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Desabafos


Revenge
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2 hours ago, Spark said:

Último dia esse que é finito, em tempo e em recursos, certo? 

Para o caso de não terem reparado.

Quote

Tens uma ponte que vai entrar em obras daqui a uma semana.
Essa ponte tem a largura de X e permite a velocidade de Y.
Os populares decidem todos usá-la no último dia.
Como se está a usar a capacidade total da ponte, faz-se a travessia em pára-arranca.
Em 24 horas podem passar um número finito de viaturas.

Chega ou... <_<

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56 minutes ago, Spark said:

Para o caso de não terem reparado.

Chega ou... <_<

Não deixa de ser verdade e compreendo o que dizes, mas esta é uma plataforma que só podia ser usada até ontem (neste caso já foi alargado). O estado tem de providenciar que estará a funcionar em condições até esse dia e todas as pessoas a poderão usar.

Para mim foi o mesmo que ter o prazo de entrega de documentos numa repartição de finanças até ontem e ontem ela estar fechada. 

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Tal como o @DanielAmorim referiu, um bom sistema hoje em dia é desenhado para escalar com facilidade. Se precisa de mais carga, automaticamente é adicionado mais recursos. Quando a situação volta ao normal, os recursos disponíveis voltam a adaptar-se.

Basta ver o exemplo do Amazon Web Services e como funciona. 

 

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1 hour ago, Spark said:
Quote

Tens uma ponte que vai entrar em obras daqui a uma semana.
Essa ponte tem a largura de X e permite a velocidade de Y.
Os populares decidem todos usá-la no último dia.
Como se está a usar a capacidade total da ponte, faz-se a travessia em pára-arranca.
Em 24 horas podem passar um número finito de viaturas.

Chega ou... <_<

Agora imagina que vives no futuro e as pontes têm a capacidade de alargar para permitir mais vias em situações de transito caotico. 

Esse futuro já chegou há muito tempo no mundo digital.

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15 minutes ago, Revenge said:

Tal como o @DanielAmorim referiu, um bom sistema hoje em dia é desenhado para escalar com facilidade. Se precisa de mais carga, automaticamente é adicionado mais recursos. Quando a situação volta ao normal, os recursos disponíveis voltam a adaptar-se.

Presumo que um sistema desses seja mais caro... logo não, obrigado. Sou eu que pago. Tens um prazo, não deixes para o último dia.

Bom senso required. Senão podes ficar na fila ou até não ser atendido.

4 minutes ago, Tourniquet said:

Os servidores não nascem nas árvores...e mesmo que sejam virtuais, não só atar e colocar no fumeiro.

É à boa maneira tuga, eu tenho direitos, logo os outros que se amanhem. <_<

Btw, o portal das finanças agora está super rápido. Vamos ver mais logo...

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11 minutes ago, Spark said:

 

Btw, o portal das finanças agora está super rápido. Vamos ver mais logo...

Tranquilo. Os que não conseguiram aceder ontem vão deixar para hoje ao final do dia e qd voltar a entupir voltam a queixar-se e a pedir upgrades ao sistema.

Pois 365 dias para ir fazendo não chega... 

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2 minutes ago, Kinas_ said:

Tranquilo. Os que não conseguiram aceder ontem vão deixar para hoje ao final do dia e qd voltar a entupir voltam a queixar-se e a pedir upgrades ao sistema.

Pois 365 dias para ir fazendo não chega... 

True story...

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Vocês falam do que não sabem! 

2 hours ago, Tourniquet said:

Claro, mediante €€€€...

31 minutes ago, Vasco G said:

O estado não tem nada que fazer coisas para as quais precise de mais dinheiro e como consequência me aumente os impostos :rezingao: <_<

13 minutes ago, Spark said:

Presumo que um sistema desses seja mais caro... logo não, obrigado. Sou eu que pago. Tens um prazo, não deixes para o último dia.

Caro é terem um sistema estanque que durante 364 dias por ano tem mais recursos que os que são necessários. Os recursos tem desgaste, necessitam de manutenção e consomem energia. No final do ano a solução estanque sai muito mais cara.

 

17 minutes ago, Tourniquet said:

Os servidores não nascem nas árvores...e mesmo que sejam virtuais, não só atar e colocar no fumeiro.

Até comprava essa desculpa se fosse uma aplicação complexa, o que não é. Aplicações como o efactura são das mais fáceis de escalar, pois não necessitam que seja mantido qualquer estado no servidor entre pedidos. 

E sim, numa solução bem desenhada, que não é ciência de foguetões, escalar uma aplicação deste tipo é atar e colocar ao fumeiro. 

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Não conheço tecnicamente o e-Fatura, mas não diria que é uma solução simples.  E mesmo que seja para adicionar apenas Front-ends (nem entrando em adicionar servidores adicionais a nivel de BD ou servidores aplicacionais, se os houver), tens toda a parte de registo de IP's, certificados, conectividades, etc. 

Continuo na minha, não é atar e meter ao fumeiro. Pode não ser complicado, mas não é algo que se faça em "2 cliques."  Pode ser automatizado, sim, mas duvido que estejamos nesse ponto nos SI's do estado.

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Talvez um encontro a meio caminho, ligeiro melhoramento do sistema e grande melhoramento da mentalidade geral da populaça. Os prazos existiam e estavam dados. 

Uma vez por mês demora menos de uma hora. As pendentes ainda mais rápido é. O interface é para crianças. 

Edited by Kinas_
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5 minutes ago, DanielAmorim said:

Caro é terem um sistema estanque que durante 364 dias por ano tem mais recursos que os que são necessários. Os recursos tem desgaste, necessitam de manutenção e consomem energia. No final do ano a solução estanque sai muito mais cara.

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/contactosEbalcao.action

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30 minutes ago, Spark said:

Presumo que um sistema desses seja mais caro... logo não, obrigado. Sou eu que pago. Tens um prazo, não deixes para o último dia.

Bom senso required. Senão podes ficar na fila ou até não ser atendido.

Para a dimensão o valor a pagar a mais deve ser completamente ridiculo. Deve dar muito mais prejuízo o pessoal que andou a tentar comunicar as Guias à AT e não conseguia.

Pelo que vi, têm o servidor alojado na MEO. Não sei porquê, mas algo me diz que já estão a pagar bem mais que o valor real do serviço prestado.

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10 hours ago, Mini0n said:

Eu percebo o que estão a dizer, mas têm noção que o último dia, por muito último que seja, também conta, certo?

Se não der para ler assim, avisem que ponho maior.

Fui claro no que disse. O último dia também conta. Queiram ou não. Gostem ou não. Esperneiem à vontade. O último dia também conta. E se eu tenho até dia 15 para fazer as coisas e dia 15 não as posso fazer porque o sistema não me permite, não é culpa minha que o sistema não o permita. Há 15 anos entendia. Hoje em dia, não.

Se me quiserem falar de mentalidades, percebo (leiam em cima que está maior) e concordo com vocês, tanto é que não as deixei para os últimos dias. No entanto, usar essa situação do tuga deixar tudo para o fim para "desculpabilizar" um sistema que tem de funcionar até ao último dia, é errado.

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