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Desabafos


Revenge
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11 minutes ago, Spark said:

Vamos pôr as coisas de outra maneira:

- reclamem que não puderam confirmar as faturas porque o site estava inoperacional.

Pode ser que tenham sorte e que a AT vos dê uma abébia. Ou então não.

Deram mais 24 horas. Acho que isso é assumir a responsabilidade pelos problemas que o site deu ontem.

Vejo aqui dois tipo de mentalidade.

A mentalidade de quem acha que as pessoas têm de fazer as coisas com mais de 1 dia de antecedência da data limite. E a mentalidade das pessoas que acham que o sistema deve estar preparado para conseguir dar resposta independentemente se as pessoas têm mentalidade A ou mentalidade B.

Não vou estar aqui a discutir qual a mentalidade que está mais correta, mas prefiro ter a 2ª.

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30 minutes ago, Revenge said:

Deram mais 24 horas. Acho que isso é assumir a responsabilidade pelos problemas que o site deu ontem.

Partes do pressuposto que logo o sistema não vai entupir de novo. Vamos ver.

Já eu parto deste pressuposto:

6 hours ago, Spark said:

Último dia que é finito, em tempo e em recursos

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Compararem um sistema online a uma loja física ou à passagem por uma ponte é simplesmente parvo. A digitalização veio para resolver problemas que fisicamente não eram possíveis, logo não podemos desculpar as falhas digitais com questões que se aplicam a espaços físicos.

Ao contrário de alguns que estão aqui a opinar questões como esta fazem parte do meu dia a dia e por isso estou muito confortável para falar delas.

O problema do efactura é o mesmo dos vários serviços públicos online. Foram mal desenhados. Falam em custos, mas esses portais são pagos a peso de ouro, para desenvolvimento e manutenção, às Novabases, Accentures e Delloites da vida, logo é ridículo usar os custos como desculpa. Se em vez de adjudicarem os projectos às empresas dos amigos e com as quais tem havido péssimas experiências (e.g. colocação de professores há uns anos) dessem oportunidade a novas empresas ou criassem uma unidade informática publica responsável pelos desenvolvimentos (o problema é que depois não podiam sacudir a responsabilidade dos ombros ou sacar uns cobres extra) talvez as coisas funcionassem melhor. Eu participei num projecto na Accenture para um entidade publica (IGFSE - Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu) e conheço várias pessoas que trabalham em projectos para o sector publico. Pelo que vi e me contam, as empresas atrás referidas continuam a usar mão de obra inexperiente (muitos recém-licenciados), programadores sem qualquer formação, gestores mais preocupados em controlar custos do projecto do que na qualidade do mesmo, etc... Depois há o problema de as instituições publicas não terem pessoas capazes para acompanhar os projectos e avaliarem as soluções que lhes são propostas e entregues.

Como já disse antes, uma aplicação como o efactura não tem grande complexidade em termos de arquitectura, uma vez que não é necessário guardar estado do visitante entre pedidos, o que simplifica muitooooo o balanceamento dos pedidos uma vez que não é necessário garantir que 2 pedidos do mesmo visitante sejam atendidos pelo mesmo serviço ou partilhar o estado do visitante entre serviços. Em termos de base de dados este serviço também não pode levantar grande problemas pois não há acessos concorrente aos dados, pois cada visitante acede apenas aos seus dados, o que facilita o sharding dos dados num cluster.

Edited by DanielAmorim
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@DanielAmorim 

Mas o que raio pensas que estás a fazer? Achas que trazer nível à discussão através de um discurso ponderado e com recurso a factos técnicos decorrentes da tua experiência profissional é a forma de discutir assuntos sérios? Não, meu caro, não é assim que funciona. Ou adicionas aí uma analogia sem sentido a uma ponte ou viaduto, ou então temos de rever esse post. 

Agora a sério...

Estou de acordo contigo. Também concordo que não se deve deixar isto para a última (eu não deixei), mas isso não deve servir de desculpa a aplicações com arquitecturas ultrapassadas e sem escalabilidade.

Edited by fluke87
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Ah, já percebi.
Deixamos de considerar que o sistema que temos é finito em recursos e que são as linhas que temos para nos cozer e passamos à rubrica:
- se eu mandasse nisto alterava o sistema todo e aí até podíamos ser os 4 milhões e meio de trabalhadores que por cá existem todos ao mesmo tempo que os servidores faziam isso com uma perna às costas.

Bolas, podiam ter avisado. <_<

:facepalm:

  • Facepalm 1
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Eu só acho um piadão a quem acha que a mentalidade está errada nem sequer por em cima da mesa que a porcaria do prazo existe para ser cumprido.
Ninguém que só foi ontem à noite fazer aquilo foi depois do prazo. Ponto. Gostem ou não. É um facto, não é opinião.

Também não estou a dizer que é o correcto deixar para a última. Mas desculpar a falta de recursos de um servidor com "não deixassem para a última" ou "por mim não havia extensão" é ridículo. E triste.

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43 minutes ago, DanielAmorim said:

 

Nem mais, o problema maior é mesmo capaz de ser o elefante que é o Estado. :y: 

Também apanhei um projeto para o Estado, que nos caiu no colo largado por uma dessas consultoras que falas, e o estado daquilo...enfim. Deu para ter uma ideia do que se gasta em coisas mal feitas.

No resto, só falei do que também sei por experência. Não lido diretamente com "ferro"/servidores, mas apanho por tabela, e já me apercebi que nem sempre a coisa escala pacificamente, Não conhecendo tecnicamente a plataforma, nao vou opinar muito mais. 

 

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  1. Já vos foi explicado que não compensa pagar mais por uma plataforma que tem uma performance em mais de 99% do tempo de serviço adequada.
  2. Esta situação não é nova nem será a última vez que acontece
  3. As pessoas que criticam a arquitectura adoptada agora, provavelmente, também criticam o facto de termos auto-estradas vazias
  4. Continuo sem perceber porque se queixam

 

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Just now, camurso_ said:
  1. Já vos foi explicado que não compensa pagar mais por uma plataforma que tem uma performance em mais de 99% do tempo de serviço adequada.
  2. Esta situação não é nova nem será a última vez que acontece
  3. As pessoas que criticam a arquitectura adoptada agora, provavelmente, também criticam o facto de termos auto-estradas vazias
  4. Continuo sem perceber porque se queixam

 

Desculpa lá camurso, deixa pôr isto maior e a vermelho.

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Estamos em 2018 lol. Isso de ter de andar com servidores às costas é um bocado século passado. O Rev já explicou, inclusive, que sem muito drama se punha o servidor mais "soft" durante o ano todo e aumentava-se a performance durante as alturas de pico. E no fim, poupavam-se um trocos e evitava-se de haver estas situações em que pessoal vai fazer as coisas DENTRO DO PRAZO e não consegue.

Also, comparar uma auto-estrada a um servidor... :facepalm: Nem tenho palavras... :facepalm:

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12 minutes ago, Spark said:

Ah, já percebi.
Deixamos de considerar que o sistema que temos é finito em recursos e que são as linhas que temos para nos cozer e passamos à rubrica:
- se eu mandasse nisto alterava o sistema todo e aí até podíamos ser os 4 milhões e meio de trabalhadores que por cá existem todos ao mesmo tempo que os servidores faziam isso com uma perna às costas.

Bolas, podiam ter avisado. <_<

:facepalm:

Mas estás a atirar areia para os olhos de quem? Os sistemas que temos nas instituições privadas são uma merda e isso é factual. Se não tens conhecimentos para avaliar isso mais vale ficares calado ao invés de andares a mandar bocas. 

Para finalizar, claro que o problema está todo na mentalidade dos portugueses que deixam tudo para a última hora. Toda a incompetência e compadrio que temos nas instituições publicas que permitem que estas coisas aconteçam é um mal menor comparado com a mentalidade do tuga.

3 minutes ago, camurso_ said:
  1. Já vos foi explicado que não compensa pagar mais por uma plataforma que tem uma performance em mais de 99% do tempo de serviço adequada.
  2. Esta situação não é nova nem será a última vez que acontece
  3. As pessoas que criticam a arquitectura adoptada agora, provavelmente, também criticam o facto de termos auto-estradas vazias
  4. Continuo sem perceber porque se queixam

 

1. Já expliquei que isso é falso. Este tipo de soluções não escaláveis são mais caras porque os custos que tem durante o ano acabam por ser superiores aos custos de aumentar os recursos pontualmente.

2. O problema é mesmo não ser a primeira vez nem a última. Este tipo de situações são recorrente e se não forem colocadas em causa irá continuar tudo na mesma.

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Just now, DanielAmorim said:

Mas estás a atirar areia para os olhos de quem? Os sistemas que temos nas instituições privadas são uma merda e isso é factual. Se não tens conhecimentos para avaliar isso mais vale ficares calado ao invés de andares a mandar bocas.

Que idade tens Daniel? Acordaste hoje para a vida?

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Já te foi dito aí para trás, consegues imaginar a burocracia que seria preciso ultrapassar para "instalar uma coisa em condições"?

Eu não, confesso.

Mas se demoraram 1 ano a devolver-me algo que paguei a mais, nem quero imaginar...

Just now, DanielAmorim said:

Desculpa, não entendo o objectivo das tuas perguntas. O que a minha idade interessa para o caso? 

Tipo... bem vindo a Portugal? :unsure:

Descobriste hoje que "os sistemas que temos nas instituições privadas são uma merda" ?

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5 minutes ago, Mini0n said:

Estamos em 2018 lol. Isso de ter de andar com servidores às costas é um bocado século passado. O Rev já explicou, inclusive, que sem muito drama se punha o servidor mais "soft" durante o ano todo e aumentava-se a performance durante as alturas de pico. E no fim, poupavam-se um trocos e evitava-se de haver estas situações em que pessoal vai fazer as coisas DENTRO DO PRAZO e não consegue.

Also, comparar uma auto-estrada a um servidor... :facepalm: Nem tenho palavras... :facepalm:

Óptimo, tens bom remédio...

Olha, eu vou seguir o meu conselho e voltar a remeter-me ao silêncio para apreciar os que os experts dizem...

Mas quem sou eu, afinal de contas...

Um mero programador que esteve 10 anos a trabalhar em plataformas de comunicações com aplicações em tempo real, cujo principal objectivo era manter o serviço a bombar custe o que custar e garantir a integridade de milhares (no brasil eram milhões) de registos em bd...

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6 minutes ago, Spark said:

Já te foi dito aí para trás, consegues imaginar a burocracia que seria preciso ultrapassar para "instalar uma coisa em condições"?

Ah! Então afinal o correcto era ter o sistema a funcionar... mas como não dá porque é burocrático, culpa-se quem cumpre os prazos. Tá nice. :)

 

 

2 minutes ago, camurso_ said:

Um mero programador que esteve 10 anos a trabalhar em plataformas de comunicações com aplicações em tempo real, cujo principal objectivo era manter o serviço a bombar custe o que custar e garantir a integridade de milhares (no brasil eram milhões) de registos em bd...

Ah, afinal não vives em 2005. Afinal, com essa experiência toda, sabes do que se está a falar e sabes que é ridículo comparar uma auto-estrada a um servidor, em pleno ano de 2018. Menos mal.

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7 minutes ago, Spark said:

Já te foi dito aí para trás, consegues imaginar a burocracia que seria preciso ultrapassar para "instalar uma coisa em condições"?

Não tenho conhecimento sobre o que fizeram, mas imagino que quando decidiram que as empresas teriam de passar a comunicar as guias de transporte à AT, tiveram de reestruturar o sistema para aguentar com o elevado nº de acesso que passaria a existir. Não foi assim há muito tempo.

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