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Desabafos


Revenge
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Just now, Mini0n said:

Ah! Então afinal o correcto era ter o sistema a funcionar... mas como não dá porque é burocrático, culpa-se quem cumpre os prazos. Tá nice. :)

Errado, o sistema funcionou, teve apenas ligeiras quebras pontuais, segundo a AT. Daí terem estendido o prazo 24 horas.

 

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5 minutes ago, Mini0n said:

Ah! Então afinal o correcto era ter o sistema a funcionar... mas como não dá porque é burocrático, culpa-se quem cumpre os prazos. Tá nice. :)

 

 

Ah, afinal não vives em 2005. Afinal, com essa experiência toda, sabes do que se está a falar e sabes que é ridículo comparar uma auto-estrada a um servidor, em pleno ano de 2018. Menos mal.

Se não percebeste o que quis dizer o problema é teu.

Nem vou perder tempo a tentar explicar...

Até porque deves ter sido o único que não percebeu/quis perceber o que quis dizer...

Edited by camurso_
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Se teve quebras é porque não funcionou. Tens o exemplo dum user que tentou, dentro do prazo, fazer o que devia e não conseguiu. Logo, o sistema não estava a funcionar, certo?

Just now, camurso_ said:

Se não percebeste a analogia, o problema é teu.

Nem vou perder tempo a tentar explicar...

Tu é que não percebeste que foi a analogia errada. Para quem passa a vida a acusar os outros de não saber fazer comparações, isso está forte. :)

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Não tenho conhecimento sobre o que fizeram, mas imagino que quando decidiram que as empresas teriam de passar a comunicar as guias de transporte à AT, tiveram de reestruturar o sistema para aguentar com o elevado nº de acesso que passaria a existir. Não foi assim há muito tempo.

2014, no inicio deu problemas que até meteu nojo, nem me lembres. Agora posso dizer que funciona regularmente bem.

Já agora

Foram mais de 3,3 milhões as autenticações de contribuintes registadas no dia de ontem no Portal das Finanças, um valor que corresponde a mais do triplo do número médio de acessos diários no site.

Consegues perceber se isto seria caso para entupir o servidor? Daquilo que sabes e/ou possas imaginar. Eu acho uma brutalidade mas pronto...

 

 

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Just now, Spark said:

2014, no inicio deu problemas que até meteu nojo, nem me lembres. Agora posso dizer que funciona regularmente bem.

Muita coisa devem ter feito para passar a funcionar correctamente. Tal como o Daniel Amorim disse, o que fizeram não deve ter sido foi bem planeado e estruturado. Uma solução com escalabilidade é sempre superior a uma com recursos fixos, mesmo a nível de preços, pois basicamente pagas pelos recursos que usas, não pagas por algo fixo que a maioria do tempo não estás sequer a tirar proveito.

 

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22 minutes ago, Spark said:

Já te foi dito aí para trás, consegues imaginar a burocracia que seria preciso ultrapassar para "instalar uma coisa em condições"?

Eu não, confesso.

Mas se demoraram 1 ano a devolver-me algo que paguei a mais, nem quero imaginar...

Tipo... bem vindo a Portugal? :unsure:

Descobriste hoje que "os sistemas que temos nas instituições privadas são uma merda" ?

Mas eu defendi que agora deviam ser gastos mais uns quantos milhões para fazer algo em condições? O que eu critico é a existência de um serviço recente que tem este tipo de problemas e não é em Portugal ser um antro de corrupção que devemos aceitar que as coisas sejam assim, pois isso é mais de meio caminho para nada se alterar.

18 minutes ago, camurso_ said:

Mas quem sou eu, afinal de contas...

Um mero programador que esteve 10 anos a trabalhar em plataformas de comunicações com aplicações em tempo real, cujo principal objectivo era manter o serviço a bombar custe o que custar e garantir a integridade de milhares (no brasil eram milhões) de registos em bd...

Então deves entender bem que não estamos a falar de um Billing de uma operadora de telecomunicações ou se um servidor de publicidade que tem de escalar quando sai uma noticia do Justin Bieber na TMZ. 

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Tendo zero conhecimento do projecto arrisco dizer que quem implementou o efactura, pouco ou nada teve a ver com a instalação ou configuração dos servidores em que a aplicação corre. E o problema é que para se reconfigurar aquilo e implementar uma solução escalável, como já explicaram aqui envolve um sem fim de burocracias e adjudicamentos,  contratos e afins. 

Edited by Figos
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37 minutes ago, Kinas_ said:

3,3 milhões. Lindo! :funny:

Que ganhem juízo e façam as coisas a tempo e horas, que abuso! 

O prazo é até dia 15 às 23h59 minutos. Se me apetecer verificar as faturas às 23h55 do ultimo dia, ninguém tem nada a ver com isso e o sistema tem de funcionar. Se não funcionar, têm de dar mais tempo que foi exatamente o que aconteceu.

Se os 10 mIlhões de Portugueses quiserem todos fazer no dia 15, azar o deles. Que estejam preparados para essa eventualidade.

32 minutes ago, Figos said:

Tendo zero conhecimento do projecto arrisco dizer que quem implementou o efactura, pouco ou nada teve a ver com a instalação ou configuração dos servidores em que a aplicação corre. E o problema é que para se reconfigurar aquilo e implementar uma solução escalável, como já explicaram aqui envolve um sem fim de burocracias e adjudicamentos,  contratos e afins. 

Tiveram de fazer uma reestruturação aos servidores em 2014 aquando da comunicação das guias de transporte. Não acredito minimamente que o sistema deles na altura tivesse capacidade para começar a receber milhares/milhões de comunicações diarias.

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Já agora, já tinha validado as faturas mas no dia 15 entrei no portal das finanças para verificar se por obra do acaso não tinha entrado alguma fatura nova de 2017. E entrei no meu, da minha mulher, dos meus pais e dos meus sogros. Por norma até válido as minhas faturas mensalmente durante o ano.

De toda a gente que entrou no ultimo dia, uma boa parte se calhar até foi para verificar se não tinha entrado faturas novas, embora o limite para as empresas comunicar já tinha sido ultrapassado, existe casos tipo o Continente que ás vezes atrasam-se muito para além do prazo estabelecido.

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Já que os portugueses gostam de deixar tudo para a última, em vez de ser are dia 15/2,o estado devia ter dito que o limite era 1/2. Assim havia uma enchente nesse dia mas na realidade, quando o sistema colapsasse, o estado dizia "pronto, prolongamos até dia 15".

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1 hour ago, Spark said:

Consegues perceber se isto seria caso para entupir o servidor? Daquilo que sabes e/ou possas imaginar. Eu acho uma brutalidade mas pronto...

Se é 3 vezes mais, então é normal o site deles ter 1,1 Milhões de contribuintes diariamente, logo um pico de 3,3 Milhões não acho absolutamente nada de especial. Aliás, um servidor com recursos fixos tem de ter bastante mais capacidade do que a média de acesso para garantir que tem capacidade para gerir picos. Como é óbvio, não podem ter os recursos do servidor com uma taxa de ocupação nos 100%.

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É incrível como há temas muito específicos que criam discussões que ocupam carradas de páginas no FNF. Quando um gajo menos espera, percebe que aquela coisa mínima sobre a qual estavam a falar de manhã, já vai com mais 50 páginas em cima 12 horas depois :-.. 

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8 hours ago, dastinger said:

É incrível como há temas muito específicos que criam discussões que ocupam carradas de páginas no FNF. Quando um gajo menos espera, percebe que aquela coisa mínima sobre a qual estavam a falar de manhã, já vai com mais 50 páginas em cima 12 horas depois :-.. 

Com um tópico tão concorrido, quase que era preciso um servidor dedicado. :-.. 

  • Haha 2
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Vocês acham mesmo que um sistema que vale X, que foi orçamentado pelo primo em 3X, que custou 5X, e foi feito de modo a custar X/2 foi pensado para escalar?

Funcionar já é uma sorte...

Btw, se estiverem na fila das finanças às 15h59 são na mesma atendidos, só não atendem quem chegar depois das 16h. Já aconteceu. ;)

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On 17/02/2018 at 11:36 AM, ZylmhuinVII said:

Btw, se estiverem na fila das finanças às 15h59 são na mesma atendidos, só não atendem quem chegar depois das 16h. Já aconteceu. ;)

Isso não é bem assim... N vezes desligam os tickets anfes da hora quando vêem que já têm pessoas em espera a mais do que previsivelmente vão conseguir atender até à hora de fechar.

True story. 

23 hours ago, skaazi said:

^ this, sem tirar nem por.

Nope. ^

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Isso não é bem assim... N vezes desligam os tickets anfes da hora quando vêem que já têm pessoas em espera a mais do que previsivelmente vão conseguir atender até à hora de fechar.
True story. 
Acho que depende da vontade de trabalhar de quem lá está (e de aturar quem não tem senha).

Já me aconteceram as duas situações:
- chegar pouco antes de fechar e ter senha, e ser atendido uma hora depois
- chegar pouco antes de fechar e ter um papel a dizer que já só distribuíam senhas para o dia seguinte

Nenhuma das situações foi num dia limite para nada.
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Confirmo.

Anda há pouco tempo tirei a última senha disponível, a cerca de um quarto de hora do fecho e com a sala de espera quase cheia, e depois de mim ainda chegaram mais umas 3 ou 4 pessoas. Após muita insistência e levantar de vozes, lá acabaram por ser atendidas. 

Se não estivessem para se chatear, ou se os funcionários fossem mesmo inflexíveis, ficava para outro dia...

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