionários.

 

Um mecanismo de alerta que dá direito a processos disciplinar, mesmo que a pessoa que acedeu aos dados tenha encontrado fuga a impostos da respectiva pessoa.

Além disso, existe o principio da igualdade e as Finanças não são uma empresa privada onde os Patrões é que fazem as regras.

 

 

Tens um grave problema que pensas que tendo em base toda a tua experiência empírica que o mundo se rege por esses princípios. 

 

 

O princípio da igualdade tem um duplo conteúdo: a obrigação de dar tratamento igual a situações que sejam juridicamente iguais, e a obrigação de dar tratamento diferenciado a situações que sejam juridicamente diferentes. Assim, o princípio da igualdade desenvolve-se em duas vertentes:

» A proibição da discriminação

» A obrigação da diferenciação

Corolário deste princípio é o da auto vinculação da Administração, por seu turno associado ao princípio da imparcialidade, que implica que os seus poderes discricionários devam ser concretizados segundo os mesmos critérios, medidas e condições relativamente a todos os particulares em idêntica situação

Link to comment
Share on other sites

Eu até percebo o que o Joca tem vindo a dizer. A sério que percebo.

Mas não percebo porque crl vieram desmentir a existência da lista... Isso é que me mete impressão. Isso e a puta da impunidade com que se vem desmentir uma coisa, depois é provado que afinal essa coisa até existe e entretanto no pasa nada...

 

É justo, esta merda?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

Rev, ninguém disse que não podem aceder aos dados, têm é de justificar o porquê desse acesso (ex: caso da senhora que teve um processo disciplinar por ter acedido aos dados do PR porque estava curiosa em saber quanto ele ganhava).

 

 

Mas segundo entendi, a Lista VIP era para impedir o acesso aos dados de quem estava na lista, independentemente da situação. Quem o fizesse, tinha um processo disciplinar.

 

Mas vocês acham mesmo, por exemplo, que as equipas de suporte da TMN têm acesso às tabelas onde estão guardadas as chamadas?

Eu até percebo o que o Joca tem vindo a dizer. A sério que percebo.

Mas não percebo porque crl vieram desmentir a existência da lista... Isso é que me mete impressão. Isso e a puta da impunidade com que se vem desmentir uma coisa, depois é provado que afinal essa coisa até existe e entretanto no pasa nada...

 

É justo, esta merda?

O problema principal da existência da lista não é ela mesma, mas o facto de não ser para todos.

Isso é que está mal foi isso que tentaram encobrir...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

 

E não é que a lista VIP já foi confirmada? loles o Coelho e a Albuquerque são mesmo estúpidos crl, eu já não sei se é incompetência se é negligência se o que é, parece que andam mesmo à procura de lenha para se queimarem, estão-se completamente a cagar.

eu tb gosto dos bitaites por bitaites (ainda por cima todos fundamentados, e explicar tudo e mais alguma coisa). Manda mais....

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4475781

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/auditoria-da-autoridade-tributaria-confirmou-existencia-lista-vip

http://observador.pt/2015/03/25/confirmada-existencia-lista-contribuintes-vip/

http://www.noticiasaominuto.com/economia/366707/afinal-lista-vip-so-tem-quatro-nomes-passos-e-um-deles

 

 

Isso não interessa. Atirares isso é atirares é como dizeres que os gelados se comem com a testa. Ainda há muita explicações acerca do pq disto ter acontecido, e como é que isto surgiu, e com que autorização e pq razões... Mas o que tem sido feito, é usar isto para andar a fazer acusações e insinuações sobre tudo, menos aquilo que realmente merece ser discutido e tratado - o acesso indevido e indescriminado a todo e qq registo, sem nenhum escrutínio, e com motivos que não os motivos profissionais pelos quais esse acesso lhes era permitido. 

Link to comment
Share on other sites

Claro. O errado é apenas aceder a informação sobre trafulhices. As trafulhices que se releguem para segundo plano. Muito mais importante prender quem as divulgou. :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

 Já agora, gostava de saber, se o Cardoso pudesse explicar, como é que funciona nos bancos, se qualquer funcionário pode aceder a qualquer conta, sem qualquer tipo de controlo.

 

Só posso falar sobre a minha realidade, mas há aí mais bancários na praça, é perguntar como é nos bancos deles.

No nosso caso, eu posso aceder até ao que o banco considera plausível, a partir de determinado passo, ou por os clientes serem PEP's, figuras públicas e afins, ou porque o património assim o exige, ou por decisão comercial, as contas são classificadas como acesso confidencial, pelo que, não consigo ver bolha...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites


Acessos a dados de Passos Coelho levaram a 35 processos disciplinares
Outros dois processos em curso contra funcionários da AT dizem respeito à consulta de dados de Cavaco Silva e de Paulo Portas, diz o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.
 
Há 37 processos disciplinares aplicados a funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), e, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, 35 estão ligados à consulta de dados fiscais do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Os outros dois dizem respeito ao Presidente da República, Cavaco Silva, e ao vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
 
Além destes processos (por suspeita de acesso indevido, fora das suas funções), que Paulo Ralha diz terem começado em Novembro, há ainda cinco processos de averiguação (que podem conduzir a processos disciplinares) e mais 111 notificações (que podem transformar-se em averiguações).
 
De acordo com o STI, todas estas diligências de responsáveis da AT surgiram na sequência da “lista VIP”, que teria alertas automáticos quando havia consultas a dados fiscais de determinadas personalidades políticas. Paulo Ralha garante que esta lista era composta por apenas quatro nomes, e que, além de Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva, incluiria também o nome do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
 
Já Brigas Afonso, anterior director geral da AT, afirmou, na sua carta de demissão de 18 de Março (onde negou a existência de uma “lista VIP”) que todos os processos disciplinares em curso “resultam exclusivamente de notícias publicadas nos jornais com violações consumadas do direito ao sigilo e de queixas de contribuintes individuais sobre acessos indevidos aos seus dados pessoais. “Não foi aberto nenhum processo contra funcionários que efectuaram consultas no exercício das suas funções”, garantiu.
 
Em Setembro do ano passado, quando surgiram notícias sobre a situação fiscal do primeiro-ministro, a área de segurança informática “propôs um procedimento de controlo de acesso aos dados, com mecanismos de alerta de determinados contribuintes em que o risco de tentativas de acesso indevido seja mais elevado”.
 
Daqui, assegurou Brigas Afonso, avançou-se para a elaboração de “uma proposta de implementação de uma medida definitiva de salvaguarda do sigilo fiscal”. O ex-director-geral garante, no entanto, que não se chegou a uma “proposta definitiva de concretização” de medidas de controlo e “nunca foi constituída qualquer lista de contribuintes para este feito”.
 
O que Brigas Afonso diz ter feito foi proceder à abertura de uma auditoria para apurar se tinha havido quebra de sigilo fiscal relacionada com Passos Coelho. Não referiu número de acessos, mas avançou que 69,7% das consultas aos registos do primeiro-ministro “foram feitas por mera curiosidade” e não por questões de trabalho. Nessa auditoria, diz o próprio, havia referência à “implementação da referida medida de controlo”, ou seja, à lista VIP, mas, garante, devido a um erro.
 
Esta quinta-feira, a Visão publicou um trabalho onde relata o conteúdo da auditoria pedida por Brigas Afonso. A revista refere que entre Janeiro e 26 de Setembro de 2014 “houve 106 registos de consulta ao processo fiscal de Pedro Passos Coelho, efectuados por 34 trabalhadores”. Destes, 23 (os tais 69,7%) justificaram o acesso “por mera curiosidade”. 

 

link

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.