Jump to content

Desabafos


Revenge
 Share

Recommended Posts

Mas o que é que impede a Autoeuropa de definir isso (trabalhar aos sábados) como prática e quem está mal muda-se? É o contrato?

Also, vejo a malta a queixar-se que trabalhar aos sábados é duma violência tal mas depois aposto que sabe bem ir beber um cafezinho ao sábado e ter quem os atenda. Ou numa emergência ir ao hospital e ter lá malta para lhe tratar da saúde...

Link to comment
Share on other sites

23 hours ago, Kinas_ said:

De acordo com a Lei do Trabalho e Trabalho Suplementar, a empresa pode sim obrigar a trabalhar horas extraordinárias, ou melhor, o trabalhador não pode recusar, desde que isso seja justificado com aumento de carga de trabalho que não justifique contratação de novos funcionários.

 

Desde que obviamente, devidamente pago e compensado pelo tabelado no mesmo Código do Trabalho. 

só um pequeno acerto: o colaborador pode recusar se tiver justificação para tal como por exemplo filhos menores em que precisa de ir buscar à escola; gravidas, doenças crónicas, etc.. claro que isto ao enviar tem de ir com carta registada e afins mas pode fazê-lo, claro que com isto depois a empresa pode tentar fazer um despedimento com justa causa.. e ai..contrata-se um advogado :P 

Link to comment
Share on other sites

Duvido que tenham apenas um dia de folga todas as semanas.

Quando muito, fazem 3 semanas com uma folga e depois têm 4 dias seguidos de descanso como fazem alguns turnos da Renault, Bosch, Sines etc

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Claro que não ficam só com uma folga na auto Europa. Logo no início das negociações isso estava previsto. Folga fixa ao domingo, a outra era à escolha do trabalhador, em qualquer dia excepto sábado e segundo. De X em X semanas tinham o fim de semana de folga. (não me lembro qual era a periodicidade) 

Link to comment
Share on other sites

24 minutes ago, GODfromage said:

Claro que não ficam só com uma folga na auto Europa. Logo no início das negociações isso estava previsto. Folga fixa ao domingo, a outra era à escolha do trabalhador, em qualquer dia excepto sábado e segundo. De X em X semanas tinham o fim de semana de folga. (não me lembro qual era a periodicidade) 

mensal salvo erro

Link to comment
Share on other sites

Ora cóco para eles. Isso é o que o cabrão do ministro da saúde me obriga a fazer e nem me pergunta se aceito. E o sábado nem sequer me confere direito a folga! Só o domingo e feriado. E só se o vento soprar de sul, senão o dia de folga fica para o contributo social...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Autoeuropa: Protesto contra horário mobilizou duas dezenas de pessoas

Cerca de duas dezenas de trabalhadores da Autoeuropa e alguns familiares concentraram-se hoje junto ao portão da fábrica de automóveis de Palmela em protesto contra o novo horário de transição imposto pela administração da empresa.
 

 

"Esperávamos mais algumas pessoas mas ontem (sábado) a fábrica também trabalhou, o pessoal está cansado e não compareceu. No entanto, é importante saber que há um conjunto de pessoas que não aceita este horário de trabalho. É por isso que estamos aqui", disse Luciano Silva, do movimento Juntos pelos Trabalhadores da Autoeuropa, que convocou o protesto deste domingo.
 

"Nos plenários foi expresso à Comissão de Trabalhadores que estávamos contra este modelo de horário. Em cinco plenários marcámos greve, só num dos seis plenários a greve não passou. Mas os sindicatos estão reticentes em marcar greve, e a CT, pelos vistos, não está muito do nosso lado, não sei porquê. E é importante marcar aqui uma posição e dizer que estamos contra este horário, porque este horário é ilegal", acrescentou.

Para Luciano Silva, que hoje foi porta-voz do movimento, a empresa deveria ponderar outros modelos para o horário transitório que irá vigorar de 29 de Janeiro a Julho deste ano, e que prevê a obrigatoriedade do trabalho aos sábados e a rotação do turno da noite de três em três semanas.

"Este horário, pela conversa, já é impossível de mudar, mas nós achamos que ainda vamos a tempo, até porque o primeiro sábado ainda não foi feito e há outros modelos (de horário) que são mais benéficos para os trabalhadores, seja uma 6/4 ou outro qualquer. O modelo 6/4 é trabalharmos seis dias seguidos e descansar quatro, ou seja, tínhamos de trabalhar sábados e domingos na mesma, mas, pelo menos, sabíamos que estávamos em casa quatro dias", explicou Luciano Silva.

Além de não concordarem com o horário transitório, os trabalhadores que integram o movimento Juntos pelos Trabalhadores da Autoeuropa alegam também que se trata de um "horário ilegal" porque "não cumpre as 35 horas de descanso previstas no Código de Trabalho para a rotação entre turnos".

Por outro lado, o movimento, tal como a Comissão de Trabalhadores, alega que a partir de Fevereiro os sábados vão ser pagos como um dia de trabalho normal, apesar de a empresa garantir o contrário, ou seja, quer os sábados vão ser pagos como um dia normal de trabalho acrescidos de mais 100%, o equivalente ao que é pago por um dia de trabalho extraordinário.

"Se eles tivessem intenção de pagar a 100% não tinham feito nada. Nós recebíamos a 100% - aliás antes recebíamos a 200% e depois passámos para 100%. Se eles queriam pagar os sábados a 100% não tinham mudado nada", argumentou Luciano Silva.

Além da remuneração, alguns trabalhadores da Autoeuropa, como Hamilton Ramos, defendem que o trabalho ao sábado deveria ser apenas em regime de voluntariado e não aceitam a obrigatoriedade do trabalho ao fim de semana.

"Não posso estar a depender dos meus pais, ou dos pais da minha esposa, para tomarem conta dos meus filhos. Uma das coisas que me fez mudar para a Autoeuropa há 20 anos foi exactamente isso: trabalhar de segunda a sexta-feira. O sábado e o domingo era para estar em casa com a família. Se viesse trabalhar era remunerado por isso", justificou.

Além de destes argumentos contra o horário transitório, o movimento Juntos pelos Trabalhadores da Autoeuropa diz ainda que os funcionários da fábrica de Palmela esperavam ter uma melhoria das condições de trabalho com a vinda de um veículo de grande volume de produção, como é o caso do novo T-Roc, mas alega que está a acontecer o contrário e considera que os trabalhadores "vão ficar ainda pior do que estavam".

A Autoeuropa prevê atingir uma produção de 240.000 veículos em 2018, o maior número de sempre de veículos produzidos na fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela.

Link to comment
Share on other sites

Ao menos podiam ter cuidado com a forma de falar. Dois diferentes a dizer "trabalho ao sábado com 2 folgas semanais e não. Trabalhar de segunda a sexta, garantindo uma fonte extra de receita aos sábados e ficando só com uma folga já pode ser." 

Link to comment
Share on other sites

29 minutes ago, cyberurbis said:

Mais outro episódio de Super Nanny de ficar com os nervos em franja... 

😡

 

para tudo é preciso regras, se existirem desde muito pequeninos, estes comportamentos não iam existir, com tanta frequência
isto é falta de hábito, seja em comer, tomar banho ou fazer outra tarefa qualquer


Vejam os jovens de hoje em dia, quantos com mais de 20 anos, sabe cozinhar ou fazer qualquer outra tarefa doméstica
basta ver na casa dos segredos, assim de terem os quartos sempre num nojo completo, nada sabem fazer

se a nossa geração era a rasca, a de agora, será apelidada de quê?


 

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Kinas_ said:

Sim, pq a vagabundice que se vê na casa dos segredos será demonstrativa de uma geração como um todo... Lol

não é, mas é uma pequena amostra, claro que vai haver sempre excepções
já foste sair à noite recentemente, já viste os comportamentos da geração actual
se antigamente diziam quase não haver respeito, hoje então é nulo
 

Link to comment
Share on other sites

49 minutes ago, Kinas_ said:

Quando muito é representativa do pior de uma geração. Mas isso será sempre assim, seja emitido agora, há 30 anos ou daqui a outros 30.

Que eu me lembre, os concorrentes do primeiro Big Brother não representavam o pior da sua geração.

Link to comment
Share on other sites

"Quando muito" ;) 

Não representavam a "juventude" da altura (que é o que se discutia) e certamente não foram modelos a seguir. 

Tirar conclusões de uma geração através de uma amostra viciada cm o cast do BB nem merece muito mais discussão. Lel

 

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.