Jump to content

Futebol Clube do Porto


EdgeHead
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
Quote

PINTO DA COSTA REVELA TER GARANTIDO A BRUNO DE CARVALHO NÃO CONTRATAR JOGADORES AO SPORTING

30 out 2018 08:46

 

O presidente do FC Porto revela, no seu recente livro “Até o Mar Azul”, que telefonou ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, na sequência dos acontecimentos de Alcochete, a garantir-lhe que não iria contratar nenhum jogador dos ‘leões’.

“Tal como tinha acontecido em 1994, por ocasião de um período igualmente crítico no Benfica, altura em que telefonei ao então presidente Jorge de Brito a garantir que o FC Porto não se iria aproveitar desse momento para contratar jogadores, também agora informei o presidente do Sporting de que o FC Porto não seria destino de nenhum dos que rescindisse”, escreveu Pinto da Costa num dos capítulos do seu novo livro, com o título “a ética é uma treta, para alguns”.

No mesmo capítulo, Pinto da Costa critica o presidente do Benfica, sem citar o seu nome, por ter querido “aproveitar-se da fraqueza alheia para fazer uma ‘pequena loucura’ para contratar jogadores ao Sporting, como prometeu aos seus consócios”.

Ponto alto da última época foi a decisiva vitória no Estádio da Luz para o 21.º título da história do FC Porto “cujo ADN, composto de coragem, de energia e de uma convicção inabalável, se concentrou naquele final de tarde na ponta do pé direito de Herrera [autor do golo que deu a vitória à equipa portista ao minuto 90], uma espécie de justiça divina na forma de um pontapé, que para muitos, para aqueles que foram plantando armadilhas no caminho se transformou num murro no estômago”.

“Estávamos todos naquele pontapé, como logo a seguir estivemos todos naquele grito, naquele golo. Ali estava o FC Porto à imagem daquilo que nos habituámos a imaginar, cheio de coragem, seguro de si, a resgatar o primeiro lugar. Podem até apagar-nos as luzes, mas a outra luz, aquela força interior, ninguém extingue”, escreveu Pinto de Costa, para quem o título foi “mais do que justo, depois de sete meses na frente, a praticar o melhor futebol e o jogo mais intenso, marcando mais golos, sofrendo menos do que qualquer adversário”.

O presidente portista revela no livro como é que logrou a contratação de Sérgio Conceição, cujo nome não constava de uma lista de quatro nomes que estava em avaliação por se encontrar vinculado aos franceses do Nantes.

No dia 27 de maio, data da primeira grande vitória internacional do FC Porto – em 1987, frente ao Bayern Munique, na final da Taça dos Campeões Europeus –, almoçou com o empresário belga Luciano D’Onofrio, durante o qual este lhe confidenciou que Sérgio Conceição tinha condições para se desvincular e voltar para Portugal.

“Nesse mesmo dia falei com o Sérgio Conceição e dele ouvi a vontade de assumir a direção da nossa equipa. Assim se iniciou uma negociação dura e longa. Suspendi de imediato todos os outros contactos, que incluíam até uma viagem a Madrid”, recorda Pinto da Costa, não poupando elogios à sua “inteligência, capacidade de trabalho e coragem”.

No capítulo referente ao ano 2015, o presidente portista destacou a aquisição do Porto Canal como um passo em direção ao futuro e à modernidade, acompanhando a evolução tecnológica em todos os setores.

“A evolução da Porto Media merece a maior das atenções. Por isso, criámos uma equipa especializada e vamos com a aquisição do Porto Canal procurar cumprir o nosso desejo de ter um canal televisivo que informe corretamente, que discuta ideias, que dê voz a uma região e que seja o canal de todos os que repudiam o centralismo existente”, defendeu.

Pinto da Costa, no capítulo referente ao ano 2014, lembra o que disse quando decidiu contratar o atual treinador do Real Madrid, Julen Lopetegui.

“É um treinador vencedor que vai surpreender as cassandras catastrofistas que tanto mal nos desejam, mas até que isso se concretiza vão continuar a inventar-lhe defeitos e pecados. Estou tranquilo, o FC Porto contratou um treinador moderno, do melhor futebol do mundo, que conquistou troféus importantes pelas seleções jovens de Espanha e a quem vamos dar o suporte necessário para construirmos uma equipa vencedora”, escreveu, então.

As duas épocas de Lopetegui no Dragão não confirmariam a previsão de Pinto da Costa e o técnico catalão, resgatado à seleção principal de Espanha antes do Mundial pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez, que o despediu na segunda-feira.

O prefácio é do presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Manuel de Matos Fernandes, que qualifica o livro como o “repositório das últimas cinco épocas condensado em ‘Até o Mar Azul’, que documenta os estados de alma de um homem que devotou inteiramente a sua vida ao clube da sua terra”, homem esse que “protagoniza há décadas a saga do FC Porto com paixão, tenacidade, lucidez e dedicação ímpares, que o transportou da antiga modéstia à dimensão nacional e planetária”.

 

Link to comment
Share on other sites

30 minutes ago, Perks said:

Porque jogamos na quarta e teve de fazer as 72h

Nem é esse o problema, qual a lógica de jogar contra o Braga no Sábado? Não podiam ter mais um dia e jogar no domingo como os outros? Não vai haver interrupções a seguir? 

 

27 minutes ago, kenji said:

Alguém viu o hoquei? Que roubalheira... E estes "comentadores" da tvi tambem já iam para um certo sitio.

Vi. Foi um bom jogo e ninguém merecia perder. Até o treinador do slb disse que o Benfica não merecia ganhar nem o FC Porto merecia perder.

Critério muito curto nos cartões azuis ridículos para ambas as partes, acabando por prejudicar mais o FCPorto e o slb marcou no último segundo contra 3. 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Quote

No dia em que o Estádio do Dragão comemora 15 anos desde a inauguração, Jorge Nuno Pinto da Costa falou ao Porto Canal sobre a história da nova casa portista, mas não deixou passar a oportunidade para enviar um recado ao rival Benfica. "


...No entanto, as críticas de Pinto da Costa estenderam-se também às autoridades políticas, as quais o líder azul e branco acusou de centralismo.
"O Ministro das Finanças teve de acelerar o Orçamento de Estado para ir ver o Benfica, mas não foi para a tribuna. Ou lhe vedaram a entrada ou ele se afastou da tribuna. Mas aqui, exceto o Ministro do Ambiente, que vem como amigo, não vemos cá mais ninguém. No dia em que o FC Porto completou 125 anos, tinha uma chamada perdida de um número que não conhecia e que fui depois alertado que pertencia ao Presidente da República. De resto, o FC Porto foi completamente ignorado", lamentou.

 

Quote
Espanhóis querem Casillas de volta à baliza da seleção. A Espanha está numa situação delicada na Liga das Nações. Depois da derrota desta quinta-feira frente à Croácia (2-3), as críticas começaram a surgir e De Gea foi um dos principais visados.
Nesse sentido, o jornal espanhol AS iniciou um inquérito aos adeptos para saber quem preferiam ver na baliza da ‘La Roja’. De Gea, Kepa, Pau López ou Casillas. E a escolha dos adeptos recai, em grande parte, no guardião do FC Porto.
À data deste texto, Casillas somava 50.55% dos votantes. Kepa seguia-se com 39.45%. A fecha o pódio fica Pau López (5,07%). De Gea soma apenas 4.93%.

 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • Revenge changed the title to Futebol Clube do Porto
  • Revenge unlocked and pinned this topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.